Identificação dos veículos

0

 

 Em todo país nos últimos anos ocorreram algumas mudanças na administração publica por conta do trabalho realizado pelo Ministério Público (tanto federal como estadual), como também do Tribunal de Contas (União e Estado), do Judiciário além da participação decisiva da sociedade através de organismos como a OAB e a própria imprensa.

   Porém, alguns estados e municípios insistem em não aceitar a mudança administrativa onde o bem público é usado exclusivamente para o seu fim, sem benefícios particulares como ocorria naturalmente e até mesmo aceitado pela sociedade sem questionamentos.

   No Governo do Estado de Sergipe e em algumas prefeituras os chefes dos executivos insistem em não seguir a legislação com relação aos veículos locados. O Ministério Público há alguns anos, já comunicou aos governantes a necessidade de identificação destes veículos, para que a sociedade possa acompanhar o seu uso e denunciar qualquer desvio de finalidade.

   Porém, o que se vê hoje são carros locados, (é fácil descobrir a locadora e a quem o veículo está locado) sendo usados para todos os fins. Sem identificação fica difícil para o cidadão comum saber que ali está um carro pago com seu dinheiro e sendo usado para serviços particulares.

   Nas prefeituras a irregularidade ocorre constantemente. Ontem mesmo essa coluna recebeu uma denúncia, que o Santana cinza, placa HZQ-6192, está locado a Prefeitura de Socorro e passa apenas as manhãs no município. À tarde e a noite fica à disposição de uma pizzaria na Zona Sul. O denunciante pretende até mostrar fotos para comprovar a veracidade da denuncia.

 O fato é que no início de uma campanha eleitoral bem que um candidato poderia colocar na sua plataforma de governo que vai acabar com essa irregularidade. Até porque para os governantes nada melhor do que a transparência para que seus assessores possam estar sempre fazendo o correto e não cometendo irregularidades que muitas vezes o chefe do executivo não tem conhecimento.     

  A partir de hoje essa coluna vai abrir o espaço para iniciar uma campanha em defesa da identificação de todos os veículos locados nos municípios e no estado. É apenas um passo, mas se todo mundo fizer a sua parte…

 

Sertão I                                                                                                                     

Frei Enoque foi uma das testemunhas da confissão entre Deda e Albano ontem em Canindé.

O pré-candidato ao governo, Marcelo Déda (PT) e o ex-governador Albano Franco (PSDB) estiveram juntos ontem à tarde no município de Canindé, na residência do jornalista Luis Eduardo Costa, no povoado Curituba, onde teve uma procissão de Santo Antônio. Antes Deda tinha concedido uma entrevista à rádio Xingo. A conversa de Albano e Deda não foi um bate papo, foi uma confissão tendo como testemunhas dezenas de pessoas. Os dois participaram também de uma missa no local, celebrada pelo frei Enoque. Os dois se encontraram mais tarde em Itabaiana, na Festa dos Caminhoneiros.

 

Sertão II

Ainda ontem pela manhã Deda e a comitiva esteve em Poço Redondo. Foi à feira, visitou localidades na cidade e foi a alguns povoados. Fez uma reunião com o MST e almoçou na casa do ex-prefeito frei Enoque. Albano ligou para Enoque pedindo desculpas por não ter participado do almoço.

 

Sertão III

A comitiva de Deda foi formada pelo senador Valadares, pelos deputados federais Jackson Barreto e Heleno Silva, os deputados estaduais Belivaldo Chagas, Jorge Araújo, Ana Lúcia, o pré-candidato Valadares Filho, os prefeitos Aragão (Monte Alegre) e Helder (Gararu) além de lideranças da região.

 

Sertão IV

Em Canindé, o prefeito Orlando Andrade só se juntou à comitiva de Deda depois de resolver um problema administrativo. Os professores do município estavam fazendo greve, mas habilmente o prefeito conseguiu contornar o problema. Aproveitou o período da Copa do Mundo e dos festejos juninos e antecipou o período de férias.

 

PT

O ex-governador Albano Franco tem que definir se quer o PT até sexta-feira. É porque sábado será realizado o Encontro Estadual do PT que vai deliberar as coligações e os candidatos que serão homologados na convenção no final do mês.

 

PTB

Ontem à noite o PTB de Sergipe veiculou o programa  eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e televisão. O fato mais interessante foi o lançamento, por Jackson Barreto, da candidatura de José Eduardo a senador. Foi exibido inclusive o discurso de Lula quando da saída de José Eduardo da Petrobrás onde o presidente disse que “ele saia por opção para disputar a eleição e quem sabe ser senador da República”.

 

Chame o Tonho I

Mais uma história na série da série “Na terra do rei Johnnie Player”. Seria iniciado o 2° turno da campanha eleitoral de 1994. A primeira reunião do candidato derrotado com a equipe de campanha foi para escolher uma nova marca.  A equipe era de primeira: quatro diretores de arte e alguns marqueteiros de renome nacional.

 

Chame o Tonho II

Na reunião foi apresentada ao candidato e ao filho a nova marca. De repente o candidato diz: “Chame o Tonho”. Aflito e assustado, o staff da campanha pensava que estava perdendo o lugar para algum novo marqueteiro. Quando abre a porta o Tonho, o motorista do candidato que imediatamente pede a opinião dele sobre a nova marca. “É doutor, agora vai, essa tá boa”. Com a aprovação de Tonho, a marca foi aceita e o candidato ganhou a eleição. (Tonho já foi para outro plano, mas ficou na memória de muita gente como um homem simples, que não abria mão de dizer o que sentia).

 

 

 

 

Adesão I

A Construtora Celi aderiu ao Projeto do Centro Educacional Vitória de Santa Maria, a maior escola pública de Sergipe, que deverá ser inaugurada no próximo mês de agosto no bairro Santa Maria. Segundo o presidente da construtora o empresário Luciano Barreto, a iniciativa do Ministério Público de Sergipe em unir os governos estadual, municipal e iniciativa privada para a concretização da unidade de ensino, só faz “aumentar a credibilidade da Instituição para com a sociedade sergipana”.

 

Adesão II

O empresário informou durante a solenidade realizada na Procuradoria Geral de Justiça, que o Instituto Luciano Barreto Júnior, deverá instalar um núcleo no Centro Educacional Vitória de Santa Maria para atender cerca de 500 crianças e adolescentes, com a realização de cursos de matemática, português, inglês e informática.

 

 

Discussão

Quem viu e ouviu, diz que foi feia a discussão entre o deputado João Fontes (PDT) e o vereador de Socorro, pastor Alves (PL) durante o seminário de marketing político realizado no Hotel Aquarius no último final de semana. Tem gente que garante que a discussão não chegou as vias de fato por conta da turma do “deixa disso”.

 

Tetracampeão

O ex-prefeito de Salgado, Ananias Menezes, conhecido como Nine, é tetracampeão de condenações no Tribunal de Contas da União (TCU). Ontem o TCU o condenou a pagar R$ 156.141,21, valor atualizado por não prestar contas dos recursos transferidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A verba foi destinada à prestação de assistência financeira aos pequenos investimentos nas unidades escolares do município.  O ex-prefeito terá 15 dias para comprovar o recolhimento da dívida ao FNDE, além de pagar multa no valor de R$ 5 mil aos cofres do Tesouro Nacional. Foi autorizada a cobrança judicial. Cabe recurso da decisão.

 

Frase do Dia

Quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado”  George Orwell.

 

 

 

 

 

Comentários