Marketing,mise-em-scéne e pedido de emprego de forma velada de ameaça

                                          Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
         “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


E o blog, através de um amigo, leu um artigo do marqueteiro Cauê de alguns dias, no dia da reunião que definiu o candidato do grupo governista ao governo. O artigo – publicado no Diário Oficial da PMA (logicamente não poderia), mas publicado diário oficioso bancado pela PMA, para quem conhece os bastidores da política em Sergipe foi um “pedido” de emprego de forma velada de ameaça. Bastante explicito!

O interessante é que Cauê, marqueteiro que já venceu várias campanhas, já foi procurado até por Rogério Carvalho, desafeto hoje de Edvaldo. Aliás, Edvaldo e Cauê parecem que estão tontos após o anúncio do nome do candidato do governo. Edvaldo mesmo fez questão de fazer uma mise-en-scène com o Alessandro mesmo sabendo que não sai nada. O mesmo ele fez com Valmir de Francisquinho. Como se fosse uma birra de crianças mimadas que os pais não deram o brinquedo que eles queriam.

Cauê impera como um rei no marketing eleitoral em Sergipe, mas tem um detalhe que poucos não conhecem: do lado que ele pender do outro terá uma vaga para o Bruxo Bira Suassuna que muitos dizem ter poder de fogo suficiente para desarticulá-lo. Ou seja, Sergipe poderá assistir um embate frontal no marketing político há muito esperado por muitos.

Bira Suassuna trabalhou com Cauê em várias campanhas, inclusive nas vitoriosas de Jackson em 1994 (1º turno); João Gama, em 1996 e, se o blog não for traído pela memória, em 1998 na reeleição de Albano Franco. Ou seja, o Bruxo tem plenas condições de desmontar as estratégias de Cauê, já que lado a lado em várias campanhas conhece minuciosamente a fórmula que ele (Cauê), usa há anos, já que criaram juntos.

Do resto, o blog estranha alguém competente e experiente como Carlos Cauê escreve um artigo desesperado para faturar. Parece mais que foi obrigado, como se tivesse de dar uma satisfação ao amigo de longas datas de alagoas, Edvaldo.

Foi um ato quixotesco de quem precisa entender que é preciso mudar sua percepção do atual momento já que a realidade é bem diferente…


Até tu, Brutus? No último sábado, numa mesa regada a café com vários convidados, na casa de um ilustre sergipano, um padre da cúpula da arquidiocese de Aracaju, por causa das polêmicas relacionadas ao arcebispo d. João Costa e questionado por um formador de opinião, se penitenciou e pediu desculpas aos presentes e ao clero de Aracaju. “Eu também sou culpado. Eu e outros colegas que fizeram de tudo para que o arcebispo coadjutor não fosse nem d. Henrique e nem d. Dulcênio, que foram bispos auxiliares de Aracaju. Somos responsáveis e culpados pelo desastre e o caos instalado na arquidiocese. Pensávamos que ele (d. João Costa) seria um pastor, mas nos equivocamos. Estamos acéfalos e com uma diocese desacreditada, desmoralizada e sendo motivo de chacota quase todos os dias. Peço perdão e desculpas”. O café terminou com um longo silêncio. E todos foram para casa com o sentimento de que a situação é mais grave do que se imaginava. Misericórdia, parece que a ficha finalmente caiu.

O silêncio continua E hoje, 28, completa 7 semanas que o blog espera as respostas do questionário dirigido ao polêmico d. João Costa, o ainda arcebispo de Aracaju. Aquele que deve ser o mais exemplar no clero sergipano parece não ser adepto da transparência. Relembre aqui as perguntas feitas ao arcebispo: https://infonet.com.br/blogs/os-catolicos-de-se-querem-saber-perguntas-para-o-arcebispo-de-aracaju/

Parceria Funasa e UFS E hoje (28), a partir das 10h, a Fundação Nacional da Saúde – Funasa/SE e a Universidade Federal de Sergipe – UFS lançarão uma parceria por meio de Execução Descentralizada (TED), com o objetivo de elaborar projetos de engenharia, por meio de assessoria técnica aos municípios, visando agilizar o processo de formalização e execução de convênios para obras de saneamento básico: Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário. O lançamento será às 10h na sede da superintendência da Funasa na Avenida Tancredo Neves em Aracaju.

Municípios iniciais A princípio, o TED contemplará os municípios de Feira Nova e Nossa Senhora de Lourdes, onde técnicos da Funasa e acadêmicos da UFS iniciarão os trabalhos (coleta de informações e mapeamento geográfico), que servirão de base aos projetos de engenharia para as obras de Sistema de Água em Feira Nova; e Esgotamento Sanitário, em Nossa Senhora de Lourdes. Estarão presentes a superintendente da Funasa, Waldoilson Leite, reitor da UFS-SE, Valter Joviniano de Santana Filho, prefeitos de Feira Nova, Jean de Gerino e Nossa Senhora de Lourdes, Laerte Gomes, além de membros do Núcleo de Cooperação Técnica da Funasa (Nict) e da UFS/SE.

Repercussão títulos entregues para assentados de Poço Redondo E a vinda da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, na última sexta-feira (25), para entregar 393 Títulos de Propriedade Rural, no assentamento Jacaré-Curituba, em Poço Redondo, no sertão sergipano teve uma excelente repercussão, principalmente no sertão sergipano. A ação garante às famílias o acesso às políticas

Foto: Agência/governo de SE

públicas, a segurança jurídica necessária à construção da cidadania e o exercício pleno das atividades agrícolas.

Donos das terras “Estamos realizando um sonho para essas pessoas, afinal são mais de 12 anos que elas estão com a posse da terra e, agora, que assinamos esse documento com o Incra, em definitivo elas terão condições de terem seus documentos e se sentirem realmente donos das terras. Isso vai facilitar a vida do produtor para que ele possa trabalhar diretamente com bancos e instituições financeiras, por exemplo. O Jacaré-Curituba tem sido um sucesso, é um dos maiores assentamentos da América Latina e, agora, em uma ação conjunta do governo do Estado com o governo federal, efetivamente eles poderão ter seus títulos de terra”, disse Belivaldo Chagas.

Fábio Reis destaca benefícios para assentados rurais Para o deputado federal Fábio Reis, essa posse significa uma grande redenção para essas famílias. “A partir deste momento essas famílias terão o direito de adquirir empréstimos para a aquisição de animais, para cultivar a terra, fazer um financiamento para construção de casas, enfim, uma série de benefícios. Um dia de grande alegria, de grande importância e de longos anos de espera que chegam ao fim”, pontua.

Início A Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, lembra que tudo começou há três anos durante uma conversa política com o deputado Fábio Reis e outros políticos. “Pedi a sugestão de um assentamento para realizarmos uma visita. Foi quando me trouxeram aqui e prometi cuidar das pessoas do Jacaré-Curituba. Esse trabalho começou neste assentamento agora, mas ainda precisamos continuar fazendo a nossa missão para colocar os títulos nas mãos de todos eles. Hoje, quem recebeu esse título vai ter acesso as políticas públicas e poder investir com segurança, pois sabem que a terra é deles e de mais ninguém”, declara.

Partido Progressistas anuncia pré-candidatos a deputados estaduais e federais O Partido Progressistas foi o primeiro a definir e anunciar os pré-candidatos a deputados estaduais e federais que irão concorrer às eleições de outubro deste ano. O objetivo foi concretizar a formação de chapas competitivas para formar bancadas fortes para a Assembleia Legislativa de Sergipe e também para a Câmara dos Deputados, com a liderança do pré-candidato ao Senado, Laércio Oliveira.

Nomes competitivos “A engrenagem está formada e eu tenho plena convicção que a partir das do próximo ano, quando nosso partido ocupar as cadeiras que serão vencidas em uma disputa séria, leal, levando para a população aquilo que nós somos, aquilo que nós defendemos e acreditamos, nós sairemos vencedores”, disse Laércio, afirmando que os nomes são todos competitivos.

Pré-candidatos Irão concorrer ao mandato de deputado federal e estadual nomes como o ex-jogador Washington Coração Valente; o empresário Marco Pinheiro; o ex-prefeito de Propriá, Luciano de Menininha; o ex-prefeito de Boquim, Luis Fonseca; a bacharel em Direito Gabriela Passos; Alan de Mundinho; Major Toledo; entre outros. Formando o grande time do Progressistas, ainda tem o deputado estadual Capitão Samuel; o ex-deputado Pastor Antônio dos Santos; o vereador de São Cristóvão, Neto de Batalha; o deputado estadual Luciano Pimentel; o advogado Tiago de Joaldo; o vereador Pastor Diego; o empresário Djenal Queiroz Neto; e o publicitário Lucio Flávio.

Associação Mulheres de Peito reforça seus canais oficiais para pedidos de doações A Associação Mulheres de Peito, que presta assistência a mulheres com câncer em Sergipe, informa que só faz pedidos de doações por meio de seu Call Center e de ofícios devidamente assinados pela presidente da instituição. Portanto, qualquer pessoa que solicitar qualquer tipo de doação por outros meios não representa as mulheres de peito.
Visita e contatos “Estamos fazendo esse alerta à sociedade porque recebemos denúncias de que estavam utilizando o nome da instituição para pedir doações. De imediato tomamos as medidas cabíveis. Reforçamos que somente por meio do nosso call center e por meio de ofício é que solicitamos doações. Em caso de dúvida, entre em contato pelos telefones (79) 3024-2009, 99828-8248 ou 99651-7562; ou faça uma visita à nossa sede, situada na Avenida Barão de Maruim, 493, Centro”, salienta Aline Sousa, presidente da Associação Mulheres de Peito.

Palestra “Muito Prazer” é pilotada por sexocóloga em Aracaju, dia 30 Terapeuta sexual Régia Britto ministra palestra, no dia 30 de março, às 19h, no espaço Onix, na Avenida Farmacêutica Cezartina Régis, 378 – Conj. Sol Nascente. De acordo com Régia Brito, o tema escolhido propõe uma reflexão. “Estamos passando por uma transição de comportamento sexual de forma plena e saudável. Por isso, ‘muito prazer’, seja sexualmente ou impresso na vida. Pois, acabamos esquecendo de colocar o ‘prazer’ em nossas atividades diárias, inclusive no relacionamento a dois. Abraçar essa palavra mudará a sua vida, basta experimentar”, justifica a psicóloga e terapeuta sexual. Com o objetivo de melhorar a vida sexual e o prazer, a sexóloga Régia Brito promove palestra beneficente ‘Muito Prazer’, no dia 30 de março, no espaço Onix, às 19h. As interessadas devem realizar inscrição por meio do WhatsApp (79) 99870-6709 e contribuir com 2kg de alimentos não perecíveis, no dia do evento, que serão doados para a instituição No Caminho do Bem e o Projeto Vivendo Amor.

Importância A convite do jornalista Lucas Oliver, a sexóloga comenta que foi uma jogada de marketing sexual impactante. “Entre uma conversa e outra, ele me fez o convite e eu aceitei, pois vi a importância de falar sobre a vida sexual para as mulheres, no mês das mulheres de forma solidária ajudando a quem precisa com a doação dos alimentos. Além de ser uma forma de quebrar tabu. Precisamos construir um relacionamento estável e feliz com o nosso corpo e com o nosso parceiro. Na roda de conversa vamos aprender a ter atitudes criativas para sair da rotina e apimentar a relação”, pontua, Régia Brito. Segundo o organizador e idealizador do evento é necessário falar sobre vida sexual e os prazeres a dois. “A Régia tem uma didática singular de acolhimento e uma habilidade ímpar na hora de debater sobre esse tema que ainda é algo assustador. Vi a oportunidade de falar sobre prazer para as mulheres e contribuir com dois projetos sociais, na doação de alimentos”, finaliza o CEO da Oliver Assessoria Lucas Oliver.

Inscrição Acontecerá pelo aplicativo WhatsApp (79) 99870-6709 falar com Thiago, No ‘Caminho do Bem’. O interessado ou interessada contribuirá com 2kg de alimentos não perecíveis, no dia do evento, que serão doados para a instituição Caminho do Bem e para o Projeto Vivendo Amor. Localizada no bairro Santa Maria, a Instituição Caminho do Bem Foi criada em outubro de 2019, com o objetivo de dar assistência às famílias carentes em todos os âmbitos. Ou seja, no lazer, na cultura, reivindicando saneamento básico, na educação e ou esporte. A instituição trabalha três ações de grande relevância anual, abrangendo mais de 600 pessoas. Além de possuir uma programação mensal atendendo cerca de 400 cidadãos. O responsável pela Instituição é o jovem sonhador Tiago Amarante que abraçou a comunidade do Santa Maria, após passar por algumas situações.

Vivendo Amor Há um ano, o projeto sem fins lucrativos ‘Vivendo Amor’ leva acolhimento aos moradores de rua e as comunidades carentes. Mais de mil pessoas foram beneficiadas com as ações que o grupo vem desenvolvendo a cada mês. Além de levar esperança, dignidade e amor. O grupo é comandado pela idealizadora Dheimily Daiane que traz em seu DNA a vontade de mudar o mundo ajudando com ações que levem cidadania e comportamentos solidários.


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018



Quem quiser encontrar os Ceboleiros no Aracaju, vá às feiras. Entre outras motivações culturais, a gente vai ter notícias da Aldeia com os feirantes, são quase todos de lá. Hoje tomamos café no Restaurante de Zé Buraqueiro, o melhor da Feira do Augusto Franco. O Zé é de Porto da Folha. O perfil cultural é o mesmo. Na foto: José Augusto de Zé Oinho, Luiz Carlos de Iracema, Marcos de Motinha, Samarone de Lourdes e Walter de Lafaiete.

 

 



PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK


Mulheres na Literatura é tema do Sarau no Coreto

A 55ª edição do Sarau no Coreto, Monte Alegre de Sergipe, ocorreu na noite deste sábado, tendo como tema “Mulheres na Literatura”, pois por várias décadas muitas mulheres foram silenciadas e escondidas atrás de um nome masculino por não aceitarem que as mesmas pudessem registrar como autoras de uma obra literária. Esse comportamento deve-se ao olhar machista que impregna a nossa sociedade. Tal feito atingiu Maria das Neves, cordelista, Maria Firmina dos Reis, romancista, e tantas outras.

Hoje, vivemos novos horizontes, graças a essas pioneiras, encontrando diversas obras escritas por mulheres a exemplo de Carolina de Jesus, Beatriz do Nascimento, Conceição Evaristo, Taylane Cruz, Christina Ramalhi, Amara Moura, Leunira Batista, Valdete Alves, Isis da Penha, Emilly Barreto, Daniela Bento, Izabel Nascimento etc.

Foi desbravando a literatura dessas mulheres que a edição do Sarau no Coreto se concretizou com a participação de Paloma e Iasmim, componentes do “Leia Mulheres Glória”, João Paulo, professor da rede municipal de Nossa Senhora da Glória, Miriam Amaral, Diretora do Departamento de Cultura de Nossa Senhora da Glória e Membro do Movimento Via Láctea, Lucas Lamonier, vice-presidente da Academia Gloriense de Letras.

O Sarau foi regado à poesia e reflexão sobre o papel da mulher na literatura. Além disso, houve música raiz com o grupo “Forró Alegre” liderado pelo senhor Zuza. Ainda mulheres monte-alegrenses como Izabel do Nascimento e Maria Angélica, ambas componentes da Plêiade Cavalo-do-Cão, e a professora Márcia Fernanda recitaram poemas. O vereador Robson Soares (Bicinho da Society) parabenizou as mulheres e ressaltou o quanto é importante que haja o respeito para com elas. Aproveitou o ensejo e sorteou uma camisa do Sarau entre as mulheres, sendo Nathália, jovem gloriense, a ganhadora. A integrante do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores), Inês Martins, aproveitou o espaço para convidar os artistas e grupos culturais para o encontro que será realizado no dia 31 do corrente mês no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Foi no clima de reflexão e harmonia cultural que o Sarau no Coreto realizou mais uma edição, buscando fortalecer o povoar das mulheres dentro da nossa sociedade, porque elas não estão sozinhas. A edição de abril versará sobre “Autismo: a luz azul deve ser acendida”.

Agradecemos às organizadoras do Leia Mulheres Glória por aceitarem o convite, à Miriam Amaral, Lucas Lamonier, aos componentes da Forró Alegre, às componentes da Plêiade Cavalo-do-cão, ao vereador Bicinho da Society, à população monte-alegrense por estarem conosco e a Felipe Alves pelo som. Estiveram presentes o padre Adalto e o Secretário Municipal de Cultura Rafael Bonfim. Vida longa ao Sarau no Coreto!

Carlos Alexandre N. Aragão
Idealizador do Sarau no Coreto


OPINIÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os Remédios da Moda. Por Antônio Samarone       http://blogdesamarone.blogspot.com/

Em meados do século XX, a medicina popular praticada em Sergipe era de inspiração hipocratica. A teoria dos humores era bem aceita pela população. A saúde dependia do equilíbrio desses humores.

A medicina popular era fundada numa visão de mundo onde coexistiam o natural e o sobrenatural, as experiências e as crenças,

A medicina popular era uma herança do vitalismo de Paracelso, do mecanicismo de Boerhaave, do humorismo de Hipócrates e Galeno e das medicinas dos índios e negros.

A medicina popular em Sergipe, até meados do século XX, era a persistência da medicina colonial, trazida pelos portugueses.

O paradigma celular da medicina acadêmica era incompreendido pelo povo e ainda não havia sido bem assimilado pelos médicos.

Havia um acentuado gosto pela medicina evacuante: os vomitórios, purgantes e laxantes eram muito populares. Outra prática bem aceita era os suadouros. A ideia era expulsar do corpo os humores corrompidos.

O purgante preferido pelas classes populares era o “óleo de rícino”, óleo extraído a frio das sementes das mamonas.

Toda vez que mamãe cismava que eu estava com fastio, que poderia ser lombriga ou amarelão, ela mandava comprar um copo de óleo de rícino, na bodega de Zé Meu Mano. Eu bebia numa golada, sem reclamar.

Achava um copo uma dose exagerada, mas era a prescrição. Na verdade, era uma medicina dos humores e odores.

O óleo de rícino é espesso, amarelado, viscoso, de cheiro horripilante e gosto de chá de besouro do cão. Mamãe me obrigava: tampe o nariz e engula de vez, é para o seu bem… Depois eu chupava um limão com sal, para tirar o gosto ruim da boca.

Até hoje, acordo de vez em quando com o gosto de óleo de rícino na boca. Nem Freud explica. Metaforicamente, eu sei o que significa “engolir sapos”.

Em menos de três horas, eu já estava no trono para liberar os jatos de fezes alvinas, salpicados de caroços de feijão. Depois, a gente se sentia leve.

Passados os efeitos dos purgativos, era a vez do fortificante: Emulsão de Scott, óleo de fígado de bacalhau. Esse tem o gosto de caldinho de corvina, com validade vencida, remoso.

Entretanto, perto do óleo de rícino, o Emulsão de Scott era uma delícia.

Os purgativos foram abandonados pela medicina. Vivemos sob o império da “moda dos remédios”.

 

 

 



Frase do Dia
“A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho… É tolo quem pensa no futuro antes de pensar no presente.” Nikolai Gógol, escritor russo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia aqui: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-03/statio-orbis-pandemia-papa-francisco-oracao-guerra.html

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais