Parques eólicos em outros estados geram renda.O de SE é uma incógnita

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Inaugurado em janeiro de 2013, pelo então governador Marcelo Déda e a presidente Dilma, o parque eólico localizado no município da Barra dos Coqueiros é uma incógnita em Sergipe. Através do programa de Desenvolvimento Industrial – PSDI, o governo disponibilizou a área de 300 hectares, equivalente a 320 campos de futebol, vizinha ao Porto de Sergipe, para o investimento de R$ 125 milhões.

O parque eólico é controlado pela Desenvix, hoje Statkraft (grupo norueguês) que tem participação em três usinas eólicas na Bahia e participações minoritárias em quatro hidrelétricas.

Em fevereiro de 2016, o governador do Estado, Jackson Barreto, anunciou que a empresa Sowitec iria instalar um novo parque eólico em Sergipe, com o pomposo nome de “Parque Eólico Palmas dos Ventos”, abrangendo os municípios de Tobias Barreto, Simão Dias e Riachão do Dantas num investimento de R$ 2 bilhões. Até agora somente os ventos continuam no lugar, esperando o parque de JB.

O Globo Rural do último domingo mostrou que centenas de produtores no Rio Grande do Norte são parceiros de empresas de energia eólica. Lá tudo está às claras e ao sabor do vento. Só crescendo e como não é terreno do governo, os aerogeradores (cata-ventos gigantes) dão retorno com o arrendamento aos proprietários, inclusive com poços, trator e miniestações de usina solar.

Sergipe tem condições favoráveis a produção da energia eólica e poderia ser mais uma alternativa de geração de renda para centenas de produtores, assim como no Rio Grande do Norte.

Pelo contrário, o parque eólico da Barra, construído no terreno do governo, ninguém sabe o que realmente trouxe de positivo para a comunidade e o Estado. O Parque é constituído por vinte e três unidades aerogeradores totalizando 34,5 MW de capacidade instalada e 10,5 MW médios de garantia física de energia.

No Rio Grande do Norte e em outros estados as comunidades são parceiras. Em Sergipe, o parque eólico só tem um sentido na mão: da exploração sem contrapartida para a comunidade.

 

Aracaju continua sendo privatizada. Orla de Atalaia: postos de lavagem ocupando as calçadas Quem passa pela Orla de Atalaia sem pressa pode notar – no lado que ficam os hotéis (portanto, de responsabilidade da Prefeitura de Aracaju, já que o comodato é que o governo cuide só da orla) dois “serviços de lavagem” de veículos. Tem um, chamado de Cabeludo, que fez duas rampas em cima da calçada. E ninguém faz nada. Péssima imagem para os turistas.”

Enquanto isso em plena Treze de Julho…. Enquanto a Prefeitura de Aracaju fecha os olhos para os que privatizam os espaços públicos da cidade pontos bastantes frequentados como o calçadão da Praia Formosa, no Bairro 13 de Julho, tem uma mureta caindo no pequeno pontilhão que existe no local, na Avenida Beira Mar. Esperam um acidente para tomar as devidas providências.

Estacionamento não respeita lei do fracionamento. Quem fiscaliza? E numa cidade onde as leis não são respeitadas e muito menos fiscalizados seus cumprimentos vira baderna. A foto ao lado é do estacionamento Souto, Travessa Hélio Ribeiro, no centro Aracaju. Escancaradamente desrespeita a legislação em relação ao preço cobrado, sem o fracionamento. Com a palavra o Procon Municipal.

 

Vende-se de tudo na Emdagro Se a rede Globo ainda tivesse o programa Zorra Total perderia de feito para a Emdagro Sergipe. Lá se vende de tudo na hora do expediente. Falavam de uma diretoria que vendia cacho de banana. Ela se foi, mas tem gente vendendo água de coco, macaxeira, gente com sacolas (e até mala) de roupas e até ouro se vende. Uma verdadeira complacência e a diretoria administrativa não faz nada. Já teve até portaria proibindo, mas nada. Acorda Belivaldo. O blog vai começar a publicar as fotos.

Lagarto: Cidadania 23 também terá candidato E o blog publicou ontem que já tem três candidatos a prefeito em Lagarto e a direção do partido Cidadania 23 informou que o militante Nininho da Bolo Bom já se colocou como pré-candidato para disputar a Prefeitura. Tá dado o recado.

O estado de sítio do blog De um leitor atento a história: “Em maio de 1947, o jornal o Povo tem a suas portas fechadas e o acesso comprometido. O advogado Carlos Garcia, impetra um Habeas Corpus contra o inspetor de Polícia para reabertura da tipografia. É o início da ruptura democrática. Passam cinco anos, de 1947 a 1952 para termos o início das várias prisões que levaram operários e outros a penitenciária de Sergipe. Passam doze anos, de 1952 a 1964 para instalação de governo militar. A história deixa lições do passado, com as suas consequências, cicatrizes e feridas abertas. Em 1947, 1952, 1964 o alvo primeiro foi a liberdade de imprensa. Resistir sempre, pois o jornalismo é imprescindível como termômetro na consolidação da nossa imatura democracia.”

Redes de farmácias Está sendo um exagero o número de farmácias de duas redes de grande porte nacional em Aracaju. Impressionante como tem crescido muito, mas o padrão de qualidade está sendo o pior possível, colocando muitos funcionários sem treinamento adequado para atendimento ao público, um sistema que funciona no volume de lojas com fachadas chamativa e com uma iluminação atraente, mas quando você vai ser atendido o atendimento é o pior possível. Os funcionários só sabe empurrar produtos para venda, Despreparados, sem conhecimento dos medicamentos e lentidão na agilidade do caixa de cobrança. O blog recebeu uma reclamação de um usuário dessas farmácias que percebeu que isso já vem de bom tempo e agora piorou muito.

Siriri: perfuração de poços artesianos O deputado estadual Luciano Pimentel apresentou à mesa diretora da Assembleia Legislativa seis indicações solicitando que o Governo do Estado, através da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), promova a perfuração de poços artesianos em povoados do município de Siriri. São eles: Castanhal, Fazendinha, Lagoa Grande, Mata do Cipó, Sabinópolis e Siririzinho.

Demanda “O acesso à água é indispensável para rotina das diversas famílias que vivem nesses povoados. Diante deste fato, protocolei essas proposituras que visam suprir uma demanda da população e proporcionar mais qualidade de vida para essas pessoas”, considera Luciano Pimentel.

Cedro de São João; MDB tem novo presidente O MDB Sergipe está passando por um momento de reorganização partidária. Comandado pelo deputado federal Fábio Reis, o partido tem conversado com lideranças municipais e estaduais para o fortalecimento da sigla no estado e, na última semana, empossou o novo presidente do diretório municipal do MDB em Cedro de São João, o médico ortopedista, Roberto Lima, que é também pré-candidato a prefeito.

Revitalização De acordo com Roberto, o MDB Sergipe tem buscado o crescimento e fortalecimento do agrupamento no estado, valorizando os diretórios municipais. “O MDB Sergipe está sendo revitalizado. O MDB tem uma história de vitórias e de luta, se manifestando inclusive contra a revolução de 64. Hoje, o MDB de Cedro renasce, respira vitória, força, competitividade e confiança. Estamos reconduzindo o partido, com as orientações do presidente estadual, Fábio Reis, e lideranças do partido, para o lugar de destaque que merece”, explicou.

Disputa eleitoral em Cedro Com a filiação do ortopedista, Roberto Lima, o MDB ganha um nome forte para a disputa eleitoral em Cedro de São João. Discípulo do ex-prefeito da cidade, José Carlos Santos, o Cacau, Roberto é aprovado para a sucessão municipal. Com um forte espirito de liderança e renovação da política em Cedro, Roberto poderá surpreender na eleição 2020.

Consumo Energisa O consumo consolidado de energia da Energisa, considerando os mercados cativo e livre, cresceu 3% em julho na comparação com o mesmo mês em 2018, para 2.877,1 GWh. O desempenho foi impulsionado, principalmente pela classe residencial (5.9%). (Valor).

Diretoria da Adepol se reúne com o senador Ontem, 26, a diretoria da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe – Adepol/SE – se reuniu com o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) para apresentar-lhe demanda legislativa da carreira de Delegado de Polícia, cuja competência é da União.

 Demanda “Estivemos com o senador Alessandro para fazer uma demanda de alteração legislativa no Código de Processo Penal. Em razão da competência legiferante  para a matéria ser privativa da União, nós temos que procurar os nossos representantes no Congresso, sejam deputados federais ou senadores, para que proponham essas alterações, apresentando o devido projeto de Lei”, explicou o presidente da Adepol, Isaque Cangussu.

 Valorização O Senador recepcionou bem o pleito e se comprometeu a dar o devido encaminhamento. “Eles apresentaram uma proposta de alteração legislativa no Código de Processo Penal que é bastante oportuna, na medida em que protege melhor e valoriza mais a carreira de Delegado. Deve ter encaminhamento do nosso mandato lá em Brasília”, disse Alessandro.

É hoje, 27: ação voluntária e gratuita. Rotary Aracaju Jardins e AMO realizam Projeto Hepatite Zero O Rotary Clube Aracaju Jardins realiza, junto com a Associação dos Amigos da Oncologia (AMO), ações do projeto Hepatite Zero, uma campanha gratuita de testes para detecção do vírus da Hepatite C. O projeto faz parte de um esforço de alcance mundial abraçado pelo Rotary Internacional e tem como objetivo promover a erradicação da doença.

Acima dos 40 anos A iniciativa do Hepatite Zero em Aracaju é direcionada à população acima de 40 anos e começa no próximo dia 27, às 18h, na sede da AMO, localizada na Rua Permínio de Souza, 270, bairro Cirurgia. O prazo final da campanha está condicionado à utilização dos 150 testes disponibilizados.

Doença silenciosa A Hepatite C é uma doença silenciosa, assintomática até as suas fases mais avançadas. Geralmente quando o portador percebe os primeiros sintomas já é tarde demais e a única possibilidade de cura se restringe ao transplante de fígado. No mundo, há mais de 400 milhões de pessoas que carregam os vírus das Hepatites B e C e, absurdamente, apenas 5% dos casos estão diagnosticados. Descobrir o vírus a tempo é fundamental para o sucesso do tratamento.

Turismo em Santana do São Francisco Visando obras de infraestrutura para atração de turistas na cidade de Santana do São Francisco, foi  ontem (26), uma reunião entre o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Prefeitura, a fim de atender as principais demandas da área turística da cidade que tem alto potencial.

Potencial O secretário de Estado do Turismo e Comunicação, Sales Neto, recebeu o prefeito do município, Júnior Barrozo. “Santana do São Francisco tem um forte potencial, principalmente, na área do artesanato, mas também pelo fato de estar localizada à beira do Rio São Francisco. O Governo do Estado está se organizando para dar apoio, tanto na área de estruturação de produtos turísticos, como na área de capacitação dos artesãos e trabalhadores da região”, disse Sales Neto.

 Cumplicidade A solicitação de investimentos na região, em suma, pede uma cumplicidade e união para que o Estado possa participar ativamente, junto à cidade, para enriquecer o turismo. Santana do São Francisco está inserida no Mapa do Turismo de Sergipe, e o prefeito Júnior Barrozo aproveitou a oportunidade para agradecer a inclusão do município.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Ribeirópolis na contramão De alguns moradores: “A Prefeitura cancelou o tradicional desfile cívico de sete de setembro alegando falta de recursos. Peraê, como assim? Falta de recursos? Os R$ 20 mil pagos ao show de Lourinho do Acordeon não dariam para custear todas as despesas do desfile? Mais uma pergunta: você trocaria um desfile cívico por um show de Lourinho do Acordeon? O que falta na Prefeitura de Ribeirópolis não é dinheiro, é prioridade nos gastos públicos.”                                                                                                                                       

Dores: capacitação do projeto Jucese 100% Digital Prestes a iniciar a implantação do projeto “Jucese 100% Digital” – registro de empresas sergipanas exclusivamente pela internet –, a Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) promoverá, gratuitamente, capacitação sobre a temática na cidade de Nossa Senhora das Dores, nesta quinta-feira, 29, com o apoio da Prefeitura Municipal. Todos detalhes aqui.

Edição extra do Almoço com Negócios debate Liberdade Econômica Com o objetivo de debater os próximos passos para a consolidação da Medida Provisória 881/2019, também conhecida como MP da Liberdade Econômica, a Associação Comercial e Empresarial de Sergipe realizará uma edição extra do Almoço com Negócios no próximo dia 30 de agosto, a partir do meio-dia, no Radisson Hotel. Desta vez, com a presença confirmada do deputado estadual por Santa Catarina, Bruno Souza. Este é o segundo Almoço com Negócios realizado no mês de agosto, pensado de maneira complementar ao evento inicial, como explicou o presidente da entidade, Marco Pinheiro. “Pensamos no evento de maneira complementar, avaliando uma outra realidade que tem se desenvolvido por facilitar a vida do empresário. Reunindo o diálogo que teremos com as ideias que vem sendo apresentadas pela classe empresarial sergipana desde o Almoço com Negócios que aconteceu no início do mês, poderemos expandir nossos pleitos e buscar alternativas para o ambiente de negócios sergipano”. Os convites para o Almoço com Negócios desta semana estarão disponíveis exclusivamente pela plataforma Sympla, em valor único, para adquirir, acesse:

PELO E-MAIL E FACEBOOK

NOTA PÚBLICA

A respeito de uma reportagem publicada no site Consultor Jurídico, no último dia 24 e reproduzida em outros veículos, onde é destacada parte da fala de uma Magistrada sergipana, durante congresso nacional de juízes ocorrido no ano passado, a Delegacia-Geral de Polícia Civil do Estado de Sergipe e a Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe vêm assim se manifestar.

Em que pesem o meio acadêmico onde se deu a fala e o objetivo de trazer à discussão um tema relevante, o assédio no ambiente de trabalho de juízas, advogadas, delegadas e servidoras, a Delegacia-Geral da PC/SE e a Adepol/SE afirmam que não há registro dessa lamentável prática em face das Delegadas sergipanas, as quais são extremamente conscientes de seus direitos e não permitiriam que ato dessa natureza passasse em branco, reportando imediatamente a quem de direito e cobrando a aplicação das sanções previstas no ordenamento jurídico.

De todo modo, a Delegacia-Geral da PC/SE e a Adepol/SE estão à disposição de qualquer Delegada que tenha passado ou venha a passar por situação do gênero, comprometendo-se a adotar as mais rigorosas providências em sua defesa.

Aracaju/SE, 26 de agosto de 2019.

Katarina Feitoza Lima Santana
Delegada-Geral

Isaque Heverton Dias Cangussu
Presidente/Adepol

TEATRO

Par Trois, DIA 07 de setembro no Teatro Atheneu

Traduzindo do Francês, Par Trois significa, Por Três. Nós três, à convite da Diretora da Cia, Miriam Sandim, Natália Vasconcellos e Paulo Sérgio Lacerda –, agentes da dança em Sergipe, nos unimos, neste ano 3 (2+0+1+9), para produzirmos esta obra coreográfica que traduz, em dança, os ciclos da vida, a partir de encontros, desencontros e acasos. São várias histórias de vida, nossas e de outrem, dançadas, com as quais o público pode se identificar e até reconhecer, que contam sobre os altos e baixos pelos quais todos nós percorremos e podemos vir a percorrer, sempre em busca de nossos sonhos, sofrendo com algumas frustrações e impulsionando-se com realizações.

Par Trois é produzido por três, dançado por mais sete, e soma um sem número de artistas e técnicos envolvidos nessa empreitada, cada qual conectado à sua maneira, e sobre a qual não podemos deixar de ressaltar a importante contribuição da preparadora cênica Luana Matos, que costurou nossas linhas de Dança Moderna, Ballet Clássico e ao Jazz Contemporâneo, dando um acabamento final sem perder o fio da meada da Dança Contemporânea. Par Trois dá início a alguns ciclos e fecha outros. Pode ser um ponto de encontro, de partida ou de fixação. Par Trois é sonho, frustação e realização.

O quê: Par Trois (Espetáculo de Dança Contemporânea)
Quem: Adaggio Cia. de Dança Quando: Sábado, 07 Setembro/2019
Horário:19h30 Onde: Teatro Atheneu – Duração: 40 min. Classificação: 12 anos Ingressos a: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).

CINEMA

Filme sergipano “Impávido Colosso” recebe dois prêmios em festival na Paraíba

Impávido Colosso é um curta-metragem dirigido pelo sergipano Fábio Rogério e pelo carioca Marcelo Ikeda e recebeu os prêmios de ‘Melhor Filme’ pelo Júri Popular e ‘Melhor Montagem’ pelo Júri Técnico no Cine Açude Grande, encerrado na última sexta-feira, 23 de agosto, em Cajazeiras, na Paraíba. O filme já tinha recebido anteriormente os prêmios de ‘Melhor Montagem’ tanto no Curta Taquary quanto no Festival de Cinema de Rua de Remígio.

Impávido Colosso é integralmente produzido com material de arquivo e a partir de uma montagem da propaganda política obrigatória para a eleição presidencial de 1989, o filme apresenta um debate da política no país por meio de uma reflexão sobre os discursos dos principais candidatos e sua atualidade nos rumos políticos do Brasil de hoje.

O filme estreou no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e desde então foi exibido no Panorama Internacional Coisa de Cinema, na Mostra do Filme Livre, no Curta Taquary, no Festival de Cinema de Belo Jardim, na Mostra Arandu de Filmes Etnográficos, no Cine Congo, no Festival Curta Bragança, no Festival de Cinema de Rua de Remígio e na Festa Literária Internacional de Paraty. Em Sergipe, o filme será exibido ainda esse ano na Mostra Sesc de Cinema.

Impávido Colosso é o segundo curta-metragem que Fábio Rogério e Marcelo Ikeda realizam juntos. Em 2016, produziram e dirigiram o filme O Brado Retumbante que foi exibido em quase 20 festivais e ganhou 5 prêmios. O Brado Retumbante tem duração de 25 minutos e está disponível online para ser assistido no Porta Curtas (http://portacurtas.org.br/filme/?name=o_brado_retumbante )

Ficha técnica do curta-metragem Impávido Colosso:Direção, roteiro e edição: Fábio Rogério e Marcelo Ikeda; Produção: Novos Olhares Filmes e Palíndromo Produções; Restauração de som e mixagem: Big Frog Studio; Legendagem em inglês: Rafaela Schneider; Certificado de Produto Brasileiro (CPB): B18-005057-00000; Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 12 (doze) anos. Contém: Linguagem Imprópria. Trailer 1. Trailer 2. Trailer 3.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Pontifex_pt (Papa Francisco) Quem se aproxima de Deus não desanima, vai em frente: recomeça, tenta de novo, reconstrói.

www.twitter.com/marcelomadu Enfrentei a ditadura militar não vou ter medo de meia dúzia de ignorantes.

www.twitter.com/frednavarro A popularidade do presidente despencou. A cada 30 dias, após mais 30 idiotices ditas pelo pateta ou pelos três patetinhas, cairá mais. O subsolo é o limite.

 

www.twitter.com/GeorgMarques Frase do dia (Macron sobre Bolsonaro): “Acho que as mulheres brasileiras, sem dúvida, têm vergonha de ler isso de seu presidente… Como sinto muita amizade e respeito pelo povo brasileiro, espero que tenha muito em breve um presidente a altura do cargo”

www.twitter.com/equilibriuspsi É hoje!!!! O dia mais esperado por nós e por vcs psicólogos. Dia de várias promoções e brindes aqui na Equilibriu’s. Não deixe de aproveitar. Corre que amanhã é dia de comemoração

 

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

 

As fotos foram tiradas ontem,26, pela manhã, às 8h30 na Avenida Barão de Maruim em frente a Praça da Bandeira. São dois veículos tomando a calçada: o primeiro em frente a DEOTAP e o outro mais a frente, numa casa que se encontra a venda. A pergunta: será que algum delegado ou policial civil está estacionando na calçada? O blog prefere não acreditar, mas os trabalhadores das lojas próximas garantem que um dos carros é de alguém do DEOTAP. E que vão enviar a foto com a pessoa saindo doo carro. Só para lembrar: ninguém está acima da lei e isso deve ser aplicado realmente para todos. Ou não? Sergipe Del Rey é diferente?

Frase do Dia
“A habilidade pode te levar ao topo, mas é preciso caráter para te manter lá.”
John Wooden.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais