Preconceito do EAD

0

Ensino a distância (EAD) não é uma novidade do século XXI. Muitos anos atrás já existiam os famosos cursos por correspondência, embora nunca cheguei a conhecer alguém que tivesse feito. Mais conhecido, principalmente para os que acordam cedo, é o Telecurso 2000, um programa que passa na Rede Globo e tem como objetivo ensinar matérias do ensino fundamental e do segundo grau.

 

Depois do surgimento da internet, foi criada mais nova modalidade de ensino a distância. Esta nova forma de ensinar utiliza o computador, o acesso à rede, recursos multimídia e uma fácil interação entre os participantes para  conseguir fazer chegar o conteúdo ao aluno. Esta nova modalidade de ensino a distância é a que ficou mais popular pois os recursos utilizados conseguem, em alguns casos, ser melhores que aulas presenciais.

 

As universidades adotaram fortemente o EAD nos últimos anos. Basta dar uma rápida olhada nos buscadores e encontraremos centenas de cursos disponíveis dos mais variados temas. Entretanto, um enorme preconceito ainda existe para com o EAD. As perguntas são sempre as mesmas: será que o curso é sério? Será que o material é de qualidade? Será que vou conseguir aprender? Porém, são perguntas que todos deveriam fazer também para os cursos presenciais. A diferença entre um curso a distância e um curso um curso presencial resume-se a forma de acesso ao professor. Dessa forma, universidades com aulas presenciais fracas provavelmente terão EAD de uma menor qualidade.

 

Para derrubar ainda mais o preconceito contra o EAD, foram cruzados dados do Enade de ensino a distância e de ensino tradicional. Para grande surpresa de todos, os alunos de EAD se saem melhor do que alunos do ensino tradicional. Embora pareça contraditório, faz todo sentido. Sempre defendi a ideia que a gente só consegue realmente entender algum assunto quando temos que aprender para ensinar. Isto implica em que não podemos ser passivos em relação ao assunto que está sendo aprendido. Entretanto, no ensino tradicional é exatamente assim que funciona: o professor explica e o aluno escuta. Na maioria dos casos não existe muita interatividade na aula. Por outro lado, no ensino a distância o aluno tem uma responsabilidade maior pelo seu aprendizado. O aluno tem uma séria de atividades a cumprir, deve estudar o assunto, tem que escrever em foruns, deve realizar pesquisas complementares, interagir com o professor, enfim, o aluno é obrigado a tornar-se participativo. Na verdade, ter alunos que participem e estejam interessados na aula é o sonho de todo professor de aulas presenciais.

 

É claro que tem cursos e alunos ruins de EAD, mas isso não é muito diferente dos cursos presenciais. Cabe as universidades e aos alunos levar o EAD a sério para conseguir chegar aos resultados esperados. O EAD com as tecnologias atuais é um recurso muito poderoso de ensino para poder deixá-lo em segundo plano.

 

 

 

Fim do Geocities

O serviço pioneiro de hospedagem de sites, super popular na década de 90 (eu já tive um site por lá), está para ser descontinuado pelo Yahoo. O buscador comprou o Geocities em 1999 por um valor de 3.6 bilhões.

A deixa foi o anúncio publicado pelo Yahoo de que não aceitará novas contas para o serviço e que até o final do ano será descontinuado. O Yahoo ainda recomenda que os usuários migrem suas contas para o Yahoo! Web Hosting (que é um serviço pago).

Depois desta noticia fico imaginando o que acontecerá quando a popularidade de alguns dos serviços, que hoje estão bombando, estarem numa queda. Será que terá o mesmo fim do Geocities?

 

 

Oracle compra a Sun

Como comentou meu amigo Hugo na semana passada… E não é que o Sol Azul (Sun-IBM) furou mesmo? A Oracle acabou levando a Sun por 7.4 bilhões de dólares. Não dá para saber o futuro da aquisição da Sun pela Oracle, mesmo os analistas mais experientes estão apenas conjecturando. São muitos produtos (Java, MySQL, NetBeans, Solaris, servidores) e muitas opções.
Ao contrário do que muita gente pensa, talvez a Microsoft saia beneficiada (apenas mais uma previsão). Veja que a Oracle agora concorre com HP e Dell na linha de servidores. Neste caso, estes dois players acabam se aproximando mais da Microsoft e se afastando da Oracle. Só esperando para ver…


 


Oportunidade para técnicos/analistas de suporte

A Cultura Inglesa está contratando um técnico/analista de suporte com os seguintes requisitos:

Necessários:
– Windows Server 2003
           – Conhecimentos básicos em Active Directory
           – Serviços de impressão
           – Backup e Restore
– Configuração e administração de servidores WEB (Apache)
– Conhecimentos em administração e atualização de sites
– Gerenciamento de bancos de dados (MySQL)
– Conhecimentos básicos em hardware e redes Windows
– Conhecimentos em redes wireless
– Experiência em suporte ao usuário

 

Desejáveis:
– Conhecimentos em sistemas de PABX;
– Conhecimentos em alguma ferramenta de HelpDesk


Quem desejar saber mais informações entre em contato no meu email andresmenendez@infonet.com.br

 


Curso de PostgreSQL

No próximo mês de maio teremos o curso “Conhecendo as características básicas do PostgreSQL”, ministrado por Clailson de Almeida, com carga horária de 8h, a ser ministrado no SENAI. É uma boa oportunidade para conhecer um banco de dados alternativo aos grandes players atuais (Oracle e Microsoft). Maiores informações e inscrições: www.agenciamkt.com


 

Cursos da Software Team

A Software Team – Empresa Júnior de Informática da UFS, em parceira com o CALICOMP, lança 2 novos cursos para toda a comunidade com INÍCIO NO DIA 16/05/2009.

1. LINUX PARA INICIANTES: Este curso é voltado para quem deseja conhecer mais o Sistema Operacional Linux. O Curso será aos sábados pela manhã (8h – 13h) e tem uma carga horária de 20 horas, a partir de R$ 65,00.
2. DESENVOLVIMENTO WEB COM AJAX EM PHP: Este curso é voltado para quem deseja trabalhar com desenvolvimento Web aplicando a tecnologia AJAX em aplicações web em PHP. O curso será ministrado aos sábados pela tarde (13h-18h) e tem carga horária de 35 horas, a partir de R$ 95,00.

 

Para maiores informações veja www.softeam.com.br/cursos

 

 


CDTC – Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento (por Hugo Dória)
O CDTC, Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento , é um portal que oferece cursos gratuitos para a área de TI. Todo o curso é feito via web e o aluno pode consultar material de estudo, tirar dúvidas, trocar experiências, fazer exercícios e, claro, aprimorar seus conhecimentos. Há cursos de vários tipos e níveis de dificuldades como, por exemplo, administração de servidores, design, virtualização e desenvolvimento (em várias linguagens).

Para poder fazer um curso é preciso se inscrever no portal . Além disso, no final do curso os alunos precisam fazer uma prova (também via web) para serem aprovados, ou não.


Windows 7 vai ter um “modo Windows XP” (por Hugo Dória)
É, a Microsoft aprendeu. Teve tanta gente reclamando do Windows Vista (e querendo um downgrade para o XP) que a próxima versão do Windows terá um “modo XP” embutido. Na verdade, o modo nada mais é que uma cópia do Windows XP SP3 virtualizada através do Virtual PC.

O legal da história é que os aplicativos abertos no XP rodarão no mesmo desktop do Windows 7, e não em um desktop separado. Não é a solução ideal, mas pelo menos dessa forma o usuário poderá usar seus aplicativos legados de forma transparente. Eles, inclusive, aparecerão no menu iniciar do 7. Interessante, não?

 

Até a próxima semana!

 


em tempo: e ainda tem gente que diz que o Fenômeno já acabou. Do Mengão, conforme prometido, só falo na próxima coluna

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários