Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
OS POLÍTICOS E A ARRAIA MIÚDA Por Carlos Nascimento*
Tão certo quanto as eleições cada ano par traz as manifestações de algumas categorias profissionais com maior poder de fogo, e destas manifestações ultimamente tem surgido as candidaturas das suas lideranças a cargos eletivos.
No caso do nosso estado durante muito tempo alguns políticos se apresentaram, e há quem ainda se apresente como defensores de determinadas categorias, ainda que sem vínculo direto com elas. Especialmente com os policiais que há alguns meses vêm buscando obter algumas vantagens do executivo estadual.
Enquanto isso, a maior categoria – a que integra o chamado Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da Administração Geral, vulgo arraia miúda – fica esquecida. E não aparece nenhum Chapolim Colorado em sua Defesa.
Apesar de o art. 25 da Constituição sergipana estabelecer em seu inciso X que “a revisão geral da remuneração dos servidores públicos, sem distinção de índices entre servidores públicos civis e militares, far-se-á sempre na mesma data” isto nunca funcionou. Algumas categorias foram mais privilegiadas através de artifícios que elevaram os vencimentos. Especialmente durante o Governo Déda. Esta norma constitucional que trata igual os desiguais quando convém somente amplia as diferenças entre as categorias de servidores públicos.
No entanto, os servidores da administração geral tiveram que se enquadrar em um arremedo de Plano e Cargos e Carreiras, que cortou gratificações e vedou-lhe o acesso a outras que permaneceram acessíveis a outras categorias.
Se para os policiais adicional como o de periculosidade foi incorporado ao subsídio, independentemente de o servidor estar ou não recebendo este adicional na época, no quadro geral isso não aconteceu. Hoje a volta deste adicional, já incorporado, é uma das bandeiras da luta dos policiais, com apoio de parte da imprensa e de políticos, mesmo não sendo um assunto pacífico uma vez que recentemente o STF no RE 1107271 não reconheceu o direito à reintegração do adicional noturno, periculosidade e horas extras aos vencimentos dos PRFs no Paraná, reafirmando entendimento já manifestado no RE 650898 –RS, de repercussão geral, que “o regime de subsídio é incompatível com outras parcelas remuneratórias de natureza mensal”.
Lembro que Déda em seu primeiro mandato foi generoso na questão salarial com algumas categorias, enquanto para a categoria geral fazia correções pífias prometendo que tão logo houvesse um equilíbrio fiscal faria uma revisão salarial. Porém o que se viu foi o Poder Executivo assumindo o déficit previdenciário de outros poderes, deixando cada vez mais longe o sonho de uma remuneração justa.
Nenhuma categoria pode ser culpabilizada por lutar por aquilo que acha justo e se fortalecer politicamente, e muito menos por nós, a chamada “arraia miúda” não termos nem representatividade, nem visibilidade. Sim, somos os trabalhadores invisíveis do serviço público, os párias que ninguém se lembra nem para pedir voto. Mas podemos mudar isto, e começa justamente pela política, negando o nosso voto para quem nos esquece.
*Servidor público estadual.
Belivaldo anuncia reajuste para os servidores públicos estaduais O governador Belivaldo Chagas anunciou durante coletiva de imprensa na tarde da quarta-feira, 23, a concessão de reajuste salarial aos servidores públicos estaduais. O reajuste, que terá como data base o mês de abril e não será retroativo, será enviado por meio de Projeto de Lei à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). O impacto financeiro anual para os cofres estaduais deverá ser de cerca de R$ 270 milhões. Conforme anunciado na coletiva de imprensa, o reajuste será de 34,44% para servidores da Administração Pública Geral que fazem parte do PCCV nível básico, médio e superior (GOBS e GOMS); servidores da saúde de nível básico e médio; e servidores da saúde de nível superior – GOS I (assistente social, assistente técnico, biólogo, biomédico, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico veterinário, nutricionista, psicólogo, sanitarista e terapeuta ocupacional. Toda matéria da Infonet aqui: https://infonet.com.br/noticias/economia/belivaldo-anuncia-reajuste-para-os-servidores-publicos-estaduais/
Paulinha Abelha, vocalista da banda Calcinha Preta, morre aos 43 anos Infonet: A vocalista da banda Calcinha Preta, Paulinha Abelha, morreu por volta das 19h26 desta segunda-feira, 23, em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico. A informação foi confirmada pelo Hospital Primavera. A cantora estava internada desde o dia 11 de fevereiro.De acordo com o Hospital Primavera, nas últimas 24 horas, Paulinha apresentou importante agravamento de lesões neurológicas, constatadas em ressonância magnética, e associada a coma profundo. A partir de então, conforme, o hospital, foi iniciado protocolo diagnóstico de morte encefálica, que confirmou hipótese após exames clínicos e complementar específicos.
Quadro A cantora foi internada no dia 11 de fevereiro no Hospital Unimed com um quadro de insuficiência renal. Dias depois, ela entrou em coma e passou a fazer terapia renal substitutiva. A cantora foi transferida para o Hospital Primavera no dia 17, onde estava sendo tratada desde então. A equipe médica ainda investiga o que teria causado o rápido agravamento da saúde de Paulinha Abelha.
Orações Familiares, amigos e colegas de trabalho fizeram correntes de orações na frente do hospital e também nas redes sociais em prol da saúde da cantora. Paulinha Abelha é sergipana, de Simão Dias, e conhecida em todo o país pelo trabalho junto a banda Calcinha Preta, um dos grandes nomes do forró no Brasil. Gravou grandes sucessos como: “Louca Por Ti”, “Baby Doll”, “Vou Te Dominar”, “Armadilha”, “24 horas de Amor”, “Abra o Meu Coração”, “Ainda Te Amo”, “Tutti-Frutti” entre outras. (Infonet/Por Verlane Estácio).
Levantai-vos! Levantai-vos, bravos soldados de Cristo do clero da arquidiocese de Aracaju! Protejam o patrimônio dos católicos de Sergipe. Não se calem e não sejam omissos. O bispo passa e vai embora, mas o dano irreparável ficará marcado por anos na história da igreja em Sergipe. Tenham coragem. Não tenham medo! Denunciem! Lembrem que vocês são profetas. Não se vendam por funções ou ajudas.
WhatsApp congestionado E o WhatsApp do blog Cláudio Nunes ficou congestionado, ontem, com o envio de centenas de mensagens de católicos agradecendo pela coragem deste espaço em publicar informações sobre a arquidiocese de Aracaju. “Jornalista Cláudio Nunes, você está fazendo um trabalho ímpar na mídia sergipana. Antes eu ficava chateado com as publicações, mas agora tomei consciência da gravidade de tudo que está sendo feito pelo arcebispo. Todo o patrimônio da nossa igreja está sendo vendido, destruído,” disse um leigo. “Nunca na mídia sergipana alguém teve a coragem e a ousadia de inovar no jornalismo e questionar a atitude de um bispo. Sou católica, mas não imaginava que tudo isso estivesse acontecendo. Que os nossos padres tenham coragem de informar ao Papa Francisco o que está se passando na nossa centenária diocese,” escreveu uma leiga.
Credibilidade O blog agradece as 898 mensagens recebidas ontem somente no WhatsApp, além das recebidas no correio eletrônico. Todo esse trabalho realizado há anos pelo blog é fruto da seriedade do trabalho deste espaço e da credibilidade depositada pelos seus leitores. O blog existe em função de você, caro leitor, e estará a serviço da verdade e da justiça. O blog tem o dever de informar e de cobrar das autoridades, sejam elas civis, militares ou religiosas. Este é o papel do jornalismo.
Cercamento do mangue da Coroa do Meio: promotoria do Meio Ambiente já tinha aberto procedimento E o blog foi informado ontem, 23, que o MPE/SE, através da Promotoria do Meio Ambiente de Aracaju, já tinha aberto procedimento para verificar e cobrar a fiscalização do cercamento do mangue da Coroa do Meio para que o objetivo da obra seja mantido. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente parece que já respondeu ao questionamento. O blog vai aguardar.
É só conferir in loco que o trabalho da Emurb está sendo destruído O blog pede que as autoridades, inclusive o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira – principal responsável pela importante ação – passe no local e verifique que o blog está certo. São vários locais abertos, inclusive alguns fizeram modificações para abrir e fechar a cerca para colocar mesas, cadeiras, sofás, motos e veículos na área de proteção ambiental. A Sema precisa fiscalizar, conscientizar a população que o mangue não é extensão da casa dela (nem de seus comércios) e, em caso de reincidência, punir exemplarmente.
Zona de Expansão: quadra do residencial Porto Sul completamente deteriorada Uma das poucas praças localizadas na Zona de Expansão em Aracaju que não foi “invadida” por comércios de todos os tipos por conta da ausência da fiscalização municipal é a localizada no Residencial Porto Sul, próximo ao condomínio Melício Machado. Lá a população cuida das plantas e faz o que pode, mas o alambrado da quadra está totalmente deteriorado colocando em risco as crianças e todos que transitam no local, porque podem cair a qualquer momento. É urgente a necessidade da retirada do alambrado velho e a reposição de um nova. Um dos vídeos postados por moradores nos grupos de WhatsApp:
Clóvis Barbosa poderá disputar cargo majoritário pelo Cidadania “O advogado Clóvis Barbosa, conselheiro aposentado do TCE/SE, aceitou iniciar o diálogo político com fins de participação no pleito de 2022″. A revelação foi feita pelo advogado Adir Machado, pré-candidato ao Senado, entusiasta de uma possível candidatura majoritária de Barbosa ainda em 2022.” Convidei Clóvis Barbosa a se filiar ao Cidadania e entrar no debate político majoritário em Sergipe”, comemorou. Adir explica que a informação é fruto de um primeiro contato com o conselheiro, que não manifestou resistência ao convite. O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira,22, durante um café, numa livraria local.
Laranjeiras: Prefeitura injeta R$ 10 milhões na economia com pagamento de salários e débito da gestão anterior Em uma semana, os servidores municipais de Laranjeiras irão receber dois salários na conta. Isso porque o prefeito José de Araújo (Juca) liberou amanhã, 24, o pagamento da folha de fevereiro mais metade do décimo terceiro salário para os aniversariantes do mês. Além disso, a Prefeitura de vai antecipar o pagamento dos salários referentes a dezembro de 2020, deixados pela gestão anterior. O acordo feito com a categoria em 2021, previa a quitação desse débito em abril deste ano, mas com compromisso e organização, a gestão municipal vai antecipar esse pagamento para a quinta-feira, 3 de março.
Pagamento hoje, 24 Já nesta quinta-feira, 24, a Prefeitura vai efetuar o pagamento dos salários deste mês a todos os servidores efetivos e comissionados, assim como creditar na conta dos trabalhadores, 50% do 13º de 2022 para todos os aniversariantes de fevereiro. “Isso significa uma injeção de cerca de R$ 10 milhões na economia local esta semana e na próxima. Mais uma promessa da nossa gestão está sendo cumprida e o que é melhor, antes do prazo que ficou acordado com os servidores municipais. Isso é possível, graças ao compromisso e a organização que temos com as finanças do município”, afirmou Juca.
Equipe preparada O prefeito acrescentou ainda que “desde 2021, estamos reconstruindo Laranjeiras, seja com recursos próprios ou através de emendas, recursos estaduais e federais. A nossa equipe é preparada e está sempre buscando trazer o melhor para a nossa população. A prova disso é que Laranjeiras está diferente, mas temos ainda mais a fazer”, frisou.
Salários A Prefeitura de Aracaju realiza, na próxima sexta-feira, dia 25, de maneira antecipada, o pagamento dos salários dos servidores, referente ao mês de fevereiro. O anúncio foi feito pelo prefeito Edvaldo Nogueira, através das redes sociais, na terça-feira, 22. Recebem na data todos os funcionários da administração municipal ativos (efetivos e comissionados) e inativos (aposentados e pensionistas). Com a antecipação dos salários de fevereiro, a gestão injetará mais de R$ 70 milhões na economia local.
TJ/SE Quinta Jurisdicional: hoje, 24, com homenagem aos 432 anos de São Cristóvão O Projeto Quinta Juriscultural terá mais uma edição hoje, 24, com uma homenagem aos 432 anos da cidade de São Cristóvão. Com o tema ‘Relicário da arte, da fé e da história’, será realizado um minicurso on-line, a partir das 9 horas, que abordará as heranças patrimoniais e festas da cidade. O evento será transmitido pelo canal TJSE Eventos no YouTube. O Projeto Quinta Juriscultural, realizado sempre na última quinta-feira de cada mês, foi lançado em julho de 2021. O objetivo principal é valorizar e levar ao público todas as expressões artísticas e culturais de Sergipe.
Programação O evento desta semana, que tem como curadora Maria do Carmo Déda Chagas de Melo e Sayonara Viana, Diretora do Memorial do Judiciário, será aberto pelo Presidente do Poder Judiciário, Desembargador Edson Ulisses de Melo. Em seguida, Flávia Klausing, doutora em Museologia e Chefe do Escritório Técnico do IPHAN em São Cristóvão, falará sobre ‘A patrimonialização da cidade de São Cristóvão e seus bens culturais’. A segunda apresentação será da Profa. Dra. Thais Maciel, que discorrerá sobre a música em São Cristóvão entre os anos de 1820 e 1889. Já o Prof. Dr. Claudefranklin Santos ministrará a última palestra, com o tema ‘Na terra da fé de Sergipe, a alegria do Carnaval’.
Você vai ver no Sergipe Rural dessa semana que mais queijarias conquistam o selo de inspeção estadual e vai entender também os prejuízos causados pelas plantas invasoras na cultura do milho.Saiba como acontece o alinhamento de informações entre os instrutores do Senar e como identificar a dermatite interdigital em bovinos. O programa agropecuário da Aperipê TV vai ao ar às 7h da manhã do sábado, com reprises aos domingos e quartas feiras às 8 da manhã. E se perdeu o programa basta procurar o Sergipe Rural no YouTube.
XIV Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe, de 21 a 25 de março O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade – SEDURBS/Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente – SERHMA em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRHidro, a Universidade Federal de Sergipe – UFS, a Universidade Tiradentes – UNIT, a Embrapa Tabuleiros Costeiros – EMBRAPA, o Instituto Federal de Sergipe – IFS, realizará o XIV Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe – XIV ENREHSE, no período de 21 a 25 de março de 2022, dentro das comemorações alusivas ao Dia Mundial da Água celebrado mundialmente no dia 22 de março, que este ano terá como tema Segurança Hídrica para a Paz e o Desenvolvimento.
Especialistas e debates Aberto a todos os interessados, o XIV ENREHSE reunirá especialistas em um espaço aberto para troca de experiências e debates. Os objetivos são: divulgar a gestão dos recursos hídricos em Sergipe, dar visibilidade a ações de cooperação e mobilização para a boa gestão e uso sustentável da água e envolver a sociedade nas discussões sobre o crescente desafio para garantir água em quantidade e qualidade a todos. A programação incluiu a realização de apresentação de trabalhos, palestras e minicursos. Inscrições, programação e mais detalhes aqui: http://www.abrhidro.org.br/xivenrehse/ Fonte: ABRHidro
Iphan lidera ações para reflutuação da Canoa de Tolda Luzitânia, no rio São Francisco O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vem realizando um conjunto de ações para a reflutuação e remoção da Canoa de Tolda Luzitânia. Ainda no dia 2 de fevereiro de 2022, instada pelo Iphan, a Capitania dos Portos realizou diligência ao local em que se encontra a embarcação, no que resultou em relatório técnico de inspeção para reflutuação do bem. Até aquela data, o proprietário não havia acionado a Capitania, providência necessária à abertura de inquérito administrativo que vai apurar as causas do encalhe e do alagamento.
Causador do dano A verificação também indica que o principal causador do dano à canoa foi o aumento da vazão à jusante da Usina Hidrelétrica de Xingó, sob responsabilidade da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). Sem esse aumento, a embarcação permaneceria docada sem prejuízos. Por conta isso, o Iphan convocou a Chesf a contribuir com a solução do problema. À Marinha do Brasil, o Instituto solicitou uma lista de empresas aptas a executar o procedimento de reflutuação. A listagem é composta por 25 empresas, sendo oito delas sediadas na Bahia, 12 no Espírito Santo, duas no Rio Grande do Norte, três em Pernambuco e uma em Sergipe.
Dados técnicos Contatadas pelo Iphan, as empresas solicitaram dados técnicos sobre a localização e o atual estado da embarcação, mas relataram que vêm enfrentando dificuldades para obter essas informações junto ao proprietário do bem. Diante disso, solicitamos apoio da Marinha para elaboração de nota técnica que responda a esses questionamentos. Paralelamente, iniciamos pesquisas para encontrar locais em que a canoa possa ser guardada de forma segura. E, para viabilizar as ações de resgate e remoção do bem, a Diretoria Colegiada do Instituto aprovou ação emergencial, procedimento necessário para a liberação de recursos.
Instrumento Importante destacar que o tombamento federal é um instrumento de reconhecimento de que determinado bem tem relevância nacional. Contudo, a responsabilidade por sua conservação, uso e gestão continua sendo do proprietário, que, nesse caso, é a Sociedade Socioambiental do Baixo São Francisco – Canoa de Tolda. Isso vale para qualquer bem tombado, seja de uso público ou privado. O tombamento também não interfere nas competências institucionais de outras esferas, como as prefeituras, governos estaduais e outras áreas do governo federal. Nas últimas semanas o Iphan promoveu ações institucionais voltadas para a preservação da canoa – atuação essa que vem desempenhando nos últimos anos, já que em 2018 e 2019 alocou recursos para manutenção da embarcação. Este Instituto se mantém à disposição para parcerias com instituições públicas e privadas interessadas no resgate e promoção da Canoa de Tolda Luzitânia.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
Tiago Rangel é homenageado O superintendente do Ministério da Saúde em Sergipe, Tiago Rangel, foi homenageado no último dia 17 de fevereiro com o prêmio Melhores do Ano 2021. A homenagem foi conferida pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Sergipe, principalmente na coordenação da distribuição de vacinas contra a Covid-19. Na foto, Tiago está ao lado do seu pai, José Florisvaldo dos Santos.
Hematologista da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), Juliana Brunow fala sobre a campanha Fevereiro Laranja, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a leucemia -tipo de câncer no sangue- e a importância da doação de medula óssea.
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
OPINIÃO
Esqueceram a Cloroquina? Por Antônio Samarone, médico sanitarista.
No começo da Pandemia de Covid-19, boa parte dos médicos, valendo-se do uso “off-label” dos medicamentos, prescreveram massivamente a cloroquina no tratamento precoce da Peste.
A velha quina, a casca peruana, foi usada inclusive preventivamente.
Não se tratou apenas de uma crença negacionista. O uso do cloro/quina foi chancelado pelo Ministério da Saúde, pelo Conselho Federal de Medicina, pelos sábios e doutores das Universidades. Os Serviços de Saúde dos municípios incluíram o cloro/quina em seus protocolos.
As redes sociais divulgavam vídeos de médicos, alguns famosos, confirmando a eficácia do cloro/quina. Estabeleceu-se uma polêmica, vencida pela tradição.
Não houve novidades. O medo gerado pelas pestes torna o cidadão indefeso. Ouvi muito: “eu vou tomar, se bem não fizer, mal não faz”. E a medicina cumpriu o seu papel, abandonou as veleidades científicas e atendeu a demanda assustada.
Durante a Gripe Espanhola de 1918, os médicos também recorreram a Cinchona Peruana, a velha casca, em forma de Sal de Quinino ou de Elixir de Quina. Na atual Peste, a medicina usou a cloro/quina.
A quina é usada contra a malária desde os tempos coloniais. O medicamento mais famoso da farmacopeia da Companhia de Jesus foi a “triaga basílica”, um composto à base de quina.
Em minha infância, a “Água Inglesa” era um tônico muito usado para má digestão e falta de apetite, entre outras indicações. Servia até para placenta retida.
A “água inglesa” era um composto à base de quina, carqueja e camomila.
Mamãe não dava a “Água Inglesa” aos seus filhos, com um argumento irrefutável: “Fio de pobre não tem fastio”. Verdade, não sei o que é fastio até hoje.
Voltando à cloroquina.
Depois das vacinas, os benefícios do cloro/quina para a Covid-19 foi perdendo prestígio. Os seus defensores foram silenciando. Não se fala mais nisso!
E assim, a história da medicina continua: da magia às “evidências”!
PELO TWITTER
www.twitter.com/Pontifex_pt Convido a todos a fazer o próximo dia 2 de março, Quarta-feira de Cinzas, um Dia de jejum pela #paz: que os crentes se dediquem intensamente à oração e ao jejum. Que a Rainha da Paz preserve o mundo da loucura da guerra.
www.twitter.com/Ricamconsult
www.twitter.com/gugachacra Como Bolsonaro justificará aos seus eleitores cristãos o convite para o ditador Arábia Saudita para visitar o Brasil? O regime saudita proíbe igrejas e a prática do cristianismo.
www.twitter.com/ContaratoSenado VITÓRIA! A Lei Geral do Esporte foi aprovada hoje, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, com emenda minha que pune – impedindo de comparecer a eventos esportivos – torcida organizada que praticar atos discriminatórios, racistas, xenófobas, homofóbicas ou transfóbicas.
Frase do Dia
O Papa convoca Dia de oração e jejum em 2 de março: a paz de todos está ameaçada
Na Audiência geral desta quarta-feira o Papa Francisco falou da sua tristeza sobre o agravamento da situação na Ucrânia e convocou um Dia de oração e jejum pela paz.
Ouça e compartilhe:
https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-02/papa-a-paz-todos-ameacada-no-dia-2-de-marco-dia-de-oracao.html