Maranhão: Agromaratá investe beneficiamento de milho. 100% sergipana.

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

E o grupo genuinamente sergipano, que tem como berço o município de Lagarto, além de ser um dos maiores grupos do mercado de venda de café hoje do país, além de vários outros produtos está investindo no Maranhão, como sempre fez, desta vez com o apoio do governo do Estado, que tem no governador Flávio Dino, um homem com visão empreendedora e pensa anos à frente em prol do desenvolvimento do Maranhão.

Em matéria recente do jornal maranhense “O Imparcial”, no blog do Ned, foi divulgado que segue de vento em popa as obras da Agropecuária Maratá Ltda (Agromaratá), em Caxias. O investimento é de 50 milhões de reais e geração de 300 empregos diretos e indiretos naquela cidade. Lá está sendo implantada a segunda unidade de beneficiamento de milho (a outra é em Santa Luzia), numa área de plantio, correspondente a 50 mil hectares e a previsão em primeiro momento é para uma capacidade inicial de armazenagem de 60 mil toneladas, podendo dobrar futuramente e com o fluxo de recebimento e expedição de grãos de 300 toneladas/hora e de secagem de 180 toneladas.

Segundo o jornal, o projeto na cidade de Caxias se diferencia do primeiro (Santa Luzia) por prever a implantação de uma fábrica de ração animal com capacidade para 3 mil toneladas/mês para atender a região, além de toda a estrutura e quantidade de empregos diretos e indiretos similares ao primeiro projeto, logo em seguida será implantada a fábrica de derivados de milho.

Ainda no jornal, Frank Vieira, diretor da empresa Agromaratá, disse: “o agronegócio requer, além dos investimentos, mais geração de empregos do que a pecuária e mais negócios, porque o grão tem um valor agregado, volume, faturamento, receita, tem uma cadeia, que são prestadores de serviços, transporte de grãos, a parte de beneficiamento, equipamentos, colheita, plantio, investimentos e tecnologia. Você não só gera emprego, mas gera uma cadeia de negócios”.

(Jornal Valor da última sexta-feira, 27)

Projeto de porto e ferrovia no MA prevê R$ 13 bi de investimento O governador do Maranhão tem uma visão desenvolvimentista enorme. Na última edição do jornal Valor Econômico foi divulgado que o grupo português GPM deseja implantar um novo terminal portuário e uma ferrovia para escoamento de grãos e minérios da região. O investimento é de R$ 13 bilhões e o projeto se encontra em fase de diálogo com grupos quilombolas. Para quem não sabe, o blog descobriu que o Maranhão é o estado que tem mais quilombolas do país, inclusive mais do que a Bahia, porque com as invasões francesas, holandesas e, por último, o domínio português, os negros foram forçados a cada vez mais ir para o interior.

Visão da Agromaratá E com o investimento que a Agromaratá está realizando no beneficiamento de milho e armazenagem com certeza com a implantação do novo terminal portuário pelo grupo português o grupo Maratá deve não só expandir os negócios, mas também plantar outras culturas como a soja. A localização do novo terminal será fundamental para consolidar a cadeia de negócios da Agromaratá.

Japaratuba: concursados estão ganhando ações na Justiça Os candidatos que entraram na Justiça contra o Município de Japaratuba estão ganhando as causas no Tribunal de Justiça de Sergipe para serem nomeados nos cargos públicos que foram disponibilizados dentro do número de vagas, pelo edital do concurso público. Além disso, os candidatos comprovaram na ação que o Município possuía contratações temporárias e nomeação de comissionados no reportado período.

Solidariedade a José dos Anjos O blog presta solidariedade ao hoje desembargador, José dos Anjos. O titular deste espaço conheceu José dos Anos no início da década de 80 quando ele era professor da antiga ETFSe, hoje IFS. Sempre com uma conduta correta e pautada em servir ao próximo e de zelo com o bem público. Por isso conseguiu ingressar na magistratura de Sergipe e chegou ao cargo atual. Tudo alicerçado no estudo e um trabalho árduo e ético.

Desespero de Clóvis? Após as visitas de Clóvis Barbosa a Lula e a Sérgio Moro, antíteses politicas, o conselheiro do TCE/SE teve uma liminar negada pelo TJ/SE na tentativa de barrar o retorno de Flávio Conceição ao TCE/SE. Clóvis esquece que o problema maior não é Flávio…

Ilha das Flores será a próxima a ter eleição suplementar? Entre os processos da pauta do TRE/SE, hoje, estão os embargos do governador Belivaldo Chagas e o que envolve o prefeito de Ilha das Flores, Cristiano Beltrão, ou melhor, agora Cavalcante. Na cidade já é dada como certa uma eleição suplementar. E tem gente dizendo que o próprio prefeito já está despachando em outro lugar, “rainha dos tabuleiros.” O blog não entendeu…

Luta dos policiais civis A união e luta dos policiais civis de Sergipe pela aprovação do Projeto Oficial de Polícia Civil (OPC) e valorização profissional de agentes, escrivães e agentes auxiliares tem chamado a atenção da sociedade e dos colegas de imprensa nos últimos dias. Em nota enviada a esse colunista, Adriano Bandeira, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE), destacou que o projeto otimizará os trabalhos investigativos, a elucidação de crimes e o atendimento ao cidadão nas delegacias dos 75 municípios sergipanos. “O projeto em nada prejudicará a Segurança Pública do nosso estado. O receio da Associação dos Delegados de Polícia Civil (Adepol) é unicamente de que os delegados possam perder espaço nas delegacias. Estão incomodados com uma simples nomenclatura de Oficial de Polícia Civil. Esse receio é dos delegados que não se garantem. E como bem afirmou o delegado Jocélio Fróes, nada mudará a situação jurídica dos delegados de Sergipe com a aprovação do Projeto OPC”, destacou Adriano Bandeira.

 Luta dos policiais civis II O Sinpol/SE prepara um Ato de Alerta Geral para o próximo dia 15 de outubro. Além disso, a entidade sindical aguarda a aprovação do Projeto OPC realizando visitas às delegacias da capital e do interior com o objetivo de sensibilizar toda a sociedade sergipana sobre a importância da aprovação do projeto no formato que foi apresentado pela entidade sindical. O Sinpol/SE destaca também aos policiais civis e à sociedade que o momento agora é de luta, mas não de paralisação das atividades com prejuízos ao cidadão.

 Luta dos policiais civis III Para finalizar, Adriano Bandeira aproveita o espaço deste colunista para agradecer o apoio do delegado João Eloy de Menezes, secretário da Segurança Pública; da delegada geral da Polícia Civil, Katarina Feitoza; de deputados estaduais e do delegado Jocélio Franca Fróes, profissionais sérios e que compreendem a necessidade de aprovação do Projeto OPC para a modernização da Polícia Civil e para melhor prestação do serviço policial à sociedade.

Onde a Prefeitura de Aracaju está botando o asfalto raspado da recuperação asfáltica que está sendo realizada na Avenida Beira Mar? São centenas de caçambada! Perguntar não ofende!                                                                                                                                                     

Falece vereador Djalma de Chiquinho O vereador de Porto da Folha, Djalma de Chiquinho, 50 anos, morreu ontem, 29, vitima de infarto. Ele chegou a ser socorrido numa unidade hospitalar, mas não resistiu. Por conta disso a Prefeitura de Porto da Folha emitiu a nota ao lado cancelando aa lavagem da cidade, evento tradicional realizado durante a tradicional vaquejada do município a mais importante do Sertão sergipano.

Processos de André Moura Os processos de André Moura que estão no STF e desde o ano passado deveriam ser remetidos para a Comarca de Japaratuba e até hoje não chegaram.

Sobre o Hospital Amparo de Maria E o interventor judicial do Hospital Amaro de Maria em Estância em nota num grupo de whatsApp esclareceu sobre a saída do interventor Zé Magno e disse que nesta segunda-feira uma equipe de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde, irá ao hospital afim de ajudar a estabelecer medidas de gestão que nos possibilite sair dessa grave situação em que a conceituada instituição se encontra.

Recursos “Estive ontem em duas importantes reuniões, onde me informaram como se dará este momento de transição, como também foi falado acerca dos repasses de recursos financeiros que serão enviados pela SES ao Amparo de Maria, mas isto acredito que será anunciado já na segunda-feira pela equipe do Estado que virá ao hospital ou pelo próprio Governador”, escreveu Joaldo Santos que já teve reunião com a equipe técnica da secretaria para discutir o novo perfil assistencial do Amparo de Maria.

Fim “Por último e não tão mais importante, depois do que vi e ouvi ontem na SES posso afirmar que esta grande tempestade já esta chegando a seu fim. As vezes é preciso recuar para que se possa avançar muito mais lá na frente. Mas apenas o tempo tem a capacidade de nos mostrar com clareza onde a verdade está e como ela se revela no tempo certo” concluiu Joaldo.Do blog: por dever de justiça Joaldo Santos não é dirigente do PT.

Através da SMTT, Prefeitura de Aracaju assume incompetência em não solucionar alagamento corriqueiro Atenção, condutores! “Devido à maré alta, a Avenida Acrísio Cruz X Anísio Azevedo está temporariamente interditada por questões de segurança. Nossos agentes estão no local orientando os condutores e monitorando a via. Fique atento! Assim que a água escoar, a via será liberada.” A informação foi postada no twitter da SMTT na última sexta-feira. O alagamento citado é corriqueiro, mas parece que a Prefeitura não está preocupada em solucioná-lo.

Fechar a avenida é solução para a incompetência A solução foi colocar a caminhonete da SMTT para fechar a avenida e está tudo resolvido. Quem quiser que se vire para chegar onde deseja. Imagine, caro leitor, o transtorno para centenas de moradores dos edifícios ao lado da avenida. Palmas para a SMTT!

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018                                                           

Motorista da Deso no celular De um leitor: “Nós pobres mortais recebemos multas muitas vezes sem saber. Será que a SMTT de Aracaju atua com a mesma destreza com os motoristas do serviço público? O vídeo ao lado foi tirada na última quinta-feira, 26, ás 15h46, voltando da Avenida Beira Mara na entrada para a Avenida Tancredo Neves.”

 

Sobre o fedor em Aracaju De um leitor: Na área do centro de Aracajua rede de esgotos foi implantada no governo Valadares, nno entanto no cruzamento da Av. Gonçalo Prado (hoje Rosevelt…) com Rua Maruim, um bueiro existente sob o pontilhão do canal, há anos, despeja esgoto espalhando fedentina e sendo foco de muriçocas. Dizem que são esgotos clandestinos, pois várias casas não estão interligadas à rede da DESO. Reclamei tanto que cansei. O canal seria só para receber águas pluviais. Não havendo chuvas, teria que estar seco. No entanto, da Rua Maruim em direção ao bairro São José é só esgoto. Há! Quem por qualquer motivo estiver devendo à DESO, ao negociar o débito toma uma facada na jugular. Os juros cobrados são como dos cartões de crédito. Um assalto.”

Aparecida: 1º Seminário Regional Sobre o Sistema de Controle Interno E a Câmara Municipal de Nossa Senhora Aparecida realizará na próxima quarta-feira, 02, das 9h às 13h, o 1º Seminário Regional Sobre o Sistema de Controle Interno com a participação do advogado, perito contábil e controlador interno do TCE/SE, Fábio Silva e do procurador geral do TCE/SE, João Augusto Bandeira de Melo. Uma excelente iniciativa dos vereadores de Aparecida, cujo legislativo tem como presidente Marcos Antônio de Oliveira Lima. O evento conta o apoio da Ecos Consultoria.                                                                                                                                   

Sergipe Profundo – Do leitor Antônio Samarone: “A Expedição Serigy visitou hoje (sábado, 28) o Jardim Botânico do Caipe Velho. Uma maravilha! Depois fomos recebidos para o almoço na casa de Dona Terezinha e Seu Murilo. Tudo prefeito!”

 

Dia 6 de outubro tem palestra do Life and Professional Coach e Analista Comportamental, Marcos França. O Resilience Day será realizado no Aquários Praia Hotel, a partir das 8h, com previsão de término às 17h. Baiano de Jeremoabo, Marcos França é especialista Recursos Humanos e Gestão de Pessoas e além de palestrante é escritor, com três livros publicados, sendo dois na área de RH e de Gestão de Pessoas. O Resilience Day será um dia para mudar a percepção dos participantes sobre os fatos que ocorrem, para perceber o peso dos acontecimentos na vida de cada um e especialmente para tirar as lições e trilhar novos caminhos, usando novas metodologias e ferramentas. Ficou interessado? Entre em contato pelo celular (75) 99852-3179.                                                                                                             

Feira de Ciências da Nossa Escola! No último sábado, 28, aconteceu a Feira de Ciências da Nossa Escola com apresentação cultural e muito estudo sobre o karatê.A Feira foi coordenada pela Sensei Eny Valverde da Nossa Escola e da Askase/FKISE. Foi uma iniciativa elogiada não só pelos professores, mas pelos pais e alunos.

 

 

PELO E-MAIL E FACEBOOK

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A POSSÍVEL PARALISAÇÃO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA.

Com a iminente possibilidade de haver paralisação de nossos colegas também policiais civis, delegados de polícia, urge esclarecer aos demais policiais civis que é juridicamente possível que agentes, agentes auxiliares, escrivães, detetives e agentes policiais encaminhem ao Poder Judiciário todo e qualquer documentos e provas produzidos em atividades policiais civis.
O Tribunal de Justiça de Sergipe entende que:

“Mandado de Segurança. Matéria Criminal. Inquérito Policial presidido por assessor de polícia. (…). (…). Ausência de ilegalidade. Ordem concedida.
Não há que se falar em nulidade ou ilegalidade do Inquérito Policial presidido por assessor de polícia civil, haja vista que os vícios porventura existentes no procedimento investigativo são meras irregularidades e não contaminam a ação penal.”
III – Ofende os Princípios da Supremacia do interesse público e da Proporcionalidade a suspensão do Inquérito Policial porque não presidido por Delegado de Polícia de Carreira.”

Esse é o entendimento já pacificado em inúmeras decisões do Pleno do tribunal, tal como foi decidido no Mandado de Segurança Cível no 200600101554, número único 0000502- 59.2006.8.25.0000 – TRIBUNAL PLENO, Tribunal de Justiça de Sergipe – Relator(a): Luiz Antônio Araújo Mendonça – Julgado em 07/03/2007.

Nesse diapasão, o Superior Tribunal Federal (STF) já reconheceu, para todos os servidores policiais civis, a qualidade de autoridades policiais. Isso em consonância com o §9° do art. 144 da CF, pois todos os servidores policiais civis integram o órgão de segurança pública Polícia Civil, ou seja, executam atividade fim.

Definiu o STF que, pela norma constitucional, todos os agentes públicos que integram os órgãos de segurança pública – polícia federal, polícia rodoviária federal, polícia ferroviária federal, polícias civis, polícias e corpo de bombeiros militares -, cada um na sua área específica de atuação, são autoridades policiais. Ver no Recurso Extraordinário (RE) 1050631 SE.
Dessa maneira, reitero a plena possibilidade de encaminhamento ao Poder Judiciário de todo e quaisquer documentos e provas produzidos em atividades policiais civis. E recomendo a juntada de CERTIDÃO que certifique a ausência do colega delegado de polícia.
Aracaju, 28 de setembro de 2019.

ANTONIO MORAES Servidor policial civil Oficial da Polícia Civil de Sergipe Ex-presidente do SINPOL Sergipe.

Do blog; delegados e base da polícia civil em pé de guerra. Esse assunto vai chegar ao STF. Todas as polícias civis do Brasil estão de olho nisso. O conflito vai ser grande, com possíveis desdobramentos para outras carreiras de servidores.

ARTIGO

Óleo de Rícino Por Antônio Samarone.

 

O fastio em crianças, real ou imaginário, era um alerta de alguma enfermidade. No mínimo, uma infestação por lombrigas. Para tratar o fastio havia uma terapêutica tríplice: remédio de verme, purgativo e um bom fortificante.

Quando mamãe cismava que eu estava com fastio, tomava a decisão: “vá no bodega de Zé Meu Mano e compre um copo de óleo de rícino. Leve o copo. Só serve o de Neópolis, da fábrica Cravo & Cia. Eu já voltava enjoando com o cheiro!

Entres os purgantes o mais popular era o óleo de rícino. Um óleo amarelado, espesso, viscoso, cheiro e sabor desagradáveis. Aqui residia a tortura. Desagradável mesmo! Eu fechava o nariz e engolia de vez, sob terrível ameaça: tome logo, para ficar livre.

Para reduzir a vontade de vomitar, chupava-se uma banda de limão, para se tirar o gosto do óleo de rícino da boca. Eu imaginava que no inferno, além do fogo, se usava óleo de rícino três vezes ao dia.

*Em menos de três horas, o cristão se desmanchava, mudava-se para o sanitário, era oito horas de purgação. Ao final, ficava-se prostrado, olhos fundos, certamente pela desidratação. No dia seguinte, mamãe entrava com Biotônico Fontoura, o fortificante.

Em quinze dias o fastio acabava.

Para os mais novos: o óleo de rícino é extraído da mamona (Ricinus communis), vendia-se em farmácias, drogarias e bodegas. Minha mãe usava uma dose de 100 ml, meio copo. O indicado era 15 ml.

Não é atoa que quando um sujeito é muito chato ainda dizemos: fulano de tal é um purgante.

PELO TWITTER                                                                                                                                           

www.twittter.com/ISMARVIANA “Existem dois tipos de riscos: Aqueles que não podemos nos dar ao luxo de correr e aqueles que não podemos nos dar ao luxo de não correr.” Peter Drucker.

www.twittter.com/zeehsoares Ainda me choca o regozijo de algumas pessoas com a desgraça alheia. Peter Drucker, escritor e consultor.

www.twittter.com/fmncaldas A pior das corrupções é a corrupção no Judiciário, porque ela motiva todas as outras.

www.twittter.com/luciopradodias A posição da Associação Médica Brasileira é clara: NÃO ao Revalida Light; NÃO ao exercício ilegal da medicina; e NÃO à mercantilização da revalidação de diplomas médicos.

www.twittter.com/yuridarlon Eu falo “bom dia” a pessoa não responde eu repito o “bom dia” em um tom mais alto até constranger a pessoa e ela responder também. Não vou ser educado de graça!

www.twittter.com/ayres_britto Desmagoar-se: terapia tão novidadeira quanto infalível.

www.twittter.com/FabioHenriqueSE Registrando que na manhã de hj 29/09 participei de uma encontro de vereadores na cidade de Maceió. Feliz em poder compartilhar experiências e debater temas importantes que estão na pauta do Congresso Nacional, a exemplo das reformas da previdência, tributária e política. Tivemos a participação especial do vice-presidente nacional do PDT, o ex-governador Ronaldo Lessa.  Obrigado aos colegas vereadores pela atenção e carinho, o vereador é o politico mais importante da nossa estrutura de poder, Ele é quem está no dia-a-dia com a população.

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“O poder corrompe. O poder absoluto corrompe absolutamente.” LLord Acton.

Enquanto isso num grupo de WhatsApp, a indignação do morador a cidade de São Domingos, no Agreste Central Sergipano, com a qualidade da água fornecida pela Deso na semana passada. Em um áudio moradores se queixam que isso ocorre sempre, quando não falta água por três ou quatro dias. Em algumas localidades de Campo do Brito e de Itabaiana, também no Agreste, a situação é parecida.

 

 

Comentários