Militância do PT não é mais a mesma

Ninguém tem duvida que o método usado pelo Partido dos Trabalhadores para definir seus pré-candidatos a prefeito em todo país é democrático. O PT tem como em sue estatuto o socialismo, não baseado em apenas uma vertente filosófica, mas como prática principal o Estado Democrático, brindando com possibilidades mais amplas para todos os trabalhadores de participar ativamente de suas decisões.

A prévia é o ápice da democracia interna. É fato incontestável também a vitória do deputado federal Rogério Carvalho na prévia realizada no último sábado,24.

Porém, essa ação democrática interna do PT de Aracaju acabou mostrando algo que  deve ser avaliado, não só pelas lideranças do partido, mas pelo governador petista Marcelo Déda. Ele encontra-se em viagem a Índia na comitiva da presidente Dilma, mas quando retornar terá que encontrar o caminho do seu partido em Aracaju.

O PT tem mais de quatro mil filiados em Aracaju. Aptos a votar no último sábado estavam cerca de 1.280 filiados. E só votaram 651 filiados. Sendo 408 para Rogério Carvalho e 243 para Ana Lúcia. Apenas 15% dos filiados. Qual o motivo? Os pré-candidatos não empolgaram a militância? Decepção com o governo petista? A militância petista que sempre foi exemplo de garra e vigor preferiu “hibernar” em plena ação democrática do partido.

Ou seja, dos aptos apenas a metade teve a coragem de participar das prévias. E mais cerca de três mil não estavam aptos por falta de contribuição partidária. E aí fica a pergunta: se o partido é poder nas instâncias estadual e municipal e a maioria esmagadora de sua militância não contribui, algo está errado.

O PT e todos os outros partidos aliados devem colocar à mesa seus pré-candidatos. As lideranças devem pensar muito para tentarem um consenso. Para isso tem que deixar de lado as questões pessoais e partidárias.

Sem pensar que tem a verdade absoluta, mas pensando também em noções básicas como tempo e espaço. Não como teses de física e de matemática, mas de objetivos que reflitam no consenso do grupo que comanda o Estado e o município de Aracaju. Aliás, Marx, analisou bem a tese das verdades relativas que compõem pouco a pouco a verdade absoluta.

Quando este espaço publicou que é preciso que Marcelo Déda assuma a sucessão em Aracaju, não como petista, mas como líder maior de um bloco de alianças, alguns petistas fizeram duras criticas.

As prévias serviram para mostrar que a militância petista não está satisfeita em Aracaju.  Um problema para o militante Marcelo Déda resolver quando retornar da viagem a Índia. Se atualmente o caminho para a Índia não é mais difícil como na época de Pedro Alves Cabral, o mesmo não se pode dizer do caminho do PT em Aracaju.

A maioria esmagadora da militância deu o sinal claro que acendeu a luz, não vermelha (que é a cor do partido), mas a luz da insatisfação e da decepção política.

João Alves e as intenções de voto
Será que o índice de intenção de votos do ex-governador João Alves Filho nas pesquisas eleitorais é apenas competência dele ou é também fruto da incompetência das principais lideranças governistas, ou seja, Marcelo Déda, Jackson Barreto, Valadares e até os irmãos Amorim que eram governistas há pouco tempo?

Voto de Adelson “tornado sem efeito” para o governo
Na semana passada, em várias edições, foram publicados no Diário Oficial do Estado de Sergipe decretos governamentais tornando sem efeito diversas exonerações. Boa parte delas foram indicações do deputado Adelson Barreto, aquele que foi eleito primeiro secretário na chapa de Angélica. Ou seja, a suposta “traição”, só foi do grupo dos irmãos Amorim e da deputada Maria Mendonça. É a tese que tentam passar para a sociedade, mas não colou, nem vai colar…

Caminho da Índia I
Com tantos problemas para resolver, como, por exemplo, o reajuste dos servidores públicos, a reforma do secretariado e a recomposição da chamada base aliada na Assembléia, o torcedor do Flamengo Marcelo Déda dá uma de Vasco da Gama e toma o caminho da Índia, a convite da presidente Dilma. Como o vice-presidente Michel Temer também está em órbita, comandará o planalto por uma semana o deputado Marco Maia, presidente da Câmara.

Caminho da Índia II
Enquanto isso, a chapa – não confundir com chapa de eleições – no Congresso, está assando ou fervendo, como queiram, tendo em vista que os “chapas” do governo estão bloqueando as votações importantes, dentre elas a lei geral da Copa e o Código Florestal. Pelo menos, por aqui o vice-governador está presente, para segurar a barra.

Poeta Santo Souza
O programa Terras Serigy do último sábado foi excelente. Foi destacado o trabalho do poeta sergipano Santo Souza. Foi importante para a juventude conhecer um pouco da história de um dos maiores poetas contemporâneo de Sergipe. De parabéns toda equipe da TV Sergipe na pessoa da jornalista Anna Fontes que realizou a entrevista.

Domingos Meirelles no TJSE nesta segunda-feira
Nesta segunda-feira, dia 26, Domingos Meirelles, repórter da Rede Globo e um dos diretores da ABI, estará no Tribunal de Justiça de Sergipe ministrando um curso exclusivo para Desembargadores e Juízes, com o tema ‘Magistrados e Imprensa: uma via de mão dupla’.

Objetivo
Um dos objetivos do curso é estabelecer um bom relacionamento entre Judiciário e imprensa. Quem desejar cobrir o evento, pode procurar a equipe da Diretoria de Comunicação do TJSE, a partir das 17h30, no 8º andar do Anexo Administrativo II, na rua Pacatuba. Após o término do curso, Domingos Meirelles também estará à disposição da imprensa para entrevistas, durante uma sessão de autógrafos dos livros ‘As Noites das Grandes Fogueiras. Uma História da Coluna Prestes’ e ‘1930. Os Órfãos da Revolução’. Mais informações por meio do telefone 3226-3127.

Prévia em Socorro
No último domingo foi realizado o processo de eleição diretas do PT em Socorro. Lá o professor Augusto foi eleito presidente do diretório municipal com mais com mais de 95% dos votos validos.

Memórias de Sergipe – Seixas Dória
Vale a pena ler o caderno Memórias de Sergipe, do último domingo do Correio de Sergipe, sobre a vida do ex-governador João de Seixas Dória, falecido recentemente.

Karatê: Equipe sergipana vitoriosa em Alagoas
A delegação sergipana de karatê, liderada pelo professor Yoakan Jocélis, acaba de retornar de Alagoas com oito

Equipe do Karatê União mais uma vez vitoriosa.

 medalhas no peito.O campeonato alagoano de Karate foi disputado por oito alunos do projeto Vida Alegre, que conquistaram oito medalhas. Os atletas vitoriosos treinam no complexo esportivo D. Finha, no Bairro Industrial.

Os medalhistas sergipanos do I meeting de Karatê Escolar:
Thawan Francisco — campeao de kumite/ 3º lugar kata;Emerson Taslan- campeão de kata;Mayra santos – campeão  kata / 2º lugar kata;Vinicius santos – campeão de kumite;Vitor Dias — 3º lugar de kumite; Licio Gabriel 2º lugar kata / kumite;Vitor Daniel ( participação) eVitor Augusto ( participação). De parabéns o projeto Vida Alegre e toda a equipe sergipana.

Médicos condenam remédios similares
Na edição do último domingo do Jornal da Cidade uma matéria chamou a atenção dos leitores, com o título “Médicos condenam remédios similares”, mostrando que alguns medicamentos similares tem até um apelido “BO – Bom para Otário”.

Alerta sobre remédios similares
A matéria não generalizou com os medicamentos similares, mas a declaração do conceituado médico Marco Sarmento (clinico geral) deixou um alerta para os pacientes: “Existem similares que não fazem o mesmo efeito que o medicamento de marca, ou genérico. E eu já observei a utilização dos similares em pacientes internados em hospitais, principalmente nos públicos. Não sei por que não é proibida a venda”, disse.

Similares muitas vezes não tem a mesma eficácia
Marco Sarmento entende que se são vendidos é porque a lei deve permitir a venda de medicamentos que não passam pelo crivo que os genéricos e os de marca passam. “O medicamento de marca é testado, passa por avaliações e tem a garantia de uma industria farmacêutica que investe milhões no estudo que a avalia a eficácia deles. Os similares muitas vezes não tem a eficácia, pois não passam pela bioequivalência e por isso são mais baratos. Muitas vezes a diferença de preço é muito grande”, disse, lembrando da polêmica há alguns anos da venda de anticoncepcionais de farinha.

Genérico sim, similar não
Na matéria, Marco Sarmento adverte que o paciente pode trocar o medicamento de marca pelo genérico, mas pelo similar não.

SEMARH: Encerrada Semana da Água
O V Encontro Estadual de Recursos Hídricos, constante da programação da Semana da Água, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), foi encerrado na manhã dessa sexta-feira, 23, e se constituiu, pela qualidade dos trabalhos apresentados e participação de estudantes, técnicos, professores e ambientalistas como um dos momentos de maior produção de reflexão acerca do mais caro tema para a sociedade contemporânea: água!

Palestra
No último dia de debates e apresentações de trabalhos da Semana da Água, o Superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Ailton Rocha, apresentou palestra sobre "Marco Regulatório de Saneamento Básico e suas Interfaces", que trata de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem, da mesma maneira que define os papéis do prestador de serviços, agente regulamentador e do agente titular de serviços.

Cehop realiza ato público na próxima terça, 27
Funcionários da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), através da Associação dos Empregados da instituição (Assec) e Sintrase realizarão, na próxima terça, 27, um ato público em defesa da instituição contra o gradativo esvaziamento da Companhia no tocante às suas atribuições e fins. A manifestação acontecerá na própria instituição, a partir das 7h.

Enfraquecimento
O objetivo do ato é mostrar à sociedade sergipana e ao governo do estado a preocupação dos funcionários com o enfraquecimento da companhia sobre a implantação, por parte do governo, de unidades habitacionais e de algumas obras estruturantes que estão sendo direcionadas para outras secretarias, deixando a Cehop mais enfraquecida e dependente do governo estadual.

Assembleia dos servidores do Detran/SE
O Sindicado dos Servidores do Detran/SE, Sindetran-SE, realizará no próximo sábado, 31, às 9h, na sede da CUT em Aracaju uma assembleia geral. Na pauta os servidores discutirão o plano de ações em 2012, os atos e mobilizações na luta pela melhoria das condições de trabalho e consequentemente melhorar o atendimento prestado a população.

Copa Brasil de Triatlo é realizada em Sergipe
Foi realizada em Sergipe, na tarde do último sábado,24, a segunda etapa da Copa Brasil de Triatlo, na modalidade Sprint, na cidade de Aracaju. O evento contou com a participação de mais de 120 atletas das mais diversas categorias, masculino e feminino. O palco da competição foi o belo cenário da Orla de Atalaia. A competição foi válida para os rankings brasileiro e mundial do Triatlo.

Trabalho do governo estadual
De acordo com o presidente da Federação Sergipana de Triatlo, Augusto Cézar, o evento foi um marco histórico para Sergipe, inserindo definitivamente o estado no cenário nacional do Esporte.“Sergipe faz parte do calendário nacional do evento. A competição aqui disputada é uma competição única pelo nível de segurança. O Governo do Estado fez um excelente trabalho por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, dando todas as condições para este grande evento. Entramos para a história do esporte”, disse o presidente.

Competição
A competição contou com a participação de atletas com idade entre 16 e 70 anos e também com paraatletas. Foram disputadas baterias compostas por natação 750 metros de natação realizada no lago principal da Orla de Atalaia, 20 km de ciclismo pela pista montada na Orla e mais cinco quilômetros de corrida, no mesmo cenário.

Vencedores
Os atletas Beatriz Neres e Edvânio Monteiro foram os vencedores da categoria Geral, que reúne todos os participantes. A surpresa é que Edvânio é atleta da categoria Júnior e superou competidores até da categoria Elite, os melhores preparados para as competições. O triatleta sergipano Rômulo Sávio foi o representante do estado melhor qualificado, ficando em terceiro lugar na categoria Júnior, mostrando a força do Triatlo sergipano.

Surpresa agradável
De acordo com o superintendente da Confederação Brasileira de Triatlo, Roberto Menescal, Sergipe surpreendeu no nível de organização e qualidade da competição. O representante elogiou muito as condições do local escolhido para o evento.“Fico muito feliz em realizar esse evento de alto nível no estado, com esse cenário maravilhoso para a competição. Estamos competindo na praia mais bonita do Brasil, com uma grande estrutura para a competição e uma grande organização. A natação no lago foi muito segura, com águas calmas, o asfalto da competição é muito bom. Um grande evento que, sem dúvida, voltará para Sergipe”, destacou o representante da entidade maior do esporte no Brasil.

Ostensivo
Os policiais da 4ª CIA 8º BPCOM e da CPRv (Jaguar 81) realizaram, na última sexta-feira, dia 23, várias abordagens nas praças Pisco Viana e Jugurta Barreto no município de Barra dos Coqueiros, cuja operação fora comandada pelos Sargentos Rubens e o Alexinaldo tendo como objetivo coibir os abusos cometidos por condutores de veículos tais como: veículos em cima de praças, condutores sem CNH e o pior dos absurdos, veículos com som de mala que vêm atormentando os moradores desse município.

Som alto é recorde na ocorrências
O DELTA 05 conhecido como som alto tem sido o recorde nas ocorrências junto ao CIOSP. Os militares envolvidos na operação notificaram vários veiculo irregulares e no decorrer da mesma atenderam ainda uma ocorrência de assalto no bar do Buchudo, no povoado Jatobá, onde três indivíduos renderam o proprietário e os clientes roubando pertences e veículos.

Perseguição
Porém os meliantes não contavam com a presença de um policial militar entre os abordados, o Sgt. Santos, que a todo tempo ficou de cabeça baixa para não colocar a vida dos clientes em risco e após os elementos fugirem levando um veiculo strada e vários objetos, o citado sargento pegou seu veiculo e perseguiu os bandidos, que ao perceberem que estavam sendo seguidos, começaram atirar contra o Sargento Santos que revidou atirando contra os bandidos, que ao perceberem o poder de fogo do militar que estava no encalço destes, entraram no matagal. A guarnição lince 04 comandada pelo Sgt. Alexinaldo, Cb. Laurindo e Cb. Fernandes, realizaram diversas rondas no intuito de capturar os meliantes, mas infelizmente não obtiveram êxito, recuperando o veículo que fora tomado no assalto, tendo o automóvel do Sgt. Santos sido atingido por quatro disparos feitos pelos marginais, mas graças a Deus nenhum deles atingiu o militar que mesmo de folga, não mediu esforços no sentido de tentar prender os mesmos.

Segurança
A 4ª Cia 8º que tem como Comandante o Cap. Cristiano e o Ten. Matos como subcomandante, vem trabalhando diuturnamente para prestar uma segurança de qualidade aos moradores da Barra dos Coqueiros, intensificando o policiamento no centro comercial, bem como, nas escolas, o que vem surtindo um resultado satisfatório, recuperando vários veículos furtados na grande Aracaju, como também, diminuído o tráfico de entorpecente na sede do município, na Atalaia Nova, Jatobá e áreas adjacentes.

PELO TWITTER

www.twitter.com/jsantana61  Feirão Shineray aqui na rodovia das Dunas (ex-Sarney). Uma dica de promoção: poderia comprar a motoneta e ganhar o funeral.

www.twitter.com/marciorocha1  Já sei o que fazer para ficar rico!! Vou vender plano funerário vizinho aos pontos de venda da Shineray. Clientela de retorno garantido.

www.twitter.com/felipefbsilva  Só fui ter e-mail quando entrei na universidade (do Zipmail). Hoje qualquer criança de 3 meses tem e-mail. #TôVelho

www.twitter.com/susanevidal  Aracaju está crescendo, mas ainda não despertou para coisas básicas. Pizzaria encerrar entregas antes das 23h, em noite de sábado, não dá.

www.twitter.com/geovannesdi  Inteligência encobre a feiúra. Mas a beleza não disfarça a burrice.

DO LEITOR

Apagão no loteamento Marivan
Do leitor José Almeida: “Peço encarecidamente que publique este e-mail na esperança que algum diretor da "ENERGISA" tome conhecimento do apagão que vem ocorrendo no Loteamento Marivan Zona Sul no Bairro Santa Maria. Amigo, a situação vem ficando cada vez pior, aquele telefone de reclamação só existe para a telefonista responder que já tem conhecimento e estão tomando providencias. Parece brincadeira, mais todo Santo Dia no período da tarde e início da noite é um festival de vai e vem, chegando em alguns momentos demorar até 30 minutos para o restabelecimento. Eu venho cobrando diariamente, se não tomarem providencias a única alternativa é fazer um abaixo assinado e levar ao Ministério Público. Ainda não o fiz, devido a falta de tempo. Mais tudo tem limite, e espero que a diretoria da empresa não espere chegar a este ponto”.

Análise do Empreendimento Alphaville Sergipe
Sou um morador da Barra dos Coqueiros, ou melhor da Atalaia Nova, há muitos anos, desde a década de 80. De lá para cá, dentro dos meus limites do meu trabalho tento colaborar para melhorar a qualidade de vida do local. Por isso peço que publique essa modéstia analise, mas sem me identificar. Sergipe é pequeno e as vezes uma critica construtiva é recebida de outra forma e as perseguições acontecem. Agradeço se publicar o meu texto.

Estamos assistindo uma grande mobilização de corretores de inúmeras imobiliárias para a venda do Alphaville Sergipe.  A todo momento estamos sendo abordados até por pessoas que na são corretores  de imóveis querendo fazer o cadastro que possibilitará ter acesso a esse novo eldorado. Percebe-se claramente que querem criar um sentimento de unanimidade  quanto  a força da marca Alphaville que por si só já garantem o sucesso de qualquer empreendimento e a sensação de que não haverá lotes para todos e que somente aqueles que chegarem cedo poderão ter o privilégio de comprar um lote no Alphaville Sergipe.

A verdade não é necessariamente essa e é preciso fazer um contraponto  a essa lavagem cerebral  que está sendo feita em todos na cidade. É comum ouvir algum potencial comprador dizer que não quer morar na Barra dos Coqueiros mas que pensa em comprar um lote pois entende que haverá uma grande valorização. Essa é mais uma falsa ideia que se propaga.

É necessário que se mostre uma outra verdade para que muitos aracajuanos não sejam levados por essa mega operação de marketing e somente depois do empreendimento pronto se dê conta de que o negócio não era exatamente aquilo que se vinha propagando.

A Alphaville Urbanismo, empresa responsável pelos empreendimentos Alphaville, trabalha com competência a ideia de que o sucesso dos seus empreendimentos desenvolvidos em outros Estados é garantia de que qualquer novo empreendimento lançado repetirá o mesmo resultado.  Isso não é verdade! Existem casos em que as vendas não aconteceram na velocidade propalada e que não existiu a valorização dos lotes e o percentual de ocupação do condomínio algum tempo depois de entregue ainda é baixo. Assim, a empresa procura envolver no processo de comercialização todas as imobiliárias da cidade para que não haja uma contestação das informações que são divulgadas. Para dar o tom de veracidade, leva alguns corretores das imobiliárias para conhecer empreendimentos consolidados  e bem sucedidos em outras cidades para que eles sejam multiplicadores dessa ideia e saiam propagando de forma entusiasmada o que viram e ouviram. 

O Alphaville Sergipe está situado no município de Barra dos Coqueiros, cujo acesso  se dá através da ponte Construtor João Alves no Bairro Industrial. Esse acesso é muito ruim, passando por todo o centro de Aracaju, cada vez mais engarrafado, além de ser ermo e perigoso, principalmente à noite. O fato do Alphaville Sergipe ser implantado na Barra do Coqueiros não terá força suficiente para levar para aquele municípios os serviços que essa clientela demanda. Assim, os filhos dos que lá forem morar terão que atravessar toda Aracaju para chegar aos colégios onde hoje estudam, como o Master, Salvador,Módulo, UNIT…. sendo um transtorno e  tanto para eles e seus pais essas vindas e idas. As compras do supermercado certamente continuarão a ser feitas na zona sul de Aracaju já que as mercearias da Barra dos Coqueiros não terão um mix de produtos que essa população consome. Idêntica situação  se dará quando o futuro morador do Alphaville Sergipe quiser ir ao cinema, a um bom restaurante ou mesmo a  Shopping Center.

Todos sabem que o padrão de ocupação da Barra dos Coqueiros é de condomínio de blocos  de apartamentos para a população de renda mais baixa, sendo essa a vizinhança  consolidada da região.

Recentemente foi lançado o condomínio fechado Maikai na Barra dos Coqueiros,  tendo alçado um bom resultado  na sua comercialização, valendo-se da mesma ideia, ou seja, que seria um investimento para futuro com grande valorização. Não é isso que se observa hoje. No Cinform vemos semanalmente um grande número de lotes sendo ofertado em revendas. Um observador mais atento poderá inclusive perceber que os valores pedidos para esses repasses vem caindo, fruto da falta de interessados. Poderá também o potencial investidor fazer uma rápida consulta ao Google com o argumento “maikai Aracaju lotes para venda” e observará a imensa quantidade de anúncios de lotes que estão expostos à venda. Isso mostra claramente que grande parte dos compradores não quer lá residir e foram levados pela expectativa de valorização a  fazer essa compra. Na medida em que existe tão grande oferta de lotes e sonhada valorização não acontece. Essa situação certamente se agravará quando os condomínios forem entregues e começar a a ser cobrada a taxa de condomínio para conservação e manutenção de toda  a infraestrutura viária e de lazer em uma área castigada pela forte maresia e insolação, além de custos com segurança já que as áreas não estão integradas aos centros urbanos. Aqueles que não pretendem lá morar vão intensificar o esforço de venda para fugir do encargo mensal do condomínio que não será pequeno. Nesse momento também existia  a pressão dos proprietários de lotes sem ocupação para que o valor do condomínio seja mais em conta, restringindo a contratação dos serviços necessários à conservação de uma “pequena cidade”, principalmente com o negligenciamento do item segurança, primordial para os pioneiros que construírem suas casas nos condomínios. Além disso, o condomínio terá mais algumas etapas. Assim, logo que conseguirem concluir a venda dos 657 lotes da primeira etapa, será lançada uma nova etapa. Quando finalmente terminarem as vendas do primeiro empreendimento, certamente virá o Alphaville II, já que a oferta de áreas na Barra dos Coqueiros a preço baixo é muito grande.

Normalmente a ocupação desses condomínios se dá de forma muito lenta e aqueles que primeiro vão morar no condomínio terão que conviver durante longos anos com os canteiros de obras de outras casas, sendo sempre um fator de incomodo e fragilização da segurança. Já a esperada valorização só se dá quando o condomínio tem ocupação superior a 70% e consequente redução de oferta de lotes para venda o que certamente levará anos para acontecer, tendo o proprietário de lote pagar o condomínio por muitos anos.

A ideia que muitos tem é de que o Alphaville terá praia privativa com acesso direto do condomínio. Ledo engano! As casas não terão qualquer vista do mar e a praia próxima está ocupada de barracos em toda a sua extensão, além de que a distância para os moradores chegarem à praia é inviável de ser percorrida a pé transportando os acessórios de praia.  

Outro aspecto relevante é o pequeno tamanho dos lotes, em torno de 495m2, que não possibilitara construir uma casa espaçosa com área verde ao seu redor, piscina, quiosque co  churrasqueira, enfim, tudo aquilo que povoa o imaginário da casa de lazer. Face ao tamanho dos lotes, recuos obrigatórios e restrições para as construções, as casas não terão a privacidade desejada em se tratando de empreendimento tão badalado. Além disso, o preço do lote ainda não oficializado deverá ser alto, em torno de 250 a 300 mil reais, equivalente a algo em torno de R$ 600,00/m2, muito superior ao que seria razoável face aos preços de terreno na região.

Na realidade a escolha da área do empreendimento Alphaville Sergipe não foi feliz, estando na contra mão do crescimento da cidade de Aracaju, com acesso ruim e local onde não existe oferta de serviços. Enfim, os empreendedores acreditam que somente a marca Alphaville garantiria a venda do empreendimento  e  que os aracajuanos seriam levados pela beleza da propaganda e pelas condições  de pagamento parcelado que coubesse no bolso dos clientes, sem que fosse feita  uma análise mais acurada de custos e benefícios do novo endereço ofertado para sua  moradia.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
 
Frases do Dia

“Se sentisse medo, não lutaria mais. Quando o gongo soa, anunciando outro assalto, a dor desaparece.” Éder Jofre, nasceu em 26 de Março de 1936. Campeão mundial de boxe, na categoria peso-galo, em 1960.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais