Jogo de cena

0

As trocas de farpas entre o governador Jackson Barreto (PMDB) e o senador Antônio Carlos Valadares devem cessar tão logo se conheça o resultado do segundo turno das eleições presidenciais. Até lá, os aliados de ambos vão seguir com o tiroteio verbal, porém nada tão grave que possa comprometer a aliança entre os dois partidos. Pior do que este aparente jogo de cena, aconteceu na década de 80 quando Jackson acusou Valadares pela morte da mãe dele, dona Neuzice Barreto. Claro que a acusação não tinha qualquer sentido e, anos depois, ambos fizeram as pazes. Portanto, terminada a campanha para presidente, JB e Vavá devem fumar o cachimbo da paz e discutir o futuro da aliança política, incluindo aí a disputa para a Prefeitura de Aracaju, em 2016.

Mudou pra pior

Falando sobre os que defendem a mudança a qualquer custo no comando do Brasil, a vereadora Lucimara Passos (PCdoB) deu como exemplo Aracaju: “Em 2012, os aracajuanos elegeram o prefeito João Alves Filho (DEM) apostando que a mudança provocaria avanços formidáveis, mas até agora a administração municipal tem se revelado um fiasco, para decepção de quem apostou em João Alves”. E bota fiasco nisso, vereadora!

Morte investigada

A Polícia Federal está investigando o fuzilamento do criminoso “Zé Augusto”. A alegação da Secretaria da Segurança Pública é que o bandido reagiu à ordem de prisão, trocando tiros com os 20 policiais que foram prendê-lo, porém a viúva Simone Correa jura que o marido foi executado. O Ministério Público poderia pedir também apuração para a alegada troca de tiros entre a Polícia Civil e três suspeitos de homicídios, que terminaram crivados de bala anteontem em Estância.

TCE lerdo

Não erra quem compara o Tribunal de Contas do Estado a uma velha e lenta tartaruga. Quer um exemplo: Só agora os bem pagos conselheiros concluíram pela irregularidade das contas das Câmaras Municipais de Canindé e São Cristóvão, relativas aos exercícios de 2005 e 2007. Mais antigas são as contas do Instituto Parreiras Horta, datadas de 2003 e que o julgamento só foi concluído agora em 2014. Alguém pode explicar tanta demora?

Recarregadas

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe iniciou as ações de carga das urnas eletrônicas para o segundo turno das eleições presidenciais, que acontece no próximo dia 26. Os técnicos estão fazendo a gravação dos dados dos candidatos e eleitores nas mídias que, posteriormente, serão alocadas nas máquinas. Este procedimento deve ser concluído na próxima segunda-feira. Somente no sábado, véspera do pleito, acontecerá a distribuição das urnas eletrônicas para as seções eleitorais de Aracaju.

Compasso de espera

As impugnações das candidaturas de André Moura (PSC) e Manoel Messias, vulgo “Sukita” (PSB), devem ser julgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral até o final deste mês. A garantia foi dada ontem pelo ministro Dias Tóffoli, presidente do TSE. Segundo ele, a exemplo dos dois políticos sergipanos, outros 600 candidatos aguardam julgamentos idênticos naquela Côrte. André e “Sukita” disputaram com sucesso vagas na Câmara Federal e Assembleia Legislativa.

Conversa fiada

Lembram da propaganda onde a Prefeitura de Aracaju prometia modernos terminais de ônibus com ar condicionado e o diabo a quatro? Pois agora a SMTT diz que nada pode fazer este ano para reformar destroçados terminais. Algo só acontecerá lá para 2015, assim mesmo se a Caixa Econômica Federal aprovar a liberação de recursos para os projetos que ainda estão sendo elaborados pela SMTT. Pode uma coisa dessa?

Grana nova

A Assembleia aprovou ontem projeto do Executivo autorizando a antecipação mensal de R$ 70 milhões dos royalties do petróleo e gás visando a capitalização do Fundo Financeiro de Previdência de Sergipe. O governador Jackson Barreto (PMDB) convenceu os deputados ao explicar que os recursos retirados hoje do erário para atender a previdência vão ser usados em áreas como saúde, educação e segurança. Então, tá!

Mudança de estilo

Diferente do falecido ex-governador Marcelo Déda (PT), que só nomeava o mais votado da lista tríplice, Jackson Barreto prefere escolher o nome que lhe for mais simpático. Isso pode acontecer já na próxima semana quando os integrantes do Ministério Público Estadual votarão em cinco candidatos ao cargo de procurador-geral de Justiça. Caso o promotor Deijaniro Jonas conste na lista será o escolhido por Jackson, independente de ser menos votado que os outros dois eleitos.

Adoção

Os deputados aprovaram ontem a criação da Semana estadual da Adoção de Crianças e Adolescentes. De autoria da petista Ana Lúcia, a proposta segue agora para a sanção do governador Jackson Barreto. O objetivo do projeto é incentivar a adoção em Sergipe com a realização de eventos educativos e debates visando superar os preconceitos que ainda envolvem o tema. Legal!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano A Tribuna, em 30 de maio de 1931

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais