Depois do debate realizado entre os candidatos ao Governo do Estado a atenção do eleitorado sergipano se volta para algo que não deveria ter tanta importância, porém, por culpa do próprio Congresso Nacional, que não fez uma legislação dura e deixou que as famosas “pesquisas eleitorais” tomem conta da reta final da campanha. É certo que elas não fazem com que os eleitores mudem seus votos, mas é certo também que os resultados das mesmas podem provocar uma apatia ou uma euforia nas campanhas. Além disso, um pequeno percentual do eleitorado que fica indeciso até o último momento tende a “correr” para quem estiver na frente. Ontem, não se falava em outra coisa a não ser em pesquisas que serão publicadas nos últimos dias. Quatro delas estão registradas no Tribunal Regional Eleitoral. Uma do Ibope, outra do Dataform, do Instituto Padrão e do “Contém”. A do Ibope está prevista para ser divulgada amanhã à noite, no telejornal 2ª Edição. Os institutos Padrão e “Contém” também devem divulgar amanhã pela manhã e o Dataform deve sair com um caderno especial ainda hoje. Ainda ontem partidários do candidato João Alves (PFL) comemoravam nos bastidores o resultado das pesquisas do Dataform e da Padrão, antes mesmo das duas serem divulgadas. Esta coluna acredita que era puro “achismo” dos partidários, aja vista que as duas pesquisas serão divulgadas para a imprensa e não para um candidato em preferencial. Chegaram a anunciar que no Dataform o candidato João Alves estará com 2% à frente de Deda na chamada “Grande Aracaju”. Um dado curioso em todo esse enredo das pesquisas em Sergipe: Há dias atrás a coligação Sergipe no Rumo Certo impediu que pesquisas do Brasmarket e do Ibope (que conseguiu derrubar a liminar na Justiça) fossem divulgadas porque apontava o candidato da Coligação Sergipe Vai Mudar, Marcelo Déda, percentualmente bem à frente do candidato João Alves. Isso ocorreu talvez porque os partidários do pefelista acreditassem que as pesquisas podiam influenciar na decisão do voto, na pior das hipóteses atrair os eleitores indecisos. Diante disso, surgiu um fato estranho do dia 24/09 para cá. O Dataform, departamento de pesquisa do Jornal Cinform, propagou em sua última veiculação uma pesquisa que dava como revertida às intenções de voto de João sobre Déda. Isto é, João supera Déda. Inclusive estampou como manchete principal esta “notícia” no jornal e nos cartazes de propaganda do mesmo. E onde está a estranheza? Ora, já que a coligação de João Alves acredita que as pesquisas influenciam o eleitor, por que não divulgaram ostensivamente a do Dataform? Será que o Dataform não tem credibilidade? Será enganosa, tendenciosa ou mesmo ilegal tal pesquisa? Ou, se as pesquisas não influenciam o eleitor, por que a coligação de João Alves brigou tanto para que as pesquisas anteriores (as do Brasmarket e do Ibope), fossem proibidas a divulgação? E uma última pergunta: Não é estranho os partidários do candidato pefelista estarem comemorando resultados de pesquisas antes de serem divulgados? Chegam a dizer que estas são as verdadeiras e que a do Ibope é manipulada e não deve ser divulgada na sexta-feira, por conta de uma nova liminar. Este fato reforça ainda mais o que esta coluna vem pregando sobre pesquisas desde antes do início da campanha eleitoral. Resta apenas esperar o resultado domingo e quem tiver cometendo algum abuso que se prepare para o pior: explicar para a sociedade a manipulação dos números. “Contem”, outro ilustre desconhecido As vésperas da campanha eleitoral aparece outro instituto em Sergipe: o Contém Consultoria e Treinamento em Marketing que registrou no TRE a realização de uma pesquisa no período de 25 a 27 e que deve ser divulgada amanhã. A pesquisa, no valor de R$ 12,5 mil foi feita com recursos próprios. O contrato social da empresa está em nome de Bruno Moreira Camargo e Tiago José de Souza Cavalcanti, ambos com carteiras de identidade expedidas na Bahia. A responsável técnica pela pesquisa é Caroena Alves dos Santos. Helicóptero desceu em Tobias e Japoatã Um leitor devidamente identificado e disposto a prestar depoimento confirmou ontem que o candidato à reeleição, João Alves Filho esteve no último sábado no povoado Samambaia em Tobias Barreto, onde desceu de um helicóptero. No local, João fez uma reunião com lideranças políticas e depois se deslocou para outro povoado na região oeste de Tobias Barreto, no povoado Monte Coelhos. Outro leitor informou que o helicóptero fez um pouso na última segunda-feira em Japoatã também com o governador. Ainda bem que a PF está averiguando o plano de vôo do helicóptero… Confirmado: coluna censurada no Banese Lamentável. Em pleno século XXI, esta coluna eletrônica (não sabia que tinha tanta força) está proibida de ser acessada na rede interna do Banese. Desde a última terça-feira este colunista tinha sido informado, mas não acreditou. Ontem a prova, quando alguém tenta acessar a coluna aparece: “Acesso negado à página solicitada – O acesso à página solicitada não é possível através da rede corporativa do Banese, por um ou mais dos motivos abaixo relacionados: Possibilidade de disseminação de vírus, worms ou cavalos de tróia; Conteúdo inadequado; Consumo de recursos da rede com informações de caráter não profissional ou sem relação com o negócio da instituição. Gratos pela compreensão, Suporte Técnico – ARSUS”. O site nenoticias também foi censurado. Detalhe: o jornal Correio de Sergipe, da família do governador, pode ser acessado tranqüilamente. Ou seja, o “censor” do Banese atende a interesses políticos numa instituição séria. Um bom advogado pode derrubar esta censura. Quem se habilita? Mega investidor: Clóvis Silveira I Clóvis Silveira, aquele que foi candidato à vice de João em 1998 e mais recentemente secretário de estado de uma destas “aspones” é o diretor da Atlântico Sul, uma das empresas criadas para a refinaria “conquistada” pelo governador João Alves. Ontem, no horário eleitoral do PT, foi mostrado que a sede da empresa e mais outrasduas criadas em Sergipe, é na rua Itabaiana, nº 740, no bairro São José, em Aracaju, onde atualmente funcionam uma imobiliária e uma casa de antiguidades. Lá, a repórter encontrou duas mulheres responsáveis pela loja de antiguidade e um pequeno espaço com um birô para o responsável pelo escritório da refinaria. Mega investidor: Clóvis Silveira II Nos documentos exibidos, da Jucese, uma das empresas registradas – a Atlântico Sul LTDA – além de não apresentar CNPJ, tem como sócia a South Atlantic Refining Company S.A, empresa suíça, criada em 11 de maio deste ano, com um capital inicial equivalente a R$ 180 mil. Um valor bem menor do que o que foi informado para o investimento US$ 1,8 milhão. Para quem não lembra este espaço foi o primeiro a divulgar que o investidor principal apresentado, David Wood, é na verdade um consultor da área de petróleo e nada mais. O candidato à reeleição, João Alves precisa esclarecer a população sergipana à verdade sobre esta refinaria. Não dá para entender apenas como mais uma piada. É algo que envolve recursos sergipanos. Só para lembrar: na solenidade de apresentação dos investidores estavam presentes várias autoridades, entre elas, a presidente do Tribunal de Justiça, Marilza Maynard. Raça humana: suas diferenças “A raça humana é uma semana do trabalho de Deus”. A frase de Gilberto Gil cai bem para comparar dois programas eleitorais de candidatos ao governo exibidos ontem. O de Deda, através do marqueteiro Carlos Cauê, que conseguiu tocar sensivelmente em quem assistiu e o de Adelson Alves, através de Antônio Leite, que usou o último programa para desferir novamente denúncias, ódio e raiva contra um adversário. Motoqueiros agora estão organizados Depois da denúncia formulada ontem nesta coluna de um problema envolvendo motoqueiros num posto de gasolina próximo ao colégio Americano Batista na Avenida Saneamento, ontem à tarde, às 14h, tudo foi organizado. Aproximadamente 30 motoqueiros estavam no local, onde colocaram uma corrente e todos encheram os tanques de combustível de suas motos. Veja leitor. Até para cometer crime eleitoral é preciso organização. Depois você fica reclamando que ninguém faz nada contra esses crimes. Pô, ta tudo organizado… SergipeTec está sendo construído Por e-mail a assessoria do Parque Tecnológico de Sergipe confirmou que o SergipeTec está sendo construído do antigo espaço do Aeroclube de Sergipe na Avenida Maranhão. Uma iniciativa muito importante, mas uma pergunta fica no ar: e a área que foi dada como permuta para o Aeroclube na Barra dos Coqueiros? Ainda é deles ou vai para a refinaria. Ou será que estão pensando em aproveitar o Aeroclube para fazer uma parceria para levar o óleo que será refinado para a Europa? Uma idéia da coluna para implementar a refinaria e aumentar a geração de empregos para os sergipanos. Epâ, sem risos, por favor… Ecos do Debate: o leitor participa I A pedido de alguns leitores serão publicados alguns novos detalhes do debate da TV Sergipe, cuja análise geral foi feita ontem por este colunista. Abaixo alguns tópicos enviados por leitores, que já estão acostumados a participar diretamente da coluna, cujo lema é “Aqui você também faz a notícia”. Com que roupa – “Televisão é imagem antes de conteúdo dizem os especialistas. Essa vocação para a superficialidade faz do veículo uma ferramenta de comunicação que começa com qualidade da imagem, cenário, maquiagem, roupa adequada e correta postura cênica. Os marqueteiros dos candidatos não levaram isso a sério. João Fontes e Deda até que estavam bem vestidos. Adelson Alves se arrumou para um batizado, Toeta muito despachado. E João Alves, uma tragédia. Uma camisa verde desbotada e um casaco amarelado fizeram dele um zumbi em cena. Mais cuidado, gente” Ecos do Debate: o leitor participa II Alma e pose – “João Fontes se apresentou bem e falou sempre com alma, transpirando emoção. Mesmo que você não concordasse com algumas de suas teses teve que se render a esse fato. Deda, que sempre teve um desempenho excelente pecou pelo excesso de luz, câmara e ação, ou seja, exagerou na dose. Ficou artificial demais. Faltou conteúdo, foco e emoção ao seu desempenho no debate. .” A mediadora – “ Até mesmo a experiente Delis Ortiz estava confusa. As regras muito rígidas prejudicaram o livre debate e impediram a fluência do programa. Ela estava sem pique e insegura em relação aos direitos de resposta e assim acabou prejudicando João Alves e Marcelo Deda, os mais atacados pelos candidatos alternativos. Ao final, ninguém suspirou mais aliviado do que a repórter da Globo”. Mudanças de Opinião – “O debate não ajudou muito ao eleitor. Quem já era João gostou de João. Os eleitores de Deda ficaram felizes com o seu candidato. Isso significa que os dois principais concorrentes apenas fidelizaram seus eleitores, mas dificilmente avançaram sobre outros segmentos. Resta saber agora o que João Fontes ganhou com a performance, ou seja, se conseguiu alguma fatia do eleitorado indeciso e se as pesquisas estiverem certas, pode ter contribuído para a definição do 2º turno”. Boca de urna a todo vapor Apesar da proibição da lei e da fiscalização da Justiça Eleitoral ninguém se engane. A boca-de-urna vai correr solta. Algumas coligações estão disputando voto a 30 e 40 reais cada. São impressionantes os tipos de negócios e os valores financeiros dessas transações de última hora. E o pior, as fontes de financiamento são as mais variadas possíveis, tudo sem passar pela Justiça Eleitoral, por contas bancárias e tudo mais. João usa música que derrotou pefelista A assessoria do candidato João Alves Filho está veiculando nos carros de som nos últimos dias uma música com a letra: “é 25, 25, 25, 25 … 25, e ele vai chorar”. A música e a mesma letra, foi usada na campanha derrotada de Chico de Ari, do PFL em Capela no ano passado contra o candidato Sukita, do PSB. Ou seja, quem terminou chorando foi o próprio Ari. É preciso tomar cuidado para depois o feitiço não virar contra o feiticeiro como ocorreu em Capela. Várias representações contra candidatos I Ontem, o Ministério Público Federal, através do Procurador Regional Eleitoral Eduardo Botão Pelella, propôs representações contra vários candidatos a cargos proporcionais em razão de propaganda política irregular. Para Eduardo Pelella, o art. 37, da Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, com a nova redação dada pela Lei nº 11.300, de 10 de maio de 2006, veda, de forma absoluta, a propaganda eleitoral em bens de uso comum. O motivo das Representações foi a afixação de propaganda em local proibido por parte dos candidatos representados. Várias representações contra candidatos II Sofreram Representações os seguintes candidatos a deputado federal: Laércio Oliveira, Eduardo Amorim, Jony Marcos e Albano Franco. Já a deputado estadual foram os seguintes representados: César Mandarino, Angélica Guimarães, Adalvenon, Vander Costa, Tânia Soares e Augusto Bezerra.Eduardo Pelella requer ao Tribunal Regional Eleitoral a procedência das representações, com a confirmação da retirada imediata da propaganda irregular e a imposição de multa aos representados. Pombos assumem lugar de parede escalada Na orla da Atalaia foi construído um espaço para um esporte que vem aumentado a sua prática em todo país: a parede de escalada de aventura. Porém, a parede feita com recursos públicos, foi abandonada por conta da falta de fiscalização e hoje o local está lacrado e é sede dos criadores de pombos. A quem reclamar? Clodovil pode ser o mais votado Curiosidades do site Congresso em Foco: Concorrendo pelo minúsculo PTC, o apresentador Clodovil tem chance de ser um dos deputados mais votados de São Paulo e do Brasil. Na sua assessoria, há quem diga até mesmo que ele poderá superar Paulo Maluf (PP-SP), tornando-se o campeão nacional de votos na disputa para a Câmara. Já no Rio de Janeiro o mais votado pode ser o candidato Pudim, que tem como principal cabo eleitoral o ex-governador Anthony Garotinho. Frase do Dia “Eu posso mudar. Eu posso viver da minha imaginação ao invés da minha memória. Eu posso me amarrar ao meu potencial ilimitado ao invés do meu passado limitado”. Stephen Covey.
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
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