PEN/SE: VT`s incomodaram irmãos Amorim

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O presidente estadual do Partido Ecológico Nacional – PEN, professor Bosco, denunciou ontem, 31, que foi afastado da presidência do partido por conta das inserções partidárias !(VT`s) veiculadas nas emissoras de rádio e TV, onde fez críticas ao descaso com a saúde nos últimos anos e englobou o atual senador Amorim quando foi secretário estadual de saúde do governo João Alves.

Com exclusividade o blog recebeu a troca de mensagens do presidente nacional do PEN, Adilson Barroso com o então presidente estadual, professor Bosco.

Mensagem enviada por Adilson Barroso (Pres. Nacional) às 10h de 29/07/2013:
"Prezado Bosco, entre um dos meus melhores amigos que eu fiz no PSC, está o Senador Amorim de SE, eu fiquei sabendo que você invés de falar do programa do partido no rádio e na Tv, foi falar mau de políticos, isso não é bom para nós, pois o nosso foco é a sustentabilidade e não derrubar governos, a não ser democraticamente, você pode ver que mesmo você não cumprindo a meta de abaixo assinado eu deixei você ai como presidente, mas vendo que sua experiência neste meio político é pouca, eu estou trocando a Presidência aí, estou deixando você como Vice-presidente estadual, eu preciso eleger deputados para poder defender a sustentabilidade".

Resposta enviada pelo Prof. Bosco às 10h22 de 29/07/2013:
"Olá Presidente Adilson Barroso, não é verdade que falei mau do senador Eduardo Amorim, além do mais ele não é governo e nem governador. Estou trabalhando duro com mais de 20 candidatos com potencial de eleição para Deputado Estadual e 03 para Deputado Federal. Aqui em Sergipe atinge a meta das assinaturas necessárias e homologuei o partido entre os 09 estados necessários para a homologação do PEN a nível nacional junto ao TSE. Tenho experiência sim, fui Presidente Estadual do PCB por mais de 10 anos.  A demais a fama do Senador Amorim aqui no estado é de comprar os presidentes nacionais dos partidos pequenos. Não tenho dúvida alguma pela convivência nos congressos de construção do PEN, que V. Exª irá me ouvir e reconsiderar essa posição, abrindo um canal de diálogo entre nós. (Prof. Bosco – Pres. Est. do PEN/SE)"

Reflexões das Manifestações das ruas – O professor Bosco explicou que o Diretório Estadual do PEN, em reunião decidiu em gravar as inserções partidárias fazendo uma reflexão das manifestações nas ruas. “O partido e seus políticos ouvindo o grito das ruas e alertando a classe política para o novo momento que se apresenta no cenário político nacional e local com esse Levante da Juventude contra a classe política e os partidos. O exemplo apresentado acerca da saúde, foi apenas exaltando o serviço público muito cobrado e exigido pelos levantes e um alerta aos políticos nacionais e sergipanos que não dá para continuar fingindo que não passou pela  Pasta da Saúde e jogando para a galera "a cobrança de uma saúde de excelência agora".

Goretti Reis participa hoje do Cabaré de Quinta
A autoridade que será sabatinada hoje no Cabaré de Quinta, será a secretária municipal de saúde de Aracaju, a deputada licenciada Gorette Reis.  O Cabaré acontece no FaceBaar, localizado na rua Joventina Alves, próximo a praça da Imprensa, no bairro São José.

Insatisfação na saúde municipal
No Cabaré hoje a secretária Goretti vai responder se é verdade o que se comenta nos bastidores que o prefeito João Alves está insatisfeito com algumas ações delas que já comprou briga com setores da administração municipal, além de problemas com entidades classistas. Fala-se que na primeira reforma administrativa, Goretti estará retornando a Assembleia.

A morte de Francisco Passos – Retidão da palavra e do compromisso firmado
Nascido em Ribeirópolis (19 de janeiro de 1926) Chico Passos  morreu ontem aos  87 anos de idade. Nos últimos quarenta anos ele foi um dos mais destacados homens públicos de Sergipe. Ingressou na política em 1954 sendo eleito naquela época para o primeiro mandato de deputado estadual. Duas vezes prefeito  de Ribeirópolis e deputado estadual por oito mandatos, ele presidiu a Assembléia Legislativa em dois períodos: 1985/86 e 1988/89.

Último coronel
Chico Passos era considerado o último coronel da política sergipana. Homem do agreste, historicamente ele representava a figura pública mais expressiva de Ribeirópolis. Vitorioso na política, sempre falou com imensa tristeza da morte do irmão mais velho, Josué Modesto dos Passos, assassinado em junho de 1955 em pleno exercício do mandato de Prefeito da terra natal.

Retidão e compromisso
Antes de abandonar a atividade política, há mais de dez anos, ele era um dos mais respeitados líderes do então PFL, caracterizando-se pela retidão da palavra e do  compromisso firmado. Esse velho estilo tão comum na maioria dos coronéis da política nordestina nem sempre agradava a alguns correligionários aqui em Sergipe. Achavam que Chico Passos podia fazer mais pelo partido    caso administrasse melhor o jeito correto de ser no tocante ao uso da palavra dada.

“Homem de peia valia mais do que papel assinado”
A esse respeito, certa feita, falando pausadamente durante  depoimento a um colega de imprensa, ele disse o seguinte:”Nem sempre gostam do que penso e do que faço seguindo o meu pensamento que tem muito a ver com o do meu irmão Josué, que era como um pai para mim. Venho do tempo em que o que era dito era honrado, coisa de homem de peia valia mais que papel assinado. Toda minha vida foi assim, negociando com algodão ou trabalhando para o povo na política eu sempre procurei agir com muita seriedade…agora, se muitos dos meus de partido discordam que procurem um outro que não seja o Chico Passos de Ribeirópolis”.Chico Passos morreu deixando como herdeiro político o seu filho Antônio Passos, deputado estadual que já presidiu Assembléia por duas vezes.

Nota de Pesar
A presidente da Assembleia Legislativa, deputada estadual Angélica Guimarães (PSC), em nome da Mesa Diretora e de toda estrutura do Poder, emite nota de pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Ribeirópolis e ex-deputado estadual, Francisco Modesto dos Passos, que veio a óbito na tarde de ontem, aos 87 anos, vítima de infarto, no Hospital São Lucas.

Líder
“O povo de Ribeirópolis, o agreste e todo Sergipe estão de luto. Perdemos Chico Passos, um grande líder político que fez história não apenas pela força, mas pela palavra, por honrar os compromissos assumidos e por ser um defensor das questões que interessavam o povo de sua terra”, disse Angélica Guimarães.Angélica Guimarães destacou ainda o exemplo de retidão, marca registrada de Chico Passos, seguido a risca pelo colega deputado Antônio Passos (DEM).“À família e aos amigos minha solidariedade nessa hora de dor”, encerrou a presidente.

Disciplina dos estacionamentos particulares
Este blog foi informado de que o PROCON municipal, que tem feito visitas aos bancos alertando-os para o cumprimento da lei dos 15 minutos, está preparando um esquema especial para fiscalizar os inúmeros estacionamentos existentes em Aracaju. Medida visando a que seja posta em prática a cobrança não apenas por turno, mas também por fração horária está sendo estudada. O Ministério Público também está interessado no assunto, em defesa do consumidor.

Preço
Atualmente, o preço cobrado, por turno, é 7 ou 8 reais no centro da cidade, mesmo que o usuário permaneça menos de uma hora, por exemplo, com seu veículo estacionado. Nas demais capitais do país há muito tempo que esse modelo é adotado. Por sinal, alguns dos estacionamentos, principalmente os maiores, já instalaram catracas eletrônicas, dando a impressão de que já estão se preparando para as modificações que estão a caminho.

Estádio de Carmópolis
Através da sua assessoria de imprensa, a Prefeitura de Carmópolis esclareceu que o estádio Fernando França, ao contrário do que foi noticiado, tem sim dois portões de acesso, que servem de entrada e saída dos torcedores. Em relação ao jogo de domingo, entre Sergipe e CSA, a direção do estádio não teve nenhuma responsabilidade na decisão de manter somente uma entrada funcionando, e que essa foi uma decisão da organização da partida, em comum acordo com a Polícia Militar.

Atendimento
A prefeitura lamenta o episódio ocorrido e informa que atendeu a todas as solicitações da Federação Sergipana de Futebol para a realização da partida, uma vez que hoje o Estádio, que é mantido pela administração municipal, é considerado o melhor em estrutura e gramado do interior de Sergipe.

Pontos nas praças Tobias Barreto e Camerino
O blog foi informado que comerciantes que têm pontos comerciais nas praças Tobias Barreto e Camerino, que passam por reformas estão preocupados porque receberam notificação da Emsurb para desocupar os espaços. Deve ser apenas por conta da reforma e depois eles retornam. A Prefeitura não irá jogar na rua comerciantes que têm seus pontos regularizados há muito tempo.

Praça de eventos da orla só para atividades públicas
A praça de eventos da orla da Atalaia só pode receber eventos públicos e nenhum privado. Nem mesmo o campeonato de vôlei de praia patrocinado pelo Banco do Brasil pode ser realizado no local. Com isso todo o estacionamento da Passarela do Caranguejo foi ocupada para o evento. Uma liminar judicial a pedido do Ministério Público estadual está em vigor.

Pirotecnia com dinheiro público
A Prefeitura de Umbaúba irá literalmente "QUEIMAR DINHEIRO PÚBLICO". É que publicou dois editais(Jornal do Dia de 30/07) para contratação de Shows Pirotécnicos, para eventos e inaugurações no município. Pregões 08 e 011/2013. E uma das despesas, será paga pelo Fundo Municipal de Saúde. É um tipo de gasto que devia ser proibido em todas as esferas da Administração Pública por extremamente superfulo e acintoso. Enquanto isso, faltam coisas essenciais como merenda e material escolar; materiais, remédios e médicos nos postos de saúde e até caixão para sepultar defuntos pobres.

Rompimento
Ontem, 31, em Lagarto não se falava em outro assunto político: o ex-prefeito Valmir Monteiro teria anunciado ao deputado Gustinho Ribeiro que será candidato a deputado estadual. E com isso entregou os cargos que tinha por indicação do parlamentar.

Entrevista
Após dias de repouso por conta de uma cirurgia no ouvido, o senador Eduardo Amorim (PSC-) concedeu entrevista por telefone na manhã de ontem, 31, na rádio Capital do Agreste, em Itabaiana,  no comando do radialista Eduardo Abril.
Na ocasião, o deputado federal Laércio Oliveira (PR) que estava na rádio, destacou que o senador Eduardo Amorim já está fazendo falta com suas atuações por todo estado. "

Necessidade
Amorim destacou que enquanto médico percebeu a necessidade em realizar o quanto antes os procedimentos cirúrgicos. "Poderia ter sido algo mais sério, mas, graças a Deus ocorreu tudo bem" e complementou com os agradecimentos."Por isso friso sempre que sou um ser humano privilegiado por todos os amigos que torceram e as orações concedidas. Sinto-me extremamente disposto em voltar aos trabalhos. Em continuar sendo o instrumento para trazer benefícios ao povo sergipano".

Recursos
O senador Eduardo Amorim aproveitou para solicitar ao deputado Laércio que permanecesse com seus trabalhos na cidade de Itabaiana e aproveitou para comunicar sobre as emendas encaminhadas por ele – recursos para construção de Creche em Itabaiana e a reforma da Praça da Matriz, considerada uma das mais importantes do interior.

Qualidade
Segundo Amorim, as obras públicas iniciadas devem ter qualidade porque é dinheiro do povo, que ele considera ser dinheiro sagrado. "Porque está faltando recurso? As emendas não têm reajustes. Quando se inicia uma obra deve finalizá-las. Não entendo porque passam tanto tempo para concluírem essas obras, esses atrasos contribuem apenas com diversos transtornos para toda população", finalizou.

Insegurança
Ainda na entrevista, o parlamentar lembrou o descaso com o Colégio Estadual Murilo Braga e com a falta de segurança pública presenciada pelos sergipanos. “É vergonhoso o estado que se encontra o maior colégio público do interior, aquele estabelecimento de ensino tem história e precisa ser preservado”, disse Amorim ao lembrar que a falta de segurança é presenciada por todos e não há a atenção devida.

Transporte para alunos em Canindé
Em busca de uma solução para os alunos da rede estadual que precisam ser transportados no município de Canindé do São Francisco, o prefeito, Heleno Silva esteve  com o secretário de Educação, Belivaldo Chagas. Ficou acordado que o município arcará com as despesas de 70% dos custos operacionais, ficando a SEED com as despesas restantes.

Escola no povoado Capim Grosso
Dentro do acordo feito entre o município de Canindé o estado de Sergipe, o secretário Belivaldo acertou que no próximo ano, já em janeiro, será construída uma escola com seis salas de aula e toda a infraestrutura no Povoado Capim Grosso para atender aos alunos do ensino médio.O município irá fazer a formalização da doação do terreno onde será construía a escola.

Queda dos royalties preocupa prefeito
A queda na receita dos royalties em mais de R$ 4,2 milhões nos últimos dois meses do ano – abril e maio -, se comparado com os três primeiros meses de 2013 – janeiro, fevereiro e março -, tem levado o prefeito do município de Pirambu, Élio Martins (PSC) a rever algumas ações na administração municipal.

Perda
Nos três primeiros meses do ano – janeiro, fevereiro e março – o município recebeu de royalties mais de R$ 5.692 milhões. Já nos dois últimos meses – abril e maio -, a arrecadação não passou de R$ 1.472 milhões, representando uma queda na receita de mais de R$ 4.220 milhões.

Comparativo
Para se ter uma ideia do quanto isso está afetando a administração municipal é só fazer um comparativo entre os três primeiro meses com os dois últimos meses: Em janeiro o valor dos royalties foi da ordem de R$ 2.050 milhões; em fevereiro o valor foi de R$ 1.824 milhão e em março o repasse foi da ordem de R$ 1.817 milhão.Já em abril o valor do repasse foi da ordem de R$ 742 mil e em maio esse valor foi da ordem de R$ 730 mil, representando uma queda na receita de mais de R$ 4,2 milhões, o que corresponde a mais de 60% da receita.

Investimentos
Apesar da queda na receita dos royalties, o prefeito assegura que os investimentos nas áreas da Ação Social, Saúde e Educação serão mantidos. “Todos os esforços serão feitos para que as áreas não sofram nenhum processo de continuidade”, disse o prefeito que já determinou que fosse feito um levantamento para quais os setores que serão mais afetados com a queda no repasse dos royalties. Em uma avaliação preliminar segundo o prefeito, a pasta que deverá sofrer o maior impacto com a queda nos recursos, será a Secretaria de Obras, Transporte e Urbanismo, por ser a secretaria com a maior contratação de mão de obra para a execução dos serviços.

Execução
– A nossa meta é buscar manter os investimentos em execução e os que estão em planejamento, mas também temos que encarar a realidade diante da queda brusca dos recursos o que pode nos levar a suspender algumas ações o que pode conseqüentemente gerar desemprego -, adverte o prefeito, demonstrando preocupação com a atual situação.

Programa “Cesta Cidadã”
Dando continuidade aos programas sociais em Japaratuba, distante 54 km de Aracaju, a prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, Combate a Pobreza, Desenvolvimento Social e da Mulher, realizou na tarde da última terça-feira (30) a entrega de cestas básicas.Desta vez, a população beneficiada com a distribuição foi a que reside no povoado São José. Cerca de 150 pessoas, devidamente cadastradas no programa “Cesta Cidadã”, receberam os kits de mantimentos no Clube Social do povoado.

Distribuição
Segundo a secretária de Assistência, Gicelma Santos, com a entrega destas cestas, a Secretaria encerra o terceiro ciclo de distribuição. “Dividimos os inscritos pelas localidades que residem. Iniciamos entregando para as pessoas que moram nos povoados, depois, no último sábado, concedemos o benefício aos moradores da sede da cidade e por último, entregamos as cestas em São José”, explica Gicelma.De acordo com a gestora da pasta, a entrega das cestas será feita mensalmente, cumprindo com o calendário elaborado.

Petroleiros convocam comitê para barrar leilões e reverter privatização da Petrobrás
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Petroleiros de Alagoas e Sergipe (Sindipetro AL/SE) a Petrobrás enfrenta um processo silencioso e acelerado de privatização. “FHC (PSDB) quebrou o monopólio da exploração do Petróleo no Brasil e os demais governos, Lula e Dilma, do PT, apesar do discurso crítico contra as privatizações, deram continuidade a essa política”, explica Dalton dos Santos, geólogo da Petrobrás e diretor do sindicato.

Entrega
O resultado dessa “entrega”,  segundo Dalton, compromete ainda mais a soberania nacional do Brasil. “Se o Estado brasileiro perde o controle sob a exploração de petróleo e entrega para as multinacionais, consequentemente, o Brasil torna-se um país ainda mais dependente dos países imperialistas, a exemplo dos Estados Unidos, Alemanha, França e Japão”.

Campanha
Para combater essa política, o Sindipetro AL/SE participa da campanha nacional O Petróleo Tem que ser Nosso. “Nacionalmente construímos essa luta através da CSP-Conlutas e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). Várias entidades dos movimentos sociais já aderiram a essa campanha. Aqui em Sergipe e em Alagoas também queremos envolver todos os setores da sociedade, seja com as organizações do movimento social, sindicatos, entidades estudantis, moradores de bairros, igrejas, escolas, assembleia legislativa e câmara de vereadores”.

Reunião hoje, 01
A reunião em Aracaju será nesta quinta-feira, 1º, às 18h na sede do Sindipetro AL/SE, rua Siriri, nº 629, centro. “O governo mascara o discurso, por isso a maioria das pessoas estão desinformadas. Mas, isso também revela um bom sinal. Se o governo esconde a verdade, é porque teme a revolta do povo e o povo na rua já mostrou o que é capaz de fazer”, considera Dalton.

Eleições Limpas
O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, lança em Aracaju a campanha “Eleições Limpas” hoje, 1º, às 19h, no auditório da Seccional Sergipe, localizado à Travessa Martinho Garcez, 71, Centro.

Assinaturas
A campanha visa colher assinaturas que serão encaminhadas ao Congresso Nacional, para que seja apresentado o projeto de iniciativa popular “Eleições Limpas”, que tem o objetivo de reformar o atual sistema eleitoral do país e seu financiamento, com a modificação de questões como a retirada das empresas do financiamento de campanhas, menor número de candidatos e maior liberdade de expressão na internet.

Redução da Maioridade Penal
Nesta quinta-feira, 1º de agosto, às 6h30, a TV Sergipe, afiliada da Rede Globo, promoverá um debate sobre a Redução da Maioridade Penal entre o líder do PSC na Câmara dos Deputados, André Moura e o procurador do Estado e membro do Conselho Federal da OAB, Evânio Moura. A redução em tela propõe que a idade diminua de 18 para 16 anos, evidenciada através da PEC 57/2011 e PDC 494/11, ambos de autoria do parlamentar. Vale lembrar que a Ordem é contra as proposituras em âmbito nacional.

Segurança Pública
A Rádio Liberdade FM, programa Liberdade Sem Censura, apresentado pelo jornalista Evenilson Santana discutirá na manhã de hoje, 1º, os índices alarmantes que colocam o Estado de Sergipe entre os cinco mais violentos do país, o deputado estadual Capitão Samuel e o federal André Moura, dois críticos ao modelo proposto pelo Governo do Estado, farão uma análise sobre a atual situação da segurança pública de Sergipe, através dos últimos dados apresentados pela imprensa local utilizando o Mapa da Violência 2013, da Organização Centro de Estudos Latino-Americano.

Sebrae promove ‘Semana do Microempreendedor Individual’
De 5 a 10 de agosto, o Sebrae promove, na Praça General Valadão, mais uma edição da Semana do Microempreendedor Individual’. Este ano o evento tem como foco o fornecimento de orientações e capacitações gratuitas a todos que já deixaram a informalidade. Além dos cursos, os técnicos da entidade também estarão promovendo a formalização daqueles que desejarem legalizar os seus negócios.

Norcon completa 55 anos de atuação
Com mais de meio século desde seu nascimento, a Norcon completou 55 anos de atuação no ramo da construção civil nesta quarta-feira, dia 31 de julho. Como uma das mais tradicionais construtoras do nordeste, traça uma história grandiosa, com a colaboração de mais de 1.400 colaboradores diretos distribuídos nos escritórios e nas obras espalhadas em Sergipe, Alagoas, Bahia e Pernambuco. A construtora completa mais de meio século de idade como uma empresa que tem visão de futuro, e não perde a essência nordestina. Em 55 anos, a Norcon conseguiu números impressionantes como resultado de sua ação empreendedora tanto em Sergipe quanto nos estados de Alagoas, Bahia e Pernambuco, onde possui filiais, obtendo grande sucesso nas vendas dos empreendimentos lançados nestas localidades. Nesses anos de mercado, a construtora já entregou mais de 17 mil unidades e possui mais de 3 mil imóveis em construção, sendo entregue só neste 2º semestre mais de 2 mil unidades. “A Norcon contribui para o desenvolvimento de Aracaju, identificando oportunidades de expansão e investimento em novas regiões. Nesses 55 anos de história, sempre buscamos inovar em nossos projetos, ao conciliar beleza arquitetônica com racionalização na tecnologia construtiva, empreendendo assim, com visão de futuro”, declara o membro do Conselho de Administração da Norcon, Tarcísio Teixeira.

Colaboradores
Como uma empresa que tem como lema a qualidade de vida, a Norcon tem seus colaboradores como prioridade absoluta, razão pela qual investe e procura oferecer condições adequadas para o desenvolvimento das atividades, através de incentivo à educação, à saúde, ao meio ambiente, segurança do trabalho, integração e aperfeiçoamento da sua equipe, notados em todas as ações internas, feitas durante o ano. Como exemplo disso, a Norcon teve a contratação da primeira mulher para a função de pedreira na empresa, que ocorreu em 2012.  Por isso, a construtora completa mais de meio século de idade como uma empresa que tem visão de futuro, e não perde a essência nordestina, como conta o gerente de obras, Eliezer Seixas. “Trabalho na Norcon há mais de 20 anos e fiz daqui a minha segunda casa. Consegui me desenvolver como profissional aprendendo com o que a construtora nos oferece, através de treinamentos, cursos e práticas na rotina de trabalho”.

Instituto GBarbosa participa de Seminário em Brasília
No período de 29 a 31 de julho, o  Instituto GBarbosa (IGB) participou do ‘I Seminário Nacional da Secretaria Nacional de Economia Solidáia- SENAES/Pró-catador: Articulação de Entidades Parceiras’, em Brasília/DF. O seminário é uma ação do Projeto Articula(ação): Integração e Apoio às Entidades Parceiras das Ações de Fomento para a Organização e o Desenvolvimento de Cooperativas Atuantes com Resíduos Sólidos. A ação teve como objetivo integrar, articular e apoiar as entidades parceiras da SENAES que executam ações que visam a inclusão socioeconômica de catadores de resíduos reutilizáveis e recicláveis na Política Nacional de Resíduos Sólidos. O projeto propõe a oferecer assessoria técnica, planejamento, estudos e formação sobre as temáticas consideradas estratégicas para o fortalecimento das organizações de catadores e catadoras, tendo em vista o encerramento dos lixões e a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Em Sergipe, o IGB desenvolve o projeto “Reciclando Realidade” com a Central Recicle.

Agenda
1º de Agosto – Hoje é o dia do SELO POSTAL BRASILEIRO e do início da SEMANA NACIONAL DO ALEITAMENTO MATERNO. O encerramento dar-se-á no dia 7 do oitavo mês do ano, que começa hoje. Nesta quinta-feira, Mariano Rajoy, premiê espanhol, fala ao Parlamento sobre escândalo de corrupção. Também hoje o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior vai divulgar os dados da balança comercial de julho. Em São Paulo, jornaleiro cobra 8 reais por cada informação prestada. Piloto tenta manter sua aeronave mais tempo no ar em torneio realizado em Moscou. Já em Cannes, homem invade hotel que serviu de locação para o filme “Ladrão de Casaca” e rouba maleta de jóias. O mês de agosto é tido como “trágico”. A fama do mês oito do ano deve-se, basicamente a dois fatos. O suicídio de Getúlio Vargas, em 24 de agosto de 1954 e a renúncia de Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961.

Curtas
CONGRESSO RETOMA HOJE TRABALHOS DO SEGUNDO SEMESTRE. /// NO SENADO, PRINCIPAIS TEMAS SERÃO PASSE LIVRE E FINANCIAMENTO DA SAÚDE. /// NA CÂMARA, PRIORIDADE GARANTIDA PARA O PROJETO QUE DESTINA ROYALTIES DO PETRÓLEO PARA A EDUCAÇÃO. /// CASO MÉRCIA: VIGIA É CONDENADO A 18 ANOS DE PRISÃO POR AJUDAR MIZAEL. /// CACHOEIRA AFIRMA QUE MORTE DO PAI É MAIS UM MOMENTO DIFÍCIL A SUPERAR. /// STF INICIA JULGAMENTO DOS RECURSOS DO MENSALÃO EM 14 DE AGOSTO. /// GOVERNO DESISTE DE ESTENDER CURSOS DE MEDICINA POR MAIS DOIS ANOS. /// PARALISAÇÃO DOS MÉDICOS ATINGE 21 ESTADOS E O DISTRITO FEDERAL. /// OURO E DÓLAR LIDERAM INVESTIMENTOS NO MÊS DE JULHO. /// LULA PODERÁ SER CANDIDATO A GOVERNADOR DE SÃO PAULO EM 2014.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Sergipe tem nova casa
Pelo menos provisoriamente, o estádio PRESIDENTE MÉDICI, em Itabaiana, será o novo palco das apresentações do campeão sergipano de 2013 no campeonato brasileiro da série D. Todas as providências estão sendo tomadas no sentido de que o Médici, o segundo melhor estádio de nosso Estado, possa estar em condições plenas no próximo dia 18 de agosto, oportunidade em que teremos o importante encontro reunindo o Sergipe e o Botafogo da Paraíba, atuais líder e vice-líder do grupo A-4 da competição promovida pela CBF. O quadro rubro, comandado pelo treinador Givanildo Sales, folgará na próxima rodada. Aproveitando esse hiato em sua participação na Série D, o Mais Querido sergipano fará um amistoso, no próximo sábado, na cidade de Pirambu, enfrentando uma seleção local. Reinaldo Moura, do Comitê Gestor do Sergipe, aventou, em entrevista, a possibilidade de o jovem atleta PIRAMBU jogar um tempo por cada equipe, na referida partida amistosa. Como o nome sugere, esse jogador é natural da cidade cujo nome é também o seu. Pedro Costa é quem vai dirigir a seleção de Pirambu.

Copa Audi
Competição realizada na Alemanha, a AUDI CUP teve, ontem, duas partidas. O Bayern Munich, atual campeão europeu de clubes, derrotou o São Paulo, do Brasil, por 2 X 0, em jogo no qual Rogério Ceni praticou várias defesas, mas acabou perdendo um penalty. Na outra partida, que teve nada menos do que oito gols, o Manchester City derrotou o Milan, da Itália, por 5 a 3. Dessa forma, a final do torneio amistoso internacional será disputada entre as equipes do Bayern e do Manchester. Será mais um duelo entre as escolas germânica e inglesa.

Fórmula 1
Há fortes rumores em torno de uma provável substituição na equipe FERRARI. Raikkonen entraria em lugar de Massa. Mas a escuderia italiana, uma das mais fortes de todos os tempos, não confirma.

Motim no Bahia
O ambiente não está bom, no Bahia. Atletas reclamam da alimentação servida no alojamento do clube tricolor de aço da Boa Terra. Recentemente, houve um motim seguido de quebra-quebra. Os revoltosos afirmam que a qualidade das refeições tem sido abaixo da crítica.

600 mil por mês
O Bahia investe 600 mil reais por mês em suas divisões de base. O glorioso clube da Boa Terra passa por uma crise sem precedentes.

Xavi elogia Neymar
O CRAQUE Xavi, uma das principais peças do Barcelona, elogiou bastante o brasileiro Neymar, que em 15 minutos apenas recebeu 5 faltas de seus adversários. Xavi pensa que Neymar vai fazer a diferença no time catalão.

Associação de Árbitros
O ÁRBITRO Edmo Oliveira deverá, mesmo, entrar, se já não o fez, com recurso na Justiça Comum para tentar anular a “eleição” que reconduziu, por aclamação, Ivanei Alves Lima à presidência da entidade.

Crise do Bahia
Atinge, apenas, a área administrativa, e é bastante grave. Quanto ao time de futebol, vai muito bem. Com a vitória de ontem, por 3 X 0, sobre o Flamengo, em Salvador, desponta na vice-liderança do Brasileirão.

Resultados desta Quarta-feira
Campeonato brasileiro da Série A -Fluminense 1 X 0 Cruzeiro – Bahia 3 X 0 Flamengo – Corinthians 2 X 0 Grêmio – Coritiba 5 X 3 Ponte Preta – Atlético PR 2 X 1 Atlético MG (primeira derrota do Galo Mineiro no Estádio Independência) e Portuguesa 1 X 1 Criciúma.

Classificação
G-4 – 1. Coritiba – 20 – 2. Bahia – 19 – 3. Cruzeiro – 18 e 4. Internacional – 18.  Z-4 (Zona de rebaixamento) – 17. Flamengo – 10 – 18. São Paulo – 9 . 19. Portuguesa – 8 e 20. Náutico – 7 pontos ganhos.

Jogos de hoje
Botafogo X Vitória e Goiás X Vasco da Gama.

Memória do esporte
Primeiro de agosto – Em 1974 – O Vasco da Gama vence o Cruzeiro por 2 a 1, no Maracanã, e conquista seu primeiro campeonato nacional. Ademir e Jorginho Carvoeiro marcam os tentos do Vasco. Nelinho assinalou para o Cruzeiro. 1978 – O Boca Juniors, da Argentina, vence o Borussia Moenchengladbach , da Alemanha, por 3 X 0, na Alemanha e torna-se campeão mundial interclubes de 1977. 1982 – O Corinthians vence o Palmeiras por 5 a 1 e registra a maior goleada sobre o rival, igualando o placar de 1952. Em 2000 – Fundado o Brasiliense,  de Taguatinga (DF), vice-campeão da Copa do Brasil e campeão da Série C em 2002.

Jogo rápido
A FIFA suspende atleta do Taiti, por doping. /// Paulinho, ex-Corinthians, faz seu primeiro treino no Tottenham, da Inglaterra. /// Torcedores do Internacional entram na justiça para ver o Gre/Nal. /// Amanhã, em Barcelona, grande amistoso internacional: Barcelona X Santos. /// Luxemburgo estreia com pé direito no Fluminense, que venceu o Cruzeiro, com um gol marcado por Fred. /// Seleção de masters jogará em Propriá, no dia 10 de agosto.

Mensagem aos caros leitores
Este “espaço” estará de volta na segunda-feira, 5 de agosto. Não será publicado no BLOG nos dias de amanhã (sexta-feira) e sábado próximos.

PELO TWITTER

www.twitter.com/jrobertotgomes  Aviso de segurança:não ataque em público a quem seus chefes bajulam na surdina ou de cão de guarda você passará a bode expiatório…

www.twitter.com/gbpaixao  Só se decepciona quem cria expectativa, Fato !

www.twitter.com/_LaraAguiar  Médica remarca 2 vezes minha consulta sem justificar o motivo. E eu posso fazer o quê? Se reclamar, serei mal atendida. É um beco sem saída.

www.twitter.com/Narcizo_Machado  A Globo encerrou as edições do programa NO LIMITE e reeditou em mim hoje! Vou em busca da superação!

www.twitter.com/georgelemos1986  "Todo filho único tem um gênio egocêntrico". Nem sempre: você pode ter 3, 4 ou 5 irmãos e fazer a família girar ao seu redor. Egocentrismo.

www.twitter.com/Machu_Veio  Vivemos num mundo onde cada palavra esconde mais do que seu próprio significado.

DO LEITOR

DNIT no buraco
Do leitor Antonio Carlos Mota: “Que o DNIT/Sergipe anda se arrastando, todo mundo sabe. Agora, não tapar os buracos nas BR's que cortam Sergipe, é incompetencia mesmo. Sim, estamos no inverno, mas não chove todos os dias. Assim, num dia sem chuvas, poderia muito bem sair com uma caçamba de asfalto que taparia todos os pequenos buracos (e que vão se transformando em grandes) direção norte, outro dia direção sul e noutro direção oeste. Simples, basta querer fazer.”

Com relação à ocupação de espaço público na orla de Atalaia
Do leitor Ivan de L. Fonseca: “Nobre jornalista, sergipanos, aracajuanos, cidadãos /julho de 2013. Na qualidade de aracajuano e morador deste bairro de Aracaju, fico a me perguntar;Quais as praias, os locais a beira mar, que ás nossas autoridades constituídas frequentam? Visto que, existe uma ocupação do solo público,  indecente, imoral, ilegal,  público e notório, nas imediações da passarela do caranguejo e de parte da orla de Atalaia, deste a esquina do hotel Beira Mar (antigo), até o final do calçadão (passarela do caranguejo), pelos donos de bares daquela localidade, onde avançam e se apropriam da calçada, do calçadão em frente aos bares destes e ninguém enxerga será que ninguém ver? Ora nobre repórter, aquilo ali é ou não espaço público? Se um pobre coitado ocupa uma área pública de logo é coibido rechaçado! E ali naquele espaço é invasão da propriedade alheia ou a prefeitura já distribuiu o patrimônio alheio com tais donos de bares;Sabemos de que o metro quadrado mais caro de Aracaju hoje se encontra justamente naquelas imediações.Fatos como estes ocupações deste tipo, também já acontece na orlinha da coroa do meio, em frente ao novo  farol de Atalaia!Já pensaram se os movimentos dos sem teto, sem moradia, de conformidade com a nova onda de protesto, acordam e atenta para o fato e ocupa estes espaços no entorna da orla? Acho que aí muita gente boa e muita gente ruim vai se tocar vai enxergar tais atitudes.Com a palavra a sociedade civil organizada, ONGS, associações, sindicatos etc.Com a palavra Imprensa;Com a Palavra a prefeitura de Aracaju Se;Com a palavra a Câmara Municipal;Com a palavra o Governo de Sergipe;Com a palavra o Ministério Público e demais autoridades competente.Justiça!Por uma sociedade justa e igualitária.”

Supostas irregularidades podem levar Ministério Público a investigar eleição na AAPF-SE
Voz do Apito/Direto da Redação: Um clima de velório. Não há melhor palavra que se encaixe na eleição mais “curiosa” que já se viu na arbitragem brasileira nos últimos anos. De um lado, Ivaley Alves de Lima, dirigente de situação que contava oficiosamente com o apoio do Presidente da CEAF-SE, Marcony Cabral. De outro, Edmo Oliveira, que arrancado da CBF sem aparentemente nenhum motivo, inscreveu uma chapa para mudar os rumos da Associação de Árbitros de Futebol de Sergipe.
Chefiada pelo árbitro aspirante FIFA Cleriston Clay Barreto Rios, a Comissão Eleitoral foi composta por árbitros locais. Desde que assumiu o cargo, o bandeirinha sergipano que ao invés de cuidar de sua carreira resolveu se meter em política, simplesmente impugnou a chapa de Edmo Oliveira alegando que o concorrente "não estava em dia nos pagamentos da Associação" e por isso não poderia concorrer.

Por esse motivo, documentos enviados à nossa redação indicam que uma manobra orquestrada pode ter sido realizada para que o candidato de oposição fosse preterido do pleito. Embora tenha sido aprovado em todas as avaliações ao qual foi submetido, Edmo não pagou a Associação este ano por um único simples motivo: ele não trabalhou no Estadual 2013, por decisão da Comissão de Arbitragem da Federação Sergipana de Futebol que resolveu não escalá-lo mais. Deste modo, como ele poderia pagar sem estar atuando? Matéria completa:http://www.vozdoapito.com.br/eleicao-conturbada-em-sergipe.php

Blog no twitter:   www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
“Não há democracia efetiva sem um verdadeiro poder crítico”

“Ser de esquerda hoje é ser crítico em relação a todas as formas de dominação, sobretudo às sutis.”

1930 – Pierre Bourdieu, sociólogo francês (m. 2002).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais