Quem nos garante um futuro melhor sem a presidente?

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Um texto da atriz Fernanda Torres publicada na Folha de São Paulo no último final de semana.

Radicalismos recíprocos, mágoas políticas, pobres versus ricos, morte à burguesia, arrocho financeiro, convocações, marchas, seca, escândalos, delações, a coisa tá preta.

Em meio à intempérie, dois livros têm me servido de guia: as biografias de Napoleão Bonaparte, a de Alan Schom e a de Andrew Roberts.

Sou artista e burguesa, mas não defendo o impeachment.

Os franceses deceparam a cabeça de Luís 16, enfrentaram uma década de horror e acabaram nas mãos de um general que se autocoroou imperador. Quem nos garante um futuro melhor?

Dilma está longe de ser Luís 16, mas a insatisfação popular, o isolamento, a corrupção, o revertério climático e a ruína de sua base partidária guardam paralelo com as desventuras que levaram o rei à guilhotina.

Napoleão surgiu no vácuo da turbulência que se seguiu à queda da Bastilha. Cabeças rolaram em série, primeiro a do monarca, depois a dos nobres, dos ricos, dos católicos, dos moderados girondinos e, por fim, dos extremados jacobinos.

É curioso notar o quão rápido o "em nome do povo" se transforma no "em nome dos meus". Povo é um termo genérico, palavra retórica, usada de maneira indiscriminada pelos que almejam (ou detêm) o poder.

A campanha eleitoral que levou Dilma à reeleição é, hoje, seu maior inimigo. O feijão voando do prato dos menos favorecidos, a garantia de que não elevaria os juros e nem deixaria o trabalhador pagar pelo desajuste econômico vêm, agora, cobrar o preço da propaganda.

Existe, de fato, um erro de comunicação por parte do governo, mas ele não está no abandono da militância nas redes, como afirma estudo recente, mas, sim, no fato da reeleição ter obrigado o Planalto a adiar ajustes que deveriam ter sido feitos ao longo dos últimos anos.

Hélio de La Peña diz que a elite branca de todas as cores e ricos de todas as classes sociais foram às ruas no dia 15.

A oposição estava lá, não há dúvida, e também uma direita saudosa da ditadura, cujo crescimento preocupa não apenas no Brasil.
Se Dilma não resistir, a quem estaremos entregues?

A Revolução Francesa tem coadjuvantes tão, ou mais, interessantes do que Luís 16, Danton, Robespierre e Napoleão.

Dentre todos os que sobreviveram às mudanças abruptas da virada do século 18, Tayllerand, Sieyès, destaco aquele que entrou para a história como o Judas da Revolução.

Joseph Fouché era um plebeu, filho de marinheiros e comerciantes bem-sucedidos.

Formado em física e matemática no seminário dos Oratorianos, esteve perto de se ordenar padre, mas preferiu o magistério. Teve alunos influentes e desenvolveu estreitos laços com Robespierre –homens que, mais tarde, o ajudariam na sua ascensão política.
Prometendo lutar pela liberdade e pela igualdade, ou morrer defendendo-as, Fouché se tornou um jacobino fervoroso.

Votou a favor da decapitação de Luís 16 e promoveu a execração pública da Igreja que o formou e da nobreza que ajudou a formar.

Transmutou-se num homem do povo, laico, defensor do terror salutar. Em missão no interior do país, ainda relutante quanto às benesses da Revolução, aterrorizou Lyon, ordenando a invasão de 1.600 residências e a execução de 1.905 cidadãos, na sua maioria nobres e cultos.

Quando os jacobinos se transformaram em ameaça para o Diretório, o camaleão assumiu o cargo de ministro da Polícia, censurou jornais, prendeu jornalistas e perseguiu os radicais que, um dia, foram seus aliados.

Em seguida, tramaria com o general Bonaparte, recém-chegado do Egito, o bem-sucedido golpe de estado do "18 Brumário", que daria cabo do Diretório, colocando um ponto final na Revolução Francesa.

Napoleão se tornaria primeiro cônsul e, numa eleição forjada, imperador. O temido Fouché preservaria o cargo de ministro da Polícia, com poder suficiente para investigar todo e qualquer cidadão, a família Bonaparte incluída.

Numa discussão acalorada, Napoleão pergunta ao ministro que atitude tomaria, caso o império caísse em desgraça.

Calmo, Fouché responde que faria tudo para apagar seu histórico bonapartista, procurando servir àquele que alcançasse o poder.
"É assim que se faz política!", conclui Napoleão, com um sorriso admirado.

Pedir a cabeça Dilma é fácil, difícil é se livrar dos Fouchés.

Sergipe e o dia 12
E você já decidiu em que grupo vai sair no dia 12. No grupo liderado pelo agiota ou no grupo liderado pela filha do político preso pela Operação Fox?

Agiotagem não é crime
Sergipe é o único lugar do País onde Agiotagem não é crime: é Cidadania. Por isso ele vai liderar no dia 12.

PSB ingressa com ADI contra reajuste do IPTU em Aracaju
O PSB em Sergipe, através do Diretório de Aracaju e do Estadual ingressou ontem com uma ADI (com pedido de cautelar) contra a lei que reajustou o IPTU em Aracaju. A peça tem cerca de 30 páginas e teve orientação também de um escritório de contabilidade. O presidente do PSB de Aracaju, Elber Filho, explicou que foram encontradas várias irregularidades desde a tramitação, a votação do projeto e questões tributárias. É a terceira ação contra o reajuste do IPTU as outras duas foram ingressadas pelo MPE e pelo PCdoB. Nenhuma foi julgada ainda. Leia nota do PSB no final do blog de hoje.

Assessora jurídica “fantasma”: Rádio recebe denúncia e vai de surpresa comprovar veracidade

Um amigo radialista recebeu uma denúncia que num órgão importante, que tem entre as atribuições fiscalizar, a chefe da assessoria jurídica, não presta expediente das 7h às 13h. São raras as presenças na segunda e na sexta-feira e nos outros três dias chega às 10h e sai às 13h, quando deveria chegar às 7h. Cumpre, no máximo, três horas diárias. Para comprovar a denúncia o programa de rádio vai enviar um radialista por três dias, sem noticiar, apenas conferindo a ausência dela. Depois vai cobrar do presidente as devidas explicações.

João Alves e seus cabos eleitorais. Obras paralisadas
O prefeito João Alves precisa chamar a atenção de sua equipe ele continua mal assessorado. Um grupo de moradores enviou e-mail a este blog relatando que as obras  de  esgotamento sanitário da comunidade Ponta da Asa I e II estão paralisadas. O blog entrou em contato com a construtora responsável pela obra e citada pelos moradores: a Camel. Após algumas tentativas conseguiu falar com um engenheiro que confirmou que a paralisação ocorreu por falta de pagamento. Os moradores vão colocar uma faixa no local: “o slogan de campanha João é a Solução não passou da ideia publicitária. Acorda Dr. João !”

Atenção Eduardo Matos: será que não estão assassinando a árvore na calçada do Parmegianno?                            

Õ secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos, certamente vai mandar a fiscalização no local. A foto ao lado mostra que na calçada ao fundo do restaurante Parmegianno, na Avenida Beira Mar, apenas uma árvore está morrendo. E detalhe: ela fica em frente a entrada de serviço do restaurante. Será que foi envenenada para retirá-la da entrada de serviço? Somente a fiscalização responsável pode comprovar.

SMTT não fiscaliza: Empresa Modelo faz o que quer no sistema de Aracaju
O blog já relatou por várias vezes abusos dos motoristas da empresa Modelo que não respeitam a sinalização. No domingo, 05, foi pior: idosos que estavam no terminal da Atalaia, ás 10h35, para pegaram o ônibus Fernando Collot/Atalaia prefixo 9167 tiveram que ouvir risadas irônicas do motorista que não deixou que eles entrassem pela porta dianteira, como sempre fazem. Além de irônico, o motorista desrespeitou os idosos, com risadas a todo o momento. E, infelizmente, a SMTT, quem  deveria fiscalizar e punir, nada faz.

Macambira: comunidade volta a denunciar abusos do padre Américo
E ontem, 06, vários moradores de Macambira, que moram próximo ao salão paroquial, ligaram paras as emissoras de rádio da região para reclamar do padre Américo, que fez um bingo no domingo, mas depois deixou o som alto com músicas de todos os tipos até alta hora.

Fiéis correm o risco de acidente
O problema com o padre é tão grande que fieis estão se deslocando de ônibus para Itabaiana para assistirem a missa semanal, por conta do cunho político dado pelo padre Américo a missa. Na semana passada um dos ônibus, cheios de fieis, muitos deles idosos, por pouco não se envolveu num acidente. Já pensou? Quem ficará com a consciência pesada? O padre ou o arcebispo Dom Lessa que é o padrinho do padre e não quer mudá-lo de paróquia. E mais: o novo arcebispo Auxiliar, Dom João Costa, o que acha de tudo isso?

Indenizações
Todos os meses, quando recebe parcelas de indenizações, o prefeito Valmir de Francisquinho, recorre às redes sociais para mostrar ao povo de Itabaiana que os que, no passado, manipulavam informações, infelizmente continuam a tentar esse tipo de prática junto as pessoas de bem do município. Ontem, 06, ele foi informado pelo seu advogado que ganhou mais dos processos contra um radialista e um membro da oposição.

Liberdade sempre, calúnias não!
"É importante ressaltar que, em momento algum, quero ferir a liberdade de imprensa. Toda crítica que seja construtiva é bem vinda. O que não irei admitir é que nossos adversários faltem com a verdade e posem de bons moços perante à sociedade", destaca o prefeito que finaliza explicando que relata todos os fatos em nome da verdade, do amor e acima de tudo do respeito ao povo de Itabaiana.

Prefeitura realiza audiência pública para elaboração da LDO e LOA
A Prefeitura Municipal de Pirambu, através da Secretaria de Governo, convida toda a população para participar da Audiência Pública, para a elaboração das leis orçamentárias, LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual e Lei do Plano Plurianual).

Discussão
A audiência que acontece na próxima quarta-feira, dia 8, a partir das 8h na Câmara de Vereadores, tem como objetivo discutir com a população a elaboração da LDO de da LOA para o ano de 2016.De acordo com o prefeito Élio Martins, é fundamental a participação das Associações, dos Conselhos Municipais, da CDL, Ministério Público, Câmara de Vereadores e entidades representativas da sociedade nas discussões.

Pré-Universitário em Canindé
A Secretaria Municipal de Educação de Canindé de São Francisco, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE), iniciou ontem, 06, as aulas do curso Pré-Universitário.
As aulas acontecerão das 19h às 22h15 na Escola Municipal Edna Apolonio.

Oportunidade
Cada aluno matriculado no Pré-Universitário recebeu quatro cadernos didáticos, com 200 textos, abordando os mais variados temas. "O Pré-Universitário é mais uma oportunidade da Prefeitura de Canindé de São Francisco para os jovens que almejam ingressar no ensino superior", disse Dra. Eliane de Moura Morais.

II Edição do Projeto “PGE Integre-SE” ocorrerá na Procuradoria
A Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe (PGE/SE), através da Corregedoria-Geral da Advocacia-Geral do Estado, em parceria com a Associação dos Procuradores do Estado de Sergipe (APESE/SE) realizarão, no próximo dia 09 de abril de 2015, às 9 horas, a II Edição do Projeto “PGE Integre-SE”, no auditório da PGE (Praça Olímpio Campos, 14, Centro).

Fomento
Esse Projeto tem como objetivo fomentar discussões e debates sobre Políticas Públicas no Estado de Sergipe. Nesta oportunidade, contará com a palestra do secretário de Estado da Segurança Pública, Mendonça Prado que abordará a temática: “Políticas Públicas em Segurança Pública no Estado de Sergipe”.

Assembleia no TCE reunirá presidentes de Câmaras municipais sergipanas
Ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 10, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), a I Assembleia dos Presidentes de Câmaras do Estado de Sergipe. O evento tem o propósito de reunir parlamentares e prefeitos de todos os municípios sergipanos para debater o processo de reforma política e outros temas de interesse comum.

Participação
"Estamos convidando todos os prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de Câmaras e vereadores; Esperamos que seja um encontro muito produtivo", destaca o vereador Amiltom Amorim, presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Neópolis e Presidente Estadual da Associação de Presidentes de Câmaras do Estado de Sergipe.Convidado para proferir a palestra de abertura, o conselheiro Carlos Pinna irá abordar a importância da aproximação entre o Legislativo e o Tribunal de Contas.

Estância e Glória também participam da Semana do MEI
Sergipe participa da Semana do MEI com ações em três municípios. Além de Aracaju, o evento também será realizado em Estância e Nossa Senhora da Glória. A proposta é permitir que empreendedores das regiões do Alto Sertão e Sul Sergipano possam participar de uma das principais iniciativas do Sistema SEBRAE de acesso à orientação empresarial.

Locais
Em Aracaju, a Semana do MEI será realizada na Praça General Valadão, centro, de 13 a 18 de abril. Em Estância o evento acontece na Praça Barão do Rio Branco e em Glória na Praça Antonio Alves Oliveira, ambas localizadas no centro de seus respectivas cidades, no período de 15 a 18 de abril. 

Microempreendedors
“O SEBRAE vai para as principais praças atender os microempreendedores individuais e potenciais empresários. É uma ação proativa, que permite atender milhares de empreendedores”, alerta Emanoel Sobral, superintendente do SEBRAE. A 7ª Edição terá como foco principal as capacitações nas Oficinas SEI, assim como orientações para as obrigações legais do MEI, serviços de baixa, formalização, alteração da empresa, orientações quanto ao preenchimento da Declaração Anual e a impressão dos boletos das obrigações fiscais.

PELO TWITTER

www.twitter.com/rodrigobovary  Cadê os poetas destes tempos sombrios e fascistas? Não conheço, não os vejo. Espero que apareçam.

www.twitter.com/joaocorrrea  Estuprador condenado à mais de 10 anos ganha da justiça o famoso indulto de Páscoa e volta a estuprar. Quando isso vai mudar ?

www.twitter.com/BlogClaudioNun  E em SE? Os envolvidos nas Operações Navalha, Fox, orelha de Gado com chip cortada (p/ ñ pagar banco). Eles vão para às ruas dia 12?

www.twitter.com/palmeriodoria  "O Irã sabe que não pode nos enfrentar", afirma Obama. Os vietcongs também não podiam.

www.twitter.com/joangeloDivino  "Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." Joseph Pulitzer.

www.twitter.com/jorgearaujo55  Gol do Confiança hoje no Globo Esporte nacional. TV Sergipe aos poucos consegue espaço no esporte da Rede Globo!

NOTA PÚBLICA PSB – ADI contra reajuste do IPTU em Aracaju 

O PSB – Partido Socialista Brasileiro – PSB, através do seu Diretório Municipal de Aracaju e do Diretório Estadual em Sergipe, ingressou no final da tarde desta segunda-feira, 06 de abril de 2015, com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade com pedido de medida cautelar perante o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe contra a lei municipal de autoria do Prefeito João Alves Filho que majorou em até 4.000 % o valor do IPTU dos imóveis de Aracaju.

Fizemos um estudo detalhado de toda a Lei aprovada, desde o início de seu processo legislativo, sob a luz do regimento interno da Câmara de Vereadores, e a confrontamos com outras normas a exemplo da Constituição do Estado de Sergipe, A Lei Orgânica e o Código Tributário do Município de Aracaju.

Esse estudo demandou tempo, face o nível de detalhamento que queríamos atingir e felizmente conseguimos, bem como devido à falta de transparência da PMA que em nenhum de seus sítios na internet disponibilizou a referida lei para consulta da população.

Encontramos várias irregularidades, desde a falta de observância ao que dispunha o Código Tributário do Município de Aracaju que exigia para a revisão da planta imobiliária da cidade a formação de uma comissão composta pelos poderes executivo e legislativo municipais e por representantes da população em número paritário, até o total desrespeito ao regimento interno da Câmara, como inobservância de prazos e votações irregulares que aprovaram requerimentos de urgência e os próprios projetos em uma única sessão.

Outros argumentos de cunho tributário foram também levantados, a exemplo do uso do critério renda pessoal para majorar o valor do IPTU, o que não é aceito pela jurisprudência, bem como o caráter confiscatório, que esse aumento teve, uma vez que várias pessoas não poderão pagar o tributo face ao seu aumento excessivo e correm o risco de perder seu imóvel, o que é vedado pelas Constituições Federal e Estadual de Sergipe.

Ressalta-se ainda que todos os pontos levantados são novos argumentos ainda não suscitados na ADIN interposta pelo Ministério Público de Sergipe, que vêm corroborar e fortalecer a tese já suscitada da Inconstitucionalidade da referida lei.
O PSB pretende com essa ação judicial restabelecer a ordem constitucional e a legalidade que foi desrespeitada com a aprovação da referida lei de maneira açodada e irregular. Pretende a devolução aos contribuintes do valor que lhes foi cobrado indevidamente, pois temos a certeza que é um dever do cidadão pagar seus tributos, mas que acima de tudo é um direito de todos que essa cobrança se dê de forma legal, justa e não abusiva.

ELBER BATALHA FILHO
Presidente do Diretório do PSB de Aracaju

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun    

Frase do Dia
“Estamos mais próximos da sabedoria quando nos curvamos e não quando pairamos no alto.” William Wordsworth, poeta inglês, nasceu em 07 de Abril de 1770 e morreu em 1850.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais