Posse no STF; Luciano Bispo volta à AL

A vida pública – tanto nacional quanto regional – terá uma semana movimentada. Em Brasília, nesta segunda-feira, toma posse, na Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) a ministra Carmen Lúcia. Substitui ao Ministro Ricardo Lewandowski, que termina o seu período normal de dois anos à frente dos destinos do STF. Lewandowski vinha da vice-presidência do Ministro Joaquim Barbosa, hoje aposentado.  Agora ele não resiste a uma desavença com a Ministra Carmen Lúcia, que tem espírito inteiramente oposto ao de Lewandowski. Este último, quando viajava, não marcava reuniões plenárias para que elas não fossem presididas pela vice, Carmen Lúcia. A Ministra é adepta do formalismo tanto que sempre tinha querelas com outros Ministros, que pediam vista em processo e não devolviam os processos nas datas combinadas. No STF a coisa pode funcionar mais rápido: é que a dra. Carmen Lúcia é uma devoradora voraz de processos que não demoram em suas mãos… Ela assume hoje em sessão solene do STF marcada para as 17h.

              ***

Esta segunda-feira, também, é o dia D para o deputado federal Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, e ex-homem todo poderoso da República.  Flagrado numa mentira – que não tinha dinheiro no Exterior – a uma CPI da Câmara, instalou-se conta ele o procedimento de cassação de mandato. Ele fez de tudo – moveu mundos e fundos – para  protelar a decisão que vai ser tomada hoje. Se esta sessão fosse há uns dois meses atrás, haveria chance de ele escapar. Hoje, porém, já sem o prestígio de antes, dificilmente escapará da degola. Fiel escudeiro de Eduardo Cunha, até pouco tempo atrás, o deputado André Moura, atual líder do governo na Câmara, é a grande dúvida. Votará a favor de Cunha? Ou se absterá, não indo à sessão?

             ***

Em Sergipe, a movimentação fica por conta do deputado Luciano Bispo que, após alguns dias afastado do mandato e da presidência da Assembleia Legislativa, reassume o posto e o cargo “em dias desta semana”. A data correta ainda não está marcada, mas ele já foi liberado pelo TSE, a semana passada. Assim, o deputado Garibaldi Mendonça volta à condição de vice e a deputada Conceição Vieira despede-se do Legislativo, voltando à condição de suplente. Como antes de ser afastado Luciano Bispo já tinha sido eleito presidente para uma nova temporada, a partir de janeiro de 2017, a dúvida que fica é se aquela eleição ainda vale, porque ele passou quase dois meses afastado da presidência da Casa, ou se haverá necessidade de uma nova eleição. Seja como for, Luciano bispo está de volta à cena política sergipana esta semana.

             ***

A movimentação política da semana se completa com o início dos depoimentos dos candidatos a Prefeito para o Fórum Empresarial de Sergipe. No auditório da CDL, a partir das 19h30, começa amanhã esse encontro importante aberto para todas as entidades filiadas ao Fórum, aos jornalistas e aos demais interessados. Amanhã, quem vai ao pódio é o ex-Prefeito Edvaldo Nogueira. Na próxima semana, 20, é a vez de Valadares Filho. No dia 27, finalmente, é a vez do Prefeito João Alves Filho, candidato a reeleição. Resta saber se desta vez João Alves vai ao debate ou repetirá o que tem feito nestas eleições, fugir dos encontros onde é preciso expor suas ideias, alegando sempre compromissos assumidos anteriormente… Os candidatos terão 20 minutos para expor seus programas. Depois disso responde a perguntas  pré-escolhidas que serão feitas pelos presidentes das

             ***

Na quinta-feira, 15 de setembro, ocorre o evento organizado pelo Núcleo de Estudos sobre o Estado e a Democracia, coordenado pelo professor Jose Afonso Nascimento, para ouvir a palestra “Laura e Welling- ton Mangueira, dois sobreviventes da tortura militar no Brasil”. O evento será na sala 113 de Didática V da UFS, das 16h30 às 18h50.

Banqueiros fazem nova proposta

Nesta segunda-feira realizam-se, em todo o País, assembleias gerais dos bancários com o fim de estudar a nova proposta da Fenaban (Federação dos Bancos) com relação ao reajuste dos bancários. Os bancos melhoraram a proposta de reajuste, para 7% (a proposta anterior era de 6,5%), mais abono de 3 mil e 300 reais.. A proposta dos banqueiros é um reajuste em torno de 14,78% – ou seja, 5% de aumento real e 9,31% de correção da inflação”. Por esta proposta, o piso dos bancários seria de R$ 3.940, enquanto os vales-alimentação, refeição, auxílio creche, em torno de um salário mínimo (no caso R$ 880,00). Os bancários exigem também 14º salário, fim das demissões, ampliação das contratações, combate as terceirizações, mais segurança nas agências bancárias e auxílio-educação. Não há, porém, data anunciada para o fim da greve dos bancários. A greve que atinge as agências bancárias de todo o País já vai chegado ao oitavo dia. A população está se virando como pode  usando a s Lotérias Esportivas.

Palestra sobre ética

O Professor Clóvis de Barros Filho estará em Aracaju no dia 20 próximo, uma terça-feira, para ministrar no Iate Clube de Aracaju, a partir das 20hrs., a palestra Ética e Conduta nas Organizações Empresariais. A ação faz parte das atividades desenvolvidas pelo SEBRAE em prol dos pequenos negócios. Bacharel em Direito pela Universidade de Sãop Paulo, Bacharel em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero, Mestre em Science Politique  pela Universite de Paris e Doutor em Ci~encias da Comunicação pela USP, Clóvis de Barris é pesquisador e conferencia pelo Espaço Ética e colunista de Ética da Revista Filosofia Ciência da Vida.

Produção de petróleo e gás em Sergipe

A produção de petróleo em Sergipe, em julho de 2016, ultrapassou os 955 mil barris equivalentes de petróleo, ficando 0,5% acima da produção do mês anterior, junho último. Já no comparativo anual (julho/2015) o crescimento foi de 7% na produção. O aumento na produção de petróleo no Estado em julho, acompanhou o bom desempenho nacional, que teve cescimento de 0,9% ante junho e de 4,7% em comparação com o mês de julho de 2015. No acumulado do ano, a produção de petróleo em Sergipe ficou em 6,8 milhões de bep, um recuo de 11% em comparação com o mesmo período  do ano anterior, quando atingiu um montante de 7,6 milhões de bep. A produção de gás natural, no mês de julho de 2016, ultrapassou os 531,6 mil bep, mostrando um crescimento de 5%, na comparação com o mês imediatamente anterior, junho último. No comparativo anual, a produção mais que dobrou o seu volume, tendo um crescimento de 132%, em relação ao mesmo mês do ano p assado, quando o valor da produção, havia sido de 228 mil bep, a menor produção mensal registrada nos últimos 5 anos. No acumulado do ano, a produção ultrapassou o montante de 3,5 milhões de bep, crescendo 1,4% em comparação com o mesmo período do ano passado. A produção em mar, segue como a principal forma de exploração do gás natural com uma p0rodução de 499 mil bep, responsável por 93,98% do total produzido no Estado.  A produção terrestre ficou em 32,5 mil bep, o que representou 6,1% da produção.

…e para encerrar…

Cidadania  – Hoje, em sessão solene marcada para as 17h, a Assembleia Legislativa entrega o título de Cidadão Sergipano ao Dr. Walter Marcelo Oliveira de Carvalho. Já amanhã, a partir das 11h, ocorre a sessão especial pela comemoração aos 70 anos do Serviço Social do Comércio/SESC.

            ***
Festival – Anote na sua agenda: a partir de amanhã, no cine Vitória, realiza-se o Festival Curta-SE 2016. O Festival abre-se amanhã, as 19h, com a Mostra Competitiva de Curtas Sergipanos, que dá um total de 130m de projeção. Na quarta-feira, as 15h, mostra competitiva de trailers e web series e videoclipe. A s 16h,  comea a M ostra Competitiva de Lonas, com a exibição de “Xingu Cariri Caruaru Carioca”, documentário de Elizabeth Formaggini. Às 18h, segunda Mostra Competitiva de Longas, com a exibição de “O Crime da Cabra”, de Teresa Aguiar.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais