Intolerância a Lactose: o que é? sintomas e diagnóstico

“William Shakespeare”  dizia: Sempre  me  sinto  feliz  , sabes  por quê? Porque  não espero  nada de ninguém  , esperar  sempre  dói , os  problemas  não são  eternos , sempre tem solução  , o único  que  não se resolve é a  morte.

A vida é curta  , por  isso  , ame- a ! Viva  intensamente  e  recorde : Antes de falar, escute ; Antes de escrever, pense; Antes de criticar , examine; Antes  de ferir  , sinta ; Antes de  orar  , perdoe  ; Antes de gastar  , ganhe ; Antes de  se  render  , tente  de  novo; Antes de morrer , viva!”

Já observou a presença de vários produtos no supermercado com a seguinte descrição: “zero lactose” (ou “este produto não contém leite e derivados”)?,será que isso é necessário? Com certeza que sim…Porque acredita-se que cerca de 70% da população pode apresentar quadros de intolerância à lactose, curiosamente isso significa que mais da metade da população sofre com os efeitos negativos com o consumo de leite e seus derivados.

Também estima-se que 60% das pessoas com esse tipo de intolerância não saibam de sua condição clínica. O motivo? Os sintomas podem ser muito leves ou às vezes imperceptíveis, sendo confundidos com problemas mais frequentes de digestão ou hábitos de comportamento.

É muito comum que a intolerância à lactose seja identificada em crianças e jovens quando os sintomas são de moderados a severos, ou em adultos e pessoas mais velhas, uma vez que o problema pode se agravar com o avanço da idade.

Mas o que acontece quando o paciente é diagnosticado com intolerância à lactose? O tratamento é bem simples e consiste na exclusão de alimentos que contenham lactose em sua composição, especialmente leites e derivados. Para casos mais leves, basta a ingestão da enzima intestinal encontrada em qualquer farmácia.

Quer saber mais sobre a intolerância à lactose e os principais cuidados? Então continue lendo este conteúdo!

O que é intolerância à lactose?

A primeira coisa que você precisa saber é que a intolerância à lactose não é considerada uma doença, mas sim uma deficiência na produção de uma enzima no intestino, chamada lactase,sendo portanto considerada um quadro clínico crônico, uma vez que não tem cura e pode durar por toda a vida do paciente.

No entanto, dentre os problemas de saúde crônicos, a intolerância à lactose é classificada como uma das “mais tranquilas para se conviver”, por que afinal, hoje em dia é possível encontrar uma enorme variedade de produtos zero lactose ou que substituem o leite e seus derivados.

Há também medicamentos que auxiliam na digestão da lactose, por meio da ingestão da enzima não produzida naturalmente pelo corpo., ou seja  caso você suspeite de intolerância à lactose, o ideal é procurar um médico para a realização de exames e testes.

Mas, caso sua intolerância já tenha sido identificada, recomendamos que reduza o consumo de alimentos que possuem lactose e peça ao seu médico a recomendação de alguma enzima digestiva.

Principais sintomas da intolerância à lactose

Assim como acontece com qualquer doença ou distúrbio de saúde, a desconfiança sobre o diagnóstico começa com sinais que o nosso corpo nos mostra, afinal  nem todo mundo tem o hábito de realizar os exames preventivos regulares e alguns outros tipos de exame, por apresentarem custo elevado, e que geralmente  são solicitados apenas após os primeiros sintomas.

Por este motivo, muitas doenças e outros problemas de saúde são descobertos apenas quando o quadro clínico já está avançado, o que, infelizmente, dificulta muito o tratamento e diminui as chances de cura. No entanto no caso da intolerância à lactose, os sinais são muito claros e o médico pode diagnosticar a deficiência na produção da enzima apenas pelos sintomas.

Os principais e mais incidentes Sintomas são:

·         sensação de indigestão;

·         abdômen inchado;

·         excesso de gases;

·         diarréia;

·         cólica abdominal e/ou intestinal;

·         náusea;

·         eructação (conhecido como arroto).

Todos esses sintomas devem se manifestar alguns minutos após o consumo de leite, queijos, iogurtes e outros produtos derivados, por isso torna-se extremamente importante que o paciente se atente à ocorrência dos sintomas, bem como a sua  frequência e com certeza a sua intensidade.

Dessa forma o  médico será capaz de diagnosticar a origem dos sintomas e orientar sobre o melhor tratamento.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da intolerância à lactose pode ser feito pelo próprio médico, com base nos relatos dos sintomas do paciente, mas também com o apoio de exames complementares, sendo que dos principais exames solicitados, podemos destacar os seguintes:

·         exame de sangue;

·         biópsia do intestino;

·         exame de fezes;

·         teste sérico de tolerância à lactose;

·         medição do hidrogênio no ar expirado.

Depois de efetuado o diagnóstico, o médico responsável pelo acompanhamento fará as recomendações necessárias para reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Entretanto, apesar do tratamento ser fácil e não causar qualquer tipo de mal-estar, a intolerância à lactose não tem cura e deve ser monitorada, além do que a intensidade dos sintomas pode aumentar ou diminuir com o passar do tempo, dependendo dos hábitos do paciente.

Devemos salientar de que praticar exercícios físicos frequentemente e manter uma dieta saudável pode ajudar no processo digestivo e a manter uma boa e adequada saúde.

Como podemos substituir produtos com lactose na alimentação?

Se você não abre mão de consumir produtos derivados de leite, então a melhor opção é procurar por marcas que produzem os mesmos produtos sem lactose, atualmente temos no mercado diversas opções de leite, creme de leite, leite condensado, queijos, massas, biscoitos e outros alimentos sem lactose em sua composição.

Por isso você também pode adotar em sua dieta alguns produtos sem lactose, como por exemplo queijos sem leite, leite de amêndoas ou amendoim, soja, etc; Ou seja podemos nos alimentar de forma saudável, agradável, frugal seguindo uma adequada orientação de uma Nutricionista.

Saúde é tudo; Uma Boa Semana, com Alimentação adequada, atividade física condizente com sua idade, altura, peso e capacitação para com certeza VIVER BEM A SUA VIDA, com Qualidade e Coerência…

NAMASTÊ!!!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais