Itabaiana: pequenez política q atinge os animais,repercute em todo SE

O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

É lamentável que um povo pujante e trabalhador ainda tenha uma ínfima parte da classe política preocupada apenas com os interesses pessoais de chegar ao poder mesmo que tenha para isso prejudicar uma parte da população e até mesmo os animais, que não têm cor e preferência partidária.

No fim de semana, o Jornal da Cidade foi feliz ao publicar uma matéria (ver print ao lado) mostrando o comportamento de parte dos vereadores de Itabaiana que rejeitaram um projeto encaminhado pelo prefeito, Valmir de Francisquinho, que tratava não apenas dos direitos dos animais, mas de saúde pública. Entre os benefícios, como destaca a matéria do JC, a microchipagem para identificação dos animais, a criação da figura do cuidador que receberia ajuda para comprar ração e a punição por maus tratos e abandonos. Ou seja, um projeto que já assiste em várias capitais do país e conectado com os dias atuais. O projeto teve o apoio e a ajuda da deputada estadual Kitty Lima, baluarte da luta em defesa dos animais em Sergipe.

O episódio, apesar de lamentável e retrógrado, serviu para confirmar o que o blog vem analisando há algum tempo: para tentar derrotar o atual prefeito, os deputados Luciano Bispo e Maria Mendonça estão juntos, no que já viralizou em Itabaiana como a “Operação Marilu.” João Cândido, vereador de Maria, foi contra o projeto e Gustavo Bispo, de Luciano também acompanhou o outrora adversário.

A oposição em Itabaiana deveria seguir o que prega diariamente o Papa Francisco, que deixassem os pobres ocuparem seus corações, deixando de lado as ambições pessoais e partidárias. Ainda dá tempo!

 

Em evento realizado com recursos públicos, prefeito de São Cristóvão grita “Lula Livre” e será acionado judicialmente O blog recebeu o vídeo que viralizou ontem, 18, em várias redes sociais, onde o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, na abertura do Festival de Arte e Cultura, gritou “Lula Livre.” O problema é que todo o evento, inclusive o palanque que ele estava, foi pago com recursos públicos, dos governos federal, estadual e municipal (Governo Federal, UFS, Governo de Sergipe, Funcap, Caixa, Instituto Banese, Prefeitura de São Cristóvão, entre outros). A oposição já prepara um processo judicial e o MPE, o MPF e demais órgãos já foram informados.

 

Caos na gestão de Lagarto: falta de medicamento atormenta população E ontem, 18, o site “O Bolo é grande” divulgou matéria mostrando uma crise na Secretaria Municipal de Saúde de Lagarto que atormenta a população do município. Mais de 70 tipos de medicamentos estão indisponíveis para o tratamento da depressão, ansiedade, medicamentos em xaropes, analgésicos, entre outros. Sem previsão para o abastecimento e distribuição dos fármacos em 2019. Com isso pacientes estão interrompendo o tratamento com remédios restritos. Toda matéria aqui.

Ainda em Lagarto: secretário é convocado pelos vereadores Um requerimento proposto pelo vereador Alessandro de Carvalho Xisto, aprovado na terça, 14, pela Câmara de Vereadores de Lagarto, solicita ao secretário Municipal de Planejamento e Orçamento, Adriel Alcântara, esclarecimentos sobre a paralisação das obras da praça do município. De acordo com informações recebidas pelo portal O Bolo é Grande, recursos federais foram recebidos pelo município para aplicação nas obras da praça.

Sumiço em Canindé Reclamação geral de populares em Canindé do São Francisco com ausência de Kaká Andrade. Nenhuma palavra dele sobre o momento diante do tema das dificuldade. Até correligionários mais fies estão reclamando, depois tentará aparecer como o Salvador da Pátria.

Poço Verde: professores paralisaram atividades ontem, 18 No município de Poço Verde, localizado no Centro-Sul de Sergipe, os professores da Prefeitura realizaram uma manifestação e pediram o apoio dos vereadores para as reivindicações da categoria. Eles denunciaram que continuam recebendo salários fatiados e atrasando seus pagamentos.

Turismo jogado de lado Ontem foram muitas manifestações de solidariedade aos organizadores do Aracaju Moto Fest, com a forma que o governo tentou prejudicar a festa colocando um batalhão de policiais para realizar uma fiscalização desnecessária em motociclistas que vieram de toda a parte do país. O fato apenas confirmou que se vive num Estado onde o turismo está sendo jogado de lado pelo governo.

Três eventos grandes que não receberam apoio do governo Outros leitores, lembraram que esse ano foram três grandes eventos automobilísticos em Aracaju – o Jeep Show, o Encontro Nordestino de veículos antigos e o Aracaju Moto Fest – que movimentaram a rede hoteleira, bares, restaurantes, postos de gasolina e o comércio em geral. Todos esses eventos não receberam nenhuma ajuda do Governo do Estado através da Secretaria de Turismo, enquanto a Prefeitura de Aracaju fez sua parte.

Natal Luz No início deste mês Sergipe esteve na feira de turismo de Gramado com um balcão cedido pelo governo federal que só deu para colocar panfletos. O que se viu nos releases foi o secretário tirando fotos com sua equipe e também aproveitando o famoso Natal Luz da cidade.

Ocupação graças ao Aracaju Moto Fest Nesse fim de semana nas redes sociais o secretário coloca que a rede hoteleira estava com quase 100% de ocupação graças ao trabalho de divulgação, só que esqueceu que foi realizado em Aracaju um dos maiores encontro de motociclistas do Brasil e o que viu foi a falta de apoio do estado ao evento é ainda mais a forma como a polícia militar agiu justamente na entrada, na tentativa de prejudicar. 

Fórum sobre mercado imobiliário de Angola Por indicação do presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), João Theodoro da Silva, e do diretor secretário da entidade e presidente do Conselho Regional de Imóveis (Creci/SE), Sérgio Sobral, o deputado estadual Luciano Pimentel foi convidado pela Associação dos Profissionais Imobiliários de Angola (APIMA) para ministrar palestra no fórum “Regularização Jurídica do Imobiliário em Angola e o Financiamento à Habitação Social”, realizado no último dia 15, em Luanda.

Mecanismos Ontem, 18, o parlamentar ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para destacar a participação no evento. “Angola possui uma história marcada pela desigualdade social. Hoje o Governo está buscando mecanismos para promover políticas públicas que proporcionem uma vida mais digna a população, mas ao visitar Luanda ainda observamos uma grande concentração de renda”, pontuou.

 Experiência Durante o fórum, Luciano Pimentel abordou as experiências do mercado imobiliário brasileiro, desde a criação do Banco Nacional da Habitação e do Sistema Financeiro de Habitação, em 1964, até o surgimento do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal.

 Aporte “A habitação social no Brasil, quase que em sua totalidade, foi feita com recursos nossos, através de saldo oriundo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que por determinação do Governo Federal foi utilizado no Minha Casa, Minha Vida. Foi essa medida que deu consistência ao programa habitacional em nosso país. Em Angola eles não possuem FGTS e necessitam de aporte do fundo do Governo Federal”, explicou.

Candidato do Cidadania na Barra Ontem, 18, o presidente estadual do Cidadania em Sergipe, senador Alessandro Vieira, esteve reunido com integrantes do partido da Barra dos Coqueiros e foi consolidada a decisão de lançar uma candidatura própria a prefeito e uma chapa de vereadores no município em 2020. O jovem advogado Hebert  Pereira, que é “filho” da Barra dos Coqueiros,  foi o nome escolhido para encabeçar esse processo como o pré-candidato a prefeito e será  apoiado por todo o grupo político  e outros nomes de fora da política nesse novo desafio.

Advocacia criminal Nos dias 02 e 03/12, a ABRACRIM-SE realizará o II Encontro Sergipano da Advocacia Criminal, com a presença de palestrantes de renome nacional e local. O tema central do evento será a criminalização da advocacia criminal, a espetacularização do processo penal e o direito de defesa.

Encontro anual promovido pela Arquidiocese de Aracaju virou sinônimo de promoção para políticos No fim de semana, o blog recebeu diversos comentários pelo whatsApp, de amigos fiéis da Igreja Católica, preocupados com o viés partidário que está sendo dado a atuação da Arquidiocese de Aracaju. Por dois anos seguidos foram “homenageados” políticos de um único grupo partidário. O blog conferiu na página da arquidiocese.

Na contramão do que prega o Papa Francisco: presentes para políticos Os fiéis que entraram em contato pelo whatsApp lembraram que a Igreja em Aracaju sempre priorizou a harmonia e por isso nunca “escolheu” um grupo político sempre se preocupando com o bem estar social dos mais carentes. Ao invés de homenagear políticos com presentes, a Arquidiocese deveria distribuir presentes com os mais carentes.

Atenção PMA: escuridão total na Rua Maria Vasconcelos de Andrade no Bairro Aruana O blog vem recebendo diversas reclamações de moradores da Rua Maria Vasconcelos de Andrade, no Bairro Aruana, em Aracaju, que apesar do apelos à PMA, as lâmpadas há muito tempo estão queimadas. A enorme escuridão propicia assaltos, já que o local, além das casas é intercessão para moradores dos condomínios da região, como o Porto Sul e Mar da Aruana.

MOVA-SE faz levantamento das Câmaras Municipais que mais gastaram com diárias em Sergipe O movimento Atitude Sergipe (MOVA-SE) realizou um levantamento do gasto efetuado na concessão de diárias por todas as Câmaras Municipais no estado de Sergipe e apresenta os resultados a sociedade. A fonte das informações são os portais da transparência das casas legislativas municipais acessados no período de 07 de novembro a 16 de novembro (print ao lado).

Janeiro a outubro De janeiro a outubro de 2019, foram gastos cerca de R$ 3.971.692,38 em pagamentos de diárias por parte de todas as Câmaras Municipais do estado de Sergipe. Contudo, segundo o movimento, esse valor pode ser maior dado que algumas Câmaras Municipais não estão com seus portais da transparência atualizados.

Transparência O MOVA-SE enaltece no tocante aos portais de transparência, uma significativa melhora com o passar do tempo na acessibilidade das informações. Segundo Uilliam Pinheiro, “isso é muito importante para a gestão pública e o controle social e é um mérito da participação da sociedade, dos órgãos de controle e das próprias Câmaras Municipais”.

Socorro A Câmara Municipal de Nossa Senhora do Socorro foi a que mais gastou com diárias no período analisado, cerca de R$ 195.700,00. Ressalta-se que alguns dos fatores que tornam a casa legislativa municipal de Nossa Senhora do Socorro possui um valor elevado é o número de vereadores que são 21 atualmente e o valor da diária, R$ 1000.00 pago para viagens interestaduais. Entre as câmaras municipais, é a maior diária fixada.

Representações Finalizando, o MOVA-SE já entrou, no ano de 2018, com representações no Ministério Público de Sergipe solicitando apuração em face de 04 Câmaras Municipais: Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores e Barra dos Coqueiros. Ambas em representações se encontram em andamento no órgão ministerial. Ainda ressalta Shelton Rocha, membro do movimento, “vamos continuar exercendo o controle social, e caso, seja encontrado inconsistências, iremos encaminhar para os órgãos de fiscalização para apuração”.                                                                                                                                                                   

Memória e Identidade serão destaques no III Xirê da Consciência Negra A memória e a identidade do candomblé em Sergipe são os temas do III Xirê da Consciência Negra, promovido pela Associação Cultural Alarokê que acontecerá entre os dias 21 e 23 de novembro em Aracaju e São Cristóvão/SE. O Xirê da Consciência Negra já é um evento consolidado anualmente e que acontece em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

Luta Esta edição do Xirê tem o objetivo de reunir adeptos de religiões de matriz africana, pesquisadores, integrantes do movimento negro e todos os interessados da sociedade civil que estão na luta contra o racismo e o preconceito religioso.                                                                                     

Memória e Identidade O primeiro dia de programação acontecerá no auditório do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe e irá abordar a Memória do Candomblé em Sergipe. A abertura do evento será feita pelo Babá Juracy Júnior e terá a participação de grandes nomes da história do universo das religiões de matriz africana em Sergipe, a exemplo de Marizete Silva Lessa, Arvanley Augusto, Reginaldo Daniel Flores, Cristiano José dos Santos, Sônia Oliveira e Jane Lúcia Ya’nganga. Toda programação no print ao lado.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Natal do Bem Corrente do Bem AJU. Você pode participar também. Seja um doador Da Organização: Cremos que Deus assumiu a humanidade em Jesus e ao assumir a humanidade, Deus escolheu nascer entre os menos favorecidos, na periferia de Nazaré. Cremos que existe um propósito para Jesus fazer questão de estar entre os oprimidos. Esta é maneira pela qual Deus revelou e revela, Seu amor pela humanidade. No Natal da Corrente do Bem AJU buscaremos viver a linda proposta do AMOR de Deus, partilhando e estando com os menos favorecidos. Nessa proposta, dia 09/12 o Papai Noel Legal distribuirá AMOR e presentes às crianças da Casinha de Jesus no Bairro Santa Maria. Dia 15/12 junto com moradores de rua, tomaremos café da manhã simbolizando a Ceia do Senhor Jesus, e distribuiremos kits de higiene e roupas. Dia 25/12 almoçaremos com 150 populares do Bairro Coqueiral vivendo a essência do Natal. Você deseja fazer parte contribuindo? Pode deixar sua doação no Restaurante Cumbuca Rua Pacatuba, 113, Bairro Centro ou na Renovar Oficina em Ed. Especial Rua Dom José Thomaz, 573, Bairro São José. Você pode contribuir doando: creme e escova dental, pente, papel higiênico, refrigerante, suco, bombons, bolos, salsicha … Por depósito bancário você também contribui, ajudando no pagamento dos toldos, aluguel de mesas, cadeiras e toalhas, na compra dos descartáveis, carne, frango … Conta para depósito: Banco Banese /Poupança Ag: 0015 CP: 01085623-2.Realizando depósito por favor informar pelo direct @correntedobemaju ou pelo contato 981296867. Obrigada! Que o Natal seja sentido e vivenciado! Amém!

Suplente de deputado Breno Silveira não abandonou amigos e lideranças Diferente de alguns, que mesmo eleitos abandonam suas bases, o empresário Breno Silveira, que ficou como suplente de deputado estadual no ano passado, continua visitando os amigos e lideranças do interior. No último domingo, 17, esteve m Arauá ao lado do grupo político da ex prefeita Dona Ana, do pré-candidato a prefeito Dr. Fabio Costa, do amigo Dudo Costa, dos vereadores Diego de Zé Quoqui, Natanael, Oldair e Bernardo, onde foi recepcionado pelos amigos da região.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

ARTIGO

O Desertão do Raso da Catarina. Por Antônio Samarone.

O Raso é uma imensidão de aridez. A Expedição Serigy visitou o Baixo do Chico. Saímos de Paulo Afonso até o Povoado Juá. Lá encontramos com o guia. Avançamos em carros traçados (4 X 4), carro pequeno não entra, por um caatinga seca, a perder de vista, cerca de 50 km.

Nem um pé de pessoa, nem de mamíferos. Nem bode! Só répteis, roedores, cobras, aves e insetos. A vegetação de cactos e catingueiras.

Chegamos a um lindo Vale, um rio que secou a milhões de anos. Um Vale de 10 km de areia fina, entre rochas semelhantes às do Canyon de Xingó.

Na entrada do Vale paga-se um pedágio aos índios Pankararés. Achei mais para quilombola do que para

A Expedição Serigy concluiu com êxito a sua trilha mais espinhosa: o Raso da Catarina. (fotos Antônio Samarone).

Aldeia. Uma pobreza absoluta.

Foi nessa parte do Raso que Lampião se escondeu, quando veio corrido de Mossoró. E foi daí que saiu o maior número de cangaceiros, mais do que do Poço Redondo, assim me contou o guia Pavãozinho do Juá.

É lá que estão a ararinha azul e o urubu rei. Não as avistamos, já chegamos com o sol a pino.

Ninguém pode falar que conhece o Nordeste, seca, pobreza, sofrimento, sem conhecer o Raso da Catarina. Não tenho dúvidas, ao lado de Canudos de Conselheiro, Serra Talhada e Angico de Lampião, Exú de Luiz Gonzaga, Juazeiro do Padre Cícero, formam o Nordeste profundo.

Os marimbondos de fogo me reconheceram, me cercaram, zoaram em meu ouvido, me acompanharam na caminhada, mas nenhuma picada. Cheguei a ouvi um zum-zum-zum entre eles: esse é dos nossos…

PELO TWITTER

www.twitter.com/jorgearaujo55 Realizar um festival de motos em silêncio é algo impossível. Mas uma blitz tentou. Como fazer turismo de eventos em Sergipe?

www.twitter.com/Eliane_Aquino Inicio esta semana com o compromisso, ainda maior, de tocar as ações do Governo de Sergipe de modo a assegurar que o governador @belivaldochagas possa se recuperar com a tranquilidade necessária e o mais breve possível. Saúde e paz, meu amigo!

www.twitter.com/arielpalacios Há pessoas que mandam uma palavra ou duas sem nexo… não dá para entender. Parece que acordam, bebem um copo de cachaça e começam a enviar mensagens sem sentido, sem sujeito, predicado. Ou, talvez sóbrias já escrevam assim dessa forma críptica…sei lá.

www.twitter.com/MarcosWoelz O Brasil tem mais de 5000 municípios. Imaginem cada um deles projetado para a segurança alimentar? Rafael Lamary, Nupebem e IPAH me deram a honra de participar DESSE projeto com cinturão agroflorestal ao redor de Vitória da Conquista BA.

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

Concurso de Fotografias Aéreas da ABM: https://www.sympla.com.br/concurso-de-fotografias-aereas-da-abm__705871

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados.” Mahatma Gandhi.

 


Mutirão de Limpeza: MEU VELHO CHICO, VAMOS TE PROTEGER! A página Amparo é Meu lugar realizará no sábado, 23 de novembro a partir das 6h, um grande Mutirão de Limpeza das margens do Rio São Francisco, na Prainha de Amparo como também o plantio de mudas. “Conclamos a comunidade para juntos revitalizarmos nossa prainha, sua presença é muito importante para o futuro do nosso município!”, reforça um dos organizadores Neto de Bieio.
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais