MUSIQUALIDADE

R E S E N H A     1

 

Cantor: KLÉBER ALBUQUERQUE

CD: “DESVIO”

Gravadora: INDEPENDENTE

 

O paulista Kléber Albuquerque é compositor e cantor e chega ao seu quinto CD, intitulado “Desvio”, mostrando que é no circuito independente onde reside atualmente a face mais criativa da nossa música popular brasileira.

Embora o disco recém-lançado não seja o mais interessante de sua carreira (os dois primeiros são melhores), Kléber confirma ser um artista bastante criativo. Os temas de suas criações não se repetem, ele não se utiliza de lugares comuns e geralmente suas letras apresentam achados bem interessantes. Suas melodias passeiam por vários ritmos e informações: seu rock tem berimbau, sua moda sertaneja fala de disco voador, seu reggae tem pegada muito maneira.

Como cantor, possui uma voz áspera e por vezes o seu timbre pouco melodioso chega a incomodar o ouvinte mais desatento. Mas (e talvez por isso mesmo) aprendeu a fazer expressar de forma adequada os mais diversos sentimentos, amoldando-se ao que pede o momento de cada canção, o que se configura como uma grande e inquestionável qualidade.

O artista atualmente vê a sua produção autoral disputada por intérpretes que também circulam pelo circuito alternativo. Já possui composições gravadas pelas talentosas Eliana Printes, Ceumar e Di Mostacatto e, no novo álbum, apresenta inspiradas parcerias com a também cantora Tata Fernandes. As melhores faixas são, inclusive, as assinadas pelos dois, a exemplo da romântica “Ai”, do samba “Inequação” e da percussiva “A Liberdade! A Liberdade! A Liberdade!”. Mas a bossa “Essa Mulher” e “Copacabana”, uma espécie de anti-apologia à praia mais famosa do Brasil, também merecem destaque.

Dividido entre lado A e lado B, o CD vai além das treze músicas prensadas. É que o ouvinte tem a possibilidade de baixar da Internet, diretamente da homepage do artista, mais duas outras boas faixas: “Batuque” e “Hino dos Palhaços de Semáforo”. Se você ainda não conhece o cara, está na hora!

 

 

R E S E N H A     2

 

Cantora: SIMONE CAPETO

CD: “BOM FUTURO”

Gravadora: INDEPENDENTE

 

Simone Capeto é uma cantora e compositora carioca que faz, já há algum tempo, apresentações regulares em diversos teatros e casas noturnas do Rio de Janeiro. Dona de voz límpida e afinada e com um belo timbre levemente infantil, acaba de lançar o seu primeiro CD.

Poderia ter gravado composições próprias, mas não o fez. Poderia ter revisitado o repertório de grandes nomes da nossa música, mas também não o fez. Corajosa, preferiu ousar e construiu o seu disco inaugural com um repertório totalmente composto por canções de autoria de Nei Lisboa.

Nei é um artista gaúcho dos mais conhecidos em Porto Alegre. Com oito álbuns lançados, ainda não conseguiu ver o seu talento reconhecido nacionalmente. O mais perto que chegou disso foi quando teve a sua canção “Pra Te Lembrar” gravada por Caetano Veloso para a trilha sonora do filme “Meu Tio Matou Um Cara”.

Simone conheceu o trabalho de Nei e apaixonou-se de imediato. As quinze canções que compõem o CD “Bom Futuro”, um trabalho independente de encarte luxuoso (em formato de livro de bolso) com a primeira edição numerada e uma produção impecável, são realmente interessantes. Mas não são fáceis de serem assimiladas na primeira audição. São músicas para serem entendidas nas entrelinhas e isso requer um ouvinte mais atento e que se predisponha a saborear o que o autor tem para servir.

Os arranjos acústicos são apropriados para o universo musical escolhido, mas a opção pelo formato “voz, violão e gaita” (esta última a cargo do excelente Flávio Guimarães) terminou fazendo soar um tanto monocórdio o resultado final.

Um dos destaques é a interessante “Por Aí” que foi registrada em duas versões, uma com levada pop, e outra com pegada lenta. Mas há outros momentos bem legais, como é o caso do blues “Pra Viajar no Cosmos Não Precisa Gasolina”, da delicada “Doddy II”, do quase reggae “Particípio”, da bela “Romance” e da gostosa bossa que dá título ao CD.

Um trabalho nada óbvio e que, também por isso (não fossem as suas inegáveis qualidades técnicas), merece ser conhecido. Ouça!

 

N O V I D A D E S

 

·               O cantor Toni Platão assinou recentemente contrato com a gravadora Som Livre e estará lançando, em setembro próximo, mais um CD. Com esse novo trabalho, o artista abandona o repertório de rock de seus quatro discos anteriores (dois com a banda Hozerizah e dois solos) e adere a um formato mais contemporâneo, registrando canções que certamente ganharão um colorido especial quando revisitadas por sua voz privilegiada que vai do falsete ao barítono. Dentre as músicas presentes no repertório estarão “Mares de Espanha” (de Ângela Ro Ro), “Movimento dos Barcos” (de Jards Macalé e Capinam) e a faixa-título “Negro Amor” (uma versão de Caetano Veloso e Péricles Cavalcanti para um sucesso antigo de Bob Dylan). Vem coisa muito boa por aí…

 

·               Luciana Mello não teve o seu contrato renovado com a gravadora Universal. Assim, resolveu preparar o seu quarto álbum de maneira independente para, somente quando ele estiver pronto, tentar negociar sua edição com algum selo. Como de costume, o CD terá a produção de seu irmão, o bom compositor Jair Oliveira, e deverá chegar às lojas até o final deste ano. Também ele se desligou da antiga gravadora (no caso, a Trama) e acaba de lançar um novo álbum, desta feita voltado para o samba mais tradicional, e que se intitula “Simples”.

 

·               Também até o final do ano, estará nas melhores lojas o novo CD da cantora Fafá de Belém que sairá também no formato DVD. O projeto terá cunho retrospectivo e vai conter os maiores sucessos da intérprete paraense. O título será “Sem Anos de Solidão” e foi uma idéia do jornalista Millôr Fernandes.

 

·               A gravadora Indie Records já está a toda nos preparativos do próximo projeto fonográfico ao vivo de Alceu Valença que sairá em outubro em CD e DVD.

 

·               O primeiro DVD do grupo vocal MPB-4 já está no forno e em breve chegará ao mercado. Resultado de show realizado no Teatro do Sesc Vila Mariana, em São Paulo, o projeto (que também vai sair em versão CD) conta com as participações especiais de Milton Nascimento, Zeca Pagodinho, Cauby Peixoto e Roberta Sá. Um luxo só!

 

·               O primeiro álbum de Emílio Santiago, lançado originalmente em 1975, será lançado em formato CD e chega ao mercado ainda este mês. A iniciativa é da gravadora CID e do repertório constam canções como “Doa a Quem Doer” (Ivan Lins), “Nega Dina” (Zé Kétti) e “Bananeira” (João Donato e Gilberto Gil).

 

·               O primeiro DVD do excelente compositor mineiro Vander Lee resultou de registro do show feito pelo artista no Palácio das Artes (MG) em 14 de junho próximo passado e deverá chegar ao mercado, através da gravadora Indie Records, no início de setembro. O repertório traz como agradáveis surpresas a inclusão de quatro canções inéditas, além da participação especial do também super talentoso Zeca Baleiro.

 

·               Com um roteiro que privilegia os sucessos conquistados a partir do seu disco lançado em 1979 (que continha os hits “Mania de Você” e “Doce Vampiro”), chega às lojas até o final deste mês o DVD “Rita Lee Jones”, registro do especial que a cantora roqueira gravou para a série “Grandes Nomes”, levada ao ar pela Rede Globo no início da década de oitenta. Dentre as canções constantes do repertório estão “Lança Perfume”, “Caso Sério” e “Ôrra Meu”. Bem interessante!

 

·               E já se encontra em fase de gravação, no Rio de Janeiro, o novo e secreto CD de inéditas de Caetano Veloso que deverá chegar ao mercado em setembro próximo, através da gravadora Universal. É esperar para conhecer…

 

 

RUBENS LISBOA é compositor e cantor


Quaisquer críticas e/ou sugestões serão bem-vindas e poderão ser enviadas para o e-mail: rubens@infonet.com.br

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais