Mulheres que vivem com HIV/AIDS precisam se vacinar

Em março de 2014, a vacina contra o HPV foi disponibilizada gratuitamente nos postos de saúde pelo ministério. No mesmo ano, foram vacinadas meninas de 11 a 13 anos. Em 2015, passaram a ser vacinadas meninas de 9 a 11 anos.

No mesmo ano, o Ministério da Saúde alinhou as recomendações nacionais as diretrizes internacionais da Organização     Mundial da Saúde para implantação do esquema padrão de três doses (0, 2 e 6 meses) para mulheres que vivem com HIV/AIDS na faixa etária de 9 a 26 anos de idade.

Segundo dado do Ministério da Saúde é baixa a cobertura vacinal junto às mulheres que vivem com HIV/AIDS, na faixa etária de até 26 anos. O alerta foi feito, recentemente, através de nota informativa, com relação à vacina contra o HPV.

Considerando que as neoplasias ano-genitais e lesões intraepiteliais decorrentes do HPV em mulheres vivendo com HIV/AIDS são mais frequentes quando comparadas a população em geral e que as mulheres infectadas pelo HIV têm maior prevalência     de infecção persistente pelo HPV, muitas vezes com múltiplos tipos de HPV, e estão em maior risco de progressão para o grau mais elevado de Neoplasia Cervical Intraepitelial e câncer cervical, em comparação     com mulheres sem infecção por HIV. A  vacinação contra o HPV está sendo recomendada para as meninas de 9 a 26 anos, que são soropositivas.

A vacinação de mulheres vivendo com HIV/AIDS esta sendo realizada, no Brasil, nos postos de vacinação, nos Centros de Referencia para Imunobiológicos Especiais (CRIE) e em alguns Serviços de Atenção Especializada (SAE) que possuem sala de vacina. No entanto, mantem-se a necessidade de prescrição médica para as mulheres soropositivas, a qual deverá ser apresentada no ato da vacinação.

Reforça-se, portanto, a necessidade de estimular os profissionais de saúde e a mídia para a divulgação da ampliação da cobertura vacinal das mulheres que vivem com HIV/AIDS, visando alcançar a efetividade da imunização e impactar na redução da morbimortalidade neste grupo de mulheres causadas pela infecção pelo HPV.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais