Mapa do poder dos conselheiros

 

Amanhã, 04 termina o recesso das sessões plenárias do TCE de Sergipe com a primeira sessão deste ano. Os tribunais de contas possui formas operacionais diferenciadas, onde a influência do conselheiro sobre esta operacionalização vai variando de acordo com a sua estrutura operacional.

O leitor precisa avaliar essas características operacionais porque elas influenciam demais nos bastidores onde alguns tribunais de contas, por conta desta estrutura, faz com que seus conselheiros tenham mais poder do que deveria. São três os grupos ou características estruturais nos tribunais de contas no Brasil:

Características do 1º grupo – Possui uma Direção Técnica ligada ao Presidente; Toda a área técnica e subordinada a Direção Técnica; Os processos são sorteados entre os conselheiros de forma aleatória; O processo tem sua fase de instrução realizada pela área técnica sem a influencia do Conselheiro relator; O processo só chega ao relator apos concluída a fase de instrução; As inspeções e Auditoria aos jurisdicionados são programadas anualmente pela Direção Técnica;Os procedimentos de Auditoria são definidos pela Direção Técnica, os técnicos são responsáveis pela execução destes procedimentos; Caso haja recurso no processo, que trata o recurso é o pessoal da assessoria do conselheiro, voltando a área técnica apenas quando o conselheiro precisa de informação adicional para dar o seu voto. Detalhe: Neste tipo de operacionalização a influência do conselheiro relator sob a área técnica é quase nula.

Características do 2° Grupo – Possui uma Direção Técnica ligada ao Presidente; Toda a área técnica e subordinada a Direção Técnica; Os jurisdicionados são divididos ente os Conselheiros, que relatam todos os processos dos jurisdicionados da sua área de comando. Os processos tem seu relator de acordo com a área de comando de cada conselheiro, ou seja não há sorteio; O processo tem sua fase de instrução realizada pela área técnica sem a influencia do Conselheiro relator; As inspeções e Auditoria aos jurisdicionados são programadas anualmente pela Direção Técnica, podendo haver solicitações por parte do conselheiro tem relação aos jurisdicionados da sua área de comando;Os procedimentos de Auditoria são definidos pela Direção Técnica, os técnicos são responsáveis pela execução destes procedimentos; O processo só chega ao relator apos concluída a fase de instrução;Caso haja recurso no processo, que trata o recurso é o pessoal da assessoria do conselheiro, voltando a área técnica apenas quando o conselheiro precisa de informação adicional para dar o seu voto. Detalhe: Neste tipo de operacionalização a influência do conselheiro é relativa tendo em vista que ele poderá exercer o poder  de pressão sobre os jurisdicionados da sua área de comando.

Características do 3° GrupoPossui uma Direção Técnica ligada ao Presidente; os jurisdicionados são divididos ente os Conselheiros, que relatam todos os  processos dos jurisdicionados da sua área de comando; Cada conselheiro tem sob sua subordinação um grupo de técnicos coordenados por uma pessoa da confiança do conselheiro; A Direção técnica não tem influência sobre a área técnica, sendo responsável apenas pela respostas de alguns questionamentos externos e assessora a presidência; O processo tem sua fase de instrução realizada pelos técnicos subordinados ao conselheiro que comanda determinada área; As inspeções e Auditoria aos jurisdicionados são definidas pelo coordenador, pessoa da confiança do conselheiro;Os procedimentos de Auditoria não são padronizados, cada coordenadoria pode definir seus próprios procedimentos; O conselheiro interfere em todas as fases do processo, possuindo total poder sobre este; Caso haja recurso no processo, quem trata são os técnicos subordinados ao conselheiro relator; Os assessores do conselheiro não precisam ter formação especifica pois não participam do processo, apenas fazendo a parte burocrática da tramitação, do gabinete com os outros setores do tribunal; Neste tipo de operacionalização a influência do conselheiro é total, sendo ele que decide se o jurisdicionado será inspecionado ou não. Podendo haver casos em que o jurisdicionado passa vários anos sem ser inspecionado. Detalhe; Neste tipo de operacionalização o poder de pressão do conselheiro sob os jurisdicionados é imensa.

E o TCE de Sergipe se enquadra em que grupo? Infelizmente, o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe aplica o modelo de operacionalização do grupo 3. Pode-se dizer que boa parte da ineficiência do TCE deve-se a sua forma de ser gerenciado, e  pior os conselheiros, na sua grande maioria não desejam mudança, pois utilizam este modelo para ter em suas mãos o poder de pressão.

Porque será que o Tribunal de Contas prefere requisitar servidores, indicados pelos próprios conselheiros, que na sua maioria ganham mais do que os efetivos e como não há seleção e o critério é o gosto do conselheiro, a maioria não tem a formação necessária para desenvolver as atividades, a realizar concurso público. Os servidores efetivos do TCE criticam muito o número de comissionados.

E devido a estes problemas que o tribunal não mostra os dados dos seus gastos e nem dos seus jurisdicionados, apesar de possuir, talvez, o maior  banco de dados sobre os gastos dos seus jurisdicionados. Caso dessa transparência a estes dados estaria prestando um grande serviço a sociedade, que se tornaria sua principal parceira na fiscalização dos recursos públicos.

Como o presidente Reinaldo Moura disse que deseja dar um maior transparência ao órgão, que tal começar pela mudança das características nas escolhas dos processos pelos conselheiros? Adotar o modelo do grupo 1 seria um avanço importante para o TCE de Sergipe.

Fim do recesso

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe retoma hoje suas atividades normais depois do período de recesso regimental. Nesta quarta há reunião da Segunda Cämara e amanhã, quinta-feira, o conselheiro-presidente Reinaldo Moura comanda a primeira sessão do Pleno, em 2010, que examinará mais de uma dezena de processos administrativos.

 

O umbigo de Jackson Barreto

A posição de Jackson Barreto, de defender com unhas e dentes, o prefeito Luciano Bispo, de Itabaiana, está provocando reação dentro do PMDB. Lideranças defendem que Luciano, não seja expulso, mas peça afastamento da direção estadual, já que votará em João Alves, contra a orientação do partido. Mesmo assim Jackson entende que é inócuo já que ele não é candidato. Jackson olha apenas para o seu “umbigo” pensando na eleição 2010. E Déda o que acha disso? Não vai abrir o Bocão?

 

Sem controle do efetivo na PM

O controle sobre o efetivo da policia militar é tanto, que recentemente transferiu ate bombeiros militares. o chefe de pessoal da PM, além de matricular mortos nos cursos, fez transferências de Bombeiros militares que há mais de 5 anos saíram da corporação Como saber se existem PMs ainda em órgãos civis? No BGO de ontem, 02, foram canceladas transferências de dois cabos e um sargento porque os mesmos não fazem parte da corporação. Assim como o CIOSP a PM é “extraordinária”!

Abastecimento

Neste mesmo mês, no ano passado o nível do rio Poxim estava – 75, necessitando de um rodízio de água em diversos bairros. Agora o nível está – 27, deixando o abastecimento tranqüilo. Mas segundo o presidente da Deso, Max Montalvão a preocupação com o nível do Poxim acabou, já que no próximo dia 08 de fevereiro será feita a interligação da adutora do rio São Francisco com o trecho que está sendo concluído neste governo, garantido assim o abastecimento de Aracaju. Já a barragem do rio Poxim deve ficar pronta no final de abril.

 

Lixeira na ponte São Conrado/D. Industrial

Leitores do blog chamam a atenção da Prefeitura para uma lixeira que está sendo formada na beira do rio, na ponte que liga o bairro São Conrado ao Distrito Industrial. Fica o alerta.

 

R$ 5,8 milhões para CT&I em SE

O Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Concit) – presidido pelo secretário Jorge Santana (Sedetec) – realizou a primeira reunião do ano nesta segunda-feira, 1º, aprovando um investimento de cerca de R$ 5,8 milhões para 2010 na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Os recursos, que serão aplicados através da Fapitec e do ITPS, são originários do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec), que patrocina bolsas de mestrado, doutorado, iniciação científica, apoio a publicações e projetos que sejam considerados de relevância para o desenvolvimento humano, social, econômico, científico e tecnológico do Estado, e também para a formação, capacitação e aperfeiçoamento de recursos humanos. Os investimentos em C,T&I têm crescido expressivamente a partir de 2007.

 

SMTT: catracas dos Jardins continuam sendo instaladas

Mesmo com a SMTT conseguindo embargar a colocação de catracas no shopping Jardins, a direção do espaço continua trabalhando na surdina. A obra continua com a instalação de toda parte elétrica e ultimamente eles vêm colocando alguns postes nas entradas e saídas, eles colocam os postes de mais ou menos 1 metro de altura deitados no local de instalação depois de mais ou menos dois dias eles posicionam no local com a fiação. Levantou uma duvida a obra está embargada ou não existe fiscalização? Logo no Jardins onde Samarone toma cafezinho diariamente.


Cezar Britto comandará Comissão

O advogado sergipano Cezar Britto comandará a Comissão de Relações Internacionais do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Britto foi designado para esta função na manhã de ontem, dia 02, pelo novo presidente do Conselho Federal, Ophir Cavalcante.A Comissão de Relações Internacionais da OAB Nacional tem como atribuições auxiliar o Conselho Federal em assuntos pertinentes às relações exteriores institucionais da OAB e organizar eventos nacionais e internacionais, na perspectiva de proporcionar a integração da advocacia e promover o intercâmbio da OAB com organizações congêneres no exterior.

 

Etelvino assume diretoria do Confea

O engenheiro civil sergipano Etelvino de Oliveira Freitas, amplia seu currículo com mais um mérito pela sua participação no Conselho Diretor do Confea, na condição de diretor financeiro, por conquista através de eleição. Como conselheiro federal representando Sergipe, pela sua competência, disposição ao trabalho e toda fidalguia, é dessas pessoas cativantes e prestativas. É mais um sergipano que mostra seu valor lá fora. 

 

Cadê a DRT e os sindicatos?

Diversas categorias estão com seus salários reajustados a dada anual de 2009, como por exemplo o comércio lojista, o Sindipd, digitadores e o processamento de dados.  Como pode duas classes sofrerem tanto e levarem o progresso da cidade praticamente nas costas logo o comércio e o carro chefe da economia e os balconistas,digitadores,telefonistas estes desenvolvem suas atividades diárias em muitos setores dos governos nas três esferas e encontram -se com os salários retroativos de 2009 atrasados. E sem receberem o valor retroativo. Cadê a DRT e os sindicatos destas categorias que não fazem nada?

 

Arquivado procedimento pelo fim das cotas na UFS

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) arquivou nesta terça-feira, 02 de fevereiro, mais um procedimento administrativo que analisava a legalidade do sistema de cotas adotado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). O caso foi analisado pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) ? órgão do MPF responsável pela defesa dos direitos da pessoa humana.

 

Representação

O procedimento foi instaurado a partir de representação encaminhada por várias pessoas que solicitavam ao MPF o ajuizamento de uma ação pedindo o fim das cotas no vestibular da UFS. O procurador Regional dos Direitos do Cidadão substituto Pablo Coutinho Barreto reiterou o posicionamento em relação ao assunto, entendendo que não há qualquer razão jurídica ou fática que caracterize o sistema de cotas como ilegal.

 

Desigualdades

“Ante a realidade social que se apresenta, não adotar ação afirmativa significa aceitar a reprodução das desigualdades já existentes e alargar a distância que separa os brancos e alunos de escolas particulares dos negros e alunos de escolas públicas”, afirma o procurador.No arquivamento, Pablo Barreto ressaltou ainda o caráter autônomo da UFS como o fundamento jurídico que ampara a escolha política realizada pela instituição. (MPF/SE).

 

Sergipe precisa do seu voto na Garagem do Faustão

Os músicos Chicko Queiroga e Vitória estão com quatro músicas concorrendo na Garagem do Faustão, através do cantor Jonathan, com o nome de Vavito. São quatro músicas. Quem desejar ajudar é muito fácil: É abrir cada link abaico, clicando na última estrelinha que fica abaixo de cada vídeo, e o seu voto já estará sendo registrado.

 

Os quatro links:

http://domingaodofaustao.globo.com/Domingao/Garagemdofaustao/0,,16989-p-V1144027,00.html

http://domingaodofaustao.globo.com/Domingao/Garagemdofaustao/0,,16989-p-V1087132,00.html

http://domingaodofaustao.globo.com/Domingao/Garagemdofaustao/0,,16989-p-V1057161,00.html

http://domingaodofaustao.globo.com/Domingao/Garagemdofaustao/0,,16989-p-V1079846,00.html

 

ESPAÇO CARNAVAL

O blog abriu um espaço para divulgação dos blocos e programações do carnaval 2010 em todo estado. É só enviar o e-mail que será divulgado.

Feijoada Rasgadinho 2010

A prévia do que será o maior evento de Momo da nossa cidade acontece no próximo sábado, dia 06, a partir das 12:00 horas: o ensaio do Rasgadinho com a tradicional feijoada no Clube do Rasgadinho, na rua Riachão. O evento, que já se tornou tradição e consolidou o Carnaval da cidade de Aracaju, terá como atrações principais da feijoada a banda Los Guaranis e Carla Izabela, além de bandinhas de frevo. Ao adquirir a camisa da feijoada, que custa apenas R$ 20,00, o folião ganha um CD com músicas de frevo e toda a renda será revertida para o tratamento de saúde do grande artista “Irmão”. As camisetas da feijoada podem ser adquiridas no Teatro Tobias Barreto, Bar do Camilo, Bar do Siri. Barreto Colchões e Bisteca do Tonho.

 

Bloco  “Zé Pereira do Sol Nascente”, no dia 06

O bloco carnavalesco “Zé Pereira do Sol Nascente”, que busca resgatar os  antigos carnavais, desfila no próximo sábado, dia 06, em sua quinta edição.   No ano passado, o bloco saiu com cerca de 2 mil foliões. Desta vez a   expectativa é levar 3 mil foliões para as ruas dos bairros Sol Nascente,   Jabotiana, Santa Lúcia e adjacência se, e continuar mantendo viva essa antiga   manifestação cultural. A concentração acontece ao meio-dia, no início da   Avenida Farmacêutica Cezartina Régis, na entrada do Bairro Sol Nascente, onde acontecerá a abertura do evento. A saída do  Bloco está marcada para as 15 horas.  O Zé Pereira não visa lucro, visa apenas a alegria de reviver os carnavais de rua e a  divulgação da cultura popular”, explica o idealizador e coordenador do bloco, Augusto Cézar Barboza.  O evento já faz parte do calendário (último sábado que antecede o carnaval)  e da programação oficial do carnaval da Prefeitura de Aracaju, organizado  pela Funcaju – Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte. “No ano  passado, batemos recorde de público. Este ano, esperamos cerca de 3 mil  pessoas”, informa seu coordenado.  Duas bandas vão garantir a alegria dos foliões: Maestro Mangueira, composta por 16 músicos; e Habeas Corpus, com 35 músicos (entre instrumentistas  percussionistas)  Serão premiadas as melhores fantasias, cujos requisitos são animação,  irreverência e criatividade.  Para melhores informações acesse o site oficial do bloco www.orladeatalaia.com.brzepereira

 

Canindé terá carnaval

A cidade de Canindé de São Francisco, localizada a 200 quilômetros da capital sergipana, Aracaju, prepara-se para promover mais uma vez o melhor carnaval do alto sertão de Sergipe. Em Canindé, a folia começa mais cedo e termina mais tarde. A festa terá início dia 11 de fevereiro, quinta-feira, meia noite, com o desfile do bloco cultural Zé Pereira e prossegue até a quarta-feira de cinzas, 17, com o animado Bloco Descida da Ladeira. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Canindé, através da Secretária Municipal do Turismo.

 

Programação

Praça de Eventos (Forródromo) – Nas noites de carnaval, em Canindé, da meia noite a 5 da manhã, o forródromo continua com a melhor programação carnavalesca de Sergipe: 13.02 (sábado) – Flavinho e os Barões/ Boate Itinerante de Carnaval/ CIA do AXÉ; 14.02 (domingo) – Fantasmão/Boate Itinerante/Banda D´Bandê ; 15.02 (segunda-feira) – Banda Trem de Pouso/Boate Itinerante/Cid Natureza; 16.02 (Terça-Feira) ? Banda Pagodar`t/Boate Itinerante/Banda Dekola. 17.2 (Quarta-Feira) – Arrastão com Hélio Barbosa Elétrico e Descida do Bloco da Ladeira com Orquestra de Frevo. A Secretaria Municipal de Turismo criou o “Disque Turismo Canindé”: 79 3346-9540, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, auxiliando aos turistas sobre opções para aproveitar o complexo xingó, em pleno carnaval. Confira programação completa no site: www.caninde.se.gov.br.

DO LEITOR

Insatisfação com o Paraíso do Baixinho

E-mail do turista brasiliense Geraldo de Genaro: “O Paraíso do Baixinho foi um ambiente de lazer, gostoso de freqüentar dada a qualidade de suas refeições, cervejinha bem gelada, petiscos bem servidos, um proprietário satisfeito e gentil que dava uma de locutor, brincava com os clientes e funcionários sem falar no prestimoso atendimento de seus garçons, nada disso existe mais, exceto os garçons que na medida do possível sem que o patrão perceba buscam prestar um bom atendimento. Estive este ano no Paraíso do Baixinho nos dias 7 e 9 de janeiro, no primeiro dia foi uma decepção já com a cerveja  mau refrigerada, na caixa um punhado de gelo que não enchia as duas mãos, o garçom ganho logo uma bronca porque foi a meu pedido pegar mais gelo, os petiscos alem de mau servidos um deles foi recusando por esta passado (porção de siri),  aquele locutor supra citado, desta vez pegava no microfone enjoativamente para dar bronca em funcionários. No dia 9 convencido pelo casal de amigos, clientes antigos, mesmo contra minha vontade retornei a barraca do baixinho mal educado. O Baixinho sento-se ao lado do casal amigo conversar e reclamar porque agora teria que cobrar uma taxa pelo uso das mesas dado que alguns sentavam e não consumiam,meu amigo perguntou  porque já a algum tempo não tinha pastel de camarão, a resposta mau educada: “Camarão ta muito caro não vou fazer mais” aproveitei o momento e perguntei pela falta de gelo na caixa para manter as bebidas geladas: “coloco a quantidade que acho adequada”, isso sem nenhuma delicadeza. Foi bom porque eu não freqüento mais o ambiente o casal amigo também.  E o melhor é que todos descobriram que existem bem próximo outros quiosques que deveriam se chamar de “Paraíso”, bom atendimento, banheiros limpos, refeições e petiscos saborosos e bem servidos som agradável alem das bebidas bem geladinhas sem miséria de gelo.  Para o Sr. Baixinho, um recado se não que vender pastel de camarão tire do cardápio,  o bom comerciante não é aquele que diz que o cliente sempre tem razão, bom comerciante é aquele que respeita e da razão ao clientes quando eles tem.                 O empregado quando trabalha satisfeito, cativa e atrai novos clientes.                  Cliente não é parente, cliente é amigo, um bom cliente é a melhor propaganda do negocio”.

 

Reforma do Barracão Cultural do Bairro São Carlos

E-mail de Adriano Araújo, da Associação Comunitária do Bairro São Carlos: “Nós do bairro São Carlos estamos pedindo ao governo de Sergipe em parceria com a prefeitura de Aracaju,possa fazer a tão sonhada Reforma do nosso Centro Cultural do Bairro São Carlos,nesta área e realizada as ações Social,Culturais em prol da nossa comunidade tão carente,Realização de Formatura dos alunos que fazem os cursos Profissionalizantes da Associação de moradores no bairro são Carlos,esta obra foi construída através da Cehop, em 2006,e ate hoje nada de reforma,já Solicitamos por Diversas Verses ao prefeito de Aracaju e ao Governador  de Sergipe e ate mesmo ao presidente da Emurb, Paulo Roberto,esta reforma e um Sonho para todos os Moradores da Nossa Comunidade do bairro são Carlos e Conjunto Maria do Carmo II/olaria. Somos uma comunidade de mais de 20.000 Mil Habitantes e merecemos mais atenção pelos nossos Governantes”.

 

DESO Finalmente as mazelas estão sendo curadas

E-mail recebido com a devida identificação: “Recentemente tivemos uma demonstração da chamada “revolta popular” quando consumidores insatisfeitos  com  a insuficiência do fornecimento de água na região do Alto e Médio Sertão sergipano foram à sede da Deso, em cidades diferentes, e reivindicaram o direito de sobreviver. Nada mais justo e legítimo afinal de contas, o dever da Deso sobressai evidente ao pleito popular no fornecimento e boa prestação do serviço público.  Moradores das cidades de Poço Redondo e Pinhão, dois opostos geograficamente situados, porém com dificuldades similares enfrentadas também  por várias cidades nesta época do ano foram acima de tudo, exigir o direito à vida. A movimentação legítima a que me refiro é aquela em que o povo, verdadeiro condutor das rédeas da sociedade e que diante de toda sua sede, seja  ela de saúde, segurança, educação e até mesmo da pura água, tem o direito de manifestar o seu sofrimento e o poder estatal  o dever de dessedentá-lo.  Acontece que diante  de toda a celeuma gerada ninguém se preocupa em observar o verdadeiro motivo da precariedade do fornecimento de água no sertão sergipano, pois isto incomoda aos que criticam o funcionamento da estatal ou até mesmo arrotam discursos redundantes e ou ultrapassados que ouvimos a todo instante. Tecnicamente, os dois sistemas que atendem a região semi-árida do estado, onde o primeiro com 30 anos de existência e o segundo com 25 anos que foi posto em operação, e que a condição de cálculo para a concepção de um projeto hidráulico, com um crescimento populacional regular; é de em média 15 anos, não suportam mais a demanda  que cresce a cada dia. Temos no sertão do nosso estado um fato inquestionável de crescimento populacional que é a quantidade de assentamentos do movimento sem terra naquela região e onde nenhum geógrafo poderia prever tamanho crescimento demográfico. Pois bem, somente por este caminho temos um fator evidente de impossibilidade do atendimento regular desta região. Do outro lado, o tempo já fez com que a capacidade de produção para atender a já amadurecida demanda ficasse estagnada e com isso fossem evidenciados os vários pontos de abastecimento precários na região. Desabafo, pois acho que por si só a Deso não tem a responsabilidade na condução de uma solução efetiva desta problemática, visto que necessita do aporte de outros órgãos estatais no investimento necessário para a resolução de todas as carências. Observo neste momento que, em todo o tempo de utilização das adutoras, não foi feita qualquer intervenção no intuito de aumentar a capacidade de produção para que com isto tivesse a Deso, condições de atender a todos de forma confortável. Neste outro momento, aos menos informados, coloco que desde 2007 temos a execução do tão esperado reforço de produção na região sertaneja do nosso estado, com a obra da Adutora do Semi-Árido que atenderá principalmente àquelas localidades que sofrem com abastecimento irregular. Ação conjunta do Governo do Estado  e agentes financeiros internacionais, esta é a realização, atrasada convenhamos, de um sonho de todo o sertanejo e que atenderá as expectativas da população. Permito-me fazer uma analogia simples da Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso a um doente terminal que neste momento está em pleno restabelecimento, progredindo a cada dia e com a evolução de seu quadro clínico melhor a cada instante. Ponham-se no lugar da família deste convalescente, onde na dicotomia entre o certo e o duvidoso, o justo e o injusto o sofrimento e o descanso e obviamente entre a vida e a morte, tiveram pensamentos insanos sobre a eutanásia. Repentinamente, viram-se diante de um quadro favorável à recuperação plena e sem seqüelas do seu enfermo. É dessa forma que no início do ano de 2007, onde a UTI era á única alternativa para a Deso, foi que encontramos a empresa.  Hoje, em plena recuperação do trauma sofrido, a companhia tem seus sinais vitais mais estáveis e melhores a cada dia. Um apelo: Deixem a empresa respirar, pois a evolução é notória, deixem a política fora do alcance dos nossos dilemas técnicos, deixem o crescimento desta fundamental empresa do povo sergipano atender a todas as demandas suplicadas pelos que realmente sofrem  com a falta do liquido vital”. 

 

Perigo com o kitesurf

De um leitor: “Alguma coisa tem que ser feita antes que uma tragédia aconteça em relaçao a esses ” Kitesurf”, eles ficam velejando bem na beira da praia, aquela PIPA, que fica no alto, é toda suspensa através de cordões de um material altamente resistente, imagina se pega no pescoço de alguém? Alguns mais exibicionistas só ficam nas áreas que é muito frequentada, e é onde ficam as mamaes com seus filhos algo precisa ser feito urgentemente, a quem cabe esse tipo de fiscalização? tem que ser delimitada uma área para a pratica desse esporte porque senão algo grave vai acontecer”.

 

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“A riqueza, não se mede pelos bens que se possui, mas sim pelo bem que se faz”. Miguel de Cervantes.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais