O que é teste A/B

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O seu projeto web já está no ar há alguns meses. Os acessos vão bem. Porém, você tem algumas dúvidas quanto a certos elementos. Aquele botão “comprar”, que permite que os internautas adquiram os produtos da sua loja virtual, por exemplo. Será que verde é realmente a melhor cor para ele? O tamanho não poderia ser um pouco maior? O local onde ele está sendo exibido é, de fato, o mais adequado para a geração de novos negócios?

Para cada uma dessas e tantas outras perguntas relacionadas ao seu site, há uma resposta que, certamente, assegurará melhores resultados. Porém, como descobri-la (e de forma certeira)? Pois saiba que, na internet, você conta com um aliado bastante eficiente para clarear esses questionamentos, apontando os caminhos corretos. E o melhor: com a segurança da experimentação controlada e da comprovação prática. Trata-se do teste A/B, que consiste na técnica de publicar, simultaneamente, duas versões diferentes de um mesmo conteúdo, para descobrir qual delas gera mais interesse, cliques e conversão.

Vamos voltar ao botão “comprar” como exemplo. E, se ao invés de verde, ele fosse laranja? Será que o seu e-commerce venderia mais? Para fazer o tira-teima, basta inserir os scripts para a realização do teste A/B no seu site (é necessário contar com o auxílio de um profissional especializado para isso) e comparar os indicadores. E o mesmo pode ser feito para outros conteúdos do seu site, independente do formato. Seguem algumas possibilidades:

  • Títulos – O texto utilizado para dar nome à sua página é o mais interessante? Muitas vezes, mudar uma única palavra ou mesmo a ordem dos itens pode impactar bastante os resultados.
  • Formulários – Eles devem contar com um tamanho que estimule o seu público-alvo a preenchê-los. A relação dos campos deve ser igualmente analisada, para assegurar sua adequação.
  • Imagens e vídeos – Para a apresentação dos seus produtos ou serviços, ao invés da imagem de um homem, pode ser que utilizar a de uma mulher desperte mais interesse. Ao invés de ao lado do nome do item, talvez tenha diferença se ela for disposta embaixo do mesmo. Vale mais a pena exibir uma única fotografia ou diversas delas, para cada produto? Teste e descubra!
  • Cores – Alterar a cor de botões, fundos, textos e afins também impacta os resultados. Encontre aqueles que garantem taxas de cliques e conversão mais altas.
  • Botões call-to-action – Na tradução para o português, são elementos que “chamam para uma ação”. Fazem com que o internauta clique para comprar um produto, acessar um conteúdo específico ou preencher um determinado formulário, entre outras alternativas possíveis. No texto do botão, por exemplo, vale mais a pena utilizar a chamada “compra agora” ou “garanta já”? Com o teste A/B, você já conhece a maneira para chegar à opção mais vendável. Que tal colocá-lo em prática e dar um estímulo extra aos seus resultados on-line? Aproveite para ler também este artigo que traz algumas dicas de call-to-action e bons negócios!
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
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