Obesidade: o mal do século ou o fruto de nossa veracidade pelo poder?

“A descentralização de atividade executiva é essencial. A delegação não implica em perda de controle. È a única maneira eficiente de exercer o controle.” H. Beltrão

A obesidade é uma doença crônica, que afeta um numero elevado  de pessoas por todo o  mundo, porém  quando temos a ,opção por um rotina alimentar saudável e  a prática de exercícios físicos  podemos contribuir para  a prevenção e para a complementação de um  tratamento adequado…

Algum pontos são extremamente importantes no controle, e-ou na prevenção do excesso de peso, como por exemplo:

·         A obesidade é caracterizada pelo acumulo de gordura corporal e pode acarretar graves problemas de saúde e levar até à morte, no Brasil  existem aproximadamente 18 milhões de pessoas que podemos considerar como  obesas, acrescente-se a isso os indivíduos que estão acima do peso, chegamos ao estupendo  montante de cerca de  70 milhões de indivíduos, o que significa o dobro do que tínhamos  há cerca de  três décadas atrás.

·         Geralmente estabelecemos o diagnóstico de sobrepeso, e obesidade, através do  calculo do INDICE DE MASSA CORPORAL (IMC), que é feito da seguinte forma: divide-se o peso do individuo pela sua altura elevada ao quadrado. De acordo com o padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS),quando o resultado fica entre 18,5 e 24,9, o peso é considerado normal, entre 25,0 e 29,9 sobrepeso, e acima deste valor, a pessoa é considerada obesa.

·         Podemos utilizar três tipos de definições para qualificar pessoas que estejam acima do peso;  sobrepeso é quando há mais gordura no corpo do que o ideal para uma vida saudável, ,obesidade é quando o acúmulo de gordura torna-se muito acima do normal, podendo gerar até problemas graves de saúde, e finalmente obesidade mórbida que ocorre quando o valor do IMC ultrapassa 40, sendo que nesses casos, médicos deve  recomendar principalmente a realização de cirurgias bariátrica como tentativa de reverter à situação ( geralmente a ultimo e eficiente tratamento, para retardar a morte e prolongar uma vida com “ QUALIDADE “ )

·         , A obesidade é um  fator de risco para uma série de doenças, como podemos referenciar uma maior  propensão a desenvolver hipertensão arterial sistêmica, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2,além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.

·         A Obesidade pode, também com bastante frequência desencadear o aparecimento de fatores psicológicos, acarretando diminuição da autoestima e depressão.

·         São muitas as causas da obesidade, que pode estar ligado ao patrimônio genético do individuo,,  a maus hábitos alimentares ou, por exemplo, a disfunções  endócrinas, por isso, na hora de pensar em emagrecer, procure um endocrinologista, e um Nutricionista para uma adequada conduta diagnóstico, e uma qualificada e especifica terapêutica…

·         Na definição diagnóstica dos diversos níveis de obesidade, podemos lançar mão de fatores de risco,, que agravam o prognóstico dos portadores dessa patologia clinica,, geralmente por aliarem outras doenças ao seu quadro clinico, quantificando com isso o nível de gravidade de cada caso: como por exemplo, a associação com , apnéia do sono, diabetes mellitus tipo 2 e arteriosclerose, que  são doenças que indicam a necessidade urgente de tratamento clinico da obesidade.

·         Segundo consta na lei 11721, assinada em junho de 2008, pelo presidente por orientação do Ministro da Saúde e dos Presidentes da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e da Associação Brasileira de Estudo da Obesidade ( ABESO ), 11 de outubro foi instituído como o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, é uma data que foi  criada, há cerca de dez anos, pela Federação Latino-Americana de obesidade, porém somente foi reconhecida, em 1999,pelo Governo Federal e instituída no Brasil, na época, com o nome de Dia Nacional de Combate á obesidade.

·         A prevenção contra a obesidade passa pela conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada, é extremamente importante salientar  que o estilo de vida sedentário, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos com fritura e açúcar se refletem no aumento de pessoas obesas, em todas as faixas etárias, inclusive e principalmente em crianças e adolescentes, antes um fator raro, e hoje de frequência extremamente importante e significativamente marcante do ponto de vista estatístico.

·         Tem sido observado com muita frequência que os relacionamentos sociais são menos frequentes entre obesos, e certamente observou-se que piorou de forma muito grave durante a pandemia, além do que devemos chamar a atenção de que eles saem menos de casa devido a diminuição da autoestima. Devemos no entanto salientar de que apesar de que isso eles ocorram, a presença da obesidade pode interferir de forma significativa no relacionamento sexual,além do fato de que se acredita que esteja  relacionada a redução da testosterona, o que pode levar a redução de libido e a problemas de ereção nos homens, já no caso das mulheres ocorre uma redução dos níveis de hormônio feminino e aumento no nível dos masculinizante ( Aumentando a libido ), ou seja Elas tendem a desenvolverem maior número de  pêlos, irregularidade menstrual e falha na ovulação, mas é muito importante frisar que as chances de todos  esses problemas se resolverem, com uma perda de peso na ordem de 10% são extremamente grandes..

DIETAS: Milagres ou mentiras publicas!!!!!!!!!!!!!

O excesso de peso é o gatilho para que as pessoas comecem a maratona da procura de academias com esquemas de perdas milagrosas e a busca de uma dieta que resolva em poucos dias o que deveria ter sido feito à longo prazo, portanto é bom lembrar que precisamos ter muito cuidado e atenção redobrada com dietas que prometem milagres em pouco tempo.

·         Não existe dieta milagrosa, procure SEMPRE uma Nutricionista….

·         Não  se deve acreditar em email ou qualquer tipo de anúncio sobre este assunto .

·         Não mudar e/ou consumir qualquer tipo de medicamento sem antes consultar um  endocrinologista ;

·         O emagrecimento é um processo gradativo e se ocorrer de forma rápida pode ser prejudicial à saúde;

·         Muitas vezes o peso perdido nessas dietas milagrosas não é de gordura, mas de músculo e água;

·         Nem sempre uma dieta que funciona com uma pessoa será eficaz para outra;

·         Essas dietas podem até trazer algum resultado, porém, pode ser desastroso assim que a dieta é abandonada, causando o famoso “efeito sanfona”;

·         Para emagrecer não basta só ingerir menos calorias, é necessário a prática paralela de atividade física;

·         As dietas sem prescrição médica podem causar desgaste ao organismo;

·         Cada pessoa possui suas necessidades nutricionais especificas.

FÓRMULAS MILAGROSA, não são orientações medicamentosas adequadas  para que possamos obter  um bom resultado  clínico e  metabólico , por isso devemos  sempre  consulta  um   Endocrinologista, ( para orientação terapêutica ) e Nutricionista ( para orientação nutricional )…

Deus Sempre no Comando…

Bom Final de Semana…

MAKTUB!!!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais