Mulheres reciclarão lonas de difícil decomposição

Um grupo de 50 mulheres sergipanas começou a participar na última segunda-feira, 27, de um curso de reciclagem de lona utilizada em painéis publicitários, material de difícil decomposição. Elas irão reutilizar o material na confecção de produtos como aventais, estojos, bolsas entre outros. A iniciativa visa, além do reaproveitamento de matéria prima, antes destinada ao lixo, a capacitação dessas mulheres.

O curso acontece no Espaço de Cultura e Convivência Social (ECCOS), no bairro João Alves, em Nossa Senhora do Socorro, sendo promovido pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides). A idéia, segundo a assessora técnica da Seides, Joyce Peixoto, é viabilizar a confecção de produtos ecologicamente corretos, que podem gerar renda para essas mulheres, assim como a conscientização quanto à importância da reciclagem de materiais.

“Além dos materiais da própria Seides, inicialmente já recebemos lonas da Controladoria Geral do Estado e da Secretaria de Estado da Comunicação. O intuito é que outros órgãos do Estado possam se tornar parceiros e contribuir com a doação do material gráfico feito em lona que não tenha mais uso”, explicou Joyce Peixoto. As doações auxiliam na redução de custos com a aquisição da matéria prima necessária.

Para as aulas, as mulheres, divididas em duas turmas com 25 alunas cada, nos períodos da manhã (8h às 12h) e da tarde (14h às 18h) vão aprender a transformar lonas utilizadas para em banners e painéis de eventos realizados pelo Governo do Estado em produtos com designer coloridos e diferenciados. A capacitação terá a duração de um mês e acontece às segundas, quartas e sextas-feiras.

Novos Rumos – O curso integra o Programa Sergipano de Qualificação Profissional ‘Novos Rumos’. Lançado em agosto de 2011, o programa resgata a autoestima e oferece à população de baixa renda com perfil para fazer parte do Cadastro Único (CadÚnico) conhecimentos para que cada participante dos cursos esteja mais habilitado a buscar uma vaga no mercado de trabalho.

Com informações da Seides (Fotos Edinah Mary/Inclusão)

————————————————FALANDO EM REAPROVEITAMENTO———————————————

O site Dicas Verdes traz outra idéia muito criativa para reaproveitar o tecido daquele guarda-chuva que quebrou e também acabaria no lixo. Até porque não havia muita opção do que fazer com ele, ou tentava-se consertar ou jogava-se fora, não é? Mas agora há uma alternativa sustentável:

Confeccionar coloridas e exclusivas almofadas com            guarda-chuva reciclado

Além do material reaproveitado é preciso um pouco de habilidade com o trabalho artesanal, que é uma boa terapia para o stress. Desligue-se e aproveite. Os materiais para fazer a Almofada são:
• manta acrílica (ou enchimento de algum travesseiro antigo, camisas antigas cortadas em tiras ou jeans retalhado);
• um guarda-chuva quebrado (os melhores são aqueles coloridos)
• dois círculos de retalho de tecido com 50 cm de diâmetro aproximadamente;
• um botão grande ou vários. Fica a seu critério;
• linha e agulha.
• Um pouquinho de carinho e amor

1º Passo

Separe o tecido da armação de metal. Desta vez você utilizará somente o tecido colorido ou o tradicional pretinho básico. Porém nada impede de você utilizar camisas antigas, tecidos de vestidos usados. Use a sua imaginação. O que não falta é tecido para você fazer a sua almofada.

2º Passo
Esse passo é simples. Basta você utilizar qualquer enchimento. Pode ser de uma almofada antiga ou algum enchimento que vende nas casas de tecido. O melhor é reciclar algo não é?

3º passo
Faça com carinho. Junte as partes do guarda-chuva até que forme a forma de fuxico. É simples você consegue

4º Passo
Dê alguns pontos e prendas as pétalas. Após isso  pregue um botão no centro e finalize os dois lados da almofada. Não esqueça de apertar bem

Pronto!
A almofada está feita. Basta você deixá-la bem firme e bem esticadinha para ficar bem vistosa. Faça a primeira. Se não der certo tem mais vezes. O hábito o tornará um profissional de primeira. Quem sabe o fuxico não torne a sua renda um pouco mais generosa. Você pode ganhar um bom dinheiro com artesanato, além disso, seu stress vai para longe e sua casa também vai ficar muito mais bonita e muito mais ecológica.

Gostou da sugestão? No site mencionado há diversas outras maneiras de reaproveitar materiais simples, que temos na nossa casa, de formas bem criativas. Confira!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais