Lembra do Capitão Planeta?

Quando lembro que assistia todos os episódios do Capitão Planeta percebo que comecei a ficar “verde” bem cedo (rsrs). Seus criadores o intitulam como o “primeiro e único” Eco Super-Herói. Se ele merece ou não esse título, não vem ao caso. O interessante é notar que há 21 anos foi uma das primeiras animações a levantar essa bandeira, plantando muitas mensagens positivas na memória de crianças que, como eu, passava horas em frente à televisão. Seu aniversário foi ontem, 15 de setembro.

No original em inglês Captain Planet And The Planeteers, ele foi criado no começo dos anos 1990 pelo empresário americano Ted Turner. Assim como outras animações, originalmente não foi pensado para o público infantil, mas acabou sendo exibido em programas matinais destinados as crianças. O super herói surgia da combinação dos poderes (terra, fogo, vento, água e coração) dos cinco Protetores que vinham de diferentes continentes do mundo recrutados por Gaia (o espírito da Terra), a protetora do planeta.

Os Protetores eram Kwame (Africa), Wheeler, Linka (ambos da América do Norte), Gee (Ásia) e Ma-ti (América do Sul) com seu inseparável macaquinho Suchi. “Pela união dos seus poderes, eu sou o Capitão Planeta”, brava o super-herói a cada nova aparição, que acontecia sempre que um novo risco de desastre ambiental estava prestes a se concretizar. Ele chegava, defendia o planeta dos vilões, aqueles que espalham poluição e destruição pelo mundo, e limpava, literalmente, a sujeira.

Antes de desaparecer ele soltava mais uma frase de efeito para os Protetores: "O poder é de vocês!", deixando claro através de uma metáfora que a atitude para mudar as coisas depende de cada um. Pena não termos um Capitão Planeta de verdade, mas sua mensagem deixou frutos. Nos Estados Unidos, seu país natal, existe hoje a Fundação Capitão Planeta, uma organização voltada para oferecer educação ambiental à juventude.

Eu não ando vendo muito desenho animado ultimamente, mas lembro como era divertido ver os Protetores defendendo o meio ambiente. Eu queria tanto ter um dos aneis de poder, só nunca conseguia saber qual deles era o melhor. Tomara  que as crianças de hoje tenham algo do tipo na televisão para ver e aprender. E para matarmos a saudade, de acordo com o portal Terra, a empresa Cartoon Network anunciou que fez um acordo com a Angry Filmworks para produzir um filme de ação baseado no desenho animado Capitão Planeta.  E o nosso herói vai resurgir…

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais