PT, PMDB, PSDB e Cia, não querem mudar Brasil

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O Brasil vive uma das mais graves crises política e administrativa da sua história, que por sinal poderia não ter sido tão severa.

Fruto da infeliz combinação de dois principais fatores – o reflexo tardio de duas crises internacionais (a americana de 2008 e a europeia de 2011) e a inépcia do governo Dilma – agravou-se com a operação Lava Jato que expôs para todo país que a classe política, sem distinção, está atolada em escândalos e é preciso fazer algo urgente.

Infelizmente, nem o PT, nem o PMDB, nem o PSDB, ou seja, os maiores partidos não querem uma reforma partidária de verdade.

Quem pensa no Brasil neste momento deve levantar a bandeira de eleição presidencial já em 2016 e quem sabe eleições gerais. E se a classe política desejar poderia aproveitar a crise política e instituir uma reforma partidária de verdade, reduzindo o número de partidos, reforçando o fim do financiamento privado e, implantando o parlamentarismo misto, como este espaço já defendeu.

É hora de recobrar a razão e a classe política, com o apoio de segmentos organizados, entender que as crises políticas se resolvem pela via política e jamais pela polícia  (à PF, MPF e Judiciário não cabe esse papel).

Do jeito que se encontra, pode entrar quem for que ficará refém de um Congresso com a maioria fisiologista.

Quem tem compromisso neste momento deve abominar o ódio seletivo e inútil. É aquela história ninguém vai encontrar uma freira em um bordel. Mais lúcido impossível para analisar o Congresso atual.

Enquanto cidadãos compromissados com nosso país, não podemos ser inocentes úteis a serviço de quem quer que seja.

Adilson Júnior deixa Secretaria de Turismo e Esporte. Vai disputar prefeitura de São Cristovão
E o secretário de Turismo e Esporte, Adilson Júnior comunicou ontem, 31, ao governador Jackson Barreto que colocará o nome para a disputa da Prefeitura de São Cristovão pelo PDT. Assume no lugar dele Saulo Eloy Filho.

Redução dos homicídios em maio pode chegar a mais de 40%
Durante todo o mês de maio de 2015, foram 114 homicídios em todo o Estado de Sergipe. Até o último dia 30, segunda-feira, foram contabilizados 70 homicídios. Faltando apenas o dia de ontem, 31, para saber o percentual exato comparando os dois meses. Uma coisa é certa: a segurança pública melhorou nas últimas semanas.

No Santa Maria, muitos menores entre os mais perigosos traficantes
Ontem, 31, a SSP fez uma operação gigantesca no bairro Santa Maria em Aracaju e também no município de Estância. Chamou a atenção de todos o grande número de menores apreendidos no Santa Maria, envolvidos com o tráfico, assaltos e assassinatos. Estes estarão soltos (se já não foram) rapidamente.

Presunção de inocência
Entre os decretos assinados pelo governador Jackson Barreto beneficiando a PMSE teve o que estende aos praças a garantia constitucional da presunção de inocência. A partir de agora soldados, cabos, sargentos e subtenentes somente sofrerão restrições ao seu direito à promoção, caso seja condenado com sentença judicial transitada e julgada. Com isso o governo realiza um antigo sonho da corporação.

Comissão
O segundo decreto instituiu, no âmbito do Poder Executivo Estadual, uma comissão técnica para efetuar os estudos visando à implantação para os subsídios da Polícia Militar do Estado de Sergipe e do Corpo de Bombeiros Militar. O decreto foi assinado pelo governador Jackson Barreto, pelo secretário de Segurança Pública, João Batista, e pelo secretário de Governo, Benedito Figueiredo.

Executiva Nacional do PT
O secretário nacional de Finanças do PT, Márcio Macêdo, participou ontem, 31, da reunião da Executiva Nacional do partido, em Brasília. A conjuntura política, as eleições municipais de 2016 e encontros setoriais da sigla foram debatidos no encontro. A Executiva do PT aprovou o texto de resolução com o título de “Não ao Golpe, Fora Temer, Em defesa da democracia, Nenhum direito a menos!”, que aborda os últimos fatos políticos ocorridos no país.

Retorno
“A reunião da Executiva foi muito importante para reforçar a nossa disposição para defender o retorno da nossa presidente Dilma Rousseff e engrossar o pedido, cada vez maior na sociedade, de Fora, Temer. O momento é de resistência”, afirmou Márcio Macêdo, para quem os áudios vazados pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, “só confirmam o que as forças progressistas e aqueles que defendem a democracia já estão denunciando há bastante tempo: há um golpe em curso no país”.

Aúdios
No documento aprovado no encontro, o PT aborda o vazamento de áudios que derrubaram dois ministros do governo interino de Michel Temer (Romero Jucá e Fabiano Silveira). Segundo o partido, a "agenda ética" de Temer "se esfarela" após o vazamento de conversas entre o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, e peemedebistas.

Processo
“Na última semana, pelo menos dois fatos confirmam o caráter golpista do processo de impeachment da presidenta Dilma: o vazamento dos diálogos gravados pelo ex presidente da Transpetro Sergio Machado e seus correligionários, como os ex-ministros Romero Jucá e Fabiano Silveira, e o anúncio das medidas econômicas propostas pelo governo golpista de Michel Temer”, diz a resolução.

Novo modelo do Forró Caju
O secretário Municipal de Comunicação Social, Carlos Batalha, participou de uma sessão especial ontem, 31, na Câmara de Aracaju onde esclareceu para os vereadores e a imprensa o novo modelo do Forro Caju 2016.

Grandiosidade
“Nosso objetivo é realizar o evento com a mesma grandiosidade e o menor custo possível. Por isso que buscamos as estratégias de firmar convênio com o Governo Federal, captar patrocinadores e negociar o uso de espaço público da festa com vistas a sua realização”, explica,

Manutenção da festa
De acordo ainda com o secretário, a opção pelo chamamento público foi a saída para manter a festa. “Com esse novo modelo, diminuímos os custos de 80 a 85% em relação a realização do evento de 2015. Assim como adotamos os modelos de grandes festas juninas como Campina Grande, Petrolina e outros, com isso a chamada pública permitirá que o permissionário se responsabilize por serviços tipo de cachês, camarins, camarotes de acessibilidade, estrutura para serviços públicos, entre outros”, conta Batalha.

Conselho de Psicologia apoia projeto aprovado em Aracaju
E o Conselho Regional de Psicologia de Sergipe (CRP19-SE), através do presidente, psicólogo Adriano Ferreira Barros, elogiou o projeto do vereador Max Prejuízo, aprovado na Câmara de Aracaju e espera sanção do prefeito João Alves. O projeto institui a Campanha Permanente de Informação, Prevenção e Combate à Depressão no Município de Aracaju e recebeu total apoio do Conselho.

Importância
Ontem, 31, Max apresentou o projeto ao presidente do CRP19-SE. Para o presidente Adriano, o projeto é "de fundamental importância para disseminar a informação e auxiliar na busca de ajuda e tratamento".

Corpo em Psicanálise: Congresso Internacional em Aracaju
Nos dias 29 e 30 de julho próximo, será realizado o IX Congresso internacional sobre o Corpo em Psicanálise.  este ano com o tema “Da sensação ao pensamento: a função organizadora dos órgãos dos sentidos”. O Congresso, que será realizado no Hotel Real Classic (Orla de Aracaju) receberá sete convidados italianos e quinze brasileiros que participarão das discussões sobre o tema que é o mais atual na área. Maiores informações e inscrições através do site: www.ipfr.org

Visita com Arte
A Escola de Artes Valdice Teles, unidade da Funcaju, realiza amanhã, 01, a primeira apresentação do projeto "Visita com Arte", que acontecerá às 15h no Teatro João Costa, localizado no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega). Os visitantes que comparecerem ao local terão a oportunidade de apreciar um lindo espetáculo dos alunos do curso de musicalização infantil realizado por cerca de 50 crianças do projeto de extensão da escola.

GBarbosa patrocina São João de Aracaju
Mais uma vez o GBarbosa vai patrocinar as principais festas juninas de Aracaju. O Forró Caju que acontece no Mercado e, o Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia. A novidade deste ano será o Armazém GBarbosa, no Arraiá do Povo, onde haverá uma loja com decoração de época, para relembrar os antigos armazéns secos e molhados, além de vender alimentos para o público e comerciantes. A ideia é criar um museu, por meio de fotos antigas, que misture a história de Aracaju com a do GBarbosa. “A capital sergipana completa 161 anos, e o GBarbosa 61 anos. É tradição apoiarmos eventos que ressaltem a cultura do Estado. Reforçamos nossa raiz sergipana promovendo a cultura popular”, afirma Thiago Donald, gerente de Marketing do GBarbosa.

PELO TWITTER

www.twitter.com/anterogreco  A dúvida é o caminho pro conhecimento. Quando a gente fica cheio de certezas, trava, emperra, não vai mais pra frente. Mente aberta, sempre.

www.twitter.com/lucianopazx  A corrupção é dos homens e não dos partidos. Defendamos ideologias, não pessoas!

www.twitter.com/ThalesBrandao O Presidente do Bradesco que ficava acompanhando a Tocha foi Atochado pela PF e MPF.

www.twitter.com/higorfb  Essa semana podia ser igual bola de basquete, ir direto pra sexta.

NOTA DE ESCLARECIMENTO – DIREÇÃO MUNICIPAL DO PSDC DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO

Caro e nobre Jornalista Cláudio Nunes, ao lermos a coluna de hoje (31/05/2016), nos causou surpresa uma afirmação sua como jornalista de que os pré-candidatos a vereador pelo PSDC já têm os números com os quais vão concorrer nestas eleições e que, inclusive, os mesmos já fazem campanha aberta pelas redes sociais.

Inicialmente, queremos esclarecer que essa afirmação sua é bastante equivocada, não correspondendo com a veracidade dos fatos!

Em respeito ao nobre jornalista, o qual muito admiramos, queremos lhe informar o que de fato aconteceu:
Ultrapassado o prazo das filiações para quem pretende ser candidato neste pleito eleitoral de 2016, que foi no último dia 02 de abril de 2016, todos os partidos tiveram acesso às listas dos filiados, que é pública e de conhecimento de todos, bastando apenas acessar o site do TSE e conferir a relação de qualquer que seja o partido em qualquer que seja o município.

Pelo fato do PSDC ser um dos partidos mais competitivos deste pleito eleitoral, com exatos 42 (quarenta e dois) pré–candidatos a Vereador, nós nos tornamos “alvo” dos nossos adversários. O suposto “documento” em que o nobre jornalista publicou como sendo a (suposta) “lista oficial”, na verdade é um “documento” apócrifo, o qual indevidamente utiliza a logomarca do partido, contendo o nome de alguns dos nossos pré-candidatos, e com os supostos números de candidatura. Alguém agindo com muita torpeza e má-fé, já demonstrando desespero, elaborou e deu publicidade nas redes sociais desse suposto “documento” como sendo do PSDC.
Portanto, negamos veementemente que este suposto “documento” tenha sido elaborado pelo Diretório do PSDC, até mesmo porque temos conhecimento das vedações contidas na legislação eleitoral.

Informamos ainda que tomaremos as medidas judiciais cabíveis no sentido de averiguar quem cometeu este crime (eleitoral), utilizando-se indevidamente do nome do Partido Social Democrata Cristão – PSDC.

Em nome dos princípios norteadores do bom jornalismo que é praticado pelo nobre jornalista, pedimos que seja publicado os nossos esclarecimentos nos termos acima expostos.

Cincinato Mello – Diretório Estadual do PSDC
Saulo Medeiros – Presidente do Diretório do PSDC de Socorro

NOTA DO BLOG

A nota sobre os pré-candidatos do PSDC em Socorro foi publicada por conta do print recebido do facebook com os nomes e números de todos eles. Faz bem a direção do PSDC tomar as providências judiciais cabiveis para encontrar e punir os responsáveis pelo crime eleitoral cometido.

ARTIGO
Licença paternidade de 20 dias para servidores em Sergipe por Hebert Pereira*

Recentemente entrou em vigor a Lei 13.257/2016 que estabelece princípios e diretrizes para a implementação de políticas públicas para a primeira infância, em atenção à especificidade dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e do ser humano.

Cumprindo o mandamento constitucional de prioridade absoluta dos direitos da criança, nos termos do art. 227 da Constituição Federal e do art. 4º da Lei nº 8.069/90(ECA) e fruto de estudos especializados, foi proposta a ampliação da Licença Paternidade para até 20 dias no setor privado, através do Programa Empresa Cidadã. Entretanto, a medida já vem sendo adotada pelo setor público em alguns Estados do país, como o Rio de Janeiro, que através de uma Emenda à Constituição ampliou para 30 dias a Licença Paternidade para todos os seus servidores.

Em Sergipe o Ministério Público Estadual saiu na frente e através da Portaria 1.012, de 09 de maio de 2016, regulamentou a ampliação do tempo de Licença paternidade para até 20 dias. No dia de ontem, 30 de maio, foi a vez do Tribunal de Justiça de Sergipe fazer o mesmo, através da Portaria nº 48/2016, e provavelmente os demais poderes e instituições sigam esse caminho.

A iniciativa é justa e mais do que merecida, principalmente nesse cenário em que os servidores apenas amargam perdas. Ocorre que, está sendo feita por via inadequada, pois, a ampliação desse direito deveria se dar por meio de Lei específica, aprovada pela Assembleia Legislativa, pois a Licença Paternidade para os servidores civis já é regulamentada em 5 dias na Lei 2.148/77 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Sergipe), a qual não pode ser alterada por Portaria de nenhum dos poderes ou instituições como está a ocorrer.

Sendo assim, urge ao Poder Executivo Estadual encaminhar um Projeto de Lei Complementar para a Assembleia Legislativa, a fim de alterar o Art. 112-D do Estatuto dos Servidores, e regularizar a situação normativa da ampliação da Licença Paternidade feita pelo TJ/SE e pelo MP/SE; para estendê-la a todos os servidores públicos civis do Estado de Sergipe; e, aproveitando o ensejo, alterar também a Lei nº 2.066, de 23 de dezembro de 1976 (Estatutos dos Policiais Militares do Estado de Sergipe) para dar igual direito aos servidores militares. Pois pai é pai independente da carreira que segue!

E para não falar apenas do Governo Estadual, pedimos ao Prefeito de Aracaju faça o mesmo, pois foram tantos anos para aprovar um novo Estatuto do Servidor Público do Município de Aracaju que avançou tão pouco. Aliás, deixou apenas de ser retardatário, mas continua atrás.

*Cidadão.

PMA – Justiça declara ilegal greve dos médicos

O Poder Judiciário de Sergipe declarou ilegal a greve do Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (SINDIMED), a partir de uma ação ajuizada pela Procuradoria Geral do Município de Aracaju.
A Ação de Procedimento Ordinário em face do SINDIMED se baseou na principal alegação do fato dos médicos, servidores municipais, terem paralisado suas atividades contabilizando uma série de prejuízos à saúde dos cidadãos aracajuanos menos abastados, que não podem custear tratamento particular de saúde, inviabilizando as consultas diárias e o acompanhamento de cerca de 7.500 (sete mil e quinhentas) famílias do Programa de saúde da Família.
Como já fora explicitado pela própria gestão municipal, as tentativas de entendimento com a classe médica tem sido uma constante. Com várias reivindicações inclusive tendo sido atendidas ao longo dos últimos três anos. Contudo, a cada avanço, novos fatos são apresentados pelo Sindicato da categoria, não levando em consideração muitas vezes, a grave crise econômica que o país atravessa.
A partir da ilegalidade da greve, a esperança é que tão logo o Tribunal de Justiça intime os responsáveis pela paralisação dos médicos do município de Aracaju, os serviços nos postos e hospitais da rede municipal da capital possam ter o atendimento normalizado. A multa fixada pelo Tribunal de Justiça em caso do descumprimento da ordem judicial(que determina o retorno imediato as atividades) é de R$ 20,000,00(vinte mil reais) por dia.

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“A exigência de liberdade é uma exigência de poder.
John Dewey, filósofo e pedagogo estadunidense,morreu em 01 de Junho de 1952 (n. 1859).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários