Malandragem política

Quase todos os partidos têm procurado tirar proveito eleitoral dos protestos feitos pelos jovens brasileiros. Descaradamente, utilizam as imagens das fantásticas manifestações enquanto insinuam terem participado dos atos públicos contra a corrupção, o aumento das tarifas e em defesa de reformas estruturais para o país. Os políticos que tentam enganar o povo com a imagem de bom moço são os mesmos que mantiveram o mandato do deputado federal Natan Donadon (PMDB/RO), um safado condenado por vários crimes e que está na penitenciária. São justamente esses políticos velhacos que se recusam a fazer a reforma política reclamada nas ruas pelos jovens, que se locupletam com o dinheiro público e fazem quaisquer negócios para se perpetuarem no poder. Tomara que o cidadão não esqueça disso na hora de votar em 2014.

Quantos somos

A população estimada de Sergipe é de 2,19 milhões. A informação foi divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Aracaju é a cidade mais populosa do estado, com 614.577 habitantes. A segunda maior é Socorro, com 172.547 moradores. Lagarto tem 100.330 habitantes, enquanto em Itabaiana residem 91.873 pessoas. O levantamento do IBGE, feito em junho passado, mostra que São Cristóvão é o 5º município mais habitado de Sergipe, com 84.620 moradores.

Conversa

Os governadores licenciado Marcelo Déda (PT) e em exercício Jackson Barreto (PMDB) se reúnem segunda-feira em São Paulo. O encontro visa discutir a administração estadual, que vem sendo tocada por Jackson desde que Déda se afastou para tratar um câncer no estômago. Espera-se que o petista dê a Barreto a carta branca que ele tanto precisa para implantar seu estilo de governar, pois Sergipe não pode continuar indefinidamente nesse chove não molha.

Mudança

Desde ontem à noite, Fernanda Tenório Ribeiro Machado (PTC) é a nova prefeita de Brejo Grande, município sergipano localizado na foz do Rio São Francisco. Ela substitui Anderson Ferreira Bastos (PSB), que teve a cassação dos direitos políticos mantida pela Justiça Eleitoral. Fernanda foi a segunda mais votada, com 1.901 sufrágios. Como disputou o pleito sub judice, os votos de Anderson não foram divulgados.

PMN reunido

O Partido da Mobilização Nacional promove no próximo dia 13 um Encontro Estadual. Será no plenário da Assembléia Legislativa e deverá ser prestigiado pela direção nacional do PMN e pelos deputados federais Chico Tenório (AL), Carlos Alberto (RJ) e Jackeline Roriz (DF). Segundo o presidente estadual Antônio Luiz, durante o encontro deverá ser definido um acordo com o PSDB com vistas às eleições estaduais de 2014.

Paralisação

Depois do fracasso de público que foi a última paralisação organizada pelas centrais sindicais, sindicalistas tentam hoje novamente paralisar o Brasil. O movimento reivindica o fim do fator previdenciário; redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais; não ao projeto de Lei 4.330; 10% do PIB para a educação; 10% do orçamento da União para a saúde; reforma agrária e política agrícola.

Valentão

E o vereador aracajuano Agamenon Sobral (PP) acha que os integrantes do Movimento Não Pago são vândalos, vagabundos. Tudo porque a rapaziada lançou alguns ovos contra a Câmara em protesto porque os vereadores não quiseram instalar a CPI dos transportes. Metido a valentão, Agamenon disse que, se tivesse sido atingido por um dos ovos, os manifestantes iam ver com quantos paus se faz uma canoa. Que bicho brabo, né?

Rede furada

A Justiça Eleitoral negou pedido de liminar para obrigar os cartórios eleitorais a publicarem, em 24 horas, a lista das assinaturas em apoio ao partido Rede Sustentabilidade, que não foram validadas dentro o prazo. No entendimento da ministra Laurita Vaz, o pedido da ex-senadora Marina Silva não tem amparo legal. A ministra também determinou que os cartórios eleitorais de Sergipe e de outros 14 estados concluam, em 48 horas, as providências indispensáveis à retomada da regularidade do trâmite processual, especialmente com relação aos prazos.

Mínimo

O novo valor do salário mínimo deverá ser R$ 722,90. O reajuste passa a valer em 1º de janeiro de 2014. O valor atual é R$ 678, muito pouco para o trabalhador sustentar a família com o mínimo de dignidade. A proposta de reajuste do salário mínimo deverá ser votada até o final do ano pelo Congresso Nacional.

Do baú político

Indicado prefeito de Aracaju graças a um acordo entre as lideranças arenistas, o médico Gileno Lima foi ‘fritado’ pelo governador Lourival Baptista. No livro ‘Julio Leite, o chefe invisível’, o jornalista Ricardo Leite fornece detalhes sobre a jogada arquitetada pelo governador. Primeiro este não foi à solenidade de posse na Prefeitura. Meses depois, a Câmara de Vereadores aprovou um projeto isentando o Banco de Fomento de Sergipe – hoje Banese – do pagamento de impostos municipais. O prefeito sentiu o golpe e vetou o projeto. Chateado, Lourival o convoca para uma conversa e propõe: “Gileno, você viaja, o prefeito interino assina a lei e você não se desgasta”. Na bucha, Gileno Lima se demite. Era o que o governador mais desejava. Deixa por vários meses comandando da Prefeitura o presidente da Câmara José Teixeira Machado. Depois, sem respeitar o acordo com a turma dos ex-PSD e ex-PR, indica como prefeito o economista Aloísio de Campos, nome tirado do bolso do colete. No dizer do então deputado estadual Jaime Araújo, peemedebista oriundo do PR, o ato de Lourival “foi um esbulho, uma usurpação”.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais