Reta final

Chegamos à reta final da campanha eleitoral. Faltando apenas nove dias para a eleição, candidatos e apoiadores aumentam o ritmo de trabalho. Todos querem conquistar os eleitores ainda indecisos e mudar a cabeça de outros, enquanto alguns pretendem fazer o “mimo” final aos vendedores de votos. No pouco tempo que resta, os postulantes ao governo de Sergipe deixarão o cansaço de lado para exibir caras e bocas de vitoriosos nos últimos dois debates na televisão, nas carreatas, caminhadas e comícios programados para a capital e interior. Nenhum dos lados se acha derrotado, porém todos rezam para aparecer liderando a última pesquisa do Ibope, prevista para ser divulgada na próxima sexta-feira. Pelo andar da carruagem, é praticamente certo que não haverá segundo turno em Sergipe, o que significa dizer que qualquer erro grave agora poderá resultar em uma derrota nas urnas. E sobre isso, os candidatos não querem nem ouvir falar.

Tiro no pé

Vem cá, quando critica o governador Jackson Barreto (PMDB) de fazer parte da ultrapassada e velha política, o candidato a governador Eduardo Amorim (PSC) não está, por tabela, execrando os aliados João Alves Filho (DEM) e Albano Franco (PSDB), ambos mais idosos do que JB?

Hora errada

Políticos acostumados a comprar votos nos últimos dias da campanha não gostaram nadica de nada da greve dos bancários, que começa na próxima terça-feira. Por conta desta paralisação, eles terão que sacar grande volume de dinheiro de hoje até segunda, visando garantir o pagamento das “mercadorias” encomendadas. Sem os bancos abertos na semana que vem, os compradores de votos terão que preparar as famosas malas pretas antes do previsto, mesmo correndo risco de serem assaltados. Bem feito!

Força federal

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou o envio de força federal para Estância visando garantir a ordem na votação e apuração dos resultados das eleições. Também ontem, o TRE sergipano aprovou a requisição de tropas federais para os municípios de Boquim, Arauá, Canindé, Pedrinhas, Umbaúba, Riachão do Dantas, Santa Luzia do Itanhy, Indiaroba, Ilha das Flores e Poço Redondo.

Só fala ele

A coluna Periscópio do Jornal da Cidade publica hoje a seguinte nota: “O candidato a deputado estadual Edivan Amorim (PR) entrou na campanha de vez agora, já na reta final. Anteontem pela manhã, concedeu entrevista de duas horas na rádio Ilha, em Aracaju, com direito a falar mal de seus opositores, e reprisou ao meio dia. Ontem, Edivan foi para a rádio Ilha de Tobias Barreto e falou o que quis sobre os adversários, passando por cima da lei e dos aplicadores dela. E ninguém faz nada”. Vixe Maria!

Onde votar

A Justiça Eleitoral disponibiliza alguns serviços que facilitam a procura do local de votação. No portal do TSE o eleitor pode consultar o seu local de votação, por meio do nome do interessado ou do número do título eleitoral. O TSE desenvolveu ainda um aplicativo para ser instalado em smartphones, com igual funcionalidade ao sistema disponível no site. Para baixá-lo, acesse as páginas da Apple Store ou Google Play.

É carioca

Por ser filho de sergipanos, muita gente pensa que o candidato a governador do Distrito Federal, senador Rodrigo Rollemberg (PSB), nasceu em Sergipe. Na verdade, ele nasceu no Rio de Janeiro em 1959, mas foi morar em Brasília em 1960. Rodrigo, que lidera todas as pesquisas de intenção de votos, é filho do ex-deputado federal e ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça, Armando Rollemberg.

Debate na TV

Os candidatos a governador Jackson Barreto (PMDB), Eduardo Amorim (PSC) e Sônia Meire (PSOL) participam hoje à noite do debate organizado pela TV Atalaia, canal 8. Nos quatro blocos do confronto, os três se enfrentarão fazendo perguntas uns aos outros. Os temas serão livres e, para cada resposta, os candidatos terão direito a réplicas e tréplicas. O debate começa às 22h30 de hoje e só termina a 00h30 de amanhã. Vale a pena assistir!

Identificado

A vereadora aracajuana Lucimara Passos (PCdoB) já sabe quem é o homem que danificou, por três vezes, a placa afixada em frente à residência dela com propaganda dos candidatos que apoia. Para saber quem é o sujeito, a parlamentar colocou as imagens dele nas redes sociais. Em pouco tempo, mais de 100 pessoas o identificaram. Lucimara não revelou o nome do destruidor de propaganda, porém o denunciou à Justiça Eleitoral. Bem feito!

Cosme e Damião

Amanhã é dia de comer caruru, bobó de camarão e distribuir doces com as crianças, como forma de comemorar o dia de Cosme e Damião. No Candomblé e na Umbanda, os santos gêmeos são conhecidos como os orixás Ibejis, filhos de Xangô e Iansã. A Igreja Católica comemora os dois santos nesta sexta-feira, enquanto a Igreja Ortodoxa os festeja no dia 1º de novembro.

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano O Tempo, em 25 de janeiro de 1949

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais