Mesmo sitiado, blog continuará independente, apartidário e pluralista

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Nas últimas semanas, por conta do titular deste espaço deixar claro que não votou nem em Bolsonaro e muito menos em Haddad no segundo turno eleitoral, vem recebendo críticas de aficionados bolsonaristas e petistas.

O titular deste espaço volta a lembrar:o objetivo do blog não é ser o senhor da verdade, mas auxiliar no processo da discussão e fortalecimento da democracia. Os racionais dos dois lados reconhecem os erros. Por exemplo, alguém em sã consciência acha que Lula não sabia de nada? Do outro lado: alguém de sã consciência não sabia que elegeu um idiota para presidente da República no ano passado?

E o problema é mais fundo. Não são as pessoas, mas o sistema carcomido, que muitos criticam, mas não têm coragem de mudar.

O Brasil precisa de uma reforma política de verdade ou nada vai mudar. Acabar com a maioria dos partidos de “bolso”. A verdade é que a maioria não quer mudar a regra do jogo porque como se encontra beneficia a eles próprios.

Então não adianta críticas dos aficionados de um lado e do outro. Como bem diz um leitor deste espaço, “nada vai mudar, os atores e atrizes são os mesmos.”

Mesmo se sentido sitiado, o blog continuará independente, apartidário e pluralista. E o tempo é o senhor da razão.

Boicote silencioso na bancada governista. Salve-se quem puder Na última quarta-feira, 21, o governo não conseguiu quórum na Alese para votar alguns projetos. Só tinha 14 deputados, por que a oposição estava lá. Nos bastidores alguns deputados da situação comentam que não confiam no líder, Zezinho Sobral, e até quem o indicou já não entende por conta da postura pessoalíssima na Alese.

Eleição para presidente da Alese no final de 2020 será disputada E com a possibilidade da confirmação pelo TSE da cassação de Belivaldo Chagas à disputa para presidente da Alese no fim de 2020 promete. Luciano Bispo, mesmo sob liminar, será candidato, mas a bancada promete reação porque o próximo presidente pode virar governador e ser candidato à reeleição, se desejar. Arrepare, Osmário!

Lagarto: grupo de Valmir Monteiro se esfacela com imposição do nome do filho para ser candidato a prefeito Mesmo sendo cassado do cargo de prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro, continua achando que é o rei “da cocada preta.” Reuniu o grupo e impôs o nome do filho, o deputado estadual Ibraim, como candidato à prefeito. O grupo que já ficou pequeno com o último racha, com a família Ribeiro, esfacelou de vez. Com a cassação Valmir tão cedo poderá disputar um mandato.

Lagarto: Enquanto isso pelas redes sociais grupo Saramandaia anuncia união em torno de candidato único em 2020  Enquanto em Lagarto o comentário é o esfacelamento do grupo de Valmir Monteiro, ontem, 25, pelas redes sociais o grupo Saramandaia anunciou que terá candidato único parra prefeito em 2020. Nas fotos várias lideranças dos povoados com Jerônimo Reis, o deputado federal Fábio Reis, a deputada estadual Gorete Reis e o ex-deputado federal Sérgio Reis.  A disputa em Lagarto ainda contará, além dos candidatos dos Reis e Monteiro com a atual prefeita Hilda Ribeiro que deve disputar à reeleição.

Itabaiana: Talysson mostra maturidade em entrevista ao JC Em entrevista a jornalista Mayusane Matsunae do JC, no fim de semana o deputado estadual, Talysson de Valmir, apesar de ser um dos mais novos da Assembleia, mostrou maturidade ao responder temas polêmicos.

Sobre a Justiça Eleitoral Questionado sobre a cassação do mandato pelo pleno do TRE/SE, Talysson disse que respeite às leis e que a postura adotada durante a campanha foi propositiva e vai recorrer. “Em nenhum momento a máquina publica foi colocada à disposição da minha campanha”, disse afirmando que no recurso provará a falta de consistência nas provas utilizadas pelo tribunal.

Oposição em Itabaiana Sobre a oposição em Itabaiana, Talysson disse que está articulada para denegrir a imagem do prefeito Valmir, pai dele. “Mas a população é inteligente e nela confio, assim como também confio nas urnas”, revelou afirmando que na hora certa o agrupamento vai definir o melhor nome para disputar a prefeitura, já que Valmir, já foi reeleito.

Esteira de Raio-X Na Alese é preocupação para deputados que estão em vias de condenação por improbidade administrativa. Isso porque o judiciário brasileiro tem inovado na interpretação e permitido que deputados condenados, possam continuar exercendo mandato. Dessa forma, o deputado ou ex-deputado que estiver usando tornozeleira será constrangido ao passar pela esteira Raio-X. Já pensou? Nem o Bispo escapa.

Volta, Flávio! Deu em Thais Bezerra, no JC do último fim de semana: “Por motivos óbvios, somente um conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe tenta a todo custo impedir que o conselheiro Flávio Conceição, retorne ao cargo na Corte de Contas. Aposentado compulsoriamente, Flávio já provou em todas as instâncias judiciais, que não cometeu crime, portanto, está apto a retornar ao posto para qual foi conduzido atendendo a todos os critérios constitucionais. Volta FC!!”

SMTT silencia quando deveria multar e rebocar É a segunda vez em menos de sete dias que um morador da região envia uma foto de um veículo estacionado tomando toda calçada no boteco Paulo Preto em plena Avenida Beira Mar, em frente ao calçadão da Praia Formosa. Não se sabe se o dono do estabelecimento apoia a infração cometida pelos fregueses, mas a SMTT passa ali sempre. Não é um local escondido, fica em frente a um cartão postal de Aracaju, dando um péssimo exemplo para todos e colocando em risco a vida dos pedestres que precisam passar pela avenida. Sem contar a imagem negativa para os turistas que frequentam a área. SMTT cadê você?                                                                                                                       

Veículos antigos participarão do tradicional desfile do Siqueira Campos A convite da Secretaria Municipal da Educação o Clube de Veículos Antigos do Farol de Sergipe, fará parte do desfile em homenagem a Semana da Pátria que será realizado dia 1º de Setembro na Rua Bahia no Bairro Siqueira Campos. Estarão desfilando cerca de 30 veículos dos anos 40, 50, 60, 70 e 80. “Essa é a primeira vez que fazemos parte do Desfile Cívico da rua Bahia, o que nos deixa muito orgulhoso em poder contribuir com a nossa participação em uma data tão importante como a da Independência do Brasil”, disse Naelson Rezende, presidente do CAF.

Rotary e AMO realizam testes gratuitos para detectar Hepatite C O Rotary Clube Aracaju Jardins realiza, junto com a Associação dos Amigos da Oncologia (AMO), ações do projeto Hepatite Zero, uma campanha gratuita de testes para detecção do vírus da Hepatite C. O projeto faz parte de um esforço de alcance mundial abraçado pelo Rotary Internacional e tem como objetivo promover a erradicação da doença.

Doença silenciosa A Hepatite C é uma doença silenciosa, assintomática até as suas fases mais avançadas. Geralmente quando o portador percebe os primeiros sintomas já é tarde demais e a única possibilidade de cura se restringe ao transplante de fígado. No mundo, há mais de 400 milhões de pessoas que carregam os vírus das Hepatites B e C e, absurdamente, apenas 5% dos casos estão diagnosticados. Descobrir o vírus a tempo é fundamental para o sucesso do tratamento.

Amanhã, 27 A iniciativa do Hepatite Zero em Aracaju é direcionada à população acima de 40 anos e começa amanhã, 27, às 18h, na sede da AMO, localizada na Rua Permínio de Souza, 270, bairro Cirurgia. O prazo final da campanha está condicionado à utilização dos 150 testes disponibilizados.                                                                                                                                         

Campo do Brito Espírita – Eu vou! Evento gratuito O Campo do Brito Espírita é um evento bienal realizado pelo “Centro Espírita Unidos na Fé” e sua 7ª edição acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro de 2019, na cidade de Campo do Brito/SE, com o tema central “Viva a Vida” e a participação de diversos palestrantes e artistas espíritas: palestra – Marcel Mariano/BA, Frederico Menezes/PE e Júlio César Góes/SE; música – Moacyr Camargo/SP e Ítalo Lima/SE; poesia – Edgar Diniz/PE; teatro – Cia de Teatro Espírita Hariboll/RS e Teatro Móvel Cornélio Pires/PR, cinema – Claiton Freitas/DF.

 

Seminário Internacional em SE: dia 05 de setembro, com Nobuaki Kanazawa No próximo dia 05 de setembro a noite no Colégio Master em Aracaju, os praticantes do karate e das artes marciais terão uma oportunidade impar de participarem de um seminário internacional com o mestre Nobuaki Kanazawa – presidente da SKIFW e filho de um dos maiores mestres da história do karate, Kanazawa – que estará pela primeira vez no Brasil realizando seminários em poucos estados (RJ,MG, GO e SE). Ele foi tetracampeão mundial e representou todas as federações do Japão. Independente de federação e de estilos o evento é aberto para todos. A participação para crianças será das 18h às 19h30. E para os adultos de 19h30 até às 22h. O evento da Shotokan Karate Do Internacional/Brasil está sendo organizado pelo professor e atleta Yoacan Jócelis. Maiores informações pelo telefone: 79 – 98809 – 0037. O evento conta com o apoio do Sesi, Trimídia , Colégio Master, Gráfica Diogo, Óticas Carol, Indaiá, Probiótica e Suma Surf Shop.

NOTA PÚBLICA

A notícia veiculada ontem, 24 de agosto de 2019, sob o título “Juíza diz que colegas fazem ‘teste do sofá’”, pelo site de notícias ÉPOCA (e republicada por outros sites) é flagrantemente tendenciosa e causa estranheza e repúdio.

A matéria remete a alegações proferidas em maio de 2018, em evento acadêmico, ou seja, há mais de um ano. Não há justificativa para a publicação da notícia, sem qualquer contextualização, senão a aparente intenção de ferir a honra desta Magistrada, do Judiciário do Estado de Sergipe e, em contexto mais amplo, do Poder Judiciário brasileiro.

Além disso, a matéria retira a fala da Magistrada de seu contexto, publicando vídeo de trecho do colóquio e levando a crer, equivocadamente, que se denunciaria uma prática do Judiciário. As declarações foram feitas durante o painel “Gênero e a Feminização da Magistratura”, no XXIII Congresso Brasileiro de Magistrados. Na ocasião, de caráter eminentemente científico, tratavam-se das dificuldades que as mulheres enfrentam no trabalho no Judiciário.

A ocorrência de assédio é preocupante tanto no setor público quanto na iniciativa privada. Não por acaso, é penalmente tipificado e deve ser, portanto, combatido. A matéria, todavia, com sua linguagem tendenciosa, inclina os leitores a acreditar que esta Magistrada estaria denunciando colegas de sua profissão, quando, na verdade, estava referindo-se, de forma genérica, a uma prática de que, lamentavelmente, se têm notícias, nas mais diversas relações intersubjetivas, no Brasil e no mundo. Como em toda violência de gênero, contudo, inexistem dados compreensivos, devido à complexidade e às múltiplas facetas da questão. Os casos, inclusive, são apurados pelos órgãos competentes em segredo de justiça.

Finalmente, a utilização do termo “teste do sofá”, da linguagem popular, no lugar da expressão mais formal assédio, em ambiente profissional, talvez não tenha sido muito adequada, fato que ensejou interpretação equivocada do que foi dito e seu uso indevido em matéria jornalística.

De qualquer forma, além dos dissabores pessoais com o ocorrido, é salutar registrar que esta magistrada se ressente de qualquer desconforto ocasionado pela notícia em relação a terceiros.

O Judiciário não merece ser vítima de notícias tendenciosas, nem, tampouco, esta Magistrada. Não há justificativas plausíveis para que, há mais de um ano do evento, a imagem desta Magistrada e trechos do colóquio sejam selecionados, de forma descontextualizada e tendenciosa, para ferir a imagem de indivíduos e carreiras. Como dito, a divulgação causa estranheza, sendo lamentável, portanto.

PATRÍCIA CUNHA PAZ JUÍZA DE DIREITO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018                                                                 

E a Emurb insiste em desprezar pedido dos moradores de rua no Bairro Luzia E os moradores da Rua Manoel Gomes da Rocha, que dá acesso a Rua Heráclito Muniz Barreto, no Bairro Luzia não sabem mais a quem apelar: a rua está intransitável e esburacada há vários meses. São vários pedidos a Emurb e nada. Será que o prefeito Edvaldo Nogueira sabe do desprezo da Emurb com os moradores da região?

A quem recorrer? De um servidor: “R$ 16 milhões o contrato da Prefeitura de Aracaju junto a empresa terceirizada administradora da UPA Nestor Piva. Fazendo uma continha rápida: 16 : 6: 2.666,00. Ai você divide este valor por 30 dias (mês) da 88 mil e 800 reais. A pergunta é: será que em 24 horas aquela UPA gasta 88 mil?

Show beneficente em prol da Casa Sossego Vó Tereza Nesta quinta-feira, 29, a partir das 21h, será uma noite especial no Brother`s Club sob o comando de Maria Cristina & Os Elisios com o Show “Para Elis.” Será um evento beneficente em prol da Casa de Sossego Vó Tereza, uma entidade civil sem fins lucrativos que está em fase de construção no Robalo-Mosqueiro, que atenderá crianças e adolescentes com paralisia cerebral e idosos em vulnerabilidade social.
O Show Preservando os arranjos e tons originais das canções que Elis interpretou, o show “Para Elis”’ quer levar você a sentir no corpo e na alma o universo musical e poético que fez desta cantora uma das mais importantes da música brasileira. Ingressos: R$ 20 reais. Maria Cristina no vocal; Humberto Barretto violão e direção musical; Ítalo Neno, teclado; Fabio Oliveira, baixo e Rafael Júnior, batéria. Reservas: 99988 1922/99605 4508.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

ARTIGO

 

Os Crentes em Itabaiana. A demolição da Igreja (foto) Por Antônio Samarone.

Itabaiana era uma cidade que respirava o catolicismo romano. Tudo, ou quase tudo, girava em torno da igreja católica. Talvez por isso, a minha curiosidade sobre os crentes. A antiga igreja de crente me deixava curioso. Eu não perdia a oportunidade de ficar bisbilhotando o culto pela janela.

Só existia uma igreja de crente em Itabaiana (foto), presbiterianos, gente descente, poucos, mas diferenciados. Quando eu perguntava a mamãe (católica, filha de Maria) quem eram os crentes (chamados de bodes), o que faziam, a resposta era contraditória. Ela afirmava: só a igreja católica salva, mas esses crentes são tementes a Deus, verdadeiros cristãos.

Eu não entendia, mas ficava calado. Naquele tempo não se discordava de pai e mãe.

Os crentes eram liderados por Dona Eulina Nunes, uma senhora muito respeitada na cidade.

O historiador Ismael Moura nos ensina que os crentes chegaram em Itabaiana por volta de 1885, no Povoado Caraíbas. “O professor José Gregório da Silva Teixeira é considerado o fundador do protestantismo em Itabaiana.” (Moura citando Sebrão Sobrinho)

Depois vieram para a cidade. A iniciativa coube a Antônio da Silva Nunes, pai de Eulina Nunes.

Essa igreja da foto, estilo art-déco, com janelas e portas com arcos em orgiva, e uma torre central, foi inaugurada em 18 de dezembro de 1938. Antes já existia uma casa de orações. A igreja é uma relíquia da história dos evangélicos em Itabaiana. Além da igreja, os presbiterianos também construíram um cemitério para os crentes.

Moura cita uma passagem de Vladimir Carvalho: outra pedra no sapato do padre Vicente Valentim da Cunha foi a presença de protestantes em Itabaiana no começo de 1903…

Um absurdo: fiquei sabendo que a essa igreja será demolida nos próximos dias. Foi vendida! No local serão construídas lojinhas de bugigangas. Uma profunda indiferença pela memória religiosa da comunidade.
.

PELO TWITTER

www.twitter.com/anterogreco Me enchi! Não quero nem zoar sem-noção. Cansei.
A conta é minha e nela escrevo o que eu quiser.
Alô, fiscal de conta alheia: vai lamber sabão.
Não gostou, deixa de seguir e viva a liberdade. (Enquanto houver…)

www.twitter.com/revinhogama Dizem que a esquerda é a adolescência da política. Eu discordo. A esquerda tem mais a ver com a fase lactente, quando o ser humano só tem duas preocupações: mamar e cagar…

www.twitter.com/Ricamconsult Melhor proposta que eu vi até agora para deixar claro que Brasil cuida como deve da Amazônia, restaurar sua credibilidade internacional e acabar com a crise diplomática foi redirecionar os R$3,7 bilhões do fundo eleitoral para financiar ações da brigada de incêndio na Amazônia.

www.twitter.com/ayres_britto Há quem se acostume tanto ao deserto de si mesmo que a simples pronúncia do nome “floresta” já lhe soa como uma ofensa pessoal.

www.twitter.com/smttaju Fiscalização na faixa de areia para garantir a segurança dos banhistas no fim de semana. Lembre-se: é infração circular pela areia com qualquer veículo. Respeite às leis.

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

 Facebook

 Twitter

 

Frase do Dia
“O vento sopra sempre a favor dos que sabem o que querem.” Sêneca.

Os pecados da carne. Apesar da longa cruzada higienista do Poder Público contra os abatedouros municipais, a situação da carne em Sergipe tá no mesmo, ou até piorou em alguns locais. Não se muda costumes por decreto… Por isso estou na fila para aderir ao veganismo… Foto e texto Antônio Samarone.
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais