Jackson não sendo candidato. E agora PT

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Todos os analistas políticos de Sergipe, além dos próprios políticos de diversos partidos, estão fazendo análises sobre os motivos que levam uma parte do PT de Sergipe a não ajudar Jackson Barreto a emplacar as ações que deseja durante a interinidade à frente do governo estadual. São várias análises e especulações. E como análises são lidas, refletidas e digeridas ou não pelos leitores.

O certo é que todas as lideranças do bloco de apoio ao governo Déda, já disseram publicamente que o candidato para disputar o governo do Estado em 2014, é Jackson  Barreto. Não só o próprio Déda, mas lideranças do PT, o senador Valadares do PSB e lideranças do PSD, PCdoB, PRB e todos os outros partidos.

E fica a pergunta: se Jackson é o candidato qual o motivo de não ajudá-lo a administrar? O motivo será porque ele tem um estilo diferente do governo Déda? Enquanto Déda demora para tomar decisões, Jackson vai no “fígado” imediatamente. Não tem meio termo: ou é aliado ou não. Aliás, não adianta você falar em republicanismo para quem não sabe nem mesmo o que significa a palavra na teoria, quanto mais na prática.

O certo é que Jackson quer governar do jeito dele. Não será marionete para ninguém, inclusive do PT. Dizem que tem até petistas pensando que o melhor caminho para 2014 será navegar no mar cheio de peixinhos. Mas para isso tem que Déda não deixar o governo.

Porém, cresceu nos últimos dias a possibilidade de Jackson Barreto  tomar uma decisão que pode deixar muita gente com dor de cabeça: abrir mão da candidatura ao governo do Estado. Já pensou: se Jackson não for candidato, como fica o PT?

Tem uma ala  do PT que precisa entender de uma vez que precisa de Jackson para 2014, deixando de lado os projetos individuais de lado.Ao anunciar que precisa enxugar a máquina, Jackson mostra que está pensando não só como político, mas como gestor.

Uma avaliação: Jackson e Valadares estão bem sintonizados e vão seguir juntos em 2014 independente da definição política do PT. O PED será decisivo para o PT Sergipe.

A visão de Jackson, costurando maioria na AL, e desejando ampliar a aliança para 2014, se contrapõe a visão tacanha de alguns petistas de Sergipe.

Ou esses petistas estão míopes ou na verdade já trabalham para navegar no mar dos peixinhos em 2014.

Valadares desmente boatos e diz que PSB vai estar com JB
Deu na coluna do jornalista Eugênio Nascimento, no JC, de ontem: “Não há nenhum fundamento nessa boataria apontando meu pai como possível candidato a governador de Sergipe em 2014. O PSB de Sergipe apoiará a candidatura do vice-governador e atual governador em exercício, Jackson Barreto, e vai estar n campanha dele”, disse o deputado federal Valadares Filho.

Gente desinformada
E prossegue Eugênio na coluna, com a declaração do deputado: “No mais, essas conversas que surgem são coisas de gente desinformada  ou que trabalha informações maldosamente, para desinformar o povo”.

Carmópolis: reclama de queda de receita, mas carro oficial à disposição de aluno
O blog recebeu de um aluno da FASER a denúncia: Apesar das reclamações sobre a queda dos royalties, a prefeitura de

Carro da prefeitura de Carmópolis que fica todas às noites ao lado da FASER.

Carmópolis parece nadar em dinheiro.Todas as noites, um carro oficial fica estacionado na rua da Faculdade FASER.Pra isso não existe crise e o dinheiro público existe em abundância? Com a palavra a prefeitura”.

E quando a culpa é da Justiça?
Uma notícia grave divulgada pelo Tribunal de Justiça local passou despercebida por parte da imprensa. A nota emitida pela Presidência do Tribunal de Justiça dizia, dentre outras coisas, que: “O Departamento de Precatórios recebeu, no início deste ano, a inspeção do Conselho Nacional de Justiça, oportunidade em que foi detectado que o TJ pagou, somente em um precatório, um milhão a mais do que o valor devido, além do que foi observado que os pagamentos estavam sendo realizados com anatocismo (juros sobre juros).”

R$ 1 milhão pagos indevidamente
Ora, essa informação é muito séria e grave, pois se em apenas um processo foi detectado que a Justiça pagou indevidamente mais de um milhão, imagine quando se apurar o quanto já foi pago a maior ao longo dos anos pretéritos. Importante registrar que o pagamento dos precatórios é realizado pelo próprio Tribunal de Justiça, a quem compete, também, realizar a atualização dos mesmos.

Como vão reaver os valores?
O que precisa agora ser informado à sociedade é quais medidas serão adotadas pelo próprio Tribunal de Justiça e pelo Ministério Público para reaver os valores indevidamente pagos a título de precatório. Importante registrar, por outro lado, que a atual Presidência já adotou várias medidas legais e administrativas no sentido de que o fato acima noticiado volte a ocorrer.

Celeridade
Mas não é apenas nesse quesito que o Judiciário precisa melhorar. É necessário que a Justiça seja mais célere em julgar ações criminais e por improbidade administrativa contra servidores ou gestores ímprobos. Não se pode compreender como pessoas sabidamente malversadoras do dinheiro público se livrem de condenações pela ocorrência da prescrição. É um absurdo!

CNJ quer julgar até o fim deste ano atos de improbidade administrativa
Mas nem tudo está perdido. Felizmente! O Conselho Nacional de Justiça editou a Meta 18 que tem por objetivo julgar, até o fim de 2013, todas as ações de improbidade administrativa e ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública, distribuídas à Justiça Federal e dos Estados até dezembro de 2011. Espera-se que o ano que vem não tenhamos mais fichas sujas concorrendo a cargos eletivos. Aliás, seria bom que fichas sujas não ocupassem nenhum tipo de cargo público e muito menos se relacionassem com a Administração Pública sobre qualquer forma, sobretudo através de “laranjas”. Afinal, como diria o ex-governador Albano Franco: “Em Sergipe tomo mundo se conhece”

Secretária estadual abre campanha em Canindé
Ontem, 24, a secretária de saúde do Estado de Sergipe Joélia Silva Santos e o Prefeito de Canindé de São Francisco Heleno Silva estiveram na Unidade de Saúde da Família Hilda Fernandes Feitosa e fizeram abertura oficial da Campanha de Multivacinação que se estenderá ate o próximo dia 30 de agosto. As vacinas são contra a BCG, Pólio, Hepatite B, Pentavalente, Tríplice Viral, Rotavírus, Meningocócica e Pneumocócica.

Incentivo
O prefeito Heleno está satisfeita com a vinda de toda a equipe da secretaria de saúde do estado. Ele disse que "é muito importante ver que a secretária de Estado vem ao o interior para constatar e incentivar o funcionamento das ações da saúde. Esse trabalho de conhecer as equipes que desenvolvem o trabalho de saúde da família e conversar com a população é bem significativos. É a atuação em conjunto que faz com que as ações em saúde se fortaleçam", finalizou ele.

Em reunião ampliada, candidatura de Rogério é fortalecida para PED PT/SE
Os militantes e lideranças lotaram o auditório do IFS para a reunião ampliada em que o deputado federal Rogério Carvalho discutiu as propostas da Chapa Militância Presente Partido Forte que concorre a presidência do Partido dos Trabalhadores, na eleição que acontece no dia 10 de novembro.

Renovação
O ex vereador de Itabaiana Olivier  Chagas comentou. “Essa nossa luta não será em vão, o PT está passando por uma renovação e ela precisa acontecer de forma legitima, com um companheiro que lidera ouvindo as pessoas. Você construiu com cada um de nós. O PT para continuar forte, ele precisa ter legitimidade mas precisa fazer como está fazendo”O prefeito de Indiaroba, José Leal concordou :“O PT realmente precisa de renovação e a renovação é Rogério. Quem não acordar para o novo momento ficará para trás. Nós hoje vivemos uma realidade diferente, e se nós mudarmos o partido na forma de fazer, nós vamos ter dificuldades”.

Filho órfão
“ O partido não tem nos assessorado e feito uma aliança com quem está no interior. A gente se sente como um filho órfão sem um pai. Se a gente não colocar Rogério no partido, continuaremos assim e vamos cobrar dele a atenção ao interior”,sugeriu o prefeito Doutor Walter, de Malhada dos Bois; Já o prefeito de São Domingos, Pedro Silva, o Pedrinho conclamou:, “Não há um nome melhor para assumir o partido que não seja você. Hoje chegou a sua vez, mas essa marcha não é sua, Rogério, é nossa, seremos sua coragem, queremos o seu braço”.

Novo momento político
Por fim, Rogério faz uma análise do novo momento político brasileiro e da necessidade da militância estar presente no partido “ Os movimentos de rua mostraram para a gente a horizontalidade, não existe mais hierarquia para as reivindicações. Precisamos estar prontos para essa nova realidade, o PT , precisa mudar, se adequar e temos que representar esse novo coletivo. O partido não são as pessoas, o partido precisa se renovar e se fortalecer. Mas é preciso que a gente se abra de fato e acabe com essa discriminação dentro do PT.  Nossa disputa é além da presidência, da eleição, nós queremos novamente um partido de massa, com todos formulando. Essa chapa não é de apoio a Rogério, mas de uma militância presente partido forte. ”

Seminário Democracia, Cidadania e Direitos Humanos
Será realizado no dia 30 de agosto, a partir das 8h30, o Seminário Democracia, Cidadania e Direitos Humanos,no Auditório da Didática V do Campus de São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe.O evento contará com as presenças do ex-secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, e da secretária de Defesa Social e Cidadania de Aracaju, Georlize Teles.As inscrições serão realizadas no dia e local do evento.

Cursos
A Universidade Federal de Sergipe, em parceria com o MEC-SECADI  por meio do CESAD (Centro de Educação Superior à Distância) – Pró-Reitoria de Extensão, SEED-SE, e também da RENAESP (Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública), numa ação conjunta, possibilitaram o desenvolvimento dos cursos de aperfeiçoamento e de extensão nas temáticas Educação em Direitos Humanos e do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.

Atividades
O Seminário é uma iniciativa que se apresenta não apenas como a culminância dessas duas experiências de ensino à distância, como também o evento acadêmico que marca o início das atividades do IV Curso de Especialização em Segurança Pública e Democracia em parceria com a SENASP/Ministério da Justiça. Tais cursos se inserem no contexto do esforço de nossa instituição de promover a democratização do conhecimento e o aperfeiçoamento de educadores, agentes de segurança pública e demais atores sociais, estimulando-os ao reconhecimento da necessidade de afirmação de valores e atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos direitos humanos nos mais diversos espaços da sociedade.

Conselho de usuários
No último dia 21 de agosto, foram eleitos os novos dirigentes do Conselho de Usuários da CASSI – Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil. O novo coordenador é Almir Souza Vieira. O vice-coordenador é Reginaldo Goveia, enquanto que o titular da Secretaria-Geral é Milton Oliveira. O mandato dos dirigentes empossados estender-se-á até agosto de 2015. O Conselho tem caráter consultivo e seu principal objetivo é constituir-se em canal de comunicação entre os usuários da CASSI e os órgãos da citada instituição, em especial a gerência estadual e a direção-geral, sediada em Brasília (DF).

Semana do aposentado
As entidades representativas do funcionalismo do BB, principalmente as que congregam os aposentados e pensionistas, já começam a adotar providências no sentido de organizar a décima SEMANA DO APOSENTADO, a ter lugar no início de novembro. As entidades promotoras da semana são: AABB – AAFBB – AFABB – ANABB e SINDICATO DOS BANCÁRIOS. Apoiam a iniciativa o Banco do Brasil, através da Superintendência Estadual e a CASSI.

Estado deplorável
As vias internas do Shopping Jardins apresentam-se em situação lastimável. Há buracos que são verdadeiras crateras. A mesma avidez pela cobrança do estacionamento não é observada quando se trata de respeitar os clientes daquele centro de compras.

Flores raras
O filme de Bruno Barreto registra um desempenho de alto nível quando se trata da crítica cinematográfica. O público, de outra parte, tem comparecido às sessões, por todo o Brasil. As atrizes Glória Pires (Lota) e Miranda Otto (Bishop) exibem um estilo autoritário (Glória) e sensível (Miranda). A propósito, Glória Pires acaba de receber uma homenagem especial pelos seus 50 anos de carreira no teatro, na TV e no cinema). A obra mostra um comedimento que neutraliza o que poderia ser arrojo. O tema não é mais um tabu. Baseado em fatos reais, o filme retrata o amor da urbanista carioca Lota Macedo Soares e da poetisa americana Elizabeth Bishop. A história desenvolve-se entre os anos 50 e 60 do século passado.

Agenda
Depois de o Banco Central colocar em ação um plano especial com o fito de estancar a alta da moeda americana, a cotação do dólar fechou a semana passada a R$ 2,35. Até o final do ano, a instituição fará leilões diários para injetar 54,5 bilhões de dólares no mercado de câmbio. Chegam ao país os primeiros médicos vindos do exterior para trabalhar no Brasil. O Conselho Federal de Medicina anuncia que não concederá registro aos médicos estrangeiros. Até o final do mês, (30.08), último dia útil, estarão abertas as inscrições para as eleições dos diretórios municipais do Partido dos Trabalhadores. Já o Conselho Federal de Psicologia terá eleições nos dias 26 e 27. O presidente do STF, Joaquim Barbosa, será homenageado pela Associação Comercial do Rio de Janeiro, na segunda edição do Prêmio José de Alencar de Ética. Hoje, 26 de agosto, haverá sessão especial na Câmara dos Deputados, pelos 30 anos de fundação da CUT – Central Única dos Trabalhadores. Amanhã, 27 de agosto, a PETROBRAS vai oficializar o tombamento do poço Carmópolis 1 em solenidade especial que também servirá para comemorar os 50 anos do descobrimento do campo petrolífero de Carmópolis. O evento ocorrerá às 9 horas, na base da PETROBRAS. O blog registra três nomes que ficaram para a história na luta pelo petróleo em Sergipe. O então governador Seixas Dória (1963), o engenheiro José Francisco Barreto Sobral, chamado por muitos de ZÉ PETRÓLEO e o jornalista Paulo Barbosa, que também era economista. Foi ele o autor de uma emblemática reportagem sobre o descobrimento do campo de Carmópolis, publicada pelo jornal O ESTADO DE SÃO PAULO. Paulo Barbosa também era militante político e economista. Dos três citados, somente José Francisco Barreto Sobral está vivo. A todos eles, a homenagem singela deste BLOG.

Novo centro cultural
Será inaugurado amanhã, 27 de agosto, em Belo Horizonte, mais um CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil). O novo Centro, construído pelo BB em convênio com o governo do Estado de Minas Gerais, foi instalado em um prédio histórico da capital mineira, de 1926, localizado na Praça da Liberdade, no coração de BH. Os centros já existentes, como os do Rio, São Paulo e Brasília, têm desenvolvido uma política inteiramente voltada para a valorização da cultura de nosso país.

Livros – Os mais vendidos da semana
Ficção – 1. INFERNO – Autor: Dan Brown. Editora: Arqueiro. – 2. A Culpa é das Estrelas – John Green – Intrínseca. – 3. O Silêncio das Montanhas – Khaled Hosseini – Globo.Não-ficção – 1. Sonho Grande – Cristiane Correa – Primeira Pessoa. – 2. Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo – Leandro Narloch – Ed. Leya. 3. Eu Não Consigo Emagrecer – Dr. Pierre Dukan – Best-Seller.Livros eletrônicos – 1. Inferno – Dan Brown. – 2. Cretino Irresistível – Christina Lauren. – 3. Peça-me o Que Quiser – Megan Maxwell.

1889
Chega às livrarias e já começa a fazer sucesso o livro “1889”, de autoria do jornalista Laurentino Gomes. Completa-se, assim, a trilogia de livros de história do Brasil de maior sucesso no país, com mais de um 1 milhão e 500 mil exemplares vendidos, até agora. Os outros dois, “1808” e “1822”, lançados há anos no mercado, continuam tendo vendas expressivas. Como sempre, o título é completado de forma bastante interessante. Neste “1889”, completa o título do livro: “Como um Imperador Cansado, um Marechal Vaidoso e um Professor Injustiçado contribuíram para o Fim da Monarquia e a Proclamação da República no Brasil.” Laurentino Gomes, jornalista e escritor, é paranaense de Maringá, e tem 57 anos de idade.

Memória – Aconteceu há 44 anos (1969)
Em outubro – A nova Constituição do país é promulgada. Eleito pelo Congresso Nacional, mais um militar assume a presidência do Brasil. Trata-se do gaúcho Emílio Garrastazu Médici. No mês de dezembro, falece o ex-presidente Artur da Costa e Silva. Médici comanda o período mais brutal da ditadura militar, batizado de ANOS DE CHUMBO, com prisões, tortura, exílio, morte e desaparecimento de centenas de pessoas. O regime censura a imprensa e as artes e promove duro combate aos movimentos estudantis, sindicais e de esquerda. Também ocorre nesse período o chamado MILAGRE ECONÔMICO, com o PIB – Produto Interno Bruto chegando a 11,2 por cento ao ano. Em Sergipe, digna de registro especial a aposição assumida pelo Reitor da UFS, João Cardoso Nascimento Júnior, que se negou a cumprir ordens dos militares que visavam a impedir que 32 estudantes assistissem às aulas. O professor João Cardoso decidiu, “ad referendum” do Conselho Universitário, apenas suspender os estudantes de participação nas eleições para o DCE. No mês de julho, o governador Lourival Batista inaugurava um moderno estádio de futebol, o “Batistão”. Seleção brasileira titular inaugura a nova praça de esportes dos sergipanos. Começam as negociações políticas visando à sucessão estadual. O ex-deputado e senador Lourival Batista luta pela indicação do engenheiro Paulo Barreto de Menezes, o que acabou por conseguir. Paulo Barreto teria como vice-governador o funcionário do Banco do Brasil, Adalberto Moura.

Curtas
SÍRIA AUTORIZA ONU A INSPECIONAR ÁREA DE SUPOSTO ATAQUE QUÍMICO. /// ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO VENDE PRÉDIO PARA PAGAR DÍVIDAS DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE. /// FORÇA ELEITORAL DO PROGRAMA “MAIS MÉDICOS” ALARMA O PSDB. /// GOVERNO AMERICANO GRAMPEOU ATÉ A SEDE DA ONU. /// ITAMARATY ABRE INQUÉRITO SOBRE SENADOR BOLIVIANO. /// AÉCIO CRITICA PAGAMENTO A GOVERNO AUTORITÁRIO. /// PDT NEGA APOIO A SERRA. /// SENADO TENTA APROVAÇÃO DE VERSÃO COMPACTA DA REFORMA POLÍTICA. /// PAPÉIS QUE DARIAM RENDA A EIKE BATISTA VIRAM PROBLEMA EM VENDA DA EMPRESA MMX. /// UNIÃO AÉCIO/SERRA TORNA-SE INVIÁVEL A CADA DIA QUE PASSA.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Sergipe registra vitória maiúscula
Os profetas do Apocalipse estão desapontados. O Sergipe conquistou uma vitória excepcional. O time comandado por Givanildo Sales derrotou o Vitória da Conquista, no Estádio Lomanto  Jr.,  por 1 a zero, com um gol marcado por Lucão, aos 33 minutos do primeiro tempo. Como dependia apenas de um empate, o Mais Querido carimbou seu passaporte para a segunda fase do campeonato brasileiro da série D. O adversário, que precisava vencer para obter a classificação, lutou bastante, mas curvou-se à determinação da equipe rubra. Depois de liderar a competição durante quase toda a fase, o Sergipe sofreu duas derrotas consecutivas, mas, com muito trabalho, o elenco reestruturou-se, treinou firme durante toda a semana e acabou por registrar um episódio vitorioso na história do clube. Chamado de “cavalo paraguaio” pela imprensa da Bahia, o Mais Querido deu uma resposta à altura, ao eliminar o Vitória da Conquista. Com os resultados de ontem, o Botafogo vai enfrentar o Central de Caruaru, enquanto que o Sergipe vai jogar, no próximo domingo, contra o Tiradentes. Informações ainda não confirmadas apontam para a possibilidade de o jogo de domingo ser levado para a cidade alagoana de Arapiraca. Dirigentes rubros deverão tomar uma decisão logo nesta segunda-feira. A chegada da delegação do campeão sergipano está prevista para as 17 horas de hoje.  O técnico Givanildo Sales falou à imprensa, após o jogo, dizendo que confiava em seus comandados. “Só DEUS sabe o que eu passei durante toda a semana”. Desabafou o correto treinador do campeão estadual. Reinaldo Moura, do Comitê Gestor, levou todo o apoio ao elenco do clube, antes da partida, na concentração. Reinaldo informou, após o jogo, que nesta segunda-feira será decidido se o jogo contra o Tiradentes será mesmo em Estância, no Francão, ou em Arapiraca. Em seguida, fez uma exposição sobre a atual situação financeira do Sergipe. Frisou que a participação do Sergipe na renda do próximo domingo já está bloqueada. Fez um apelo dramático em defesa do clube rubro. As dívidas trabalhistas são um óbice à administração do clube. Pediu, mais uma vez, o apoio de todos, para evitar que o Sergipe se acabe. Um veículo vai ser adquirido para ser sorteado com os adquirentes dos bilhetes. Por fim, Reinaldo Moura concitou a torcida a recepcionar a comissão técnica e os jogadores, hoje à tarde.

Série B – Grupo A-4
Classificação final: 1. Botafogo – 17. 2. Sergipe – 16. 3. Vitória da Conquista – 11. 4. Juazeirense – 8 e 5. CSA – 4 p.g. – Botafogo (PB) e Sergipe classificados.

Conexão espanhola
Sandro Rosell, presidente do Barcelona, seria sócio de Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, na empresa Ailanto. Essa empresa drenou 9 milhões de reais do Erário do Distrito Federal para a realização de um amistoso da seleção brasileira em 2008. Rosell é acusado de receber, desde 2006, parte dos cachês pagos à CBF por times de todo o mundo para enfrentar a seleção brasileira. O jornal O ESTADO DE SÃO PAULO publicou, recentemente, reportagem em que a empresa ISE, detentora dos direitos de organizar os amistosos da CBF, fechou um acordo para negociar 24 jogos com uma empresa do presidente do Barcelona sediada nos Estados Unidos. A “comissão” era, segundo a referida reportagem do Estadão, de 450 mil reais por jogo para Rosell.

Pró-labore
Causa indignação o fato de Ricardo Teixeira, atualmente residente em Miami, receber, a cada mês, uma remuneração de 120 mil reais a título de consultoria, da CBF. Mesmo em PINDORAMA, como diria o jornalista ELIO GASPARI, trata-se de uma situação no mínimo surrealista. Ou seja, um presidente que renunciou diante de várias denúncias prossegue recebendo dinheiro da instituição a cuja presidência renunciou, no ano passado.

Marin confirma
Que não será candidato à sua própria sucessão. Marco Polo Del Nero é a bola da vez. Andrés Sanches é o principal nome da oposição.

Eleições
Em várias federações estaduais, haverá eleições em abril de 2014. No caso da FSF, elas só ocorrerão em dezembro. A posse dos eleitos acontecerá em janeiro de 2015.

Mané recordista
O Estádio Mané Garrincha, construído em Brasília, é o líder absoluto, dentre todas as arenas esportivas erguidas por causa da Copa do Mundo de 2014, em arrecadação de bilheteria – 20,5 milhões de reais – e em público – 292 mil torcedores. A maior renda do atual campeonato brasileiro, verificada na partida Flamengo X Santos – 6 milhões e 900 mil reais – também ocorreu no Estádio Nacional Mané Garrincha. Vários shows estão programados e deverão ocorrer ainda este ano. Beyoncé – 17 de setembro. Aerosmith – 23 de outubro. Metálica – 15 de novembro. O Mané Garrincha está ajudando a aquecer a economia do Distrito Federal.

João Batista Santana
Um dos grandes nomes de nossa radiofonia, radicado há anos em Itabaiana, João Batista passou por várias emissoras da capital sergipana. E, logicamente, também pela Rádio Liberdade, que vai completar 60 anos de existência no próximo dia 7 de setembro. Relato feito pelo próprio João Batista Santana sobre sua iniciação como narrador esportivo dá conta de que, num jogo realizado em um sábado à tarde, no Estádio Proletário Sabino Ribeiro, o lendário Silva Lima atuava como narrador e João como complementador de lances (repórter de pista). Lá para as tantas, Silva Lima sai com esta preciosidade: “João, vai lá, menino, que este jogo está uma porcaria. Vem pra cabine.” Não deu outra: foi essa a primeira transmissão esportiva de João Batista Santana. Importante: não foi nesse dia aquela famosa de Silva Lima ao ler os textos dos patrocinadores: “Beba Tintas Ypiranga e pinte sua casa com Jade.” – Em tempo: JADE era um refigerante produzido aqui mesmo em Sergipe, que era bastante consumido. Dele havia 3 sabores: laranja, limão e guaraná.

Memória do Esporte
26 DE AGOSTO – Em 1914, era fundado, em São Paulo, o Palmeiras, com o nome de Società Sportiva Palestra Itália. A troca de nome ocorreria somente em 14 de setembro de 1942. Já em 1973, o juiz Armando Marques erra na contagem da decisão por pênaltis e o título paulista acaba sendo dividido entre Santos e Portuguesa. E em 1998, o Vasco conquista a Taça Libertadores da América, ao derrotar o Barcelona de Guaiaquil, do Equador, por 2 a 1. Marcaram os tentos cruzmaltinos Luizão e Donizete.

Morre mais um craque
Gilmar dos Santos Neves, 83 anos, um dos melhores goleiros de todos os tempos, bicampeão mundial (1958/1962), faleceu, ontem, em São Paulo. Vítima de infarto, estava internado no Hospital Sírio-Libanês. Jogou no Corinthians e no Santos.

Panorama dos campeonatos
Brasileirão – (Série A) – 1. Cruzeiro – 31. 2. Botafogo – 29. 3. Grêmio – 28. 4. Atlético PR – 27. Zona de rebaixamento: 17. Ponte Preta – 15. 18. São Paulo – 14. 19. Portuguesa – 13 e 20 – Náutico – 8.
Série B – 1. Palmeiras – 40. 2. Chapecoense – 36. 3. Sport – 30. 4. Paraná – 30. Rebaixamento: 17. São Caetano – 16 – 18. Paysandu – 15 – 19. América RN – 15. – 20. ABC – 11 p.g.
Série C – Grupo A – 1. Fortaleza – 23 – 2. Sampaio Correia – 23 – 3. Luverdense – 23 e 4. Brasiliense – 21. Grupo B – 1.Guarani – 21 – 2. Macaé – 19. 3. Vila Nova – GO – 18 e Caxias – 18.

Jogo rápido
Faleceram: O lateral-direito De Sordi, que atuou muito tempo pelo São Paulo, aos 82 anos. Também integrou a seleção brasileira. Enaldo Rodrigues, ex-craque do futebol baiano. Foi também técnico. Exerceu as funções de técnico e supervisor do Confiança. E o zagueiro Zuza, que defendeu a camisa do Vasco Esporte Clube, de nossa capital. /// Jovem corintiano que confessou ter disparado o sinalizador que teria matado Kevin Espada não será punido. O processo foi arquivado pela Justiça do Brasil. /// O processo foi arquivado em nosso país porque o jovem não pode responder pelo mesmo crime em duas ações distintas. O caso virou processo na Bolívia.

PELO TWITTER

www.twitter.com/AlberthoJorge1  BOM DIA!!! Que DEUS dote de inteligência, sensibilidade e humildade os políticos SERGIPANOS.Afinal, precisamos deles!!

www.twitter.com/dimasroque  Quem é você para dizer o que eu devo fazer? Se eu que sou eu não sei, não é tu vai que vai saber da minha vida.

www.twitter.com/chicoandradef  Dizem que o tempo é o senhor da razão.Penso que seria 100% certo se todos fossem educados e se a grande mídia fosse imparcial.

www.twitter.com/willgomes  Pelo que entendi, querem que os médicos cubanos deixem ser socialistas antes de vir trabalhar no Brasil. É isso?

www.twitter.com/lucasmrios  A campanha d ódio contra o + Médicos é a representação + crua do reacionarismo brasileiro.Da resistência dssa elite q é das piores do mundo!

www.twitter.com/Sen_Cristovam  O doente não quer saber se o médico vem de longe, quer saber se ele está perto.

ARTIGO

Desafios da Segurança Pública, Polícia Militar e miopia II por Eduardo Marcelo Silva Rocha*

Mesmo depois do advento dos automóveis, caminhões e aviões, os magnatas das estradas de ferro permaneciam imperturbavelmente seguros de si. Se há sessenta anos alguém lhe dissesse que no prazo de trinta anos estariam arruinados, sem um tostão no bolso, implorando subvenções do governo, pensariam estar falando com um louco completo. Tal futuro simplesmente não era considerado possível. Não era sequer um assunto que se pudesse discutir, uma pergunta que se pudesse fazer ou uma questão que uma pessoa em são juízo consideraria merecedora de especulação. Só pensar nisso já era uma demonstração de insanidade.

Em 1975, Theodore Levitt publicou um seu artigo que se tornaria clássico nos estudos da administração de empresas “Miopia em Marketing” (http://www.eniopadilha.com.br/documentos/levit_1960_miopia%20em%20marketing.pdf ), no qual definia como míope a empresa que possuía visão restrita do seu próprio negócio, o que a levava a uma errônea definição acerca do seu funcionamento. Tal deficiência – a miopia – faz a empresa a perder espaço (leia-se mercado) para outras empresas que, apesar de não trabalharem com o mesmo produto, trabalham com o mesmo negócio, levando-a a prejuízos inimagináveis – como no excerto acima – ou mesmo à falência. Enfim, o erro estratégico pode ser muito prejudicial.

Permitam-me, amigos, que fale hoje em primeira pessoa.

No último artigo – que divide o título com este – falei em segurança pública, em seu subsistema e na miopia que vejo nesta correlação, quando da análise de sua problemática e do seu debate.Quase que de forma absoluta, todos que me deram  algum “feedback” sobre tais reflexões, não conseguiram enxergar a mensagem que tentei passar. Ao contrário, como um distinto leitor deste blog comentou, entenderam que quando critico a discussão afirmando estar ela baseando-se em falácias estou, na verdade, discordando dos que defendem a desmilitarização.

Em nenhuma parte do texto faço isso. Quem procurar com calma e sem açodamentos verá que  afirmação é verdadeira.

Enfim, talvez até defenda a organização militar em sua essência e não por admiração pessoal, afinal, quando faço isso, o faço muito mais perto de Idalberto Chiavenatto que de qualquer outro militar do mundo. Exceto, talvez, Carl Von Clausewitz e Sun Tzu, e ainda pelos mesmos motivos que Chiavenatto, afinal os escritos de ambos sobre organização e estratégia militares, influenciam até hoje os estudos da administração.

Quando dessa forma procedi, exerci uma defesa sim, mas como disse acima, da organização e estratégia do sistema militar, tão essenciais  ao seu funcionamento,  e das quais muitos modelos são apropriados por outras organizações. Isso é fato no mundo, independe de minha opinião.

Quando fiz a crítica aos discursos vigorantes sobre a desmilitarização, em momento algum disse ser contra a desmilitarização, ao contrário, deixei claro que o sistema de segurança pública em vigor no país necessita ser revisto – e a desmilitarização/militarização é um tema a ser tratado. Fiz questão de deixar isso expresso de forma afirmativa.

Minha maior preocupação era justamente com os discursos que estão postos na sociedade, daqueles que são contra a desmilitarização.

Tais discursos focam-se apenas nas polícias militares, fazendo generalizações, levando a crer que as polícias militares são formadas por trogloditas ignorantes que acreditam ser a sociedade apenas sua inimiga e que a desmilitarização pura e simples (tal qual um toque de mágica) irá resolver os problemas da segurança pública, principalmente o da violência policial.

Militarismo e ditadura militar não são sinônimos. Que essa afirmação fique bem clara quando se for discutir a desmilitarização.

Assim como jabuticaba, polícia militar estadual sem ciclo completo e delegado de polícia são coisas que somente existem no Brasil. Excessos e desvios de conduta não são problemas exclusivos das PM´s. Todas as PM´s são subordinadas aos respectivos chefes do executivo estadual. A legislação militar em vigor foi criada me finais dos anos 60 em um momento muito peculiar do nosso país, havendo incongruências entre ela e a Constituição em vigor, apesar de recepcionada.

Essas  questões supra, são pertinentes em qualquer discussão séria acerca do tema. Quando deixamos tudo isso de lado e acreditamos que todas as mazelas decorrem apenas do fato de ser militar a polícia militar, estamos sendo míopes, estamos pensando apenas no produto (e não no negócio) assim como fizeram os industriais e empresários ferroviários no início do século passado, quando colaboraram para as suas próprias falências.
O caminho não é esse, ou não deve ser.

*Cap PM Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.

DO LEITOR

Na contramão da história
Do leitor Messias Gonçalves: “Pra começar, sou filho de São Cristóvão e não sou daqueles que algumas pessoas costumam dizer que existe parcela da população que torce pelo “quanto pior melhor”. Agora, essa cidade merece o devido respeito. Foi em São Cristóvão que Sergipe iniciou como vila, povoado, província, cidade e posterior capital do estado. Orgulhosamente a chamamos de “berço da civilização sergipana”. Infelizmente esta cidade está sendo governada por um casal de d e “fichas sujas”. A prefeita de direito, ainda se encontra sob-júdice em Brasília. Já o verdadeiro prefeito, Armando batalha de Góis, considerado o “maior” ficha suja de Sergipe e um dos maiores do Brasil, com mais de trinta condenações e muitas destas em segunda instância, continua circulando como se nada existisse. Para nossa surpresa, tivemos que ler na imprensa escrita e nas redes sociais, que na última sexta feira, esse cidadão tomou posse na assembléia legislativa, ao posto de presidente do Partido República Progressista, o PRP. Nessas matérias jornalísticas, são enaltecidas as presenças de diversas autoridades de todos os poderes. Inclusive dois desembargadores do TJ/SE. Como podemos acreditar nesses partidos, já que entregam a quem teve a oportunidade graças aos votos do povo de São Cristóvão e fez lambança? O que esperar de alguém que assume um partido político, sem ter condições de se candidatar-se? E olhe que temos que observar como ele conseguiu esse partido, já que pelos últimos acontecimentos testemunhados aqui mesmo em Sergipe, basta disponibilizar algo em torno de cinco mil reais por mês. Justamente num momento que a população está nas ruas, exigindo respeito por parte dos governantes, somos obrigados a ver tanta badalação para com uma pessoa suja desse jeito. É humilhante para nós sancristovense, ter que conviver com essa situação. É difícil engolir e aceitar essa falta de respeito de instituições que mangam da população. Aos nossos conterrâneos, é preciso dizer que não devemos perder a esperança. E nunca perder a confiança nas instituições, feita de homens, passíveis de erros e equívocos.”

O que você ganha com isso?…
Do leitor Dinho Santana: “Com aptidão para escrever e de não resignar-me as falcatruas tão recorrente dos nosso ditos "homens públicos", rotineiramente sou indagado: "O que você ganha com isso?". Subentende-se, que  quem assim se manifesta defende que sejamos complacentes e representemos as figuras  dos três macaquinhos, que surdo, cego e mudo nada devem fazer! Ou nos somarmos ao todo que dando tombo em todo mundo,  passando a perna em todo mundo. Numa festa dos espertos; já  que hoje em dia ser esperto é ser sacana, ser criativo é ser malandro e ser inteligente é ser vagabundo e safado. A inversão de valores tão patente nos dias de hoje na nossa sociedade, que honestidade virou coisa do passado e quem é honesto é visto como bobo, conservador e pouco empreendedor. A coisa está tão feia que tráfico de informações virou negócio, vale dinheiro grosso. Em artigo de Luiz Flávio Gomes e publicado no Jornal da Cidade de ontem;  25/08/2013: PT mensaleiro versus PSDB do "cabra liso" –  O PT diz que o mensalão é armação e que Joaquim Barbosa é assombração. O PSDB diz que a investigação da maracutaia na concorrência do metrô de SP é "política". FHC acaba de dizer que o dinheiro da corrupção no metrô de SP não foi usado para comprar congressistas (O Globo de 17.08.13, p. 6). Até parece que isso inocentaria o partido da malandragem que protagonizou com as multinacionais podres como Siemens, Alston etc. O presidente americano Richard Nixon (lembrado por Elio Gaspari), que foi obrigado a renunciar por causa do escândalo Watergate, disse: "Não é o crime que te ferra, é a tentativa de encobri-lo". As desculpas esfarrapadas dadas pelos partidos políticos para encobrirem suas respectivas corrupções as assimilam à figura popular do nosso querido nordeste conhecida como "cabra liso", que é o malandro que tenta justificar todas as suas estripulias. Encerrando ao dizer: Assim construímos nossas ruas, vilas, vilarejos, cidades, estados, países e nações. Sem compreender o contexto cultural (o todo) fica difícil entender as corrupções, os mensalões, as cartelizações e os espetáculos barraqueiros do século XXI. Valendo também destacar a Pindaíba, trazida no Colunão do Ivan Valença. Devolvendo a pergunta inicial; o que ganhamos em nos omitir mais pagando a fatura de tanta falcatrua, com os cinco meses ao ano de impostos!… Saúde e paz.”

Blog no twitter:   www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Alguma coisa tem que ser feita pela humanidade sem visar lucro.”  Albert Sabin, cientista polonês, naturalizado norte-americano (criador da vacina oral para a poliomielite),nasceu em 26 de Agosto de 1906 e morreu em  1993.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais