Mais partidos, menos democracia

0

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Por Luciano Martins Costa na edição 765/Comentário para o programa radiofônico do Observatório da Imprensa:

     
A questão da reforma política desapareceu das mídias com o refluxo dos protestos nas grandes cidades brasileiras. Nem mesmo a decisão do Supremo Tribunal Federal, de admitir o recurso dos embargos infringentes para metade dos condenados na Ação Penal 470, foi capaz de recolocar os manifestantes nas ruas, embora a imprensa tenha martelado durante meses na tese do “clamor popular”. Não apenas a reforma não andou, como ninguém saiu às ruas para exigir qualquer coisa, como a Justiça Eleitoral acaba de autorizar a criação de mais dois partidos políticos. Vêm aí, segundo os jornais de quarta-feira (25/9), o PROS e o Solidariedade.

O PROS, como o próprio nome indica, será a favor do governo – deste governo e, quem sabe, dos próximos. Já o Solidariedade ameaça se juntar à oposição, emprestando a reputação de seu fundador, o sindicalista Paulo Pereira da Silva, à provável candidatura presidencial do senador Aécio Neves, do PSDB.Mesmo com indícios de irregularidades na coleta de assinaturas de apoio, o Tribunal Superior Eleitoral resolveu aceitar o registro provisório das duas siglas, enquanto segue fazendo diligências.

Ora, sabe-se que, quanto mais próximas da regulamentação, mais força terão essas duas iniciativas para assegurar sua permanência, porque passam a atrair políticos que já ocupam cargos públicos, o que aumenta seu poder de pressão e deve reduzir o esforço diligente das autoridades eleitorais. Portanto, a imprensa já conta como certa a ampliação do número de partidos em atividade, para 32 agremiações.

A que serve a maioria deles?

Não é preciso ser mais esperto que Poliana para entender que são uma forma eficiente de ampliar o poder político de seus integrantes, que passam a negociar futuras alianças. Sem considerar o fato de que cada sigla que nasce ganha direito a uma cota do fundo partidário, a formação dessas agremiações se transforma num grande negócio a cada ciclo de eleições, com as negociações de apoio aos candidatos com mais votos, na concorrência pelo tempo da propaganda eleitoral na televisão e no rádio.

Como se sabe, mídia é essencial na disputa das urnas. Mídia paga pelo Tesouro, ou como atrativo para prospectar clientes de lobbies, melhor ainda.

A corriola do atraso – Interessante observar que o noticiário sobre a profusão de partidos não faz qualquer relação com o escândalo em torno da Ação Penal 470. Afinal, seja verdade que se tratava de pagamentos mensais a parlamentares para votar com o governo, ou seja comprovado que os condenados tenham prevaricado na prática do chamado caixa 2, o fato é que na origem de tudo está o sistema partidário. Se houvesse alguma racionalidade no debate que a imprensa propõe sobre o escândalo chamado de “mensalão”, há muito estaria em pauta a questão das siglas de aluguel.

Depois que alguns jornais trouxeram entrevistas e artigos de juristas abrindo, tardiamente, discussões sobre a teoria do “domínio do fato”, que levou à imposição de penas rigorosas à maioria dos 24 condenados na Ação Penal 470, correm nas redes sociais digitais calorosos debates sobre esse aspecto do julgamento.

O teor predominante nas opiniões de pelo menos três grupos de discussão que agregam jornalistas é uma suposta preocupação de juristas com a transformação dessa teoria em jurisprudência, o que viria a dificultar a defesa de réus importantes em alguns processos – como, por exemplo, governantes e donos de empresas.

Mas, afinal, o fim da impunidade dos poderosos não era o “Santo Graal” dos jornalistas, durante toda a barafunda que acompanhou o julgamento dos acusados no tal do “mensalão”? Faz-se um enorme barulho sobre as supostas consequências de um sistema partidário que favorece negociatas, e depois baixa esse silêncio escandaloso diante da evidência de que a criação de partidos passou a ser mais um negócio no dinâmico mercado de verbas públicas. Aliás, guardadas as devidas proporções, parece muito mais fácil criar um partido político do que abrir uma empresa no Brasil.
A imprensa parece conformada à situação. O noticiário político se concentra nos principais protagonistas, e deixa de lado a arraia miúda que os cronistas de Brasília chamam de “baixo clero”, muitos dos quais se abrigam nos partidos de aluguel.
Os jornalistas se esquecem que é nessa corriola que as forças reacionárias cultivam os votos que atrasam o desenvolvimento do país, como a tentativa de desmontar a legislação ambiental e outras questões fundamentais, como a consolidação dos direitos de minorias.

Foi assim na Constituinte de 1986-88, segue sendo assim 25 anos depois.

Blog só na segunda-feira, 30
O blog não será atualizado neste sábado, 28. Retorna normalmente na próxima segunda-feira. Bom fim de semana para todos.

Amigos de Laércio querem ele disputando reeleição
Como o blog informou ontem o deputado federal Laércio Oliveira está deixando o PR para assumir em Sergipe o Solidariedade, partido novo que tem a liderança de Paulinho da Força Sindical e que fará oposição a presidente Dilma. Até aí nada demais. Porém um amigo de Laércio confidenciou sua preocupação com o que ele entende que é uma tentativa de rifar o deputado da eleição 2014.

Amigos de Laércio querem ele disputando reeleição II
Segundo o amigo, estão tentando botar nas cabeça de Laércio que ele dispute a eleição para o Senado Federal. E disse que o motivo é que já negociaram os votos de Laércio para deputado federal com o deputado estadual Zé Franco. Foi o compromisso firmado para conseguir segurar o PDT. E o pior é que Laércio vai para o Solidariedade com o compromisso de manter a vaga de deputado federal. E agora? Quem deseja colocar Laércio na berlinda?

Itabaiana: prefeito mantém compromisso com servidores
Nestes primeiros meses à frente da administração de Itabaiana, o prefeito Valmir de Francisquinho, apesar de todas dificuldades financeiras vem honrado o pagamento dos servidores dentro do mês. Nesta sexta-feira todos os servidores estão recebendo os salários. Aliás, todos não, os professores receberam na semana passada. Bem diferente da administração passada….

Projeto não foi lido na pauta
Apesar da imprensa ter anunciado que a presidente da Assembleia, deputada Angélica Guimarães tinha assumido o compromisso de fazer a leitura do projeto de empréstimo de R$ 160 milhões na quinta-feira, isso não ocorreu. Ela chegou no final da sessão e só fez assinar alguns documentos no plenário.

Adelson desabafa e apenas reforça o que o blog vem dizendo
O deputado estadual Adelson Barreto, com razão fez um desabafo na Assembleia contra alguns secretários (não citou nomes) que passam três meses para atender um deputado. Adelson lamentou a falta de respeito e lembrou que já disse ao governador em exercício Jackson Barreto que é da base aliada. Imagine se fosse oposição.

Fábrica de caminhões

Em discurso na Assembleia Legislativa  a deputada Maria Mendonça informou que a empresa Kamaz de fabricação de Caminhões que emprega mais de 56 mil funcionários em diversos países do mundo quer se instalar no Brasil. A Kamaz é a maior fabricante de caminhões da Rússia.

Viabilidade
Nos estudos de viabilidade da empresa para definição de qual estado à empresa se instalará está o estado de Sergipe que segundo a deputada é um estado que se credencia com um grande potencial para a instalação, mais de perto no município de Itabaiana, Capital Brasileira do Caminhão.

Luta para instalação em SE
Maria em seu discurso fez um apelo aos colegas deputados para que todos junto lutem pela instalação dessa empresa no estado de Sergipe. Ainda em sua fala, a deputada solicitou ao governador em exercício Jackson Barreto uma audiência com o Prefeito de Itabaiana, Valmir dos Santos Costa, com empresários itabaianenses e a classe política da cidade serrana para que os mesmos possam levar essa reivindicação e assim o governo do estado possa fazer todo um levantamento de viabilidade, e assim vê as possibilidades de cooperação, inclusive com incentivos estabelecidos em lei, dependendo o número de emprego a ser gerado pela empresa.

Incentivos
“Não tenho dúvida que o estado oferecendo incentivos fiscais e as condições necessárias, Itabaiana será a cidade escolhida para a instalação da empresa, pois, tem uma gente trabalhadora e empreendedora, com um bom nível educacional e profissional, além de ser a capital brasileira do caminhão”, defendeu Maria.

Zé Franco pede obras estruturantes para Socorro
O deputado estadual Zé Franco (PDT) protocolou na Assembleia Legislativa quatro indicações pedindo ao Governo do Estado obras estruturantes para o município de Nossa Senhora do Socorro. Os requerimentos pedem o recapeamento asfáltico do Anel Viário dos povoados Sobrado, Santa Cecília e Boa Viagem, localizados às margens da BR-101. “A Prefeitura de Socorro vem executando a pavimentação em todos os bairros. Cerca de 300 ruas já foram beneficiadas. A população quer posto de saúde de qualidade, segurança e professores nas salas de aula, mas também quer ruas asfaltadas que proporcionem mais conforto no seu deslocamento", afirmou Zé Franco.

Palestina e Guajará
Zé Franco tem o mesmo entendimento para os povoados Palestina e Guajará, situados na região do Complexo Jardim. Ele apresentou requerimento solicitando a pavimentação de todo o Anel Viário destes povoados. “São regiões ainda carentes de pavimentação. A população tem exigido, e com muita razão, que o poder público tome providências nestes dois locais. Tenho certeza que na medida do possível o governo do Estado incluirá estas obras no orçamento”. Zé Franco também solicitou o recapeamento asfáltico dos povoados Taiçoca de Fora e Taiçoca de Dentro.

Petrobras pode ter descoberto grande reserva de petróleo em Sergipe
Do UOL, em São Paulo: Uma avaliação inicial na costa de Sergipe mostra que uma área controlada pela Petrobras e um parceiro indiano possivelmente possui mais de um bilhão de barris de petróleo, disseram à agência de notícias "Reuters" fontes do governo e da indústria. A informação reforça esperanças de que a região se tornará, em breve, a maior nova fronteira petrolífera do país.

Quantidades
A Petrobras (PETR4) e a IBV Brasil, uma joint venture igualmente dividida entre as indianas Bharat Petroleum e a Videocon Industries, avaliaram que o bloco marítimo de exploração SEAL-11 contém grandes quantidades de gás natural e petróleo leve de alta qualidade, segundo cinco fontes do governo e da indústria com conhecimento direto sobre os resultados da perfuração.

Se confirmada, uma das maiores do mundo
O bloco SEAL-11 e suas áreas adjacentes, a 100 quilômetros da costa do Estado de Sergipe, podem conter mais de 3 bilhões de barris de petróleo "in situ", segundo duas das fontes. Se confirmada, a descoberta seria uma das maiores do ano no mundo. A Petrobras detém 60% do SEAL-11, enquanto a IBV possui 40%.

2015
O número exato somente será conhecido quando os planos de avaliação forem concluídos em algum momento de 2015, disse uma fonte da BPCL na Índia sob condição de anonimato. Alguns especialistas da indústria acreditam que os testes podem demorar mais, pelo fato da Petrobras estar atualmente sobrecarregada com outros investimentos gigantescos e estar enfrentando dificuldades para levantar fundos.

Agenda
Como este é o último BLOG desta semana, vamos destacar os eventos que compreendem o período de 27 a 29 de setembro.
27.09 – Dia mundial do turismo, Dia Nacional da Doação de Órgãos, Dia de São Cosme e Damião, e também da MPB – Música Popular Brasileira e do Encanador.
28.09 –  Dia mundial de combate à raiva, da Lei do Sexagenário e da Lei do Ventre Livre. Já domingo, 29 de setembro, marca o dia do petróleo, do anunciante, do policial e ainda o dia marítimo mundial e o dia mundial do coração.
Pagamento de tributos custa à indústria brasileira 24,6 bilhões de reais. Este valor equivale ao dobro do que é investido em inovação e a 10 por cento da folha de pagamentos em 2012. Tremor de terra de 7,7 graus deixa 45 mortos e cria nova ilha no Paquistão. Mais de 450 milhões de smartphones serão vendidos só na China, no próximo ano. Instituto Butantã inaugura prédio com acervo de cobras e insetos, após incêndio ocorrido há 3 anos. Vaqueiros têm profissão aprovada pelo Congresso Nacional. O primeiro registro que alude à atuação de um vaqueiro data de 1549. Na Rússia, grupo de pais pede a Putin que proíba shows de Elton John no país, pois o cantor inglês tem intenção de fazer propaganda gay. Ativista brasileira poderá ser processada na Rússia. Governo federal fecha acordo para mais verba para a saúde. Ben Johnson, um dos maiores atletas de todos os tempos, volta ao Estádio Olímpico de Seul. Desta feita, participando de campanha contra o doping. CMA deverá anular votação do projeto que aprovou tarifa de ônibus a 1 real aos domingos. Várias greves continuam, em Sergipe. Partido de Marina enfrenta dificuldades de regularização perante a Justiça Eleitoral. Enquanto isso, o PROS e o SOLIDARIEDADE já foram homologados, oficialmente. Depois dos PRÓ, espera-se o surgimento de um partido dos CONTRA.

Curtas
HADDAD ENTREGA PLANO DIRETOR E APOSTA EM DESCENTRALIZAÇÃO DE SÃO PAULO. /// PROJETO DE LEI PREVÊ CONSTRUÇÃO DE PRÉDIOS PRÓXIMOS AO TRANSPORTE COLETIVO. /// COMISSÃO APROVA VOLTA DE FUSO COM 2 HORAS A MENOS PARA O ACRE E O AMAZONAS. /// AVIÃO DE QUADRILHA QUE FOI DERRUBADO PELA POLÍCIA FEDERAL PASSA POR PERÍCIA EM SÃO PAULO. /// EX-DIRETOR DO BANCO RURAL É O PRIMEIRO CONDENADO DO MENSALÃO MINEIRO. /// NA ONU, PRESIDENTE DO IRÃ COBRA ISRAEL SOBRE ARMAS NUCLEARES. /// SENADO APROVA NOME DE PATRIOTA PARA REPRESENTAR O BRASIL NAS NAÇÕES UNIDAS. /// CORPO DE DOMINGUINHOS É LEVADO PARA GARANHUNS.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Iniciativa louvável
A forma como a FSF encaminhou o problema do pequeno espaço reservado para o campeonato estadual dentro do calendário oficial da CBF para 2014 e como a sugestão foi de pronto reconhecida pela entidade mater do futebol brasileiro assumem um aspecto emblemático, simbólico. O que tem faltado, há muito tempo, é coragem das federações, principalmente as de menor porte, para colocar suas posições. O presidente Carivaldo de Souza, bem assessorado por seu vice, Milton Dantas, que é, também, dirigente da Liga do Nordeste, falou, por telefone, com Virgílio Elísio, o baiano que comanda o departamento de competições da CBF e expôs, objetivamente, como ficam sacrificados os campeonatos das federações que, a exemplo de Sergipe, não possuem representante nas séries A, B e C. A resposta veio rapidamente, com o dirigente Virgílio atendendo, de forma imediata, a pretensão do futebol sergipano. Assim, o certame estadual ganha mais de um mês para sua realização. Foi, de fato, uma vitória do bom senso. Torcemos para que, de agora em diante, o presidente Carivaldo de Souza aja sempre dessa forma, ao contrário daquela superada política do AMÉM, absolutamente prejudicial aos legítimos interesses de nosso pobre futebol.

34 Anos
No próximo domingo, o radialista Raimundo Macedo vai completar 34 anos à frente do Show Esportivo, programa apresentado de segunda a sexta-feira, às 18,05 horas, na Rádio Aperipê. O famoso “Pingo de Leite” já prepara a festa dos 35 anos, que serão comemorados no próximo ano. De rádio, Raimundo Macedo tem 38 anos. É, também, jornalista e repórter da TV Atalaia, além de integrar o elenco das emissoras Liberdade 930 AM, como narrador esportivo e apresentador, na 630, a pioneira do rádio sergipano.

Riachão do Jacuípe
Município baiano que fica bem perto de Feira de Santana e a 186 quilômetros de Salvador tem um time de futebol que vai disputar a Taça Governo do Estado. A cidade tem 43 mil habitantes. A curiosa notícia que de lá chega é a que dá conta do sistema que será empregado para a escalação da equipe, que não mais dependerá do seu treinador, Emerson Pereira. A escalação dos titulares e reservas será feita através de aplicativo para celulares e tablets chamado “Total Choice”. A partir do jogo contra o Vitória, no dia 12 de outubro, o torcedor vai fazer uso do revolucionário mecanismo, para escalar a equipe jacuipense. Os dirigentes acreditam que na primeira experiência haverá, pelo menos, a participação de 1.000 torcedores.

Calendário 2014
A CBF pediu boa vontade ao movimento criado por 75 jogadores profissionais que propugna por modificações no calendário oficial do futebol brasileiro. Os principais nomes desse movimento são Alex (Coritiba), Paulo André (Corinthians), Valdívia (Palmeiras), Edu Dracena (Santos), dentre vários outros.

Sindicato X Movimento
O novo movimento, denominado BOM SENSO FUTEBOL CLUBE, não quer a participação do Sindicato dos Atletas Profissionais, sob a alegação de que seus dirigentes nunca se preocuparam com a questão agora levantada. Além de jogadores, também alguns técnicos de renome apoiam o movimento, como Tite, do Corinthians e Oswaldo de Oliveira, do Botafogo.

Guidon
O técnico Guidon assumiu o comando do Canindé. Sua estreia será no próximo sábado (28.09), em Tobias Barreto, contra o Amadense.

Coritiba
Completando a rodada, o Coritiba enfrentará o Maruinense, no domingo, no Vavazão, em Maruim.

Liga do Nordeste
O sorteio dos grupos da Copa do Nordeste vai acontecer no dia 8 de outubro, em Salvador.

Fiori Gigliotti

Faz, hoje, sete anos que nos deixou o emblemático narrador esportivo do rádio paulista, que brilhou intensamente, durante décadas, principalmente na Rádio Bandeirantes. O falecimento de Fiori ocorreu no dia 27 de setembro de 2006, portanto num dia dos santos gêmeos Cosme e Damião. Sem dúvida, um dos maiores nomes do jornalismo esportivo de nosso país.

MEMÓRIA DO ESPORTE
NUNES RIBEIRO – Antes de atuar na Liberdade, com Silva Lima, Nunes Ribeiro chegou a colaborar com a Rádio Difusora. E após ter trabalhado ao lado de Raimundo Almeida e Silva Lima, sob o comando deste último, na emissora da Rua Itabaianinha, o homem do gol da p… também teve uma passagem pela Jornal, colaborando com Narciso Machado.
ANTONIO NUNES – Foi bandeirinha, isto é, árbitro auxiliar, por muitos anos, no quadro da antiga FSD. Foi ele quem levou uma carreira de um cachorro que invadiu o gramado do antigo estádio estadual, na fase pré-Batistão.
RIBEIRO – Motorista, dono de um carro de praça que fazia ponto na Praça General Valadão. Era quem mais transportava as equipes esportivas das emissoras sergipanas para as coberturas no interior do Estado (décadas de 50 e 60).
JOSÉ AMÉRICO – De 1970 em diante, já então chamados de taxistas, dessa categoria surge a figura de Zé Américo, que  substitui o veterano Ribeiro nessa tarefa. Ambos eram inteiramente integrados às equipes citadas (principalmente da Jornal e da Atalaia).
27 de setembro – Em 1914, o Brasil vence a Argentina, por 1 X 0, em Buenos Aires, e conquista a primeira edição da Copa ROCA. O gol brasileiro, marcado por Rubens Sales, foi o primeiro em competições oficiais da seleção. A Copa Roca era disputada apenas pelo Brasil e pela Argentina. Das 12 edições disputadas, o Brasil venceu oito, e a Argentina, quatro.

Jogo rápido
Real Moitense, com duas vitórias em dois jogos, garante vaga na semifinal da Liga do Nordeste de futsal. /// Federação Carioca peita CBF e promete estadual mais enxuto em 2014. /// Felipão legitima movimento de atletas e critica o calendário europeu. /// Diego Costa poderá disputar o mundial pela Espanha.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Gilbertotv  Esperava uma coisa e aconteceu outra. Normal, você não ganha todas mesmo.

www.twitter.com/lukinhasdj  Acabei de ver no filme que "os olhos são os mamilos do rosto".

www.twitter.com/revinhogama Café é para viciados em estimulantes… Eu me mantenho acordado naturalmente, pensando nas péssimas escolhas que eu fiz na vida…

www.twitter.com/ThalesBrandao  Chega um dia em que você acorda para a vida – guardando algumas pessoas na mente e excluindo outras mais rapidamente.

www.twitter.com/esmeraldoleal  DILMA falou grosso para os Estados Unidos (parabéns), porém, fala fino para o Agronegócio (monocultor, transgênico, envenenado e devastador)

www.twitter.com/sargentoedgard  O Tamanho de qualquer ser humano se mede do pescoço para cima. A altura física é apenas o bio-tipo.

ARTIGO

Incidentes do seguro DPVAT  por Ribeiro Filho*

Se você ou algum parente sofreu um acidente e quer receber o seguro DPVAT melhor esperar sentado porque em pé cansa.
O ditado popular está corretíssimo, primeiro você terá que enfrentar a burocracia do serviço público para fornecer cópia das guias de internamento nos hospitais, Boletim de Ocorrência, laudo da perícia do IML etc., depois vem a chatice de entregar toda documentação no Sincor-SE, as responsáveis pelo sindicato só abrem a tarde e determinam um número máximo de atendimento, elas abrem o estabelecimento às 13hs, e às14hs e já não pode não ser mais atendido.

Depois vem a parte mais complicada, a decisão final sobre quanto você deverá receber da Seguradora Líder, que tem sede no Rio de Janeiro. Não sei bem porque, mas toda documentação é enviada para a Centauro Seguros (ela não avalia, não decide nada), que depois encaminha para a Líder, que examina a documentação e define o valor a ser pago, o que faz mesmo a Centauro Seguros?

O problema maior no momento não é recolher toda documentação e encaminhar para a seguradora, em Sergipe paira sobre aqueles que sofreram acidente e querem receber o seguro DPVAT, a sombra negativa da Turma Recursal do TJ-SE. Desde que recebemos o pagamento do Seguro, entramos em contato com três escritórios de advocacia que trabalham com o seguro DPVAT, para recorrer do valor pago pela Líder R$ 4.752,00.

Meu pai que hoje tem 84 anos, sofreu um atropelamento em 2009, no qual fraturou a perna e teve atestado no laudo do perito do IML invalidez permanente, o que pela normas do seguro DPVAT, deveria receber o valor total do seguro, R$ 13.500,00. Depois do acidente e por conta dele, fraturou o ombro numa queda e depois fraturou a bacia em outra queda, hoje está numa cadeira de rodas.

Acontece que desde novembro de 2012, data que começamos a entrar em contato com os escritórios de advocacia, os advogados contatados afirmaram que não adianta entrar com recurso, pois a Turma Recursal está negando todos os pedidos, não importa qual seja a matéria ou a natureza do pedido do recurso. Todos os escritórios consultados orientaram para esperar mudar essa Turma Recursal para poder entrar com o pedido, já estamos esperando há quase um ano e nada e mudar.

Os funcionários públicos da justiça assim como os políticos ainda não entenderam que nós somos os patrões, somos nós que provemos seus ricos salários (algo em torno de 30 mil reais) e que eles devem estar a serviço da sociedade para julgar com imparcialidade. Essa turma precisa entender que eles não trabalham para a seguradora Líder, ou para atender aos interesses dessa seguradora.

A Corregedoria do TJ-SE precisa tomar conhecimento disso e tomar uma atitude, a comprovação do que estou aqui denunciando pode ser apurada verificando o teor das sentenças dessa Turma Recursal sobre os recursos do Seguro DPVAT e o numero de recursos que os advogados deram entrada de 2012 para cá. A partir dessa análise pode-se perceber que o número de recursos diminuiu drasticamente ou até mesmo acabou.

Não queremos nenhuma licenciosidade do TJ-SE, apenas o dever cumprido com a devida imparcialidade, afinal pagamos muito caro aos senhores juízes para que isso se cumpra.

Deixamos aqui nossa dúvida para análise do Ministério Público Estadual e Federal: o que era feito com dinheiro do Seguro DPVAT antes da divulgação de sua existência nos veículos de comunicação de massa? Somente a partir do ano de 2012 começou a ser divulgado que as vítimas de acidentes de trânsito ou parentes tinham direito a receber esse seguro. Seguro que pagamos anualmente ao despachar nossos veículos. Antes disso as vítimas e os parentes das vítimas não tinham conhecimento do seguro e a maioria não dava entrada para receber…

*Graduado em Comunicação Social pela UFS/Mestre em Sociologia pela UFS

DO LEITOR

Colocando a Boca no Trombone
E-mail enviado por Adriano Araújo, líder comunitário e pres. da Associação de Moradores do 17 de Março, bairro Novo: “A Comunidade do Bairro novo 17 de março, estar insatisfeita com atual Administração do Prefeito João Alves filho, foi deixadas varias obras em andamento pelo Ex.prefeito de Aracaju,Edvaldo Nogueira, a exemplo de uma construção de uma praça do esporte e da cultura,uma Escola Municipal,um Centro produtivo para realização de Cursos profissionalizantes para a população.o posto de Saúde em anexo ao centro produtivo, e já se faz 9 messes do atual governo municipal e nada da conclusão destas obras. O prefeito João Alves filho apenas deu ordem de serviços da Praça que estar andando como passo de tartaruga, foi dada a ordem de serviços também da construção de uma Creche,apena só murou o terreno e colocou uma placa da logomarca da PMA,como também foi dada a ordem de serviço da construção de um Posto de Saúde,que o mesmo poderia fazer uma mudanças nas dependência  do Centro produtivo e fazer a Inauguração do posto de Saúde para que a população possa ser atendida imediatamente na área da Saúde o mais rápido possível ,nesta governo só falta apena boa vontade do prefeito mais não tem boa vontade para a população o povo  vai ter ainda que espera mais um ano no final de 2014, para poder ser atendido no posto de Saúde do bairro 17 de março com a construção do mesmo , como também os moradores da 3ª Etapa Reivindica melhoria de Infrestrutura de mais de 35 ruas e 4 avenida,os moradores desta área  estão vivendo em condições precárias e desumana ,mais de 12 ruas ainda estão Interditada,deste o inicio do ano,estas ruas não se que passa uma ambulância e nem viatura da policia,e nem os condutores de veículos e moradores,varias crianças e moradores ficarão e estação doentes por causa do grande Lamaçal e esgoto a Céu aberto,o mosquito transmissor da dengue estar correndo solto no bairro alem de outros insertos prejudicando a saúde das crianças e de toda população, a Associação de moradores já encaminhamos ofícios a secretaria municipal de saúde solicitando a presença dos agente de Ademias na área e o carro fumacer para amenizar a situação, o prefeito de Aracaju,Drº João Alves filho tem que respeitar o Direito do Cidadão, como estar inserida na constituição federal no artigo 5º e 6º ,Moradia Digna,Educação,Saúde,Segurança,Emprego,Assistência Social para o cidadão brasileiro, e o prefeito nem estar ai, Informamos a todos que a Associação comunitária de Moradores do Bairro 17 de Março,entrou com uma representação popular com abaixo assinados e ofícios,fotos e vídeos das condições precária da população,junto ao Ministério Público solicitando uma Audiência com a prefeitura e EMUR,e Ministério Público e a população do bairro,na representação junto ao ministério público foi citada as condições precárias que vivem os moradores do bairro 17 de março,não temo,Escola pública,não temos,Saúde,não temo assistência Social,e não temos Segurança,na realidade a população não tem nada por parte deste governo municipal.precisa  que o ministério público de Sergipe tome uma posição junto a prefeitura de Aracaju,para que as melhoria possa chegar na comunidade, por se tratar de um bairro novo,com mais de 4.000 Mil moradia popular,construída pela gestão passada e por isso  que o prefeito de Aracaju João Alves,não tem respeitado e nem dado  atenção a estar população que tanto precisa de atenção por parte dos nossos governantes.Somos uma População com mais de 10 Mil Habitante,ainda os moradores das 800 casas e apartamentos que tomaram posse no ultimo dia 22 de março do corrente ano não receberam os matérias como portas,janelas,vasos sanitários,caixa de descarga,caixa d’água,e toda fiação Elétrica  para fazer a recomposição das casas que estava danificada por vandalismo,a prefeitura de Aracaju,divulgou em meios de comunicação e jornais que a PMA já tinha entregado mais  de 80% das famílias já receberam os matérias,o presidente da associação de moradores ADRIANO ARAUJO, Informa que não e verdade acho que  apena 20% receberam os matérias,e necessários que a prefeitura e EMURB,faça um Mutirão para entregar o mais rápido possível estes matérias a população,os moradores não estão tendo condições de arcar com esse matérias,já que as famílias foram contempladas  com as moradias populares e que a prefeitura tem q              eu entregar as casa como manda a Lei federal do projeto minha casa minha vida, se não a associação vai entrar agora com uma representação junto ao Governo Federal e ao Ministério Público Federal,relatando as péssimas condições das cassa que atual Administração Entregou a população. esperamos que o prefeito João Alves filho tenha mais respeito a nossa população.”

Blog no twitter:   www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"É preciso deixar tudo para ganhar tudo. "

Afonso de Ligório (Santo Afonso), bispo italiano, nasceu em 27 de Setembro de 1696 e morreu em 1787.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários