Projeto de SE será referencial

Em meio aos problemas que devem estar deixando o governador com dor de cabeça nos últimos, como a greve do magistério, os problemas da segurança pública e o rodízio de água, Marcelo Déda Chagas assinou ontem, 11, um convênio com o BNDES inovador para o banco, conforme as palavras do presidente, Luciano Coutinho na solenidade. O projeto “Sergipe Cidades” é ambicioso e pretende levar a interiorização das ações governamentais para todos os municípios, com o foco nas áreas de infra-estrutura, desenvolvimento econômico e ensino profissionalizante.

Serão liberados nesta primeira etapa do projeto, R$ 250 milhões do BNDES fora os recursos que serão investidos pelo Governo do Estado. As ações serão muitas, desde a construção de delegacias, passando por equipamentos públicos de qualidade, ensino profissionalizante nos oito territórios e novos distritos indústrias. O objetivo é levar para cada município pelo menos uma obra, dependendo do porte da cidade. No caso dos distritos industriais, o projeto prevê um novo conceito, denominado de complexo empresarial integrado. Dois já estão certos em Itabaianinha e Tobias Barreto. Outro poderá ser construído numa cidade do sertão.

 

Ao analisar o projeto o presidente do BNDES disse que encampou as ações porque é um projeto simples, mas com qualidade e abrangente, visando o desenvolvimento econômico do interior. Luciano elogiou toda equipe governamental na pessoa da secretária de Planejamento, Lúcia Falcon.

 

É esperar que as ações deste projeto sejam iniciadas rapidamente, já que um grave problema da atual máquina governamental é a demora para que as obras sejam iniciadas e, principalmente, terminadas. No papel o projeto “Sergipe Cidades”, como bem disse o presidente do BNDES, é inovador e servirá de referência para outros Estados. Projeto aprovado, dinheiro em caixa, para o sucesso do projeto é preciso “azeitar” a máquina governamental para que os resultados apareçam…

 

Bolo com a bandeira de SE

Após a assinatura do contrato com o BNDES, a diretoria do banco ofereceu um almoço a comitiva de Sergipe, num espaço na sede da entidade. Ao final do almoço o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, fez uma surpresa ao governador Marcelo Déda com um bolo  decorado com a bandeira de Sergipe. Teve até parabéns pra você.

 

Título de cidadania para Luciano

Ao final da confraternização o presidente da Assembléia, deputado Ulices Andrade (PDT) informou que vai entrar com uma propositura para conceder o título de cidadania sergipana ao presidente do BNDES, Luciano Coutinho. Ele é natural de Pernambuco é bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo e, durante o curso, recebeu o prêmio Gastão Vidigal como melhor aluno de Economia de São Paulo. Luciano Coutinho é doutor em Economia pela Universidade de Cornell (EUA) e professor convidado da Universidade de Campinas (Unicamp). Seus estudos acadêmicos sempre tiveram como temas principais a política industrial e o lado real da economia.

 

Presenças

Na solenidade no BNDES estiveram presentes além do governado Marcelo Déda, o senador Valadares, os deputados federais Jackson Barreto, Albano Franco e Valadares Filho, o presidente da AL, Ulices Andrade, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira e secretários do Estado.

 

Notas de Laranjeiras

O deputado estadual Paulinho das Varzinhas (PTdoB) leu na tribuna da Assembléia Legislativa ontem, 11, notas publicadas neste espaço sobre o município de Laranjeiras. Aliás, sobre a administração de Yone Sobral este espaço está recebendo diversas denúncias e algumas não foram publicadas ainda porque estão em fase de apuração. E para quem interessar: alguns administradores, no caso prefeito e vice, muitas vezes acha que pode controlar a imprensa para atender aos seus interesses pessoais. Pode ser que consiga em outros espaços, neste aqui não. Pelo contrário aqui os nomes dos “bois” são publicados. Está bem claro…

 

Matéria não apareceu

Estranhamente a matéria do discurso do deputado Paulinho das Varzinhas de ontem, 11, não estava na Agência de Notícias da Assembléia Legislativa, ao contrário das matérias com os discursos dos outros oradores.

 

Itabaiana: é preciso mais

Foi importante a operação conjunta realizada pelas polícias civil e militar ontem, 11, em Itabaiana. Aliás, por coincidência no dia anterior, 10, este espaço escreveu sobre a necessidade de uma força tarefa no município para combater a onda de assassinatos. Foram cerca de 120 policiais, mas é preciso uma ação constante envolvendo os segmentos organizados e até a PF. É preciso uma atenção especial com Itabaiana.

 

Trabalho no INSS

O gerente regional do INSS, Augusto Fábio, está realizando um trabalho correto e sério a frente do órgão, em todos os municípios, sem interferência política. Isso vem incomodando algumas pessoas. O trabalho dele já está sendo reconhecido nacionalmente.

 

Medo de João

Para o líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Francisco Gualberto (PT), não há o que temer em relação ao processo pedindo a cassação do mandato do governador Marcelo Déda (PT), que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mesmo assim ele alerta: “Assim como todos nós temos medo da dengue, existe gente em Sergipe assustada com a possibilidade, por mais remota que seja, da volta de João Alves ao governo”, revela o parlamentar. “Mas queremos tranqüilizar o povo, porque temos informações sobre o processo e nosso governador já entrou com recurso jurídico pedindo a suspensão”, disse. “Portanto, neste momento não sabemos nem se será julgada a cassação ou não, pois primeiro tem que haver o julgamento do recurso”.

 

Mulheres do PSB

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último domingo, 08, A Direção Estadual do PSB em Sergipe, através da Secretaria Estadual das Mulheres Socialistas, realizará nesta sexta-feira, 13, uma confraternização, às 9hs, no auditório do Real Classic Hotel (Orla de Atalaia). Segundo a secretária das Mulheres Socialistas, Simone Macedo, serão homenageadas a ex-prefeita de Itabaiana, Maria Mendonça, pelo trabalho realizado naquela cidade, a prefeita reeleita de Ribeirópolis, Uita Barreto, pelo sucesso nas urnas, a candidata a prefeita Lai, de Arauá, que não venceu, mas teve um grande desempenho na eleição, as quatro vice-prefeitas e as dez vereadoras eleitas em todo o Estado.

 

Deputado consulta TSE sobre criação de partido político

O deputado federal Wilson Santiago (PMDB/PB) protocolou, nesta quarta-feira (11), consulta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em que faz questionamentos à Corte sobre os requisitos para criação de partido político e filiação partidária. Na consulta, o parlamentar faz as seguintes indagações:“1 – Que ato consubstancia a criação de um novo partido? E o que deverá ser observado nos casos de desfiliação partidária para esse fim? 2 – Uma vez desfiliado do partido originário, para criação de novo partido, e no caso deste novo partido não atingir o número de apoiadores estabelecidos em lei até o prazo em que exige filiação partidária para candidatar-se em eleições, pode o detentor de mandato eletivo filiar-se a nova agremiação ou a sua agremiação partidária anterior?”.

 

Seminário Estadual dos Juizados Especiais

A Comissão de Formatura Tobias Barreto, composta pelos formandos do Curso de Direito da UNIT firmam parceria com a OAB/SE para realizar o I Seminário Estadual dos Juizados Especiais.  O evento acontecerá nos dias 26, 27 e 28 deste mês na sede da OAB/SE com o objetivo de proporcionar aos profissionais da área jurídica e aos acadêmicos uma vivência sobre temas de extrema relevância no âmbito dos Juizados Especiais.

 

Palestrantes

O Seminário terá 25 horas com palestras de elevado nível, conforme exigência do Ministério da Educação (MEC). Serão palestrantes os seguintes Juízes: Dr. Anselmo Oliveira, Dr. Gustavo Adolfo Plech Pereira, Dr. Manoel Costa Neto, Drª Rosalgina Almeida Prata Libório e Drª Rosa Maria Mattos Alves de Santana Britto, bem como o Presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade. Informaçãoes no fones (79) 9938-1111 ou 8841-2649.

 

Concursados da Caixa

Nesta quinta-feira, 12, concursados da Caixa Econômica Federal participam de audiência com o superintendente Luciano Pimentel, às 15h, intermediada pelo Sindicato dos Bancários. O objetivo é cobrar as convocações e ver a possibilidade de prorrogação do concurso de 2008. A concentração dos manifestantes começa às 14h30 na Superintendência do Caixa, na rótula da Hermes Fontes.Na última segunda-feira, dia 9, o Banco do Brasil anunciou que estará renovando o concurso de 2007/2 por mais dois anos. Os concursados da Caixa esperam que a atitude do BB seja repetida, porque o último concurso da Caixa foi realizado em julho do ano passado e só foram chamadas 25 pessoas.

 

Imagem do TCE

As declarações do conselheiro Reinaldo Moura Ferreira quando da sua posse na presidência do Tribunal de Contas do Estado de querer melhorar a imagem do TCE foi bem recebido pela sociedade sergipana. Já o presidente da CUT/Sergipe Antônio Carlos Góis disse que Reinaldo Moura tem uma grande oportunidade, mas mostrou-se descrente, apenas perguntou: “será que ele vai mostrar isenção e começar a apurar as denúncias de irregularidades no município de Pirambu, que envolve o filho dele, o deputado estadual André Moura (PSC)? A imprensa sergipana já teve divulgou episódios que comprometem a imagem do TCE, quem não se lembra do escândalo Navalha/Gautama que acertou em cheio o conselheiro Flávio Conceição em conversas com colegas sobre “vinho”, “doce de leite” entre outras coisas. No meio político já teve quem declarasse que no TCE tem quem transformou o órgão num balcão de negócios, quem transformou o órgão num comitê eleitoral… fatos que apenas vai solapando o descrédito desse órgão de controle”.

 

Fórum discutirá transporte e trânsito

Nos dias 26 e 27 de março Aracaju vai sediar a Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito, evento que está em sua 68ª edição. Projetos de estrutura de transporte e trânsito das capitais que serão sedes ou sub-sedes da Copa do Mundo de 2014 devem centralizar as discussões. O evento ocorrerá pela segunda vez na capital sergipana e o secretário Bosco Mendonça, vice-presidente do conselho diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANPT), que organiza o evento, acredita na sua estabilidade no cargo como principal aliada à escolha. “Esse é um ano com muitos novos gestores do transporte, e a ANPT opta por um estado onde o secretário esteja há mais tempo”, fala. No fórum, Bosco coordenará as discussões sobre o PAC da mobilidade, que deve ter a ministra Dilma Roussef e o secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Bueno, sentados à mesa.

 

Itabaiana inaugura Fórum da Justiça Federal

A cidade de Itabaiana, região agreste de Sergipe, contará a partir da próxima sexta-feira (13/03) com uma estrutura completa da Justiça Federal. Será inaugurado a nova sede do Fórum Desembargador Vladimir de Souza Carvalho, numa homenagem a um dos seus filhos ilustres de Itabaiana. O prédio dispõe de uma completa estrutura para atender às necessidades de toda a população do agreste e também do sertão sergipano. “Com a inauguração desse prédio, cujo projeto foi iniciado ainda durante o meu terceiro mandato (2004), e que contou com a participação da bancada federal sergipana, com a colocação de verbas do orçamento da União, teremos a partir de agora maior comodidade para acompanharmos os processos que tramitam na Justiça Federal. Isso sem sombra de dúvidas beneficiará todo o povo de Itabaiana e das regiões do agreste e do sertão”, afirmou o prefeito Luciano Bispo.

 

Emendas parlamentares

Para a construção do prédio, foram viabilizadas emendas do orçamento geral da união dos deputados federais José Carlos Machado, Jackson Barreto, João Fontes, Cleonâncio Fonseca e o senador Antônio Carlos Valadares. A prefeitura de Itabaiana, na gestão de Luciano Bispo, além de iniciar o projeto, assegurou a ornamentação da avenida que liga a av. Luiz Magalhães ao Fórum, na sua concepção original, inclusive com o plantio das palmeiras imperiais. “Um homem que dignifica e engrandece o nome de Itabaiana no Brasil inteiro merece o nosso respeito. Dr. Vladimir de Souza Carvalho é um exemplo que devemos valorizar e mostrar a todos como um referencial a ser seguido pelos nossos jovens”, concluiu Luciano Bispo.

 

DO LEITOR

 

Sobre recapeamento da orla em atalaia

E-mail recebido: “O que ocorre é que, enquanto a bela orla de Atalaia receberá mais de R$ 1 milhão em verbas para esse recapeamento asfáltico, ruas paralelas à orla estão ainda a espera de uma lambida do betume. São ruas entregues à mercê da boa vontade política, uma vez que estão esquecidas na mente de quem pode decidir por isso. Após a rua Niceu Dantas, há uma sem asfalto e outras transversais que a cortam. Com isso, sobram entulhos, buracos e até mesmo possíveis pousadas para os mosquitos da dengue nos lotes que acumulam lixo e aumentam o mal cheiro no local. Não que o recapeamento da orla seja importante pelo grande tráfego de veículos que ela tem e pelo cartão postal que é, porém, como morador do bairro vejo que seria muito mais importante fazer jus à população que nele reside a apenas manter “excelente” o que já está em “ótimo” estado”.

 

Ferrado com os próprios ferrões I

Do leitor Messias Gonçalves: “As vidas públicas de Marcelo Déda, governador de Sergipe e de Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju, são marcadas pelas suas atuações nos movimentos estudantis. Referindo-se a Déda, primeiro no secundarista. Já universitário, encontra no DCE um grupo político estudantil de esquerda na Universidade chamado Atuação. A primeira greve na UFS teve o seu acompanhamento e passa a se interessar pelas causas esquerdistas. Chama a atenção da militância política. Nunca esteve ausente das lutas sindicais. Está registrada na história, em pleno governo do seu hoje amigo e aliado Valadares, que teria sido agredido ou no popular, apanhado da Policia, enfrente ao palácio do governo, hoje seu inquilino. Já Edvaldo Nogueira, trilhou os mesmos passos. Esteve também na UFS, onde inicia a militância política. Cursou até o quinto ano de medicina. Secretariou e presidiu o DCE da UFS. Obteve no seu modesto, porém file PC do B, dois mandatos de vereador. Quis o destino que ambos, compusessem uma chapa vitoriosa em 2000, rumo à prefeitura. Ganharam no primeiro turno. Com essa conquista, as organizações sociais, os sindicatos dos trabalhadores públicos, vislumbram em esperanças, que com a derrocada dos grupos dominantes, haverá de resgatar as suas conquistas e as suas aspirações. Agora a PMA, mas logo depois será o governo do estado. Não dá outra. Em 2006, já no primeiro turno, assim como ocorrera pra prefeito, Déda é governador de Sergipe, derrotando nada mais nada menos que João Alves Filho. Aí a euforia é enorme. Ele veio para resolver tudo, imaginaram alguns “companheiros” de luta. Muitos das antigas mesmo”.

 

Ferrado com os próprios ferrões II

Continua Messias: “Todos deixam de serem as pedras sempre atiradas nos prefeitos e governadores que os antecederam. Agora são as próprias “vidraças”. Os espetos que furavam os seus adversários, agora servirão para serem, por eles mesmos picados. Lula diz muito bem que quando se está na oposição, não há responsabilidade com nada. Fala o que quer, prega o quem bem quiser. Mas quando assumem o poder, depara-se com uma realidade totalmente inimaginável. São leis e mais, limites, verbas carimbadas e acima de responsabilidade. Só que não somente para os companheiros de luta. É para toda uma sociedade. Quem votou e quem não votou. Passamos vinte, trinta anos, sofrendo, massacrados. Não temos a capacidade de ter paciência de esperar todo o desenrolar de um projeto. Primeiro, o “meu”. Depois, dane-se o resto. Sobra-se, que distribua para com os demais. Nos casos específicos, destaco a implantação da “mesa de negociação”. Lembro do seu lançamento no auditório do Banese. Uma central sindical enaltecia a iniciativa. Fora a primeira a abandonar o barco. Aí, começa o fracasso. Só surtiu efeitos positivos para poucas categorias. Duas ou três. Para as demais, vamos empurrando com a barriga. O que sempre defendi era negociação unida, dentro da realidade do tesouro estado. Defendi inicialmente, “educar” os líderes sindicais e de associações. Educar nesse contexto significa juntos buscar os meios de solucionar em parte, todas as pendengas, todos os penduricalhos, que dormem nos contra cheques dos servidores. Era mostrar para aprenderem o que é LRF, plano de cargos e salários, reformas previdenciárias, fator previdenciário, enfim, formar os companheiros, para que se adequassem as nossas realidades. Lembra que Marcelo Déda é o nosso maior ídolo”.

 

Ferrado com os próprios ferrões III

Acrescenta Messias: “Esse estágio que julgo de grande valia foi pulado. Você não ver nenhuma entidade representativa de classe, formar novas lideranças, promover cursos de formação. Salvo o sindicato dos policiais civis, todos estão pelo menos a uns quinze a vinte anos. Estão acostumados a administrarem “associações assistencialistas”, não sindicatos. E hoje, tanto Déda como Edvaldo, estão pagando caro, com essa “onda” de greves. E para mostrar que é falta de educação e formação, pode uma entidade querer que quem ganha um salário de R$ 1.800,00 mais R$ 3.000.00 de complementação, vinda do ministério da saúde, passe a receber num piscar de olhos, R$ 8.000,00, com um agravante. Reduzir pela metade a jornada de trabalho. Outra, insistir numa tese de “piso”, que parece mais preocupado em calçar todas as ruas do estado, do que com a qualidade do ensino público. Uma tropa que em dois anos, pelo menos obtiveram mais ou menos 60% de ganho nos seus vencimentos. Claro que neste caso, algumas adequações precisam ser feitas, para que no caso de interrupção da carreira, não haja baixa nos proventos, quer seja como aposentadoria ou como pensão. Neste momento onde os nervos estão à flor da pele, eis que outra entidade, onde congrega os maiores salários do estado, sai com nota, divulgando crescimento de arrecadação, levando como base, um ano atrás, primeiro para mostrar que eles estão trabalhando para aumentar as receitas, como se isso não fosse as suas atribuições e obrigação, segundo, para quererem mais reajuste e, terceiro, dar munição para os que estão a aspirar alguma laminha”.

 

Ferrados com os próprios ferrões IV

Conclui Messias: “Tudo isso, em apenas dois anos de três meses de governo. Ainda temos mais dois anos, com a possibilidade de um segundo mandato. Frustra pelo fato que ninguém pode negar a disposição e a boa vontade do governador, quando o assunto é valorização dos servidores. Quanto a Edvaldo, insisto que devia buscar médicos em Cuba, Venezuela, Chile. Esses países latinos celebram convênios para mandarem os seus profissionais da área de saúde. Busque respaldo no MPE, para que quando os profissionais latinos aqui estejam os conselhos, os sindicatos, a sociedade não queira continuar manipulando os serviços e a população carente dos serviços médicos. Mas, a esperança é que ainda temos tempo para educarmos e fazermos um sindicalismo de qualidade e de respeito, dentro da realidade de governo e de estado. E não esqueçam que a “educação e a formação”, são os principais pilares de qualquer sociedade e democracia.  Vamos ter coerência e guardar os ferrões. Com a palavra, todos nós sairemos ganhando”.    

 

Frase do Dia

“O egoísmo não é amor por nós próprios, mas uma desvairada paixão por nós próprios”. Aristóteles

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais