Riachão: justiça eleitoral recebe denúncias abuso do poder econômico

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

E a eleição suplementar para prefeito de Riachão do Dantas está pegando fogo. Nas redes sociais, no fim de semana, foram divulgados vídeos de um carro de som da candidata Simone Andrade, do PCdoB, circulando pelas ruas sem a candidata o que é proibido desde a eleição passada.

Foi veiculado também um áudio onde uma pessoa confessa que fretou seis ônibus como só poderia ser doação de campanha registrada. E fotos de pessoas descendo de um micro-ônibus fardadas com camisas vermelhas que foram distribuídas.

Pelo jeito a eleição vai acabar novamente na Justiça Eleitoral.

Sergas: Gilmar garante que governo quer vender O deputado estadual Gilmar Carvalho (PSC) usou a tribuna da Assembleia Legislativa ontem, 5, para criticar uma possível privatização da Sergas pelo Governo do Estado de Sergipe. “Está sendo preparado pelo Governo um esquema para vender a Sergas. Esse esquema já está sendo tramado. Estou acompanhando”, disse Gilmar.

“Queima Senhor, até Torra”! E ontem, 05, circulou que uma autoridade por Sergipe está prestes a ser presa. Um jornalista atento após ler a twittada do blog disparou: “Queima Senhor, até Torra”! Tem gente com 90 intenções pelo “descarrego” da autoridade…

Revivendo a história de Sergipe Alguém pode informar o estado de saúde do policial que fazia a segurança do desembargador Luiz Mendonça quando do atentado que sofreu há alguns anos?

Pergunta Quando a Prefeitura de Aracaju vai reabrir o pontilhão em frente ao Centro Médico Luiz Cunha no Bairro Salgado Filho?

Cartão Caminhoneiro A Comissão de Viação e Transportes se reunirá amanhã, 07, para ouvir o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, sobre a política de preços do óleo diesel e a criação do Cartão Caminhoneiro. A audiência está prevista para às 11 horaas no plenário 11 das comissões. Os deputados Bosco Costa (PL-SE) e Gelson Azevedo (PL-RJ), que solicitaram a reunião, afirmam que tentaram ouvir a Petrobras, mas a empresa não enviou representante para esclarecer os parlamentares.

Benefícios A ideia do Cartão Caminhoneiro é beneficiar autônomos, transportadores e embarcadores, permitindo que eles comprem determinado volume de óleo diesel e possam abastecer por um período pelo mesmo preço pago na compra. Funcionaria como um cartão pré-pago para permitir uma espécie de congelamento temporário do preço em postos da BR Distribuidora.

Mudanças Já em relação à política de preços do óleo diesel, a Petrobras anunciou em junho mudanças nas regras. A empresa decidiu permitir que os reajustes sejam realizados sem periodicidade definida, de acordo com as condições de mercado e da análise do ambiente externo.

Executiva Estadual do MDB é solidária a Garibalde Mendonça Para o vice-presidente estadual do MDB, Sérgio Reis, o deputado estadual Garibalde Mendonça, filiado ao partido, “é um grande quadro da sigla”. Reis disse que compreende a chateação do parlamentar com o ex-presidente estadual Jackson Barreto, mas que atualmente o MDB está sob nova direção, tendo à frente o deputado federal Fábio Reis.

Esforços Sérgio Reis garantiu que não medirá esforços para manter não só a permanência e o bom relacionamento, mas dar condições para que Garibalde “continue exercendo o importante trabalho que vem fazendo na Assembleia Legislativa a favor de Sergipe”.

Líder do partido “Garibalde terá todo apoio necessário da direção estadual para que continue sendo o líder do MDB na Assembleia e um dos expoentes do partido no Estado”, completou. O vice-presidente antecipou que tem uma conversa agendada com o deputado para solucionar maus entendidos e conflitos passados com o ex-presidente Jackson Barreto.

Novo projeto “Vamos mostrar a Garibalde o novo projeto político do MDB, que além de ser democrático, preza por uma plataforma e metodologia política avançadas, atendendo às exigências da sociedade. Reafirmo que a Executiva Estadual é solidária e irá lutar, dialogar, para garantir sua permanência no partido”, garantiu Sérgio Reis.

Aracaju: Prefeitura e Sebrae apresentam propostas de desenvolvimento Até 2055, Aracaju poderá ser referência em desenvolvimento econômico no Brasil. É o que se pretende com o Plano de Desenvolvimento Econômico de Aracaju (2020-2055), cujas propostas foram apresentadas nesta segunda-feira, 05, para entidades empresariais e instituições do poder público da capital sergipana.

Construção As propostas foram construídas pela Prefeitura de Aracaju, através do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Aracaju (Comden), das Câmara Técnicas de Desenvolvimento Econômico, Educação, Ciências, Tecnologia e Inovação, com o apoio do Sebrae em Sergipe.
ISDEL O Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local (ISDEL) foi um dos métodos utilizados para subsidiar a construção das propostas para o plano. Segundo o coordenador da Câmara de Desenvolvimento Econômico de Aracaju, Juliano Souto, foram coletadas informações de indicadores e levantadas as principais pistas de desenvolvimento. Clique aqui e acesse as propostas para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico de Aracaju (2020-2055).

Propostas “São propostas e alternativas que tiveram como referências as melhores práticas existentes no Brasil. Aracaju tem grandes fatores que se destacam, a exemplo dos indicadores de gestão pública muito bem estruturados. Essa iniciativa de longo prazo será muito importante para o futuro da nossa cidade”, afirma Souto.

Novos desafios O superintendente do Sebrae/SE, Paulo do Eirado Dias Filho, explica que o intuito do Plano de Desenvolvimento é de gerar emprego e renda, melhorar a qualidade de vida da população e fomentar o ambiente empreendedor. “A medida que tivermos empresas que prestem seus serviços e produtos com qualidade, elas também poderão estar habilitadas a trabalhar com grandes empresas, multinacionais e fazer parte de importantes cadeias produtivas. O Sebrae atuará para que essas propostas encontrem o caminho para se tornarem realidade”, analisa Paulo.

Resultados Segundo o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a colaboração dos vários setores da sociedade, inclusive com a participação dos cidadãos comuns, será fundamental para a construção desse planejamento e para o alcance dos resultados esperados. “Tudo isso é inovador, pois muitas vezes os poderes públicos fizeram seus planos dissociados da sociedade. Agora, teremos um caminho mais longo, porém mais democrático, participativo e transparente. Quando Aracaju completar seus 200 anos, em 2055, que ela esteja muito melhor entre as cidades do nosso país”, aposta o prefeito.

Itabaiana: mais uma escola reformada e ampliada é entregue Na manhã de ontem, 5, a gestão do prefeito Valmir de Francisquinho inaugurou a obra de reforma e ampliação da Escola Municipal Dom José Thomaz no Povoado Rio das Pedras. Cerca de R$ de 800 mil, de recursos próprios, foi investido na melhoria da escola.

Qualidade De acordo com Rose Chagas, secretária de Educação, a ampliação da escola irá proporcionar uma melhor qualidade de ensino aos mais de 600 alunos da instituição. “Tiramos os alunos que estudavam em anexos para locais adequados. Com isso, ainda temos capacidade de aumentar o número de matrículas no ano que vem. É momento de festa; não apenas para nós que fazemos a gestão, mas para toda comunidade itabaianense”, destaca Rose.

Nova estrutura A Escola Dom José Thomaz ganhou mais cinco salas, pátio, sala de professor e rampa de acessibilidade. As crianças, tomadas pela alegria de ver uma nova escola, agradeceram em coro ao prefeito que, bastante solícito, fez questão de abraçar a cada uma. “É uma emoção ver que essas crianças agora terão um lugar melhor e mais amplo para estudar. Essa mesma oportunidade a nossa gestão está levando para vários cantos de Itabaiana. Basta ver o número de reformas e ampliações de escolas que já realizamos nesses seis anos e meio de gestão. E vamos fazer ainda mais por nossa gente”, garante Valmir.

Santana do São Francisco: Prefeito termo de cessão na Codevasf Ontem, 05,  o prefeito de Santana do São Francisco, Júnior Barrozo, esteve na sede da CODEVASF com o superintendente Cézar Mandarino, onde realizou a assinatura do termo de cessão do maquinário que será doado ao município de Santana do São Francisco.

Agradecimento Somos gratos a atuação do ex-parlamentar André Moura, ” Este momento é de comemoração e agradecimento, o mandato do ex-deputado federal André Moura disponibilizou, um trator e máquinas forrageiras para a secretaria de Agricultura que irá atender aos nossos agricultores, e um caminhão compactador de lixo, com estes equipamentos o município irá atender melhor a população Santanense e vai gerar economia para o município”. Afirmou Júnior Barrozo.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Juros indecentes, extorsivos e imorais Do ex-deputado federal José Carlos Machado: “O Governo em vez de combater se associa aos bancos privados e através da CEF e Banco do Brasil cobram do trabalhador de baixa renda essas taxas imorais. Está provado que mais de cinquenta por cento dos brasileiros que pagam essas taxas ganham menos de dois salários, portanto são trabalhadores de baixa renda.”

(Cap. V) Sergipe Antigo. (Ciri-gy-pe – rio dos siris). Por Antônio Samarone: “A Capitania de Sergipe (parte um). Um esclarecimento. A primeira tentativa da Coroa Portuguesa na delimitação geográfica e ocupação do que viria se constituir na Província de Sergipe, foi o foral de concessão da Capitania Hereditária a Francisco Pereira Coutinho, em 26 de agosto de 1534. A confusão interessada de alguns historiadores foi denominar posteriormente esse território como Capitania da Baia de Todos os Santos.” Todo artigo aqui.
/

PELO E-MAIL E FACEBOOK

DO BLOG ESPAÇO MILITAR

ASPRA/SE DENUNCIA FALTA DE CONDIÇÕES DIGNAS PARA POLICIAIS MILITARES DA1ª CIA/4º BPM, SEDIADA NA CIDADE DE POÇO REDONDO.

A ASPRA/SE (Associação de Praças Policiais e Bombeiros Militares de Sergipe) vem denunciar

Fonte e foto: AJ/ASPRA

a falta de condições dignas para policiais militares que trabalham na 1ª Companhia do 4º Batalhão, sediada na cidade de Poço Redondo.

Na citada companhia foram encontrados os seguintes problemas: ares-condicionados quebrados há um bom tempo e policiais militares tendo que providenciar ventilador; fiações elétricas expostas; beliche velho cuja parte de cima pode desabar a qualquer momento, inclusive com o lastro quebrado; colchões precisando serem trocados face ao tempo de uso e algumas vezes não tem colchão para todos os PMs; banheiro em situação precária e instalação hidráulica em péssimo estado; armário velho; além de infiltrações.

Espera-se que providências possam ser adotadas pela corporação no sentido de sanar tais problemas e dar condições dignas de trabalho aos policiais militares que labutam na citada unidade.

 

ARTIGO

Plano Diretor ou Plano de Poder? Por Bertulino Menezes

A aproximação das eleições está mexendo com os meios políticos muito mais do que eu imaginava. Não quero ser confundido com pensamentos inocentes, mas creio que os bastidores nunca estiveram tão movimentados às vésperas de um pleito. Para mim, muito cedo para tanta ansiedade, afinal ainda estamos distantes dessa data.

Sobre o meu nome, há uma curiosidade imensa, por causa do meu passado como Vereador e político atuante. Tenho afirmado, contudo, que não sou candidato a nada. Por isso, sinto-me à vontade para me manifestar.

Por exemplo, no caso do Prefeito Edvaldo Nogueira, que insiste em aproveitar todas as oportunidades para falar da possível continuação da aliança do seu Partido com o PT. Lembra a todo momento da amizade antiga com Marcelo Déda, parecendo querer insinuar que a comentada candidatura de Eliane Aquino não seria bem-vinda. Da forma como se expressa Edvaldo, sua “lealdade” ao PT precisa ser reconhecida…

Não quero me envolver nessas discussões, mas de um fato não posso me furtar a falar. E ele implica em eleições e poder… Tive uma atuação muito forte nos debates na Câmara que envolveram a questão do Plano Diretor. Conheço profundamente o assunto. Em 2012, consegui uma vitória histórica no Poder Judiciário, como lembra o Jornalista Habacuque Villacorte, quando consegui suspender as votações do projeto no Legislativo Municipal.

Havia vícios formais e materiais no texto proposto pelo então Prefeito Edvaldo Nogueira. E sou obrigado a me manifestar contrariamente, mais uma vez, porque o Prefeito insiste nos mesmos erros.

Na realidade, pressionado pela falta de planejamento na cidade, pelas inundações e desordenamento das construções e exploração imobiliária, a Administração Municipal traz um novo texto para o Plano, mas na realidade não avança em nada. E pior, nossos gestores tentam responsabilizar o ex-Prefeito João Alves – ainda hospitalizado – pelos erros nos planos municipais. Absurdo.Habacuque é duro na avaliação, chama o Prefeito de desonesto e de estar faltando com a verdade e pede dignidade nessas avaliações. Sou obrigado a concordar com o Jornalista porque, quase três anos depois de assumir o comando da cidade, os problemas continuam e as enchentes ainda deixam muitas famílias desabrigadas.

Com certeza, a culpa não é de João Alves, ou só dele. Como eu já afirmava em manifestação anterior, um bairro novo mal planejado implica numa infinidade de problemas. Sem estudo e licenciamento ambiental, vai dar tudo errado: rapidamente, muitas casas serão erguidas, os perigosos “puxadinhos” serão inevitáveis, as ruas serão estreitas e sem planejamento, não haverá linhas de ônibus regulares, as redes de água e luz serão precárias e as enchentes inundarão as baixadas…

Não preciso ser engenheiro nem saber ler cartas de baralho para prever essas coisas. Mas fico indignado quando não vejo gestores preocupados. Como costumo dizer, o futuro é hoje, meus amigos, ou o caos será inevitável.

FACEBOOK: BERTULINO MENEZES
INSTAGRAM: @bertulinomnz

PELO TWITTER

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia

“Ninguém vence sozinho, nem no campo, nem na vida!” Papa Francisco.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais