Pessoas covardes não mudam o mundo. Que venha 2020!

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O título do artigo de hoje leva uma frase de Wayne Shorter, compositor norte-americano, e serve para encerramento do blog neste ano de 2019, por conta das férias a partir de hoje.

O ano de 2019 não foi apenas péssimo para a economia, afetando os bolsos de todos, principalmente os mais pobres, com o desemprego em massa. Foi também um ano em que no Brasil e em Sergipe se pode comprovar quem é quem na imprensa. Quem prefere a calmaria do muro, de ficar em cima dele, vendo a banda passar e continuar recebendo os gordos contratos publicitários para não divulgar a verdade para a população.

E como tem gente com apego demais aos bens materiais. Gostam de mostrar fartura, carros luxuosos como afirmação da masculinidade e esbanjar muito dinheiro, como se fosse levar para o túmulo quando morrer. Isto mesmo! Será que estes adoradores dos bens materiais esquecem que morrerão também? Aliás, algum leitor já viu algum carro fúnebre se dirigindo para o cemitério e atrás dele um carro forte levando dinheiro e jóias?

Por isso em Sergipe se conta nos dedos de apenas uma mão os que resolveram peitar o poder e continuar mostrando as mazelas sem covardia.

A imprensa de “estimação” é um fato concreto em Sergipe. E quem quiser que vista a carapuça. São poucos  que enfrentam o poder que tenta calar a todos.

Alguns chamam o titular deste espaço de radical, marrento até de “caga-raiva” na linguagem da terra. Se radical e “caga-raiva” significar não ser covarde, não se submeter ao poder de plantão e ter a certeza que está cumprindo seu trabalho como fortalecimento da cidadania para ajudar ao próximo, o blog é Sim!

E como no frase, pessoas covardes não mudam o mundo e saem dele para o esgoto da história.

Que 2020 seja um ano melhor para todos! Uma certeza para 2020: a covardia continuará passando longe deste espaço.

Lucro do Banese cai 11,4%! Banrisul cresce 15,2%; BRB 123%. Socorro! O lucro do Banese caiu 11,4% quando comparado os nove meses de 2019 com o mesmo período de 2018. O resultado foi publicado em seu site. Isso é reflexo de tudo que estamos alertando aqui: defasagem tecnológica, diretoria ultrapassada, fadigada, falta de gestão, principalmente com controle dos seus gastos, aparente falta de cobrança do acionista majoritário…

Pagamento do Estado Sistema caiu! Será que fazem de propósito para desgastar mais ainda o governador? Se não bastasse o servidor receber o salário atrasado, bem no dia do pagamento do Estado o sistema do Banese cai deixando o servidor enfurecido. O problema é sempre o mesmo no processamento de automação.

Defasagem tecnológica O Banco não oferece facilidade para o cliente. O Banco do Estado ainda está nos tempos das cavernas. Para não pensar que este blog esteja perseguindo o banco, procure o Banese para abrir uma conta e diga como foi a saga. Tentem abrir em um banco privado e comparem. Nestes, nem precisa sair de casa. Quer ver coisa, vá a uma agência pegar um crédito. Você tem que esperar, suplicar, chorar e acaba desistindo. Dizem que tem crédito no aplicativo, mas sempre aparece uma mensagem indigesta mandando você ir sofrer em uma agência. Nosso alerta é para acordar o governador e diretoria para colocar o Banese nos trilhos da modernidade. Acabem com desculpas, descasos e mentiras, como acusou a presidente do Sindicato dos Bancários.

 Falta de gestão Um dos motivos do resultado ruim foi o aumento das despesas com provisões de crédito, ou seja, existe uma fumaça na forma que o banco concede suas linhas de crédito. Houve também aumento das despesas. Até os gastos com deslocamento de numerário cresceu. Uma gastança generalizada! Isso leva a crer que as coisas estão “frouxas”. O resultado das receitas dos recursos de terceiros que são aplicados no mercado é pífio, reflexo do conservadorismo dos diretores anciões. Não tem mágica, o caminho disso é resultado abaixo da concorrência.

E aí Governador? Alô deputados preocupados com eleições! Cuidado, vocês podem perder os votos dos baneseanos! Objetivamente Belivaldo/Eliane, o que os seus representantes estão fazendo no Conselho de Administração do Banese? Ou será que vocês não estão ouvindo ou não entendem o que eles dizem? O Banese está afundando. Os números apontam isso. Será que a estratégia é sangrar o banco para forçar a privatização? O blog não acredita que seja isso. Seria muita crueldade. Hipócritas, não esperam ficar tarde demais para fazer discursos demagogos em defesa do tempo. Estamos de olho!

Lisonjeado Este Blog está lisonjeado com a Associação Sergipana do Ministério Público que irá fazer uma homenagem de reconhecimento ao seu titular e também ao jornalista Paulo Sousa na segunda-feira, 16, às 11h, numa solenidade na sede da entidade onde alguns deputados receberão a Comenda Valdir de Freitas Dantas. E fica mais lisonjeado ainda em saber que há, no Ministério Público de Sergipe, homens e mulheres comprometidos com a luta por uma justiça mais igualitária para todos, apesar do esperneio de um amigo da côrte Sergipana.

Blog não vai ao indigesto café da manhã Mesmo que estivesse em Sergipe o blog não iria ao indigesto café da manhã que o procurador-geral do MPE/SE dará a imprensa na próxima segunda-feira, 16, pois sempre defendeu a posição de “cada macaco em seu galho”. O procurador-geral, ao mudar a estrutura permitindo que uma promotora, que não é jornalista, assuma a diretoria de comunicação demonstra que não tem o mínimo respeito com a categoria. Cadê o sindicato? Teria que deixar clara a posição contrária e pedir a categoria que boicote o café da manhã.

Combativa Euza Missano Nada contra a competente promotora Euza Missano que tem um ótimo trânsito na imprensa, mas cada um em sua função. Quem tenta macular a biografia da combativa promotora Missano com o desrespeito à profissão dos jornalistas?

Combate aos desmandos Aliás, o comando do MPE deveria promover Missano  a chefia de uma certa promotoria da saúde ou de defesa do consumidor, para combater os desmandos na saúde pública do Estado e dos Municípios e/ou dos péssimos serviços prestados pelas companhias telefônicas, estacionamentos dos shoppings, sem falar no lamaçal que a DESO fornece aos usuários dos “serviços de esgoto”. Ela tem competência de sobra para isso. Ou será que a função foi para colocá-la no escanteio?

Feio demais para um chefe de um órgão público E o blog teve acesso a uma mensagem enviada na última quinta-feira, 12, pela manhã, de um chefe de um importante órgão numa linguagem chula. Feia demais para um chefe de um órgão, demonstrando toda pequenez peculiar.

Sem pressão A quem interessar possa: em janeiro este espaço começará a divulgar a lista do nepotismo cruzado em Sergipe. Tem gente que vai precisar de muito rivotril. As tentativas de pressão, vias alguns amigos e a tropa de choque, serão denunciadas. Vive-se tempos bisonhos em Sergipe, mas também no Brasil. Apertem os cintos, pois a decência está de férias sabática!

Lagarto: Pela terceira vez, secretário de Planejamento não comparece à reunião sobre investimento de R$ 11.000.000,00 para pavimentação dos povoados O deputado federal Fábio Reis (MDB) esteve na Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento de Lagarto (SEPLAN), na quinta-feira (12), para dialogar com o secretário da pasta, Adriel Alcântara, sobre o investimento de R$ 11.000.000,00, oriundos do trabalho parlamentar do deputado, para pavimentar os povoados Colônia Treze, Jenipapo, Brasília, Açuzinho, Quirino, Rio da Vaca e tantos outros. No entanto, pela terceira vez, o secretário Adriel Alcântara, não compareceu. Reis aguardou por mais de uma hora, além de várias tentativas sem sucesso de contatar o secretário por telefone.

Oposição Política Alcântara faz parte da gestão adversária de Fábio Reis, mas não justifica tamanha irresponsabilidade diante da população lagartense que sofre diariamente com poeira dentro de casas e comércios.É preciso maturidade política, deixar de lado oposições, por um bem maior, os moradores e moradoras dos povoados de Lagarto. “Estou muito triste, mas tenho fé que iremos levar melhoria de vida aos moradores dos povoados”, desabafa Fábio em vídeo feito na secretaria.

Justa homenagem ao cardiologista Antônio Carlos Sousa E ontem, 12, o cardiologista Antônio Carlos Sousa foi homenageado pelo corpo docente e discente do Centro de Excelência Professor José Carlos de Sousa, localizado no Bairro Salgado Filho, em Aracaju. O Centro leva o nome do pai do cardiologista que foi professor e conselheiro do TCE/SE e faleceu aos 88 anos em 2016.

Renda do livro A homenagem a Antônio Sousa foi porque toda a renda do livro escrito por ele “Entre Linhas da Minha Vida” foi revertida para melhorias da escola. O cardiologista ficou emocionado com a homenagem onde os alunos montaram um painel com fotos e detalhes do currículo do Professor José Carlos de Sousa. Durante a apresentação, vários alunos leram conselhos deixados por José Carlos Sousa, para uma vida saudável. Ao final, o cardiologista Souza fez um agradecimento emocionado aos alunos e professores. A solenidade foi prestigiada por familiares, Elisabete, Adalberto e Luís Araújo, pelo amigo Luciano Barreto, além dos professores e alunos.

Grande cidadão e conselheiro O titular deste espaço não tinha conhecimento que o cardiologista Sousa é filho do grande cidadão e conselheiro José Carlos Sousa. Ele não era apenas um conselheiro do TCE, mas um conselheiro da vida. Quando iniciou no jornalismo o titular deste espaço ia acanhado para o TCE – que tinha aversão à imprensa – e ficava onde hoje é a Escola do Legislativo estadual na Praça Fausto Cardoso. Lá o conselheiro José Carlos de Sousa era a “fonte” para o jornalista iniciante, não só com “furos”, mas também conselheiro no sentido de passar ensinamentos para quem estava iniciando. Um grande cidadão, simples, sem vaidades e com a interminável vontade de ensinar e aprender.

Sobre o caso do vereador Pastor Alves O blog vai esperar o desdobramento da denúncia formulada pelo pastor Alves, vereador de Aracaju, que disse que está sendo vitima de extorsão por um cantor evangélico que diz ter vídeos comprometedores dele assediando uma menor. O vereador disse que vai processar cantor. Certíssimo! Não falou dos vídeos, só podem não existirem porque, independente da extorsão, como se falou em uma menor de 14 anos, sexo ou ato libidinoso que seria o caso é estupro de vulnerável, independente de ter havido consentimento, isto é, o limite de idade é um critério objetivo “para se verificar a ausência de condições de anuir com o ato sexual”.                                                                                               

Oposição unida na Barra dos Coqueiros E a oposição ao prefeito Airton Martins, da Barra dos Coqueiros, teve uma reunião proveitosa na última quarta-feira. As principais lideranças da oposição, como o atual vice-prefeito, Alison Souza, o ex-prefeito Gilson dos Anjos, o ex-vice-prefeito e ex-vereador, Cláudio Caducha, Kleber, do Cidadania, entre outros estão dispostos a se unirem para derrotar o candidato do prefeito Airton Martins que ainda será anunciado.

Oposição sem assunto na Barra De um aliado do prefeito: “A oposição ao prefeito Airton Martins (MDB) na Barra dos Coqueiros sabe que terá uma batalha difícil em 2020 na hora de tentar conquistar votos. É que Airton chega ao último ano de seu mandato com feitos impressionantes: na sua reeleição, em 2016, venceu com a maior diferença de votos da história da Barra. E isso se deu porque a gestão dele simplesmente transformou a Barra num dos mais organizados e bem estruturados municípios de Sergipe. Assim, para tentar desgastar o prefeito, a oposição tem espalhado que a administração de Airton não prima pela transparência. O que é uma imensa bobagem. E isso fica claro por conta de números incontestáveis, oriundos de órgãos sérios como o Ministério Público Federal (MPF) que, em 2016, quando transparência em prefeituras era assunto pouco debatido, a Barra foi apontada pelo MPF como o município mais transparente de Sergipe, com 8,9 de nota, o que classificou o município entre os mais transparentes do Brasil. De lá para cá, seguidas notas 10 dadas pelo Tribunal de Contas de Sergipe só fizeram confirmar o cuidado de Airton Martins com clareza e transparência nos gastos de sua gestão, bem como acesso facilitado a esses dados a qualquer cidadão. Se a oposição na Barra pensa em usar a questão da transparência como bandeira nas eleições do ano que vem, é melhor já ir se preparando para nova derrota nas urnas!”

PGE fará licitação para alugar imóvel? E o blog foi informado que a PGE fará uma licitação para locar um imóvel para a sede da instituição enquanto é reformado o atual, que é tombado pelo patrimônio histórico e se encontra com sérios problemas. O governo estadual não tem nenhum imóvel desocupado para ceder a PGE?

Frequentador de leilões E aquele gestor que é considerado a maior decepção política do interior porque só vive dando lances suntuosos em leilões de cavalos de raça caros por todo o Nordeste resolveu começar a leiloar os bens municipais. Pelo jeito, em 2020, o leilão mais famoso será o de outubro quando o eleitorado vai mandar o esbanjador para leiloar…

Converse sobre Adoção, amanhã, 12 no auditório do Ferreira Costa   O Projeto Acalanto Sergipe é uma associação sem fins econômicos, com sede na cidade de Aracaju-SE, cujo objetivo é trabalhar para que o direito à convivência familiar e comunitária seja garantido a todas as crianças e adolescentes. A fim de atender esse objetivo, pode promover atividades relacionadas à prevenção ao abandono, ao atendimento dos já abandonados, ao incentivo à cultura da adoção e ao acompanhamento de famílias adotivas e biológicas, provendo assim orientação e apoio sociofamiliar. O Projeto é composto por pais ou filhos por adoção, profissionais ligados à área, ou quaisquer pessoas que se dispõem, voluntariamente, a trabalhar em prol de seus objetivos, tornando-se um associado. Conheça mais aqui.

Farmacovigilância Após a reunião clínica na quarta-feira, 11, a equipe multidisciplinar da Onco Hematos assistiu uma palestra da farmacêutica Ana Cláudia Vasconcelos, da Clínica de Assistência Multidisciplinar em Oncologia – AMO, que apresentou dados parciais de farmacovigilância no ano. O intuito foi reforçar a importância da notificação de reações adversas a medicamentos durante o tratamento oncológico. “Isso é extremamente importante para que a gente obtenha dados de segurança relacionados ao tratamento que a gente realiza. Com isso, podemos promover ações voltadas à segurança dos pacientes”, destacou a farmacêutica.

 

Radialista Carlos Magno, o ‘bolaço de ouro’, morre aos 60 anos

Por Daniel Resende/Infonet: Faleceu no início da manhã desta quinta-feira, 12, em um hospital particular de Aracaju, o radialista Carlos Magno, 60, conhecido como ‘Bolaço de Ouro’. O profissional, de reconhecida atuação no radiojornalismo esportivo de Sergipe, estava internado desde o mês de novembro em decorrência de um câncer na região dos rins.

Em sua atuação profissional, Carlos Magno obteve passagens por diversas emissoras sergipanas, entre as quais as rádios Liberdade AM, 103 FM e, mais recentemente, Rádio Jornal FM, onde trabalhava como integrante da equipe esportiva comandada por Carlos Magalhães e denominada “Timaço do Magá”.

A Associação dos Cronistas Desportivos de Sergipe (ACDS), entidade a qual Carlos era filiado, comunicou que o velório ocorrerá a partir das 10h no velatório da Osaf localizado na rua Itaporanga.

O sepultamento ocorrerá na manhã da sexta-feira, 13, no município de Santa Luzia do Itanhy, terra de origem do radialista. O horário ainda não foi confirmado pela família.

Do blog: um grande profissional, tranquilo e amigueiro. Uma grande perda para o rádio sergipano, principalmente o esportivo. Vá em Paz “Bolaço de Ouro.”

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Muito cuidado ao dirigir De um leitor atento: “Todo cuidado é pouco para um religioso que vive constantemente viajando de carro para Recife. Pela BR-101 trafegam muitos veículos com pessoas conhecidas que registram todas as cenas em seus celulares. Recomendamos a um famoso “religioso” que seja mais prudente e tenha cuidado para não bater mais o carro. Além do mais é perigoso ir e voltar no mesmo dia da sua viagem. Como dizia o cantor Reginaldo Rossi: “Recife tem encantos mil”. Que Nossa Senhora do Carmo conduza esse motorista.”

Sobre a compra de licença prêmio no TCE/SE De um servidor público: “Para o poder pode quase tudo. Para o cidadão ele já estaria na dívida ativa, Serasa, Soc e em outros negócio mais. Essa prefeitura não faz o planejamento do que vai gastar, essa despesa não tinha previsão. Fale sobre a compra de licença prêmio pelo Tribunal de contas. Tenho 3 meses para vender e o governo do estado não compra mais. Me sinto um servidor escravo, p ara os poderia a lei permite, para mim proíbe. Para os poderosos……. Mas meu voto é igual a de um poderoso. 2020, 2022 vem aí.”

Tobias Barreto Foi sancionada, na terça-feira (10), a Lei 13.927, que inscreve o nome de Tobias Barreto de Menezes — filósofo, jurista, poeta e crítico — no Livro dos Heróis da Pátria. A homenagem é oriunda do PLS 523/2015, aprovada na Câmara no início de outubro e no Senado em 2016. Tobias Barreto nasceu na vila sergipana de Campos em 7 de junho de 1839 e faleceu em Recife em 27 de junho de 1889. É o patrono da cadeira número 38 da Academia Brasileira de Letras (ABL), por escolha do fundador, seu discípulo e amigo Sílvio Romero. O poeta e jurista influenciou a literatura com ideias abolicionistas e igualitárias. Como escritor, foi fundador do condoreirismo, parte da terceira fase do romantismo no Brasil, marcada pela temática social e pela defesa de ideias igualitárias, em especial associada ao movimento abolicionista e à causa republicana. O livro fica guardado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Fonte: Agência Senado.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Aracaju na Contramão… Por Antônio Samarone

Barcelona lançou o Plano do Verde e da Biodiversidade 2020, que visa conservar e melhorar o patrimônio natural da cidade. O plano propõe aumentar as manchas verdes e conectá-las entre si, para formar uma infraestrutura ecológica robusta e eficaz.

Aracaju decretou guerra ao Verde!

A decisão de suprimir o canteiro central da Hermes Fontes, com a derrubada das arvores, ampliando os espaços para os veículos, não é uma ação isolada.

Hoje visitei o corredor da Rio de Janeiro. Uma tristeza (veja a foto)! Criar-se-á mais uma faixa para os veículos e a ciclovia será relocada. Até aí tudo bem.

A minha surpresa: não está prevista a arborização. Mesmo existindo espaço, ninguém pensou em plantar uma única árvore.

Senhor Prefeito, piedade… A Avenida Rio de Janeiro está virando um vale de cimento. Nenhuma árvore será plantada?

Ainda há tempo!

Suspenda a Operação Motosserra da Hermes Fontes e mande arborizar a Avenida Rio de Janeiro.

PELO TWITTER

www.twitter.com/valadaotv Entenda Papai Noel, por ValadãoTV.

www.twitter.com/CFcomunicologo   Estou dizendo a vocês: existem muitas pessoas que estão no topo, mas não pertencem a esses lugares. Disseram a eles que pertencem, mas não pertencem. Só que existe a presunção. Então não contem com outras pessoas para lhes dar autoconfiança . Nossa sociedade não funciona assim.

www..twitter.com/portal_infonet Juiz suspende decisão que determina demolição na Barra dos Coqueiros.

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“’Quer pouco, terás tudo. Quer nada, será livre.” Fernando Pessoa.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais