Os dados do “faz de contas” no Brasil

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Um levantamento da ONG Transparência Brasil mostra que 80% dos membros de tribunais de contas dos estados e da União assumiram os

cargos após exercer mandatos eletivos ou funções em governos, sejam estaduais, municipais ou federal. Essa realidade acaba resultando em muita influência dos governos estaduais e do legislativo sobre os TCEs, que são órgãos de fiscalização da boa aplicação dos recursos públicos.

A Transparência Brasil analisou o perfil de 233 integrantes das cortes de contas, contando os nove ministros do Tribunal de Contas da União (TCU). Deles, 107 exerceram mandato de deputado estadual, 91 ocuparam cadeiras de secretários estaduais ou municipais, 48 tiveram mandatos de vereadores e 22 foram prefeitos. Em outros 59 casos, os nomeados são parentes de políticos, alguns deles do próprio governador que os nomeou.

O estudo da Transparência Brasil revelou também que cerca de um quarto dos conselheiros (23%) responde a processos ou já foi condenado na Justiça por envolvimento em ilegalidades como corrupção, improbidade administrativa e peculato (desvio de recursos públicos).

Ou seja, 53 possuem 104 citações ou condenações na Justiça e nos TCEs. A ação mais comum é de improbidade administrativa, 44 ações que envolvem 26 conselheiros.  Já o peculato tem 12 ações, 8 ações de nulidade da posse dos conselheiros (por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha).

Sergipe – Entre os Estados que tem conselheiros em alvo de investigação, processos ou receberam punição, Sergipe está em segundo lugar ao lado de Roraima e Mato Grosso com três dos sete conselheiros. No caso de Sergipe são as conselheiras Angélica Guimarães, Susana Azevedo e o  conselheiro Ulices Andrade. Em primeiro lugar estão os TCEs de Amapá e Goiás.

E o levantamento da Transparência Brasil atribui à “forte politização” dessas cortes a ineficiência no controle das atividades de governadores, prefeitos, secretários e outros gestores públicos.

Uma tecla que o blog vem batendo há muitos anos. Enquanto não tiver concurso público para conselheiro o “faz de contas” continuará vivo em todo país. (Fonte: Transparência Brasil/Globo News).

Almeida continua desmontando saúde. Exonerou superintendente HUSE
A médica Lícia Diniz, em todas entrevistas que concedia a imprensa sobre os problemas do HUSE nunca escondia a verdade. Relatava os problemas de superlotação sem medo e receito. Nunca fugiu das situações. Pois bem, ele foi exonerada pelo secretário Almeida Lima e no lugar dela assume Luiz Eduardo, que ocupava o cargo equivalente ao adjunto de Almeida.

Mais problemas para Jackson
Pode anotar o novo superintendente do HUSE tem  problemas de relacionamento com vários colegas. Mais um problema para Jackson. O nó que Almeida está dando não será desatado tão cedo, mesmo que o governador queira.

Desentendimentos
Quando foi Coordenador do Pronto-socorro na gestão Marcelo Deda acabou sendo exonerado por sérios desentendimentos com servidores, médicos e técnicos. Vários médicos, urologistas, ortopedistas e auditores já estão pedindo demissão e outros prometem não trabalhar com o novo chefe.

Denúncias de boicote
Recentemente o mesmo Luiz Eduardo, que também é Secretário Adjunto de Saúde do Estado, bateu boca com o Sindicado do Samu por ter feito denúncias públicas de boicote e adulteração de combustível. Parece que se trata de mais uma escolha desastrosa para a já tão sofrida saúde estadual.

17 de Março: de bairro modelo ao abandono total
Desde que foi inaugurado, em 2012, na gestão de Edvaldo Nogueira o bairro 17 de Março na Zona de Expansão, teve problemas. Foi inaugurado

O bairro "modelo" de qualidade de vida 

 com o pomposo nome de “Bairro Modelo”, mas nunca chegou a ser um bairro de verdade, quanto mais modelo para Aracaju.

Problemas
Os problemas com transporte público são desde o início e nunca acabaram. A tão propalada maternidade, cantada em prosa e versa pelos prefeitos Edvaldo e João Alves continua lá, com a obra paralisada e cheia de matos. O custo para retornar será maior do que fosse iniciada uma nova.

Enchentes
Basta cair uma chuva que algumas ruas se transformam em rios, sem as mínimas condições para os moradores. Os buracos e a falta de saneamento básico transformam o bairro modelo numa verdadeira favela. A foto ao lado foi tirada no domingo. Ontem, 03, a Emurb enviou uma máquina para fazer um paliativo, que resolve até a próxima chuva.

TJSE determina mudança de nomes de pessoas vivas de prédios públicos
O Governo do Estado faz cumprir o que determina a sentença do juiz de Direito Marcos de Oliveira Pinto, da 12ª Vara Cível de Aracaju, e substituirá o nome de prédios e demais logradouros públicos, inclusive fachadas, placas, internamente ou externamente, material publicitário, documentos e outros papéis oficiais.

30 escolas da rede pública
A determinação atende às exigências do Tribunal de Justiça de Sergipe e se estenderá a 30 escolas da rede estadual de ensino. O que o blog lembrou rapidamente: Colégio João Alves Filho, Senador José Alves do Nascimento, Albano Franco, Antonio Carlos Valadares, Maria do Carmo Alves, Marcos Maciel, Manuel Luiz, Nilson Socorro, Laonte Gama, Antonio Fontes Freitas e Dom Luciano Cabral Duarte, entre outros.

Multa
A decisão judicial deverá ser cumprida no prazo de 60 dias. Em caso de descumprimento, o Governo pagará uma multa diária no valor de R$ 10 mil e ainda, tendo em vista como uma grave ofensa à moralidade administrativa, assim reconhecida pelo próprio Estado de Sergipe, deverá por analogia ser revertida a multa em favor do fundo que se refere o artigo 13 da Lei n 7.347/85.

Decisão para todos os poderes. TJSE tem que fazer o dever de casa
O blog alerta que a decisão da Justiça de Sergipe deve ser não apenas para o Executivo, mas para todos os poderes, incluindo o MPE e o TCE. Aliás, será que a Justiça de Sergipe não tem nome de fórum com pessoa viva? Perguntar não ofende! O blog foi informado ontem de pelo menos três nomes de ex-desembardores vivos. Está conferindo para divulgação.

SMTT esclarece que CTB garante veículo da superintendência têm livre estacionamento e parada
Em relação à publicação deste blog na última segunda-feira, 3, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju esclarece que não houve desrespeito às leis regidas pelo Código de Transito Brasileiro (CTB). O veículo do órgão não estava estacionado de forma irregular. Segundo o Art. 29. Inc. VII do CTB, os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, o que ocorria com a viatura exposta na imagem publicada.

Grave denúncia na FAN FM, através de Jota Pereira
E o radialista Jota Pereira, no jornal da FAN segunda edição, em Carmópolis, leu um texto enviado por um vereador de uma cidade do Vale do Cotinguiba na mira do Deotap. “Temos também no município a farra dos cheques doação, foram distribuídos pela gestão nos últimos sete meses centenas de cheques para determinados moradores, no entanto, os cheques passavam e ainda passam por várias mãos, para então chegar ao destino final que é o recebedor das doações!”, explicou.

Desagravo e solidariedade ao Grupo Multserv
Ontem, 03, lideranças do setor produtivo sergipano, com representantes de todas as associações e sindicados que compõem o Fórum Empresarial de Sergipe, realizaram um ato de desagravo ao Grupo Multserv diante das agressões perpetradas contra a empresa na última sexta-feira (31) por manifestantes contrários à terceirização de serviços.

Solidariedade
As ofensas pessoais e ao patrimônio, sofridas pelo Grupo Multserv, foram veementemente rechaçadas pelos presentes e em nota de desagravo publicada pelo Fórum Empresarial de Sergipe. Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (ACESE), Marco Aurélio Pinheiro, a solidariedade empresarial é importante no momento em que se rasgou o direito de manifestação, para se imputar a permissividade de agressão.

Parceria com UFS
presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA), deputado Valadares Filho (PSB-SE), se reuniu ontem, 03,  com o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Angelo Antoniolli. O objetivo da reunião foi reforçar a parceria com a Universidade, especialmente nos assuntos no âmbito de atuação da Comissão de Integração, presidida por Valadares Filho na Câmara dos Deputados.

Redução desigualdades
A redução das desigualdades regionais, ainda existentes no Brasil, é uma das principais frentes de trabalho na CINDRA, durante o mandato de Valadares Filho. O deputado destacou que a Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional e da Amazônia está entre as principais comissões permanentes da Câmara dos Deputados pois faz parte das atribuições da CINDRA a deliberação de assuntos fundamentais para a retomada do crescimento econômico do país.

Debates técnicos
  Angelo Antoniolli colocou a Universidade à disposição da Comissão com toda a equipe de técnicos e os pró-reitores para participar de discussões, debates técnicos sobre temas inerentes à área de atuação da CINDRA como o combate à seca e melhoria das condições de vida das populações mais pobres. “Vamos fazer um trabalho buscando encontrar diversas formas para promover o desenvolvimento do estado de Sergipe”, destacou o deputado.

Campus da UFS em Laranjeiras
A Universidade Federal de Sergipe realizou  uma solenidade em comemoração aos dez anos do Campus de Laranjeiras, cujo a aula inaugural ocorreu em 28/03/2007.O evento iniciou com a apresentação do grupo São Gonçalo, do Povoado Mussuca. A mesa foi composta pelo reitor Angelo Antonioli, vice reitora Iara Campello,o diretor do Campus Gilson Rambelli, vice-diretora Rosana Rivas e o Prefeito de Laranjeiras Paulo Hagenbeck.

Esforço para criação do Campus
O Prefeito Paulinho relembrou o esforço que foi feito a época, para arrecadação de recursos para o Projeto Monumenta, onde,em parceria com o Ministério da Cultura,IPHAN,e seus assessores da época (Professores Eraldo,Gardênia,José Franco) e o ex-reitor Josué Passos.

Melhorias
"Foi com muito esforço que conseguimos trazer a Universidade para cá, isso foi uma honra para todos os laranjeirenses pois o Brasil em meio a mais de cinco mil cidades,quantas tem o privilégio de ter um Campus de uma Universidade Federal?  Estarei sempre a disposição e lutarei  por novas melhorias no Campus de Laranjeiras, especialmente no que se refere as questões de segurança, que, de alguma forma, ameaçaram a existência do Campus desta cidade”, disse.

TV legislativa municipal
O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD) está na capital da Paraíba, em visita oficial à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), para conhecer toda a estrutura da TV Legislativa local, que já funciona em canal aberto desde 2012. Acompanhado pela diretora de Comunicação, Alexandra Brito, e o coordenador da TV Câmara, Bruno Almeida, Nitinho foi recebido pelo presidente do Legislativo de João Pessoa, Marcos Vinícius.

Sinal aberto
De acordo com Nitinho, essa troca de informação será bastante proveitosa, uma vez que a Câmara de João Pessoa já está com a transmissão da TV em sinal aberto bastante consolidada. "Sem sombra de dúvidas vai ser muito importante para melhorarmos a Comunicação da Câmara de Aracaju, porque teremos a oportunidade de verificar de perto estrutura, equipamentos, equipe, programas e a atuação efetiva desde importante canal de comunicação, que possui inclusive parcerias com outros órgãos públicos", destacou.

Capacitação
Nesta quinta-feira, dia 06, o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), por meio do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), dará início a mais uma capacitação: o Curso Básico de ‘Comunicação para o Mercado de Trabalho’. Com duração total de dois meses, as aulas, acontecerão nas terças e quintas, das 8h às 11h30, no CVT.

Capacitação II
De acordo com a coordenadora pedagógica do CVT, Rita de Cássia, a capacitação é aberta a todas as pessoas interessadas em melhorar a sua maneira de se expressar e de se relacionar, principalmente, no campo profissional.O SergipeTec fica localizado na Avenida José Conrado de Araújo, nº 731, bairro Rosa Elze, em São Cristóvão/SE (ao lado da Universidade Federal de Sergipe – Campus São Cristóvão). Inscrições e mais informações: (79) 3257 2232 e http://cvt@sergipetec.org.br

Cultura mundial exposta em Sergipe
Aracaju estará sediando no período de 5 a 23 de abril a FEINCARTES – Feira Internacional de Artesanato e Decoração. A Feira será realizada na Praça de Eventos do Shopping Riomar e contará com a exposição de peças artesanais e decorativas de países, como a Turquia, Índia, Filipinas, Japão, Bolívia, Polinésia Francesa. Do Brasil estarão presentes estados como Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro,  São Paulo e Pernambuco.

Produtos
Quem for a FEINCARTES irá encontrar produtos diferenciados feitos com madeira, vidro turcos bordados a ouro, tapeçaria, que se destacam pelo bom gosto e acabamento. A Feira já foi realizada em vários estados do Brasil, como Ceará, Pernambuco, Bahia, Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. Essa será a primeira edição realizada em Sergipe.

Mês do Choro é  comemorado no Recanto do Chorinho
Abril é o mês do choro, e como não podia ser diferente, o Bar e Restaurante Recanto do Chorinho, considerado o ponte de cena do gênero musical mais antigo da cidade, prepara mais um edição da “Domingueira Favorita” (09/04). O grupo musical Regional Recanto do Chorinho composto por: Difan (bandolim), Willame (violão), Saul (cavaquinho), Souza (pandeiro), Júlio (tantã) e cantora Anna Aparecida iniciam a festa com repertório mega especial com clássicos de Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Pixinguinha dentre outros, em seguida, Lene Hall agita a galera com o melhor da música brasileira.

Mês do Choro é  comemorado no Recanto do Chorinho II
A festa está programada para começar às 17h30, no estabelecimento que fica é localizado no Parque da Cidade, no Bairro Industrial, Zona Norte da Capital [próximo ao primeiro Posto Policial do Parque]. O ingresso custa R$ 15,00 e está a venda no local do evento. mais informações através do telefone (79) 99933-1361.

PELO TWITTER

www.twitter.com/alanbarretoso   23% dos Conselheiros dos Tribunais de Contas no Brasil, são alvo de investigação, Sergipe ocupa o 2º  lugar.

www.twitter.com/willgomes   A ética jornalística mandou dizer q desistiu de ler revistas semanais Prefere passar fim de semana fazendo sudoku e vendo seriado no Netflix

www.twitter.com/ClovisCBMelo   "Vivemos sob o fascismo da vulgaridade", diz Steiner. "Os recém-formados  inteligentes anseiam encher os seus bolsos, não suas mentes".

www.twitter.com/RicMarquesTV   Que as próximas horas sejam de coisas boas, sentimentos puros e surpresas positivas. Bom dia! #RM

www.twitter.com/rogeraju   Se o Governador quer privatizar a DESO por conta dos serviços ruins prestados , pode doar o DETRAN porque não funciona é  nada. #revoltado

www.twitter.com/eduardoamorimse   A gestão de @EdvaldoNogueira está sendo decepcionante. As pessoas, o povo pergunta por onde anda o prefeito da cidade. Como pode isso?

NOTA OFICIAL PREFEITURA MUNICIPAL DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO

A Gestão da Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro refuta as palavras utilizadas pelo parlamentar da oposição e entende que a intenção dele em politizar os problemas não é benéfico para a população.

Inclusive, ao contrário do que é afirmado na nota,  é perceptível um impacto muito positivo na cidade com as ações iniciais e emergenciais que vêm sendo desenvolvidas pela Gestão.

A limpeza pública,  por exemplo,  tem repercutido de forma satisfatória entre a população; As ações planejadas pela Secretaria de educação deram um reordenamento na rede de ensino; a Prefeitura tem realizado periodicamente cursos para a juventude, por meio da Secretaria de Juventude, Lazer e turismo; há um fortalecimento das ações culturais que têm centrado esforço no reconhecimento da identidade socorrense – os eventos realizados até agora traduzem isso; na saúde tramita um processo de licitação para aquisição de remédios e a distribuição dos medicamentos nas farmácias das unidades foi reorganizada, fazendo chega-los à população; as finanças públicas sofreram um enxugamento e mesmo com todos os empecilhos impostos pela crise financeira tivemos condições de pagar os salários em dia, além de estarmos valorizando os servidores com avanços nas carreiras – com os professores, por exemplo, conseguimos antecipar e garantir o pagamento do piso salarial já em março.

Além dessas, todas as outras secretarias têm realizado suas ações com muita dedicação.

Mesmo assim ressaltamos que há muito a avançar e que os primeiros dias têm sido para planejar estrategicamente ainda mais ações. Em todas as áreas há projetos que demonstram o compromisso da gestão com o avanço social preterido pelo prefeito Padre Inaldo.

DO LEITOR

Em frente ao Palácio de Despachos o descaso da Prefeitura
E-mail recebido de um servidor: “A foto é no canteiro em frente ao Palácio de Despachos, ao lado tem algumas empresas públicas, como a que

O buraco no canteiro em frente ao Palácio de Despachos

 trabalho. Mostra o total descaso da Prefeitura. Inclusive não só os pedestres correm risco de caírem no buraco, mas também um motorista desatento que for estacionar no local.”

Caos no trânsito na Rua Ministro Nelson Hungria
Do leitor Paulo Cesar: “Essa SMTT é uma piada. Órgão técnico não pode ser politizado.   Aqui no bairro Luzia temos uma prova inequívoca na inoperância desse cabide de empregos da administração municipal. Na rua Min Nelson Hungria, trecho do GBarbosa até o CEPI, o trânsito é uma desgraça a partir das 7:00h e se estende até as 18:00h.   Carros estacionam em fila dupla, na contramão, motos, taxis e até barracas de frutas e outras coizitas.   Já escrevemos para reclamar no site da SMTT e eles mandaram por alguns dias, três agentes no intervalo das 11:00 as 12:00 e estes agentes ficaram recostados na parede do CEPI aproveitando a sombra e o trânsito um caos total, principalmente do horário de saída dos alunos do CEPI, Santa Chiara, além do ponto de taxi e ponto mototaxi, tem também um bar na esquina que alguns param no meio da rua e vão beber.    No pior momento do trânsito no local mencionado, falta uma fiscalização séria e permanente.    O ideal será, sem sombra de dúvidas, a implantação de mão única, preferencialmente no sentido oeste-leste.”

Eleição Iate Clube hoje, 04
Mensagem de Eugênio Sobral: “Prezados amigos iateanos. Quero convidá-los para participar de mais uma eleição do Iate Clube de Aracaju, que acontecerá nesta terça, 04/04/2017, das 12h às 21h30, no salão Tenysson Freire, sede do Iate dac13 de Julho.  A minha história de amor com o Iate começou quando eu ainda era criança e prossegue até hoje, se fortalecendo cada vez mais. Tive a oportunidade de exercer a função de Comodoro no biênio 1991/1993 e nestes últimos dois anos (2015/2017), fazendo um clube melhor para você e sua família.  Temos  muito a fazer e é por isso que peço o seu voto para que possamos continuar fazendo nosso trabalho digno, sério e transparente. A nossa chapa é a "Augusto do Prado Leite" com o Slogan IATE AMO, reforçando o meu amor pelo Iate. A nossa diretoria conta com nomes de respeito, dedicação e trabalho: Matias Paulino na vice-comodoria e Paulo Maciel para intendente geral. Conto com você. Muito obrigada!”

NOTA PÚBICA – ADEPOL/SE

A Adepol/SE- Associação dos Delegados de Polícia de Sergipe vem a público repudiar veementemente as declarações do ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita, que, de forma leviana e irresponsável, tenta a todo custo macular as investigações conduzidas pela delegada do município de Capela, Dra. Mariana Andrade de Amorim.

O delegado de polícia é a autoridade policial responsável pela condução da investigação criminal e cabe a ele apurar as circunstâncias de materialidade e autoria de eventuais delitos, concluindo, inclusive, pela não ocorrência dos fatos, em conformidade com as provas coligidas, visto que o que se busca por meio do inquérito policial é a verdade real.

A Adepol conhece o caráter e a honradez da Dra. Mariana Amorim, tendo plena convicção de que sua atuação é pautada pela análise técnico-jurídica do fato, fundada em provas periciais, documentais, testemunhais e outras em direito admitidas, e livre de qualquer ingerência, sobretudo de natureza política. Ademais, o inquérito policial é peça preliminar na persecução criminal, que, após concluído, será remetido ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, oportunidade em que será ou não estabelecida a responsabilidade criminal dos investigados.

A Adepol entende que acusações perpetradas através da imprensa, tentando de forma injusta e leviana macular a imagem e honra da autoridade policial, não passam de tentativas de intimidação e afronta à autonomia e independência funcional dos delegados de polícia, que atuam na busca da preservação dos direitos e garantias fundamentais do cidadão.

Por fim, a Adepol informa que analisará detidamente o teor de todas as entrevistas concedidas pelo ex-prefeito Manoel Messias Sukita, adotando as medidas judiciais necessárias para preservar a autonomia investigativa da Polícia Civil e salvaguardar a honra e a dignidade da douta delegada.

DENÚNCIA 

SHOPPING JARDINS DESRESPEITA MORADORES DOS BAIRROS JARDINS E GRAGERU, CAUSANDO UMA TREMENDA POLUIÇÃO SONORA EM PLENO DOMINGO.

Matéria do Blog Espaço Militar: 

Neste último domingo, dia 02, o Shopping Jardins, num total desrespeito aos moradores dos bairros Jardins e Grageru, causando perturbação do sossego com poluição sonora.

Desde o início da manhã, por volta das 8 horas, o citado shopping passou a fazer uso de aparelhagem sonora profissional em volume elevado, na área do estacionamento, onde era o antigo Habib's, realizando aulas de ginástica e posteriormente, com apresentações musicais com bandas, encerrando por volta das 21 horas, fato que deixou os moradores das adjacências revoltados, pois em pleno dia de domingo não puderam descansar.

Importante salientar que moradores realizaram ligações para o CIOSP, mas, lamentavelmente, a polícia militar só apareceu no final da festa, realizando a apreensão da aparelhagem sonora da empresa Ricardo Sá Sonorização, tendo sido feito o termo circunstanciado que será encaminhado à justiça para adoção das devidas providências. A ocorrência junto ao CIOSP gerou o protocolo M2008351, tendo a ocorrência sido atendida pelos policiais militares do BPTur.

Lamentamos que somente a empresa de sonorização foi a responsabilizada, pois o próprio Shopping Jardins, deveria ser também responsabilizado, na pessoa gerente ou diretor presidente, por permitir tamanha poluição sonora de tamanha proporção.

Este blog tomou conhecimento que houveram "alguns pedidos" para a liberação da aparelhagem sonora, porém, os policiais militares efetuaram a devida apreensão e encaminhamento do caso para a devida apreciação da justiça.

O blog Espaço Militar estará acompanhando o caso, para que todos os causadores desta perturbação do sossego, inclusive o próprio Shopping Jardins, seja também responsabilizado, pois tudo ocorreu em sua área de estacionamento, esperando que fatos desta natureza não tornem a ocorrer e que o referido shopping tenha mais responsabilidade e respeito a sua vizinhança.

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
"O Inimigo que passa a ser amigo cessa de ser útil." Assis Chateaubriand, jornalista e político brasileiro, morreu em 04 de A bril de 1968 (n. 1891).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais