Laranja, lavagem e sonegação

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

“Lavar dinheiro é tão grave quanto matar”. A frase da delegada Danielle Garcia numa excelente entrevista ao jornalista Antônio Carlos Garcia, publicada no Jornal da Cidade do último domingo é verdadeira e merece que os sergipanos reflitam sobre a gravidade do assunto.

Danielle Garcia é a titular da Delegacia do Departamento de Ordem Tributária, e dentro das condições que tem, realiza um trabalho investigativo que vem deu resultado em diversas operações, inclusive envolvendo gestores públicos.

Em Sergipe, há muito o que se fazer. São gestores em todos os campos que de repente saem de uma vida modesta para demonstrar uma riqueza muito maior do que poderia conquistar com o salário recebido como “servidor público”, mesmo no primeiro escalão de qualquer poder.

Tem também gente na privada/empresarial que frequenta as colunas sociais semanalmente com festas e viagens para o exterior e que nos seus nomes não constam nada ou apenas um misero patrimônio. Tem até parlamentar cuja declaração de imposto de renda “faz pena” para o trabalhador que ganha salário minimo.

É certo que as dificuldades são grandes para provar que os bens são de origem ilícita, mas uma investigação minuciosa pode “derrubar” muita gente considerada grande em Sergipe.

Em todos os cantos, em todas as rodas políticas, falam-se sobre lavagem de dinheiro, uso de laranjas e sonegação fiscal.

Uma força tarefa envolvendo a Polícia Civil, a Polícia Federal e a Receita Federal fazendo uma varredura nas áreas pública e privada ajudaria em muito. Os sergipanos honestos agradeceriam.

E  Sergipe poderia ser o espelho para o Brasil. É só começar.

Mídia e Sociedade
Excelente a exposição do jornalista sergipano, Ancelmo Góis, no seminário “Mídia e Sociedade”, ontem, 28, em Aracaju. Ancelmo defendeu os blogs e lembrou que  com o avanço da tecnologia e das mídias sociais cada cidadão hoje virou um reporter.

Companheiro de cadeia
Ao iniciar a exposição, Ancelmo Góis saudou o governador em exercício, Jackson Barreto, lembrando que os dois foram companheiros de cadeia no período da ditadura militar. E lembrou o que Jackson dizia: “Não se preocupe não Ancelmo a gente não matou, nem roubou a causa é justa”.

Tucana Eliane
Já a exposição da jornalista Eliane Catanhêde foi ao estilo dela, critica a presidente Dilma e a clara tendência ao tucanato de FHC e companhia. Criticou os blogs, dizendo que eles não tem credibilidade e que a Internet é a terra de ninguém. Pelo visto com os fins dos jornais impressos Eliane vai para a aposentadoria forçada.

Duplo vencimentos
O blog foi informado que um promotor do MPE recebeu a denúncia de que tem deputado estadual recebendo dois subsídios. Um do mandato atual e outro como aposentado pelo Iplese. A investigação já foi iniciada.

Montadora em Sergipe
Alguém pode informar como anda a implantação da  montadora chinesa (nascida em Delware, nos Estados Unidos, mas com capital da Arábia Saudita), Amsia Motors, que investirá R$ 1 bilhão na construção do parque industrial, que ficará no município de Barra dos Coqueiros?

Prefeitos definem paralisação administrativa
Durante audiência pública realizada ontem, 28, na ALSE – promovida pelas Associações dos Municípios da Região do Centro Sul (AMURCES) e da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba (AMBARCO), além da Federação dos Municípios de Sergipe (FAMES) – os mais de 60 prefeitos sergipanos definiram paralisem suas atividades administrativas na próxima sexta-feira (1º) em forma de protesto pela escassez de recursos federais.

Temas
Entre os temas debatidos na audiência estiveram: aumento de 2% do FPM (Fundo de Participação dos Municípios); a PEC do orçamento impositivo que obriga a União a liberar as emendas parlamentares do OGU; e retirar do cálculo da Lei de Responsabilidade Fiscal as despesas e receitas do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Os prefeitos sergipanos também apóiam o piso nacional dos agentes de saúde, desde que haja a contrapartida do governo federal.

Apenas Valadares Filho ficou
Ao discursar o prefeito de Porto da Folha, Albino Tavares manifestou sua contrariedade em virtude do governador e dos parlamentares federais discursarem da tribuna da Casa e deixarem o plenário antes do debate com os prefeitos. Apenas o deputado federal Valadares Filho (PSB) aguardou as discussões até o final.

Luta
Ao falar na audiência, o deputado Valadares Filho defende ainda que essa luta não seja esquecida. Mas que seja permanente. “Que possa servir de exemplo, não só nos municípios sergipanos, mas em todos os estados brasileiros. Não podemos ficar só no discurso, essa luta deve ser contínua e envolver todas as bancadas federais em uma sensibilidade plena para que o Congresso Nacional aprove as medidas necessárias”.

Quadro
Já o deputado André Moura avalia que o governo federal diz que investe na saúde e na educação, mas quem investe verdadeiramente são os municípios. “A presidente Dilma vetou a emenda 29 e não aumenta o Fundo de Participação Municipal em 2%, mas quando não existem escolas, professores, médicos e insumos hospitalares, a população vai reclamar é com os prefeitos. Temos de lutar para mudar esse quadro e é isso que os prefeitos sergipanos estão fazendo aqui hoje”, concluiu.

Sociedade
Em cumprimento à sua missão institucional de orientar e acompanhar a gestão governamental, para proteger o patrimônio público e assegurar a prevalência dos interesses da sociedade, a Controladoria-Geral do Estado realizou visita institucionalIpesaúde. Dentre as pautas tratadas pelos gestores da CGE e Ipesaúde, Adinelson Alves e Lauro Seixas, respectivamente, estiveram: a realização do 5º Passeio Ciclístico Contra a Corrupção, a importância dos Órgãos de Controle Interno, a construção do primeiro Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) do Estado, perante o TCE/SE; além de questões envolvendo as ações do Ipessaúde.

Campanha para construção da sede própria do GAAC
A assistente social do Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe, (GACC-SE), Regimari Dias, esteve ONTEM, 28, na sede do Banco do Estado de Sergipe (Banese), no Distrito Industrial, para apresentar aos colaboradores do Banco a campanha “Quando as mãos se entrelaçam, a dor diminui”. A campanha está sendo promovida pelo GACC para arrecadar fundos para a construção da nova sede da instituição, em terreno próximo ao Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), em Aracaju.

Exposição
Durante a sua visita ao Banese, Regimari Dias fez uma exposição sobre o trabalho do GACC e vários baneseanos decidiram aderir à campanha da instituição, como doadores e como disseminadores de informação. “O apoio do Banese a esta campanha é de extrema importância porque valoriza o trabalho sério que é desenvolvido pelo GACC”, disse a presidente do Banco, Vera Lúcia de Oliveira.Para saber mais detalhes sobre a campanha e as formas de ajudar, consulte o site do GAAC: http://gacc-se.org.br/

Karatê sergipano representado no Pan=Americano de Artes Marciais
Superando todas as dificuldades um grupo de karatecas sergipanos estarão presentes em Brasília de 31 de Outubro a 03 de Novembro, em Brasília, do Panamericano de artes Marciais – Imat,  que reunirá cerca de 600 atletas de todas américas e diversas artes marciais.

Atletas ainda dependendo de passagens
Para o professor Yoakan Jócelis é uma grande oportunidade dos atletas sergipanos poderem participar e mostrar a força da arte marcial de Sergipe. Devidos alguns em previstos  estão de foras atletas que poderiam trazer resultados para Sergipe devido a falta de apoio, os atletas: (Colégio São Lucas) Carlos Artur, Leonardo Santos, Alberto santos, Givaldo Souza, Jose Claudio, André Luiz. Esses atletas ainda não conseguiram as passagens para  representarem seu Estado.

Atletas confirmados
Os atletas confirmado Emerson Taislan Atleta do "Projeto vida alegre" (Dona Finha),projeto do governo, atletas do salesiano Robert yan, Alan Andrade, e a novidade Adriana Teles. Os organizadores (Clube de Karatê união e Feseke) pedem as autoridades que possam ajudar os atletas que representarão Sergipe no torneio que reunirá atletas de todas as américas

Festival Odonto Fantasy acontece no dia 23 de novembro
Há 15 anos surgiu a Odonto Fantasy, que reuniu  500 pessoas fantasiadas para uma noite divertida e diferente de tudo o que existia na cidade. O clima irreverente da festa agradou, e no ano seguinte, já eram mais de 1.200 fantasiados na folia. Assim começou a crescer o evento que hoje já é considerado o maior festival a fantasia do Brasil.

25 mil pessoas
A Odonto Fantasy reúne hoje cerca de 25.000 pessoas, que já começam a preparação meses antes. Há sempre a expectativa em torno das fantasias, já que estas são o diferencial da festa, e nas semanas anteriores já se ouve a clássica pergunta: “vai que que pra Odonto?”. A criatividade não tem limites, e o empenho em caprichar no figurino transforma o agito num verdadeiro espetáculo em que as grandes estrelas são os foliões, que por si só já fazem a festa valer a pena.

Estilos musicais
A Odonto Fantasy não se prende a regras e padrões, e a cada ano inova, variando os estilos das diversas atrações nos vários ambientes da festa. Axé,pop, rock, forró, eletrônica, reggae, sertanejo. Todos os ritmos têm espaço nos palcos e tendas da Odonto, agradando assim a todos os gostos. Seja qual for a sua tribo, será sempre bem-vinda!

Jovens universitários de todo país
Tudo isso fez com que o sucesso do evento ultrapassasse os limites geográficos estaduais e conquistasse também os baianos, que já comparecem em massa, além de alagoanos e pernambucanos, que também já são presenças garantidas. A boa fama da festa está se espalhando principalmente entre os jovens universitários de todo o país, e hoje já temos festeiros cativos vindos de todas as regiões.

Economia
Em Sergipe, a Odonto Fantasy movimenta diversos setores da economia, desde os armarinhos, lojas de tecidos e costureiras, que lucram com a produção das fantasias, até os taxistas, ambulantes, e, é lógico, todo o setor hoteleiro e gastronômico que recebe os turistas que vêm para aproveitar o final de semana inteiro.

Atracões 2013
A festa que acontece dia 23 de novembro no Sitio Terêncio conta ainda com dois camarotes open bar premium e Devassa e tenda eletrônica com seis Dj´s.Palco Principal – Israel Novaes, Tomate, Wesley Safadão e banda Garota Safada e Léo Santana & Parangolé.Palco Mix – Filhos de Jorge, Maysa Reis, Daniel Vieira, Galã, Jaysa Costa e Sonora.

Projeto Eventos no Iate Clube
Há pessoas que freqüentam as casas dançantes da orla e há pessoas que não freqüentam, alias… algumas jamais foram, para tanto iremos proporcionar alternativas de entretenimento músico-dançante da melhor qualidade: (Sextas-feiras – Happy Hour a partir das 18h e aos Sábados (Sábado Dançante) com estreias marcadas para os dias 01 e 02 de novembro  no salão anexo II (Bar do Bel). Teremos sempre duas atrações de ótima qualidade para cada dia, sendo que, esporadicamente com atrações de nível nacional. É só aguardar a estréia para ver, teremos na sexta: Kadu Barone & Fabiana/ Ginaldo & Banda, no Sábado Medeiros & Seus Big Boys / Dudu Ferrazy & Rita Melody. Mesas podem ser adquiridas no Bar do Bel ou com Sobó e no Restaurante Nacib no Shopping Riomar. Contato: (79) 9977-3304 / 9925-4711 / 9977-4040.

Agenda
29 de outubro – Dia nacional da PSORÍASE. Hoje também é comemorado o dia nacional do LIVRO. Psoríase é uma doença de etiologia desconhecida, de evolução crônica, sujeita a remissões e recidivas, e caracterizada pela presença de escamas e eritema, produzindo-se eflorescências avermelhadas semelhantes a discos, com escamas prateadas. Para Monteiro Lobato, “um país se faz com HOMENS e LIVROS. 
Aconteceu há 80 anos (1933) – Janeiro – É criada a DESPS – Delegacia Especial de Segurança Pública e Social, transformada em Departamento Federal de Segurança Pública em 1944. Fevereiro – O Conselho Federal do Café é transformado, por decreto, em Departamento Nacional do Café. Maio – Realizadas eleições para a Assembleia Nacional Constituinte. Agosto – No dia 31, é fundada a ASI – Associação Sergipana de Imprensa. Novembro – Têm início os trabalhos da Constituinte, com a presença de uma única mulher, Carlota Pereira de Queirós, eleita por São Paulo. No âmbito mundial, Adolf Hitler torna-se, em 1933, primeiro-ministro da Alemanha. Um ano depois (1934), passa a chefe de governo e de Estado.
Fatos da atualidade – Em uma década, o Bolsa Família retira 22 milhões de brasileiros da miséria e dinamiza a economia nos grotões. Jovens brasileiros levam à Cúpula do Mundo Jovem os motivos das manifestações de junho. O encontro ocorreu em Johannesburgo, na África do Sul. A presidente Dilma solidarizou-se com o coronel PM agredido pelos Black Bloc. 5,4 por cento foi a taxa de desemprego em setembro, segundo o IBGE. Em agosto, o índice era de 5,3 por cento. Segundo o Instituto, a variação está dentro da margem de erro. O ex-governador, Senador e ex-presidente da CNI lança livro em Aracaju. A revista Vanity Fair faz 100 anos de existência.

Curtas
NA ARGENTINA, GOVERNO GARANTE QUE NÃO ESTÁ ENFRAQUECIDO APÓS A ELEIÇÃO. /// JORNALISTA GLENN GREENWALD PEDE QUE A ALEMANHA PROTEJA SNOWDEN. /// NOS ESTADOS UNIDOS, REVISÃO DE PROGRAMAS DE ESPIONAGEM ESTARÁ PRONTA ATÉ O FINAL DO ANO. /// BRASIL VAI PRODUZIR VACINA CONTRA RUBÉOLA E SARAMPO PARA PAÍSES POBRES. /// CAMPOS E MARINA DEFENDEM MANUTENÇÃO DE AVANÇOS DE FHC E LULA. /// PETROBRAS QUER REAJUSTE AUTOMÁTICO DOS PREÇOS DE COMBUSTÍVEIS. /// JUSTIÇA ORDENA PARALISAÇÃO DE OBRAS NA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE. /// GOVERNO BANCA PARA VALER SUA APOSTA NO PRÉ-SAL.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Congresso técnico

Está confirmada para a próxima terça-feira, 5 de novembro, a realização do Congresso Técnico relativo ao campeonato estadual de futebol da série A-1, que tem o seu início marcado para 12 de janeiro. Como já aconteceu em outras federações filiadas à CBF, a tendência em Sergipe é promover algumas modificações no esboço elaborado pela diretoria de competições da entidade mater de nosso futebol. É preciso esclarecer que nem a CBF nem sua representante em Sergipe, a FSF, tem poderes para impor um sistema de disputa único a todas as federações estaduais. Mas nos últimos anos tem sido assim. Os clubes, porém, são autônomos e devem atuar no antigamente chamado Conselho Arbitral em defesa de seus legítimos interesses. Se o nosso futebol só participa do campeonato da série D, não há razão para tanta pressa na disputa do certame estadual. Este é um assunto que vai ser discutido, sem dúvida, no Congresso Técnico. Um outro aspecto que é preocupante e sobre o qual já existe um relativo consenso é a ausência do Sergipe e do Confiança da primeira fase do estadual, por estarem estes clubes disputando, no mesmo período, a Copa do Nordeste. O correto, e a prática comprovou, em 2013, é que todos os clubes da série A participem de todas as fases do campeonato. Este é um direito que lhes pertence. Caberá, então, ao Sergipe e ao Confiança decidir sobre qual será a competição a ser priorizada. De outra parte, propaga-se a informação de que o presidente Carivaldo não permitirá a presença da imprensa esportiva na reunião do Congresso Técnico. Se essa proibição refere-se à participação nos debates, isso é absolutamente normal. Afinal, o assunto diz respeito única e exclusivamente aos clubes filiados. Mas se o pensamento é não permitir que a imprensa acompanhe a reunião, o que não acreditamos, aí se tratará de uma situação que caracteriza impedir o exercício da profissão. Um flagrante desrespeito à nossa Carta Magna. O importante é que os clubes compareçam sabendo quais posições pretendem adotar no Congresso Técnico. Quem sabe não seria interessante que os clubes promovessem uma reunião prévia entre eles? É importante ressaltar, por último, que todas as decisões aprovadas necessitam ser transcritas em ata específica da assembleia. Afinal, VALE O QUE ESTÁ ESCRITO. Essa providência elementar poderá evitar problemas que normalmente afloram somente depois de a fêmea do boi ter-se dirigido àquele local mais conhecido como BREJO. Prevenir é melhor do que remediar.

Parcerias público-privadas
O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, em menos de um ano à frente da PMA, já garantiu a vinda, para a nossa capital, de grandes eventos esportivos. Primeiro foi o campeonato mundial estudantil de vôlei de praia. Negociações já foram concluídas para que nossa cidade seja, também no próximo ano, sede dos JUBs, ou seja, Jogos Universitários Brasileiros, importante competição que reúne os universitários de todo o país. Com sua reconhecida experiência administrativa, reforçada pelo assessoramento competente dos secretários Carlos Batalha e Walker Carvalho, certamente os acordos firmados devem estabelecer uma contrapartida da iniciativa privada.

Parcerias público-privadas II
Tomando como exemplo os Jogos Universitários, no período de sua realização, no segundo semestre do próximo ano, serão criadas cerca de 30 mil diárias nos hotéis de Aracaju. Dessa forma, parece lógico que a rede hoteleira também participe das despesas, que não são pequenas em eventos da espécie. Claro que há outros setores de atividade econômica que também serão beneficiados pelo evento. Afinal, serão cerca de 2 mil e 500 visitantes durante dez dias, em nossa “barbosópolis”. É evidente que a municipalidade já terá um retorno significativo em impostos. É preciso que se estimule esse tipo de parceria, muito comum em todo o mundo. Por aqui, em nossa terra, as coisas são diferentes. É por isso que consideramos indispensável a introdução das PPPs. Projetos em que o Estado recebe apoio direto dos setores econômicos a serem beneficiados. Afinal, não é comum termos a criação de 30 mil diárias em apenas 10 dias. Vai ser excelente para a rede hoteleira. Mas os encargos não podem ficar apenas com o Estado. Nesse caso, com o município de Aracaju. Que venham novas promoções. Afinal, investir no esporte é facilitar a inclusão social. Bola branca para o nosso prefeito.

Conservação
A orla de Aracaju é considerada, com justiça, uma das mais belas do Brasil. Mas não é só isso. Além da beleza, a existência de vários equipamentos esportivos em toda a sua extensão merece aplauso dos turistas que nos visitam. É bom lembrar que conservação é uma palavra importante. Ainda bem que já há projetos, com verba carimbada, para a recuperação da área dos lagos. Aí está um setor em que se impõe uma outra parceria. Desta feita, envolvendo o Estado e o município de Aracaju.

Ginásio de esportes
Aracaju é uma das raras capitais dos estados brasileiros que não possui um ginásio de esportes. A Secretaria do Esporte e da Juventude bem que poderia sugerir ao prefeito a elaboração de um projeto para a construção de um ginásio moderno em Aracaju. O momento é excelente para uma iniciativa desse porte. O desenvolvimento esportivo de Sergipe pede a construção de outra praça esportiva da espécie. O velho Constâncio Vieira já não dá conta do recado. Vivemos uma fase positiva em termos de esporte, em nosso país. Nada como um novo ginásio para alavancar, ainda mais, o progresso dos nossos esportes, em especial os olímpicos.

Posse na CBBS
O desportista Ricardo Ribeiro, eleito em setembro, tomará posse, amanhã, 30.10, às 19 horas, no Salão Dourado do  Hotel Aquários, na presidência da Confederação Brasileira de Beach Soccer.

Aniversários
Ocorreu na última sexta-feira o aniversário da cronista esportiva Vanessa Assis, da Rádio Aperipê. Também registramos a data natalícia do comentarista Raniel de Jesus, da 930 AM. A ambos, os parabéns deste Espaço.

Ribeiro Neto
Convidado especial, o técnico e comentarista esportivo Ribeiro Neto participou, de forma positiva, do programa BOLA NA MESA, comandado por Raimundo Bolinha, na Rádio Cultura.

Memória esportiva
29 de outubro – Em 1922, no Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, o Brasil vence o Paraguai por 3 a zero e conquista o título do campeonato sul-americano de seleções. Formiga (2) e Neco marcam os gols da vitória brasileira. Em 1944 – fundada a Federação de Futebol do Estado de Rondônia. Em 1986, o River Plate, da Argentina, ganha do América de Cali, da Colômbia, por 1 a zero e vence a Libertadores pela primeira vez.

Jogo rápido
Governo brasileiro acredita que não haverá protestos durante a Copa do Mundo. /// Empresa dá calote e fica com a renda de Portuguesa X Flamengo. 810 mil reais foi o valor levado pelos “empresários”. /// CEF vai fiscalizar sorteio de ingressos mais populares. /// Platini defende expansão da Copa do Mundo para 40 seleções. /// Assessor especial de José Maria Marin tem dupla função: carregar a maleta do presidente nas viagens e funcionar como tradutor do inglês. /// Com acesso já garantido, o Palmeiras começa a conversar para renovar os contratos de seus principais jogadores. /// Amadense e Coritiba vão decidir no próximo domingo o título da série A-2.

PELO TWITTER

www.twitter.com/sergioalves1  Eu tento aprender, em especial a ouvir. Eu tento empreender, em especial por um mundo melhor. Eu tento ser, em especial um homem de caráter.

www.twitter.com/AntonioMNeto_  Os dias são obra de Deus para que os homens traduzam a sua capacidade de lutar em busca de promissoras conquistas. Boa semana, Bom Dia!

www.twitter.com/aidabrandao22  “A humildade é uma grande virtude…ser humilde não significa ser lagartixa…escravo, tolo…é a receita da sapiência…”

www.twitter.com/lidiacastelino1  Quanto ventríloquo de um texto só no Twitter.

www.twitter.com/salesneto1 "O mundo atual é muito agitado, muito barulhento, mas eu prefiro o barulho da democracia do que o silêncio das ditaduras" – Ancelmo Góis

DO LEITOR

Atenção Prefeitura de Aracaju
Do leitor Messias Gonçalves: “Devido a realização da festa da padroeira do Conjunto Bubio, Nossa Senhor Aparecida, a prefeitura de Aracaju, realizou uma verdadeira operação “força” tarefa, nas avenidas e ruas que circulavam a Basílica. Porém esqueceu de mandar os seus fiscais rondar as demais ruas para ver se estavam tudo em ordem. Como não fizeram, a antiga rua J-4, hoje chamada de Waldemar Francisco das Chagas, há mais de trinta dias, que exiete uma cratera (BURACO) mesmo, no meio da citada rua. Com o buraco, os odores são fortíssimos, vindo a prejudicar aqueles moradores.“

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frases do Dia
"Ouvi um barulho no portão, fui ver era a Lua nova."

“Quero um sorriso que dure uma quadra e dobre a esquina a iluminar-me.”

Nei Duclós, jornalista, poeta e escritor brasileiro, nasceu em 29 de Outubro de 1948.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais