Itabaiana (SE): motivos para conhecer a Capital Serrana dos Caminhões

Serra de Itabaiana
Serra de Itabaiana vista da BR 235

Turismo de aventura, ecoturismo e o comércio são os diferenciais do município de Itabaiana, distante 46km da capital. A cidade possui características naturais que a tornam uma excelente opção turística. Em seu território está o Parque Nacional da Serra de Itabaiana, um complexo de serras e chapadões que abrigam grande biodiversidade da flora e da fauna brasileiras e considerados os principais do gênero do estado. É de Itabaiana o título de “Capital Nacional dos Caminhões”, além de ser o “Celeiro Agrícola” de Sergipe e possuir uma diversa e cultural feira livre.

Tendo uma localização privilegiada por ficar no território do Agreste Sergipano e porta de entrada para o Médio Sertão, entre as BR’s 101 e 235, além de estar perto da capital, Itabaiana viu seu comércio prosperar não somente como celeiro agrícola, mas por conta da venda de semijoias em ouro e instalação de fabriquetas de cerâmicas e artigos de casa. Vejamos os principais atrativos para que o turista à passeio por Sergipe introduza Itabaiana em seu roteiro.

1 – Feira de Itabaiana e comércio local

Brinquedos populares
brinquedos populares
oricuri, adicuri
oricuri, coquinho, adicuri
maturi
maturi

Um verdadeiro centro de cultura ao ar livre pode ser considera Feira de Itabaiana. Localização privilegiada no centro da cidade, a feira é uma das maiores do Estado e um dos mais importantes centros de abastecimento de hortifrútis. Turisticamente falando, a feira detém uma grande variedade de cores das frutas do agreste e do sertão, dos tipos de queijos artesanais, dos doces de época, a castanha de caju, o maturi, as cerâmicas, os artigos de casa, além de um espaço de comidas regionais.

É possível desfrutar de uma autentica feira livre nordestina onde se comercializa de tudo, desde hortifrutigranjeiros a crustáceos, artesanato e até remédios feitos à base de ervas.

O turista pode desfrutar da culinária caseira e de um saboroso suco de mangaba, fruta típica de Sergipe. Um bom dia para observar tudo isso é o sábado, quando converge para lá feirantes da região e compradores.

As joalherias da cidade também são famosas por comercializar produtos de boa qualidade, com preços acessíveis.

A cidade não tem fabrico próprio de joias em ouro, mas é considerada uma das mais atrativas para se comprar bijuterias e semijoias, o que a tornou um polo de venda de artigos em ouro atraindo assim comerciantes e turistas.

Feira de Itabaiana (SE): Em se plantando tudo dá

2 – Parque Nacional da Serra de Itabaiana

Cachoeira Grande é a primeira a ser visitada

A antiga Reserva Ambiental da Serra de Itabaiana tornou-se Parque Nacional da Serra de Itabaiana em 15 de junho de 2005, assegurando a proteção de uma área de 7.966 hectares, composta por biomas de Mata Atlântica, Caatinga, além de uma vasta biodiversidade que inclui 16 espécies de répteis, 24 de anfíbios, uma de quelônio (réptil terrestre, a exemplo de tartaruga, cágado e jabuti), 62 de mamíferos e 123 de aves.

Localizado entre Itabaiana e Areia Branca, o parque é um dos principais polos de turismo de aventura e ecoturismo de Sergipe, considerado o segundo ponto mais alto de Sergipe, com 659 metros de altitude.

As trilhas mais conhecidas que vão de médio a alto grau de complexidade são a da Via Sacra, Piçarra, Caldeirão dos Carros e do Paredão. O aventureiro pode desfrutar da Cachoeira Grande ou Três Cachoeiras – uma das primeiras atrações da trilha do Caldeirão -, do Poço Dourado, do caminho da Pedra Grande, do Lajedo (paredão), Poço Preto, Pedra da Tartaruga, Gargalos e do penhasco dos Falcões.

A trilha da Via Sacra é uma das mais percorridas, considerada de médio grau de dificuldade.  Esse percurso ficou famoso por atrair fiéis de várias religiões, que todos os anos vêm à região pagarem promessas e participarem de romarias na Semana Santa. O caminho reserva quinze estações onde os fiéis param, rezam e depois prosseguem até o topo da serra. O percurso não possui cachoeiras e geralmente os visitantes o percorrem unificando-a com outras trilhas.

A trilha dos Carros é uma estrada de mais de 4,5km que passam os veículos de manutenção das torres localizadas no topo da Serra. A estrada é arenosa e pedregosa e também não possui parada para banho. Compensa a vista do parque, além da fauna e flora existente no entorno da estrada.

As trilhas do Caldeirão e do Paredão são consideradas de alto grau de dificuldade por beirar um paredão em determinados trechos. Também por ter subidas bastante íngremes. O risco faz parte da aventura e o grau de dificuldade é compensado com a vista das melhores cachoeiras e poções do parque. Geralmente se gasta, em média, quatro horas para completar o percurso de subida.

 

3 – Poço das Moças

Poço das Moças
Poço das Moças

Um dos locais mais visitados do Parque da Serra de Itabaiana é o Poço das Moças, um poção de águas escuras propício ao banho, em meio a uma grande corredeira.

Conta à lenda que o poço ganhou este nome porque um morador da região avistou duas moças banhando-se na localidade e sumiu sem deixar vestígios como num passe de mágica. Como o Poço das Moças é a primeira parada para o banho de quem adentra o parque pelo portão principal, muitos visitantes escolhem passar o dia se banhando nas suas águas sem fazer caminhada ou outro tipo de eco esporte.

 

4 – Poços da Ribeira

Poções da Ribeira
Poções da Ribeira

Ao deixar a BR 235, no povoado Ribeira, começa um verdadeiro rally por 13km de estrada de piçarra, entre povoamentos e restinga de Mata Atlântica. A via não é tão atrativa, mas compensa com a observação da Serra de Itabaiana, que fica para trás, e o início de uma sequência de morros ao longe. As fazendas de gado tão um tom rural à paisagem, mas é na contemplação de ipês, sucupiras, araçazeiros, ingazeiros, entre outras espécies nativas.

Avista-se o que estar por vir: paredões de rochas de mais de 70m de altura. É ali onde se esconde entre rochas o Poço da Ribeira, um pequeno lago de grande profundidade e águas escuras, convidativo ao banho.

Há indícios de que em determinados períodos do ano a corredeira fique mais caudalosa. Os períodos chuvosos em Sergipe, de junho a setembro, é uma boa data para pegar os poços mais cheios, por conseguinte, mais frios também. Caso queira tranquilidade, fuja dos domingos, quando o local recebe mais visitantes.

É importante observar que todas as áreas naturais exigem cuidados com a natureza e respeito ao físico de cada um. É aconselhável entrar em contato com guias especializados ou empresas que trabalham com turismo de aventura.

 

5 – Parque dos Falcões

Percílio
Percílio e uma das suas crias

A aproximadamente 45 Km de Aracaju, localizado aos pés da Serra de Itabaiana, o Parque dos Falcões foi construído através do trabalho e esforço de dois sonhadores: José Percílio e Alexandre Correia. É considerado um dos mais atrativos pontos turísticos da região para todas as idades e passou por completa estruturação recentemente.

Já conhecido por muitos turistas, estudantes, biólogos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, o instituto é um dos poucos locais do país com autorização do Ibama para a criação de aves em cativeiro. Com o objetivo de proteger as espécies de aves de rapina que habitam o céu brasileiro, o Parque dos Falcões tornou-se uma referência mundial no manejo, reprodução e reabilitação desses animais, acumulando um grande conhecimento sobre o seu comportamento.

 

7 – Povoado Carrilho

castanha de caju

O povoado Carrilho atraiu os olhares dos turistas pelo sabor. Castanha de caju doce, salgada, ao natural ou até mesmo cristalizada são produzidas pelas mãos ágeis dos moradores, apesar de não ter sequer um cajueiro plantado. Do caju, a castanha Carrilho destaca-se por conta da produção totalmente artesanal. Há mais de 50 anos, o ofício, passado de pai para filho, beneficia economicamente esta pequena comunidade que tem na oleaginosa a sua principal fonte de renda. Seu processo artesanal conquistou o país e hoje as castanhas do Carrilho são comercializadas em todo o litoral brasileiro.

 

Na Bagagem – Dicas de viagem

Parque dos Falcões
Aves do Parque dos Falcões sobrevoam o cume da Serra

A depender da disposição, vale a pena visitar o Parque dos Falcões no mesmo dia do Parque da Serra de Itabaiana ou junto com o Centro da Cidade. Unico local autorizado pelo Ibama no Brasil para recuperação e criação em cativeiro de aves de rapina como: falcões, corujas e gaviões. Agende com antecedência a visita e fale com Percílio dos Pássaros, o proprietário da localidade. Faça seu agendamento através dos telefones: (79) 9962-5457 / 9885-2522 / 9131-3496.

Sabe-se que existem diversas estradas de piçarra que adentram a Serra de Itabaiana, porém, para se chegar aos principais pontos é conveniente deixar o transporte nas imediações da BR 235 e entrar no espírito de aventura adentrando a reserva a pé. A natureza agradece.

É importante observar que todos os Parques Nacionais exigem autorização para entrar. Mesmo assim, no Parque da Serra de Itabaiana ainda não tem muito rigor neste sentido.  É aconselhável solicitar o serviço de um guia florestal ou uma agência especializada em ecoturismo ainda em Aracaju.

Cuidado com a segurança. Vez ou outra acontece furtos e roubos no entorno no Parque. A dica é sempre estar acompanhado de um profissional. Lembre-se que este tipo de passeio exige alguns cuidados especiais, a exemplo do uso de roupas e calçados especiais, além de uma alimentação adequada.

Caso queira, poderá planejar o horário de descida e almoçar em uma das churrascarias no entorno da cidade de Itabaiana. Em uma delas, a diversidade dos tipos de carnes e o custo/beneficio atraem cada vez mais consumidores.

Quando ir?

Serra de Itabaiana
De junho a setembro os poções estão mais caudalosos na Serra

Uma boa data para conhecer a cidade de Itabaiana é entre os meses de maio e junho, quando acontece o padroeiro da cidade, Santo Antônio, louvado no período de 31 de maio a 13 de junho. Em cada uma das noites de trezena, um segmento profissional da cidade é homenageado, quando é celebrada missa com procissão. No Dia de Santo Antônio, 13 de junho, uma multidão de pessoas ocupa as ruas da cidade, em cortejo, mostrando o espírito religioso da gente da terra.

Uma outra data para se visitar Itabaiana em dia de festa é no período de 10 a 12 de junho, quando a Terra dos Caminhoneiros comemora a festividade. A Festa dos Caminheiros acontece durante a trezena de Santo Antônio e é conhecida nacionalmente. Concentra caminhoneiros do estado e de outras regiões do país, reunindo também empresas ligadas ao setor, na grande Feira do Caminhão. Itabaiana hoje é considerada a Capital Nacional do Caminhão, sancionada por lei federal da presidente da República à época, Dilma Rousseff.

Já o Parque Nacional da Serra de Itabaiana, nos meses de maio a agosto chove na região e é quando os poços, corredeiras e cachoeiras estão mais caudalosas. de dezembro a abril, alguns atrativos estão com pouca água ou até mesmo secos.

Como chegar?

Partindo da capital, Aracaju, segue-se pela BR 235 até acessar a BR 101. Há poucos metros haverá um entroncamento e faz-se o contorno para a esquerda, retornando para a BR 235. Não tem errada, é só seguir em estrada com bastante curvas, mas em bom estado de conservação. Há possibilidade de ir até a cidade de ônibus de linha ou transporte alternativo, que partem quase que de meia em meia hora da rodoviária velha, no Centro da capital.

 

Gastroterapia

Buchada da Churrascaria Riacho Doce

Considerada a maior feira ao ar livre do gênero do interior de Sergipe, as bancas expostas redesenham um espaço multicolorido e agradável de passear e de se observar. Os gostos, sabores, cores, cheiros e sensações são de transformar um espaço de compras do dia a dia em ponto turístico e de degustação da culinária popular nordestina.

Em torno da BR 235, há inúmeras tradicionais churrascarias que chamam atenção pela qualidade, quantidade e diversidade de pratos para além das carnes. Uma das mais conhecidas é a Churrascaria O Pirata, com vista para a serra de Itabaiana, também as churrascarias Riacho Doce, a do Miltinho e o Cantinho da Buchada, já no sentido para Frei Paulo (BR 235).

Dúvidas sobre o roteiro, entre em contato clicando aqui

Fotos: Silvio Oliveira    Insta: @tonomundosilvio

Leia mais

Turismo: Ilhas fluviais são atrações em Sergipe

Turismo Cultural: arte pública de Jenner Augusto

Museus e Memoriais: boa opção em Sergipe

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais