Para tristeza dos golpistas, Lula é diplomado presidente

Os golpistas tiveram que engolir em seco a diplomação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente do Brasil. Enquanto alguns poucos inimigos da democracia apelam para as Forças Armadas jogarem o país nas trevas de uma ditadura, a imensa maioria dos brasileiros festeja a chegada de novos tempos, sem as ameaças à normalidade democrática feitas por um tal capitão de pijama. Como bem escreve o experiente jornalista Luiz Eduardo Costa, “os inimigos da democracia precisam, com urgência, desarmar suas barracas em frente aos quartéis. Ali não é palco adequado para essa ópera bufa, pantomima ou horrorosa tragicomédia. O Brasil tem instituições fortes e sintonizadas com a ordem democrática, e os militares fazem parte dessa arquitetura sólida”. Por fim, Luiz Eduardo pontua que resta aos equivocados, que insistem em “pedir golpe, guerra e sangue, o consolo de se transferirem com malas e tudo para o hospício que existe nas suas próprias cabeças”. Ademais, quer os golpistas queiram ou não, daqui a mais alguns dias, Lula tomará posse como o presidente de todos os brasileiros. Quem viver, verá!

Ganhou de goleada

A advogada Priscila Felizola é a nova superintendente do Sebrae em Sergipe. Ela foi eleita por 10 votos a 4, em chapa composta por Ivan Apóstolo Sobral (presidente do Conselho), Brenno Barreto (diretor técnico) e Raimundo Almeida Neto (diretor Administrativo e Financeiro). Filha do governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), Priscila é a primeira mulher a ocupar o cargo de superintendente do Sebrae no estado. A ilustre derrotou a chapa encabeçada por Alex Cavalcante. Além da sede em Aracaju, a entidade possui escritórios em Estância, Lagarto, Itabaiana, Nossa Senhora da Glória e Propriá. Boa sorte à nova diretoria!

Mitidieri no Supremo

Em reunião com a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, o governador eleito de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), e demais governadores solicitaram e foram atendidos para que seja presencial o julgamento sobre o cálculo feito em cima do ICMS em transações interestaduais. Com a mudança, o STF só deverá julgar a matéria em fevereiro do próximo ano. Chamado de Difal, o cálculo do tributo objetiva equilibrar a arrecadação de ICMS em transações interestaduais, distribuindo o imposto tanto aos estados em que são feitos determinados produtos e serviços quanto aos que são destino das compras. Então, tá!

Imposto menor

O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), assinou decreto prorrogando a redução da alíquota do ICMS de milho em grão para 2%. Com a medida, o benefício permanecerá válido até 30 de junho de 2023. Segundo Chagas, a renovação visa fortalecer a competitividade da produção dos grãos produzidos em Sergipe. A alíquota sergipana está equiparada à cobrada em outros estados, fazendo com que o grão produzido no estado chegue a mercados maiores num preço mais competitivo. Supimpa!

Cidadão socorrense

Nascido em Itabaiana, o presidente da Assembleia, deputado estadual Luciano Bispo (MDB), é o mais novo filho de Nossa Senhora do Socorro. De autoria do vereador Leozinho Filho (Republicanos), a homenagem visou reconhecer os serviços prestados pelo emedebista aquele município da Grande Aracaju. Ao agradecer o título de cidadão, Luciano lembrou a aprovação pelo Legislativo estadual da lei que favorece os criadores de camarão, acrescentando que “hoje estamos realizando o zoneamento costeiro visando beneficiar Nossa Senhora do Socorro”. Ah, bom!

Na festa democrática

A vice-prefeita de Aracaju e deputada federal eleita Katarina Feitoza (PSD) prestigiou a diplomação do presidente eleito e seu vice, respectivamente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB). A pessedista disse ter sido uma honra participar de uma “cerimônia que marca mais uma etapa do nosso processo democrático”. Katarina ressaltou que, independentemente de ideologias partidárias, “eu me comprometi a trabalhar pelo nosso povo, levando Brasília para Sergipe, o que passa pelo bom diálogo com o governo federal”. Vixe!

E o povo, ó!

Enquanto o povo vive refém da bandidagem, que pratica todo tipo de violência em Sergipe, policiais militares, em número considerável, estão a serviço de órgãos públicos e fazendo segurança de autoridades. Este fato mostra que os sucessivos governos estaduais nunca demonstram interesse em inibir a cessão de policiais para proteger órgãos públicos e seus integrantes. O resultado disso é que o contribuinte paga impostos em excesso para garantir a segurança de uns poucos privilegiados, enquanto reza a Deus que proteja a sua vida e o seu patrimônio. Só Jesus na causa!

Diplomação festejada

O ex-governador Jackson Barreto (MDB) festejou a diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice Geraldo Alckmin (PSB). JB lembrou as três etapas do processo democrático para a escolha presidencial: eleição, diplomação e posse. “Viva o Brasil da paz, da luta contra à fome e contra às desigualdades sociais”, escreveu JB nas redes sociais. Eleitor de carteirinha de Lula, Jackson rompeu com o governo Belivaldo Chagas (PSD) para apoiar a candidatura a governador de Rogério Carvalho (PT), derrotado pelo deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), que será diplomado no próximo dia 19. Marminino!

Bem com hoteleiros

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), recebeu o diploma de Honra ao Mérito Hoteleiro. Concedida pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe, a honraria foi entregue ao gestor como forma de reconhecer os esforços empreendidos pela Prefeitura visando o fortalecimento do turismo e para potencializar a divulgação da capital como destino turístico. Ao receber a homenagem, Edvaldo destacou que o fortalecimento do setor se tornou uma das principais bandeiras defendidas por sua gestão. Aff Maria!

Cadê a refinaria?

Em 2020, o governador Belivaldo Chagas (PSD) anunciou a instalação de uma refinaria de petróleo na Barra dos Coqueiros. À época, o pessedista disse que governo já havia liberado, inclusive, a licença ambiental para a concretização do tal projeto. O empreendimento teria capacidade para processar 35 mil barris diários de óleo, produzir nafta e diesel específico para motores de grandes navios. Antes da promessa de Belivaldo, o saudoso ex-governador João Alves Filho também anunciou a construção de uma refinaria de petróleo em Sergipe, porém tudo ficou no empolgado anúncio, para decepção de quem comemorou o ovo no fiofó da galinha. Home vôte!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano O Republicano, em 30 de maio de 1890

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais