Reciclagem: a quem interessa não reduzir o custo do lixo em Aracaju?

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo

Quando foi criado o movimento dos aterros sanitários, através da lei da política nacional de resíduos sólidos, ficou determinado que só seriam encaminhados para os referidos aterros somente materiais e lixos que não pudessem ser reaproveitados e não fossem mais inseridos no processo produtivo.

Em contrapartida, as prefeituras fariam o trabalho de coleta seletiva e melhoramento no recolhimento, como por exemplo, nos condomínios de prédio, com uma conscientização para a separação de materiais para a reciclagem.

Em Aracaju, a Prefeitura, através da Emsurb, não tem esse trabalho forte de conscientização, apenas ações isoladas através de cooperativas, mas que não dão resultados efetivos. A prova maior que em recente relatório da Associação das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), divulgado no Bom dia Brasil, Aracaju ficou entre as capitais que reciclam apenas 0,9% do total do lixo reciclado.

Uma capital tão pequena como Aracaju não tem o que explicar um índice de reciclagem tão baixo. Isso é muito grave. Beira a omissão!

Aliás, ficam as perguntas: Por que não diminuir o custo do lixo em Aracaju? A quem interessa o índice baixo de reciclagem e a balança do lixo pesar mais? Aumentando o custo do lixo para o aterro e também o transporte.

A Prefeitura que reclama de poucos recursos não tem interesse em diminuir o custo do lixo e, consequentemente, ter mais dinheiro em suas contas.

 

“A cidade está sendo impermeabilizada, aterrada, enterrada! As autoridades municipais não se importam com esse grave problema pelo qual passa Aracaju. As inundações, os alagamentos, as enchentes de hoje, não são efeitos das ações atuais.” José Firmo, liderança do Fórum em Defesa de Aracaju.

E os problemas de mobilidade no calçadão da Treze de Julho continuam Depois que o blog publico ontem, 25, o caso de um cidadão que fazia a sua caminhada diária no início da noite no calçadão da Treze de Julho e foi atropelado por um ciclista, o blog recebeu reclamações de outros cidadãos de ciclistas e skatistas que passam em alta velocidade. E o pior, na parte mais nova, inaugurada por João Alves, não tem espaço para os ciclistas e na parte antiga, apesar dos ciclistas terem sua pista, muitos fazem questão de passar entre os pedestres. E não respeitam nada passando em alta velocidade.

Recapeamento na Avenida Sarney deixa pedras de borra de asfalto soltas em toda extensão. Para-brisas sendo quebrados. Quem transita diariamente pela rodovia Sarney, em Aracaju, que abrange uma grande parte da extensão da orla na Zona de Expansão agradece ao governo do estado pelo recapeamento que está sendo realizado, mas estão na bronca porque o serviço não está sendo feito completamente: a empresa responsável não faz a varrição ou passa uma máquina extratora de sujeira para retirar as centenas de pedras de borra de asfalto que ficam em torno dos buracos fechados. Só ontem, 25, o blog recebeu a reclamação de dois moradores da região que tiveram pedras batendo nos para-brisas dos carros. É preciso que o governo fiscalize o serviço urgentemente.

Walmor Barbosa assumirá a Sergas Através da rede social twitter, o governador Belivaldo Chagas anunciou a chegada do engenheiro Valmor Barbosa a Sergas. Valmor assumirá no momento importante para o setor de gás em Sergipe. “Temos muitos desafios pela frente nessa área do gás. Vamos ao trabalho!”, escreveu Chagas no twitter.

Itabaiana: mais uma importante via recebe recapeamento asfáltico A Prefeitura de Itabaiana iniciou na manhã da quinta-feira, 25, mais uma importante ação que irá beneficiar a população itabaianense, principalmente aos condutores de veículos. A Rua Manoel Domingos Pereira, localizada no fundo do Cemitério de Santo Antônio, está recebendo pavimentação asfáltica.

Modernização De acordo com o prefeito Valmir de Francisquinho, a via está dentro do planejamento de modernização que a gestão dele está proporcionando ao município. “Vamos realizar tudo o que estiver ao nosso alcance para levar melhorias a nossa gente. Estávamos esperando passar o período de chuva para começar a colocar asfalto em vários locais”, garante Valmir.

Novos equipamentos Para agilizar essas modernizações de vias, a Prefeitura de Itabaiana está utilizando novos equipamentos, como um tanque espargidor. “Ao invés de ser feito de forma manual, como era realizado, agora usamos esse equipamento. Com isso, melhoramos não só a celeridade do processo como a qualidade da fixação do asfalto”, explica Valmir. A Rua Manoel Domingos Pereira liga o centro do município à região do Chiara Lubich, ficando em paralelo a Avenida Dr. Luiz Magalhães, principal da cidade. A pavimentação asfáltica também possibilitará a divisão do fluxo de veículos que adentram ao município.

Banheiro sujo: despachante de terminal de ônibus ganha ação no TST. R$ 5 mil da empresa São Cristóvão Deu no jornal Valor: Um despachante de terminal de ônibus submetido ao constante constrangimento de não poder demorar ao usar o banheiro receberá indenização por dano moral. O Tribunal Superior do Trabalho (TST) deu provimento ao recurso do empregado e condenou a São Cristóvão Transportes, de Aracaju (SE), ao pagamento de R$ 5 mil. A decisão é da 3ª Turma (RR-2039. 27.2013.5.20.0003).

Contra dignidade, integridade psíquica e bem-estar Na reclamação trabalhista, o despachante disse que, durante todo o contrato, foi obrigado a usar o banheiro público do terminal, “sempre sujos e em péssimo estado de conservação, quando funcionavam”. Sustentou ainda que sofria pressão do fiscal da empresa quando ia ao banheiro, “apressando-o para retornar logo ao serviço”. Segundo ele, essas situações atentavam contra a dignidade e o bem-estar. O pedido de indenização foi julgado improcedente pela 3ª Vara do Trabalho de Aracaju e pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Sergipe. Porém, para o relator do caso no TST, ministro Mauricio Godinho Delgado, as situações vividas pelo despachante realmente atentaram contra sua dignidade, sua integridade psíquica e seu bem-estar individual, justificando a reparação.

Aracaju sediando o 3° encontro nordestino de catequese A Arquidiocese de Aracaju está sediando de hoje, 26, até domingo, 28, a terceira edição do Nordestão de Catequese no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição. O evento está recebendo catequistas dos cinco regionais da CNBB, distribuídos pelos 9 estados do Nordeste. Mais de 500 participantes dos 09 estados são aguardados, entre padres, bispos, religiosos e religiosas e leigos. O tema geral do Nordestão é: “Do querigma à mistagogia: desafios e possibilidades para a Iniciação à Vida Cristã na atualidade, e o lema: “Dá-me de beber (Jo 4,7). Esse tema será aprofundado por Dom Leomar Brustolin, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre (RS).

Encontro dos Cacumbis 2019: conheça o evento que é uma homenagem a um grande mestre de Laranjeiras/SE O Encontro dos Cacumbis é considerado o maior evento sobre um folguedo da América Latina. A edição do 6º Encontro de Cacumbis e Convidados é em homenagem a José Santana dos Santos, o “Mestre Deca”, em Laranjeiras e vai acontecer neste domingo dia 28 de julho.

Histórico O mestre Deca é um brincante, laranjeirense que nasceu na Fazenda Boa Luz no município e começou no grupo desde criança, tornando-se um ícone e mestre deste grupo folclórico por conta de sua trajetória dedicada ao Cacumbi, sempre mantendo e preservando a história do Cacumbi de Laranjeiras no País. Além do cortejo, o evento vai promover diversos aspectos da cultura e de Laranjeiras.

Tradição Para quem não sabe, os Cacumbis é um estilo de dança brasileiro e acredita-se que

Cartaz/Divulgação: Secretaria Municipal da Cultura

seu estilo vem de outros ritmos, como o Congada e Guerreiro. Eles sempre se apresentam na Procissão de Bom Jesus dos Navegantes e no Dia de Reis, em janeiro, quando a dança é realizada em homenagem a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Pela manhã, os integrantes do grupo assistem à missa na igreja, onde cantam e dançam em louvor aos santos padroeiros, em seguida saem em cortejo pelas ruas cantando músicas profanas e, à tarde, acompanham a procissão.

Personagens Seus personagens são o Mestre, o Contra-Mestre e os dançadores e cantadores, o grupo é composto exclusivamente por homens. Os componentes vestem calça branca, camisa amarela e chapéus enfeitados com fitas e espelhos. Só o Mestre e o Contra-Mestre usam camisas azuis. O ritmo é forte, o som marcante e o apito coordenam a mudança dos passos. Os instrumentos que acompanham o grupo são: cuíca, pandeiro, reco-reco, caixa e ganzá e suas músicas são de raízes e muitas do grupo de Laranjeiras são de composição pelo grande, Deca.

Realização O evento conta com uma realização da Associação dos Brincantes do Cacumbi do Mestre Deca, do Governo Municipal de Laranjeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e apoio da Secretária Municipal do Turismo de Laranjeiras. (Fonte: Cassandra Teodoro/Diretoria Turismo)

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Juventude MDB tem nova diretoria Em Convenção Estadual realizada hoje no início da tarde, a Juventude MDB elegeu a nova diretoria, que terá como presidente a jovem Luana Oliveira, do município de Canindé de São Francisco. Esse é um dos primeiros atos buscando a renovação do partido promovida pelo deputado federal e presidente do MDB em Sergipe, Fábio Reis. Luana assume com o compromisso de oxigenar a sigla a partir da juventude, promovendo ações, debates e projetos que atraiam mais jovens interessados na política para o partido. “Acredito que é possível fazer a boa política. Sei que para quem estar à frente é mais complexo e até cansativo, mas com o apoio da nova direção, em especial de Fábio Reis e Sérgio Reis, sei que iremos conseguir”, ressaltou Luana. Presente à Convenção, o vice-presidente Sérgio Reis, que está no exercício do cargo de presidente, destacou esse novo momento do MDB em Sergipe. Ele informou da nova sede, que começa a funcionar na próxima semana, dos espaços que ela irá disponibilizar, e dos projetos de formação e qualificação que o partido passará a promover para os seus filiados. “Vamos investir no debate, na apresentação de propostas e ideias para Sergipe e para o Brasil. Queremos fazer de Sergipe uma referência a nível nacional, com ações concretas que contribuam para esse novo momento político. O MDB permanecerá forte e decisivo nos rumos do nosso estado e do país”, garantiu.

Gente Sergipana – Hortênsia Maia. Por Antônio Samarone: Médica e terapeuta transexual.Sergipana de Propriá. Nasceu em 30 de janeiro de 1971. Filha de Manoel Hugo de Araújo (médico do SESP) e Dona Marly Maia de Araújo. Hortênsia foi a alegria do sisudo Colégio do Salvador. Optou pela medicina. Formada em 1985, pela Universidade Federal de Sergipe. Especializou-se em ginecologia. Atualmente é terapeuta transexual. Isso mesmo, e eu explico. A leitura continua aqui.

Aracaju recebe o primeiro evento de Compliance no Estado No próximo dia 2 de agosto, Aracaju sediará a segunda edição do “Compliance Ignition”, no Hotel Quality, das 8h30 às 12h15 e das 14h15 às 18h. O evento se destina a discutir, debater, fomentar e disseminar o tema “Compliance” e regras de governança pública e corporativa. Com a programação repleta de especialistas nacionais, os painéis terão formato de talk show, transmissão ao vivo pelas redes sociais e um bate papo de fundamental importância para o público empresarial, jurídico, estudantes de Direito e gestores públicos e privados.

Revista Advogados Idealizado pelo Instituto Jurídico Sem Gravata, sua primeira edição ocorreu em João Pessoa/PB, em maio passado, com sucesso absoluto de conteúdo e participação. Na capital sergipana, a realização será capitaneada pela Revista Advogados, Jurídico Sem Gravata e a consultoria “Missão Compliance” (SP). O link de inscrição: https://www.sympla.com.br/compliance-ignition__579119

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Os dois brasis… Por Antônio Samarone*

Assisti a uma cena desconcertante, na feira do Augusto Franco. Um grupo de agentes públicos bem-intencionados montou uma barraca educativa contra o trabalho infantil.

Como se sabe, vários garotos trabalham nas feiras livres, pegam carrego, vendem limão e alho, tomam conta dos carros, e por aí vai. Esse mundo eu conheço, peguei carrego e vendi água fria na feira de Itabaiana.

*”Lugar de criança é na escola”, diziam acertadamente os agentes públicos. Iam de banca em banca, distribuindo panfletos sobre as restrições legais ao trabalho infantil, e as suas consequências. E Eu observando…

Quando os agentes passavam, a conversa entre os feirantes, vendedores e compradores, era majoritariamente a seguinte:*

“eles querem o quê, se os meninos trabalham por necessidade, não seria pior ficar na rua praticando pequenos furtos, e diziam mais, se os pais tivessem empregos, bons salários, se as famílias fossem estruturadas, não precisava de campanha, os meninos estariam na escola naturalmente.”

Os mais exaltados, viam no trabalho uma escola, formadora de futuros cidadãos. Muitos se ofereciam com exemplo: – “eu mesmo trabalhei logo cedo, foi onde aprendi a me virar na vida, a ser gente.”

Um grupo minoritário ponderava: “deve haver um meio termo, se o trabalho é insalubre ou degradante deve ser proibido, mas um filho ajudar aos pais numa banca de frutas, que mal há nisso.”

Saí pensativo: como essa delicada questão é vista por quem acabou de ler essa postagem? Qual o Brasil de cada um?

*Mais textos de Antônio Samarone aqui.

PELO TWITTER                                                                                                                                   

www.twitter.com/Pontifex_pt (Papa Francisco) Jesus procura testemunhas que lhe digam    todos os dias: “Senhor, tu és a minha vida”.

www.twitter.com/fafarioss “Vivi pra ver o Ministro da Educação gritar para um índio: vcs roubaram o Brasil!” É insanidade pura e institucionalizada !

www.twitter.com/Iran_BarbosaNa luta, ao lado da minha categoria, o Magistério, que em assembleia realizada pelo nosso sindicato, o Sintese, deliberou, agora há pouco, por um conjunto de ações em defesa dos nossos direitos. A resistência nos levará à vitória!

Siga Blog Cláudio Nunes:                                                                         

Instragram

 Facebook

 Twitter

 

Frase do Dia
“Ser solidário é rir com as alegrias dos outros e chorar junto suas lágrimas.” W. Krauss.

Comentários