Perfis Financeiros

0

Para reflexão neste final de semana o blog publica um artigo do especialista em finanças e gestão empresarial Robson Carvalho de Menezes. Veja em qual dos perfis você se encaixa.

Conversar sobre dinheiro traz uma grande estabilidade e equilíbrio financeiro para as pessoas e principalmente aos casais. Digo em principal aos casais não pelos solteiros serem menos importantes quando o assunto é educação financeira. Jamais, até porque quanto mais cedo você iniciar o processo de construção de riqueza e poupar seu dinheiro, mais cedo realizará seus sonhos e objetivos de conquistar a tão sonhada aposentadoria financeira.

Mas para os casais esse processo é mais importante e cauteloso, pois quando se constrói uma família, a obrigação da mantê-la e suas respectivas responsabilidades e despesas é muito mais frequente do que quando se é solteiro (a).

A falta de diálogo sobre as finanças do casal e construção da aposentadoria da família é ruim tanto para as finanças quanto para a relação do casal. Atento para outro fator de extrema importância sobre não só conversar sobre o dinheiro (renda do casal), mas sim também ligado aos sonhos e objetivos de ambos. “Cada cabeça, um mundo diferente”, diz o ditado. Possa ser que algum sonhe com a casa enorme e luxuosa, o outro sonhe com o carro de luxo do ano. Minha dica é: “Conheça os objetivos do outro, pois poderá haver um frustrado após a conquista do outro”. Pelo simples motivo de ter abrido mão de algo a qual queria para satisfazer o outro. Lembre-se: “o solteiro diz Eu, o casado diz Nós”, ou seja, o sonho deve ser compartilhado e dividido.

Não que você depois de casado (a) não tenha sonhos individuais ou diferentes do parceiro (a), mas caso alguns dos sonhos sejam diferentes, a ideia é realiza-los em conjunto, realizando ambos os sonhos, nem que seja em longo prazo.

Defendo a tese de poupar sempre, não deixar de ter e realizar os sonhos do casal, mas que poupem simultaneamente para atingir os dois objetivos, mesmo que o primeiro seja adiado. Com certeza a aposentadoria financeira trará melhores frutos do que pequenos sonhos de consumo.

Qual o perfil de vocês? Veja alguns exemplos que pesquisei de estilos de como lidar com o dinheiro e as finanças pessoais.

Poupadores – Sabem da extrema importância em poupar e conservar dinheiro, não hesita quando o assunto é restringir gastos. Normalmente recebem criticas por serem mesquinhos e verdadeiros pães-duros. Pontos Fortes: capacidade de economizar. Pontos Fracos: restrições e novas experiências.

Gastadores – Para esses o importante é viver o hoje, pois amanhã pode não existir. Gastam toda a renda e mais um pouco, não se preocupam com poupança, investir o seu dinheiro e nem com o futuro. Pontos Fortes: muitos hobbies e sem hábitos rotineiros. Pontos Fracos: insegurança ao futuro, dependência extrema do emprego.

Descontrolados – Para pessoas ou casais desse perfil, parece que o dinheiro dura menos a cada mês. Não sabem ao certo quanto entra e muito menos percebem o quanto sai, são verdadeiros consumistas sem controle. Não conseguem pagar o cartão de crédito total e só vivem no cheque especial, empréstimos e financiamentos. Pontos Fortes: não existem. Pontos Fracos: indisciplina, excesso de juros e quando casais as brigas são inevitáveis.

Desligados – Não são gastadores, mas não mantém a ordem necessária para desfrutar de um futuro de prospero. Quando sobra dinheiro poupam ou gastam com viagens, troca de carro, mas nunca pensam na aposentadoria, porém não são de cair no cheque especial. Pontos Fortes: folgas financeiras. Pontos Fracos: incapacidade de atingir objetivos e metas.

Financistas – São exemplos de educação financeira, andam com a calculadora na mão, elaboram planilhas de receitas e despesas, e tem sempre o objetivo em poupar pensando na aposentadoria financeira o mais cedo possível. Conhecimentos em finanças e são procurados para orientações. Sabem ter o equilíbrio necessário para ter uma vida de qualidade gastando e poupando dinheiro. Pontos Fortes: metas e objetivos delineados e traçados, domínio do dinheiro. Pontos Fracos: por serem minuciosos, são às vezes chamados de chatos.

Observe em qual desses perfis você ou casal se enquadra, pois o que esperar de seu futuro financeiro próspero, só depende do que você é hoje, de acordo com a combinação do seu parceiro (a) em um desses perfis.

A escolha é sua. Sucesso a todos.

(Site: http://robsongestor.blogspot.com/ Twitter: @gestor_robson
Facebook: robsonmenezes_gestor@hotmail.com )

Frase
“Queremos gastar nosso tempo, dinheiro e energia no conteúdo. As edições impressas estão fadadas a morrer, nos Estados Unidos. Todos estão se digitalizando.” – Tina Brown, editora chefe da revista NEWSWEEK, durante palestra realizada em São Paulo. Vale salientar que a última edição impressa da referida publicação foi às bancas de todo o mundo no último dia primeiro de janeiro.

Verão Sergipe
O Verão Sergipe 2013 terá como uma das atrações principais o cantor Gilberto Gil, que se apresentará no segundo dia de festa. O evento acontece nos dias 1 e 2 de fevereiro, na praia da Atalaia Nova, Barra dos Coqueiros e  contará com seis atrações, sendo quatro sergipanas, e além de Gilberto Gil, mais uma de outro Estado.

Proposta
Os músicos sergipanos que desejarem participar da festa devem entregar uma proposta de show na sede da Secretaria de Estado da Cultura até o dia 21 de fevereiro. Vale lembrar que a seleção não será feita através de edital devido ao curto prazo de tempo até a data do evento.

Ricardo Lacerda
O conhecido professor e economista vai lançar, nos próximos dias, livro que aborda a história da economia sergipana. O acontecimento literário/científico está sendo aguardado com expectativa. Ricardo Lacerda já dirigiu a FAPESE e atualmente é assessor econômico do governo de Sergipe. É, também, colaborador, na área de economia, do Jornal da Cidade.

Puxão de orelha
Do jornalista Adiberto de Souza, aqui na Infonet:  “Tem pessoas que, ao assumir uma secretaria, ficam olhando para trás e encontrando os buracos do passado. Prefiro olhar para a frente e tentar construir o caminho do futuro”. Dita pelo vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado (DEM), a frase soa como um puxão de orelhas para alguns auxiliares do prefeito demista João Alves Filho, que estão, há 17 dias, acusando Edvaldo Nogueira (PC do B) de ter deixado a Prefeitura em petição de miséria. A vontade de enxovalhar a imagem do comunista é tanta que alguns mais afoitos se contradizem quanto ao valor da dívida deixada, além de provocarem pânico entre os servidores ao afirmarem que os salários de janeiro poderiam não ser pagos em dia. Político experiente, Machado chamou o feito à ordem e, sutilmente, convidou a equipe a descer do palanque, arregaçar as mangas e começar a trabalhar. Aracaju agradece!

SMTT e o Pré-Caju
O ex-deputado estadual Jorge Araújo lamentou que a SMTT não tem jeito para facilitar o trânsito durante o Pré-Caju e continua insistindo em fechar importantes retornos antes do evento começar. Como exemplo, ele citou o retorno da Avenida Pedro Valadares, em frente a Igreja Quadrangular que na quinta-feira pela manhã já estava fechado sem necessidade.

Liberdade de imprensa
Sobre a absurda sugestão publicada na revista THE ECONOMIST a respeito da demissão do ministro Mantega, da Fazenda, assim se expressou a presidente Dilma Rousseff: “Eu sou a favor da liberdade de imprensa. Só quero me manifestar no sentido de que, em hipótese alguma, o governo eleito pelo povo brasileiro será influenciado por uma opinião de uma revista que não seja brasileira.” – A NEWSWEEK sugeriu a demissão imediata de Guido Mantega.

“Irineu Marinho – Imprensa e Cidade”
Livro publicado pela Editora Globo, de autoria de Maria Alice Rezende de Carvalho, 232 páginas. Conta a história de vida de Irineu Marinho, pai de Roberto Marinho. Foi ele quem, aos 16 anos, deu início à vocação da família para a comunicação. Foi um pioneiro em termos de visão de negócios inovadora e empreendedora. É o patriarca da família Marinho, dona de O GLOBO, da Rede Globo de Televisão, da Rádio Globo e controladora de outras empresas que atuam no setor da comunicação social.

Liminar
o Supremo Tribunal da Argentina, ao prorrogar a liminar do Grupo Clarín, frustrou o governo. Decisão final vai definir se artigos da Lei dos Médios são ou não inconstitucionais.

Longevidade de mandatos
Este blog registra mais dois casos, agora em nível nacional. ANTONIO OLIVEIRA SANTOS é presidente da CNC – Confederação Nacional do Comércio há 30 anos. CARLOS ARTUR NÚZMAN preside o COB – Comitê Olímpico Brasileiro desde 1992. São vinte anos de reinado. Ambas as entidades são de direito privado. O segundo dirigente não esconde sua pretensão de presidir o COI – Comitê Olímpico Internacional. Em recente entrevista à imprensa, afirmou que “sem falsa modéstia, não vejo ninguém mais preparado do que eu, nessa área (desporto olímpico).” – É um DEUS do OLIMPO.

Eleição do Sintrase para o triênio 2013-2016 acontece na próxima segunda (21)
O Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do estado de Sergipe (Sintrase) realiza, na segunda-feira (21), das 8h

Locais de votação Sintrase

às 17h, em Aracaju e em suas bases regionais, eleição para escolha da direção e de delegados sindicais.  Concorre apenas a chapa ‘Vamos amigo, lute! PCCR já!” que é uma mescla de representantes da situação e novas lideranças. De acordo com o diretor do Sintrase, Waldir Rodrigues, a nova gestão parte em busca de maturidade e conquistas.

Mudanças
“Muitas mudanças estão sendo propiciadas pela direção da nossa entidade. Ampliamos a representação com os colegas da Secretaria Estadual de Educação e elegeremos vários delegados sindicais que serão representantes dos servidores em nove municípios, com isso pretendemos criar uma aproximação maior com o interior do estado”, explica Rodrigues.Para votar o servidor precisa ser filiado há pelo menos 60 dias, estar quite com suas obrigações sindicais e munido de documento com foto.

Volta às aulas
Os pais que estão enfrentando a maratona de compra de material escolar não podem deixar de conferir as ofertas do GBarbosa para a volta às aulas. São centenas de cadernos, canetas, lápis, estojos, lancheiras, mochilas, entre outros itens indispensáveis para o início do ano letivo, que podem ser parcelados em até 8x sem juros no Cartão GBarbosa. Trabalhando com marcas nacionais e internacionais que são referência em artigos de papelaria e escritório, como Faber Castell, Tilibra, BIC, Foroni e Dermiwil, a expectativa da rede é aumentar as vendas em 15% com relação a 2012. Entre os destaques estão as linhas do Batman, Homem Aranha, UFC, Barbie e Marie, para a garotada voltar às aulas com muito estilo.

Qualidade
Em busca, sempre, do melhor para seus clientes, a União Engenharia, há 30 anos no mercado, tem se empenhado para garantir a qualidade  de seus serviços realizados e produtos oferecidos. Grande prova disso, é que a Construtora acaba de receber a recertificação da norma de qualidade PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade), nível A. Desde a década de 90, a empresa vem trabalhando e seguindo todos os princípios para ser merecedora desta certificação. “Esta conquista é fruto de um trabalho intenso de todos os colaboradores da empresa e só temos a agradecer o empenho de toda a equipe”, diz a coordenadora de Qualidade da empresa, Barbara Maena.

Futebol
Brasil vence a Venezuela por 1 X 0, no campeonato sul-americano que se realiza em San Juan de Porto Rico. Mas para classificar-se precisa vencer o Peru, hoje. /// Torcida do Flamengo protesta contra valor de preço de ingresso. /// O Brasil prossegue em décimo-oitavo lugar, no ranking da FIFA. /// Sem disputar competições oficiais, fica difícil sair dessa incômoda posição. /// Criticado no Real Madrid, Kaká estaria na mira do Fluminense. /// O Confiança é o clube mais valioso de Sergipe, tomando-se por base a cotação de seus atletas. O montante é de 3 milhões e 300 mil reais. De 20 federações pesquisadas, das 27, temos o nosso futebol em penúltimo lugar (posição 19). Os clubes mais valiosos do Brasil são o São Paulo e o Santos – 152 milhões de reais. O Fluminense está em segundo lugar, com 80,2 milhões. A pesquisa foi feita por uma empresa especializada com sede em Curitiba, no Paraná. /// O campeonato mais valioso é o paulista, seguido pelo fluminense (RJ). /// Olímpico X Sergipe, em Tobias Barreto e Lagarto X River Plate, em Lagarto, atrações do próximo domingo pelo certame sergipano – primeiro turno (Taça Governo de Sergipe). / COPA NORDESTE – A competição que poderá marcar a retomada do desenvolvimento de nosso futebol apresenta dois jogos, neste final de semana, envolvendo os nossos representantes. Amanhã, sábado (19), o Itabaiana enfrentará o Bahia, no estádio de PITUAÇU, na região metropolitana de Salvador. /// No domingo, o Confiança inicia sua participação contra o Fortaleza, no Batistão. /// Chamar de COPINHA uma competição disputada por CEM equipes é um absurdo. Estamos nos referindo à TAÇA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR, o maior certame envolvendo equipes de base do país. A grande final será realizada no dia 25, em São Paulo. Quem promove, anualmente, é a Prefeitura Municipal da “cidade que não pode parar”, em homenagem à sua fundação.

Curtas
Vendas no comércio eletrônico brasileiro crescem 29 por cento em 2012. /// Haddad chama São Paulo de “cemitério de políticos” e quer ouvir o povo. /// Jean Wyllys relativiza polêmica sobre relação de deputados federais com prostitutas. /// Quantidade de álcool na gasolina subirá de 20 para 25 por cento. /// Promotoria vai investigar empresa de ex-assessor de Henrique Alves. /// Presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC) é afastado do cargo. /// Justiça do Rio de Janeiro apura irregularidades. TCU reprovou contas da Confederação. /// Governo investiga cartel de fornecedores da Copa 2014. /// Desaceleração da economia alemã provoca alerta na Europa. /// Haddad anuncia que só vai liberar verbas a secretário que reduzir custos. /// Surgem controvérsias sobre o plebiscito da zona de expansão. /// Há quem afirme que a questão ainda está sub-judice, no STF. /// Geraldo Alckmin acompanha, diariamente, os números da violência em São Paulo. /// Financiamento imobiliário da CEF cai para 8,3 por cento ao ano. /// Fechamento de curso noturno do Ateneu e outras escolas estaduais causa protestos em Aracaju. /// Apenas 265 candidatos, de um total de 1.402 concorrentes, foram aprovados no exame da OAB.

Curtas II
Depois de sexto incidente em dez dias, o 787 Dreamliner, da Boeing, é proibido de realizar voos em todo o mundo. /// Setor financeiro ainda lidera o ranking de empresas que motivaram mais reclamações dos consumidores. /// Bancos, em especial os cartões de crédito, são os campeões, com 24 por cento. Em segundo, estão as operadoras de telefones celulares, com 22. /// Carne de cavalo consumida como de boi no Reino Unido. /// O COB – Comitê Olímpico Brasileiro quer barrar o termo “olimpíada” em torneios educacionais, como de ciências, de língua portuguesa, de matemática etc. /// A UNICAMP, Universidade de Campinas, recebeu notificação a respeito do assunto. /// Pep Guardiola retorna ao futebol para dirigir o Bayern de Munique. /// Arnaldo Tirone, presidente do Palmeiras, descarta a contratação de Riquelme, craque argentino.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ThalesBrandao  Nem tudo vai ser como você quer. Conforme-se! As pessoas só aprendem o que é de interesse delas.

www.twitter.com/MarcelodaTaboca  Nunca deixe que sua alma, por motivos banais, te leve a perder a credibilidade. Esta é a moeda mais importante no caráter do líder.

www.twitter.com/capsamuel  Deus sabe o que passa nos corações das pessoas,tem liderança da PM,por ter perdido o CC do meu gabinete,agora vive falando mal.

www.twitter.com/deniswesleyufs  Por Gleice Queiroz: O que mais me assusta que é o face está alienando mais do que a TV. Isso é deprimente.

www.twitter.com/Gilbertotv  O bom administrador de uma cidade é aquele que dorme e acorda pensando em melhorar a vida do seu povo. O resto é balela e papo furado.

TURISMO EM SERGIPE

Esclarecimentos ABIH-SE sobre o  artigo “Hotéis sem lotação, mas não há vagas"

Em nome da ABIH-SE,   gostaríamos de  utilizar seu conceituado e reconhecido meio de divulgação para esclarecimentos que achamos pertinentes em resposta á nota publicada no dia 17/01/2013.

A hotelaria tem seu movimento pautado em 03 segmentos:
           
– Corporativo/Business: hóspedes que estão à trabalho e necessitam hospedar-se

– Turistas em Lazer: hóspedes que  viajam somente para o Lazer, em férias, feriados e afins;

–  Eventos  –  hóspedes têm suas viagens motivadas pela realização de um evento, seja ela de uma empresa,  congresso, público ou privado;  ou mesmo  quando há um concurso público (motivados pelo evento concurso)

Em períodos de feriados prolongados, ou eventos como o Pré-Caju,  os hotéis montam pacotes onde, a princípio, somente é vendido todo o período, não sendo permitida a venda de uma diária.  Quando há baixa procura,  alguns hotéis (de acordo com a política de cada estabelecimento), “quebram” o pacote e autorizam a venda de diárias fracionadas; 1, 2 ou 3.

Trata-se de administração de receitas, inerente á qualquer segmento de negócios, onde no mercado tradicional é conhecido pela relação oferta  X  procura.

É notório que nosso Pré-Caju é uma grande e famosa festa que atrai turistas do Brasil e do mundo e tem grandes  benefícios para todo  o  segmento de Turismo que movimenta mais de 50 segmentos ligados direta e indiretamente.

Vale destacar, por outro lado, que grande parte do movimento é consequente da hospedagem das próprias bandas e equipe de produção.

O mês de Janeiro, atualmente, é considerado o melhor mês do ano com movimentação de turistas em lazer, não só em Sergipe como em todo Brasil.   Em Janeiro do ano  passado, 2012,   obtivemos a melhor  ocupação registrada nos últimos 10 anos em Sergipe (90%).

Este índice é altíssimo, e devemos esclarecer e reconhecer que há méritos de divulgação  e  incentivos através de participações em feiras,  mídia em diversos canais de distribuição,   treinamento de agentes e operadores de viagens em parceria  da Secretaria de Turismo  Estadual, com entidades privadas tais como os hotéis, por exemplo.

Sabe-se que será difícil alcançarmos o mesmo índice de 2012, considerando que o início do mês não obteve a mesma média que o ano passado.

Os motivos para não alcançarmos as mesmas referências são diversos, e  alguns atribuídos à conjuntura econômica deste ano, que não foi a mesma do ano anterior onde havia  otimismo e não retração nas indústrias e crescimento.  Outros atribuem aos preços elevados dos tickets aéreos, que chegaram ao patamar de R$ 3.000,00, bem como outras opiniões que se fundamentam  – usando como a referência a matéria da  Revista VEJA  sobre PREVISÕES, nas justificativas  dos especialistas com seus índices de acertos e desacertos !!

Há ainda a questão do ponto de vista de quem  analisa as informações, que poderá  ser otimista ou pessimista,  haja visto que, considera-se uma série de fatores que influenciam a avaliação. Outrossim, em Sergipe a interpretação natural e primeira tende a ser de crítica aos órgãos estaduais e municipais.

Há, sim, muito a ser melhorado, não obstante do tanto que já tem sido feito. Porém, números precisam ser avaliados e entendidos.  Não apenas rebatidos.

Quanto a informação divulgada em nota nos meios de comunicação com declarações de nossa Presidente, que os hotéis estavam com 80%  de Ocupação no Pré-Caju  – quando da divulgação desta, a referência foi tomando como base informações do último levantamento, realizado na última sexta-feira  dia 11.01.2013.

Em períodos como este,  realizamos a cada 03 dias, em média, consultas aos departamentos de reservas dos hotéis e pousadas associados, onde acompanhamos a média de ocupação prevista.  Normalmente,  os primeiros hotéis e pousadas que lotam são os que localizam-se na Orla e sistematicamente os demais.

É fato que vários hotéis já estavam com 100% de ocupação, onde já temos mais de 90% de ocupação média,  contudo, ainda existem, sim, vagas noutros até o presente momento do envio deste email,  os quais listamos abaixo para auxiliar os viajantes de última hora:

Hotel Real Classic    –  fone (79)   2106.7000      email: reservas@realclassichotel.com.br

Hotel Rekinte     –       fone (79)  3243.2235       email:  rekintereservas@hotmail.com

Hotel Quality       –        fone (79)  2107.4350      www.atlanticahotels.com.br

Del Canto Hotel   –   fone    (79) 3243 www.delcantohotel.com.br

Dos fatos é que estamos no caminho certo para o desenvolvimento do Turismo de Lazer,  mas que ainda há muito  trabalho tanto para empresas privadas e  órgãos públicos, em parceria, para o desenvolvimento deste estado que tem MUITO potencial à ser explorado. Vale lembrar que existem muitos produtos turísticos e roteiros que nem mesmo valorizamos, ou ainda não reconhecemos como tal,  mas  que futuramente tornar-se-ão atrativos importantes a exemplo do Pantanal de Pacatuba, Pirambu, Praia do Saco, e diversos outros no estado.

Precisamos profissionalizar nosso  segmento,  montando empresas  competentes e buscando sempre serviços de padrão mais alto, com apoio também aqui de cursos de capacitação profissional, para enfim torná-las competitivas nacionalmente.

Como própria matéria veiculada recentemente o Turismo gerou ao estado um saldo positivo de mais de 2.000 empregos diretos, ficando atrás apenas da construção civil, e, contudo, os investimentos não acompanharam a pujança do setor. O turismo precisa ser visto por nossos governantes como um setor de transformação.

Isto posto, destacamos ainda que o setor da hotelaria é o maior propulsor do segmento turístico,  corporativo e de eventos e  durante os 12 meses do ano,  e hoje podemos dizer que temos uma das melhores infraestruturas hoteleiras do Nordeste,  contribuindo com o crescimento de diversos segmentos,  gerando empregos,  impostos, e movimentando o ciclo econômico do estado de Sergipe não só na capital, como nos diversos roteiros á exemplo de Xingó, São Cristóvão, Brejo Grande e etc.

Aliado ás belezas  naturais do nosso estado,  temos muito para melhorar e teremos muito para trabalhar com todos  num sentido único:   o crescimento sustentável econômico para empresas,   para empregados,  para profissionais indiretos, informais e o desenvolvimento da qualidade de serviços também de nossos bares, restaurantes, taxistas e todos que atendem não só o turista, mas também o cidadão, sendo comprovadamente um ganho para a população.

E a propósito,  o Deputado Romário já está devidamente acomodado num dos hotéis de categoria superior de ponta da nossa cidade.

Agradecemos pelo importante espaço concedido,  tanto nos períodos de alta e baixa ocupação, como registramos nossas disposição em também seguir abertos a críticas e sugestões, na certeza de que sempre podemos melhorar.

Ficando á disposição para maiores informações, subscrevemo-nos.

Sinceramente, Diretoria ABIH Sergipe   

DO LEITOR

Turismo em Sergipe
Do leitor Virgilio Filho: “O que falta em Sergipe é profissionalismo, tem coisa que não pode ficar na mão de político, tem que ser na mão de gente que é do ramo, de técnico com espírito público e voltado ao público, não tão somente para o interesse privado; é só atravessar a divisa e vemos como a coisa é tratada de outra maneira. Na Bahia, por exemplo, o camarada tem uma pedra na fazenda, vira atração turística, tem uma queda d'água, vira ponto de visita, por aqui, ninguém sabe valorizar o que tem (com raríssimas exceções) e saber dar o devido valor; é impressionante tamanho marasmo! acorda minha gente! tem que investir e qualificar a área!”

SE: ponte Gilberto Amado e a agenda da presidenta
Do leitor Dinho Santana: (dinho-santana@pop.com.br ): “Segue aqui o publicado pelo seu xará Cláudio Humberto com Ana Paula Padrão e Teresa Barros no espaço "Bronca Geral" ontem: 17/01/2013 | 09:34 SE: ponte Gilberto Amado e a agenda da presidenta – Em audiência na tarda de ontem (16), o governador Marcelo Déda e o prefeito eleito de Aracaju João Alves Filho, era grande a expectativa do sergipanos de que vinhesse o governador Déda, com a definição da vinda da presidente Dilma para inauguração da Ponte Gilberto Amado, com seus 1.712 metros de comprimento e 14,20 metros de largura e ligando os municípios de Estância e Indiaroba, através dos povoados de Porto do Cavalo e Terra Caída; "Dilma confirmou que virá a Sergipe para a inauguração da Ponte Gilberto Amado e do primeiro Parque Eólico do Estado. Só não confirmou a data.". Não podemos admitir é que esta data, fique a mercê da agenda política da presidenta Dilma! Deve governador o Marcelo Déda, se pré-dispor a liberar a utilização por conta das festas e férias do final do ano, ficando a oficialização da inauguração quando da disponibilidade da presidenta em vir? Dinho Santana Aracaju – SE”

Chavez e Tancredo
Do leitor Diogo Souza (diogobsouza@hotmail.com ): “Existe uma diferença fundamental entre a situação de Chavez e a de Tancredo, no Brasil o vice-presidente faz parte da chapa, na Venezuela o cargo é de livre nomeação do Presidente, ou seja, ele não é votado, não entendo nada sobre legislação Venezuelana então seria até leviano opinar sobre o que seria legal ou não lá, mas a titulo de comparação aqui no Brasil seria equivalente a enviar um ocupante de CC para tomar posse no lugar do titular ou ilustrando melhor, é só imaginar Eduardo Cunha tomando posse no lugar se Sergio Cabral e assumindo de vez o cargo caso este viesse a morrer”.

MP e contratos com terceirizadas em Frei Paulo
De Frei Paulo News (newsfreipaulo@gmail.com  ): “Relembrei hoje,17/01,as palavras de um homem de voz calma e enganadora do nosso município,esse cidadão dizia no horário eleitoral  que se o prefeito fosse reeleito seria construído um poço arteseano por semana através da parceria do município com o orgão responsável.Pois é , Já estamos no meio do mês de janeiro e a única coisa que eu vi foi a secretária de agricultura localizada em um dos prédios do secretario,que fica na avenida engenheiro Carlos Reis,vizinho a Igreja Universal ,de graça é que não é.
Esperamos que o Ministério Público Estadual se manifeste a respeito da prefeitura de Frei Paulo e os contratos com : Empresas terceirizadas , contratos de aluguel de imóveis e  contratos de veículos para prestação de serviço,já que na maioria das vezes os apoios políticos são feitos em troca de contratos”.

ARTIGO

Nilson Lima é tricampeão em transição e isso orgulha o PPS-SE  por Marcos Aurélio*

Amigo Cláudio Nunes, ao ler as suas notas referindo-se ao Auditor da Receita Federal, de carreira, Nilson Lima, senti-me no dever de lhe enviar essas informações… É verdade que Nilson é tricampeão em transição? Sim! E isso, ao invés de envergonhar o PPS, é motivo de orgulho. Saber que um dos nossos principais líderes é sempre convocado para organizar as finanças públicas em Sergipe, nas duas mais importantes Secretaras, Aracaju e Governo Estadual nos deixa felizes.

Em 2001, quando chegou à Secretaria de Finanças, na Capital sergipana, dentre outras importantes ações, Nilson Lima elevou de 5 mil, para 50 mil o número de famílias isentas de pagar o IPTU. Além de aumentar consideravelmente a arrecadação financeira, cobrando de quem pode pagar, o que é de direito! Nilson também criou as condições necessárias para o então Prefeito Marcelo Déda construir uma Política de Valorização salarial dos Servidores de Aracaju.

Em 2007, ao chegar à Secretaria de Estado da Fazenda, Nilson Lima também encarou o desafio de Organizar as Contas Públicas, aplicando uma Política de austeridade no uso do dinheiro do contribuinte, reduzindo os gastos desnecessários e controlando as Despesas, presidindo o CRAFI, Conselho Gestor. Coordenou a Mesa de Negociação Permanente e enquanto esteve à frente os Servidores tinham um ponto de referência para discutirem suas demandas. Esse fato também construiu as condições para o agora Governador, Marcelo Déda, oferecer aos Servidores Públicos do Estado, em diversas categorias, uma Política de Valorização Salarial digna.

Ao sair do Governo, em dezembro de 2008, Nilson Lima deixou em Caixa, a cifra bilionária de R$ 1 bilhão em reservas! Nos anos de 2007 e 2008, o Governo de Déda não precisou recorrer a empréstimos. Nos quatro anos sem Nilson, já foram tomados emprestados, R$ 1 bilhão e agora o governo sangra, derrotado na Assembleia, atrás de mais dinheiro emprestado, desta vez no montante de R$ 727 milhões, ainda lambendo as feridas do último enfrentamento com a Oposição.

Agora, em 2013, mais uma vez, e repetimos, nós do PPS, nos sentimos muito orgulhosos de ver Nilson Lima, participando da transição e sendo convidado para assumir, mais uma vez, a Secretaria de Finanças da Capital sergipana. Ao se deparar com números que constroem um cenário desolador nas finanças públicas de Aracaju, Nilson se posiciona com a firmeza de quem conhece o gerenciamento das Contas Públicas. E amigo Cláudio Nunes, números são números. Edvaldo Nogueira ficou, de maio à dezembro, sem pagar um centavo de Precatórios, totalizando R$ 6 milhões. Na Saúde, o rombo é astronômico, sem contar com as dívidas aos Fornecedores e Prestadores de Serviços. Tais fatos são incontestáveis!

*Tesoureiro do PPS em Sergipe e Presidente do Diretório em Malhador

ARTIGO

MP de Sergipe a favor do consumidor por Sydnei Ulisses*

Ação civil pública para punir o G. Barbosa pela prática de cobrar no caixa preços diferentes dos anunciados nas gôndolas e prateleiras tramita no Judiciário Sergipano. A demonstração de compromisso com a defesa dos consumidores dada pelo Promotor Daniel Carneiro me faz acreditar que devemos continuar empenhados na defesa dos interesses da sociedade.

Para o Promotor de Justiça dos Direitos do Consumidor, mais que ressarcir a sociedade pelos danos causados a coletividade, os supermercados da rede terão que afixar em cada caixa, placas informativas recomendando que o consumidor confira seu cupom e denuncie ao procon, ministério publico ou ao poder judiciário os casos de disparidade de preços.

A legislação que estabelece as formas de afixação de preços permite que os produtos com códigos de barras sejam identificados nas gondolas e prateleiras de forma legível e inequívoca, ocorre que muitos dos grandes estabelecimentos deixam de tratar os consumidores com o respeito necessário não corrigindo com a eficiência necessária as alterações de preços feitas com frequência e de acordo com as promoções.

Por óbvio torna-se impossível para o consumidor decorar os preços dos produtos para comparar na hora do pagamento, assim, quando os preços deixam de ser corrigidos, os consumidores pagam mais acreditando estarem fazendo economia. Quando questionados as gerencias argumentam erro humano e tratam a solução para o individuo em detrimento da coletividade.

Penso que a justiça sergipana terá a oportunidade de sensibilizar as empresas que negligenciam a correção de preços dos produtos e até oferecer subsidio aos legisladores. Nossa moderna legislação consumerista (CDC – Código de Defesa do Consumidor), precisa ser aplicada em favor da sociedade e atualizada sempre que necessário segundo a mudança das práticas do mercado.

A constatação do Ministério Público certamente reflete uma dificuldade do mercado. Outras redes, em menor ou maior grau, também submetem seus clientes a falta de correção de preços. Acredito que a afixação de placas informativas alertando os consumidores e indicando a forma de contato com os órgãos de defesa dos consumidores, cabe a todos os supermercados brasileiros e não só aos da rede acionada pela justiça.

Resta-nos parabenizar a iniciativa da promotoria em Sergipe, esperar que o Judiciário veja com os mesmos olhos a importância de proteger os consumidores e possa referenciar outras decisões Brasil a fora.

*coordenou o Procon Municipal Ribeirão Preto no período 2001 – 2004
(sydneiulisses@gmail.com  )

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"Para se tornar verdadeiramente grande, é preciso estar ao lado das pessoas, e não acima delas."
Charles de Montesquieu, filósofo francês, nasceu em 18 de Janeiro de 1689 e morreu em 1755.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários