“O Marketing antigo morreu”

Olá, caríssimos leitores! Esta semana, passo por aqui para compartilhar com vocês uma frase pronunciada já há algum tempo, mas cujo forte impacto reverbera – e serve de alerta – até hoje. Especialmente, por conta de sua autoria, que é de ninguém menos que do próprio papa do Marketing, Philip Kotler, que balançou o mundo ao fazer a seguinte afirmação: “o Marketing antigo morreu”.

Poisé! A sentença foi objetiva e direta. Assim mesmo, como você está lendo. Mas e por que um dos caras mais relevantes do planeta na área – e que, inclusive, escreveu algumas das mais importantes obras sobre o assunto – diria uma coisa dessas? Para tirar a aflição de sua plateia e não deixar quaisquer dúvidas, os motivos foi também o Kotler quem fez questão de explicar.

“Antes, os consumidores não tinham tanto conhecimento sobre a empresa. Eles só viam o que dizia a Publicidade, ou seja: as empresas detinham o monopólio da informação. Hoje, isto mudou. Você pode conhecer a empresa tanto quanto ela. Você pode entrar na internet e saber todos os detalhes de um produto, quem são seus concorrentes e tudo mais”, diagnosticou.

Em outras oportunidades, o guru também já citou que o “boca-a-boca está se profissionalizando”, ao fazer referência às ações de Buzz Marketing que têm sido colocadas em prática, através da web. Diferente do que ocorre no mundo físico, o impacto – e a respectiva repercussão – via internet é muito maior, dando novas dimensões à exposição dos produtos e fortalecimento da marca. O ROI (Retorno Sobre Investimento) tende a ser igualmente superior (e como!), o que transforma as ações virtuais numa verdadeira mina de ouro para os anunciantes. Afinal, pode-se ter um resultado potencialmente melhor, investindo-se significativamente menos.

A convergência de mídias, sem dúvidas, é outro ponto que chama a atenção de Kotler. Tudo está on-line! É possível assistir a TVs, ouvir rádios e ler jornais. E isto de qualquer lugar do mundo. A informação está a poucos cliques de distância e acessível 24 horas por dia, no conforto do lar e até de forma móvel.

A pergunta que fica, então, é: se até o papa do Marketing já se convenceu do impacto que o digital tem nas relações de negócio… O que a sua empresa está esperando para investir nele também?!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
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