Jackson oficializa o debate

Caso protocole mesmo na Câmara a proposta abrindo caminho para o terceiro mandato do presidente Lula (PT), o deputado estadual Jackson Barreto (PMDB/SE) oficializará um debate que já ocorre por esse país afora. Embora à boca miúda, os brasileiros sempre discutiram a hipótese de Lula tentar a se reeleger novamente, mesmo que para isso seja preciso mudar a regra do jogo, coisa que, aliás, os tucanos e democratas fizeram para garantir a reeleição de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). É claro que Jackson vai “apanhar” muito da mídia e da oposição ao governo, mas também ganhará milhões de adeptos, e é isso o que ele deseja. Ademais, se o presidente sinalizar positivamente, o Congresso não titubeará em aprovar a proposta de Jackson, o povo irá ao referendo dizer sim à permanência de Lula e este se reelegerá tranquilamente. Alguém duvida?

 

Corda no pescoço

 

Vejam essa: bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) esperam até quatro meses, a cada semestre, para receber o beneficio. Segundo o Ministério da Educação, o atraso ocorre porque o pagamento é feito só depois que todas as faculdades terminam o vestibular. Muitos alunos precisam tomar empréstimos bancários para seguir estudando. Que horror!

 

Neópolis agitada

 

A decisão do pleno do Tribunal Regional Eleitoral de cassar o mandato do prefeito de Neópolis, Carlos Guedes (PTB), o “Carlinhos”, agitou a população daquele município ribeirinho. Desde o final da tarde de ontem que não se fala em outra coisa na cidade. Já se conjectura, inclusive, nomes de prováveis candidatos para a eleição que escolherá o sucessor do petebista. Este foi cassado sob a acusação de abuso do poder econômico. O prefeito deverá ser afastado do cargo nas próximas horas.

 

Posses no governo

 

Será logo mais, às 10 horas, a posse dos secretários estaduais de Comunicação Social (Secom), Carlos Cauê, e da Cultura, Eloísa Galdino. A solenidade está marcada para o auditório do Palácio de Despachos e será presidida pelo vice-governador Belivaldo Chagas (PSB). Eloísa deixa a Secom para substituir o professor Luiz Alberto na Cultura, enquanto Cauê é oriundo da Prefeitura de Aracaju, onde comandava a Secretaria de Comunicação Social.

 

Cerco à sonegação

 

Trabalhos desenvolvidos no ano de 2008 pela Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária, da Polícia Civil, possibilitaram à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) autuar empresas acusadas de sonegação. A ação policial forneceu subsídios para a execução judicial dos criminosos, que serão obrigados, após ações judiciais, a devolver aos cofres públicos mais de R$ 25 milhões. “Esse valor representa parte substancial de todo o montante que é arrecadado com o ICMS”, afirmou o delegado Abelardo Inácio.

 

Árvore é vida

 

Legal essa iniciativa da Prefeitura de plantar 5 mil mudas de árvores em Aracaju até o final do ano. Lançado ontem, o projeto “Plante Cidadania” conta com a participação de ONGs, instituições de ensino e da iniciativa privada. Segundo o prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B), o projeto vai melhorar significativamente o microclima da cidade, além de diminuir a poluição sonora, purificar o ar, diminuir pragas e agentes causadores de doenças e embelezar a cidade, o que resultará na melhoria da qualidade de vida da população. Tomara que os aracajuanos se engajem neste projeto.

 

Jacaré no ponto

 

Um jacaré de 1,30 metro deu um baita susto nas pessoas que estavam ontem no ponto de ônibus da avenida Heráclito Rollemberg, zona sul de Aracaju. O réptil saiu flanando do mato e se dirigiu em direção aos populares que, após o susto, chamaram o Corpo de Bombeiros para capturar o “bruto”. O jacaré foi devidamente amarrado e entregue ao Ibama para soltá-lo em um local com menos gente e que não passe ônibus.

 

Vendas fracas

 

As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), na primeira quinzena de maio de 2009, registraram queda de 18,1% na comparação com o mesmo período de 2008, ligeiramente inferior ao fechamento de abril deste ano, que registrou queda de 19,1%. As consultas ao SCPC/Cheque caíram 3,4% no mesmo período, comparado com o recuo 10% no fechamento de abril. Os números mostram que os bens de pequeno valor, como “presentinhos e lembrancinhas”, predominaram no Dia das Mães.

 

Conversa amiga

 

E quem se reúne hoje em Brasília com o senador Almeida Lima (PMDB) é o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT). Acompanhado da secretária estadual de planejamento, Lúcia Falcón, o petista discutirá com Lima sobre pleitos financeiros a serem viabilizados para o Estado durante a elaboração do Orçamento da União, já que o senador preside a Comissão Mista de Orçamento. Na semana passada, Almeida foi recebido em Palácio por Déda para tratar sobre o mesmo assunto.

 

Aviso aos pescadores

 

A Capitania dos Portos de Sergipe está alertando aos donos de barcos de pesca para tomarem cuidado com o mar revolto. O risco de acidentes é grande por causa da ressaca que está atingindo o litoral sergipano. Os pescadores garantem que quem está em terra não vai agora para o mar, mas os que já se encontram lá não devem retornar enquanto a ressaca não passar. Que Deus os proteja!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais