Saída de Clóvis e a derrota do TCE

Pelo andar da carruagem o conselheiro afastado do Tribunal de Contas, Flávio Conceição – por conta da prisão e no envolvimento na Operação Navalha – vai vencer com facilidade no pleno do Tribunal de Justiça e retornará a plena atividade no TCE.  Ontem, 11, foi pedido vistas pelo desembargador Ricardo Múcio, mas Flávio Conceição já conta com 3 votos (desembargadores Cesário, Marilza e Netônio), dois deles estão impedidos (desembargadores Edson Ulisses e Cláudio Déda). Dificilmente Clóvis conseguirá reverter o quadro no TJ. A decisão ficou para a próxima quarta-feira.

A Tese levantada é que a democracia constitucional deve ser preservada. Entre os pontos levantados pela defesa é questionado que no afastamento pelo pleno do TCE, dois auditores votaram ferindo a Constituição. Ou seja, uma filigrana jurídica encontrada pelo competente advogado Gilberto Vieira.

Porém, o problema não é só de democracia, diz respeito a votação de contas públicas por Flávio Conceição no retorno ao pleno. Será que os gestores que forem prejudicados a partir do retorno dele não argüirão a validade dos processos no STJ? Já que no STJ o processo da Operação Navalha ainda tramita. Será uma espécie de feche as portas do TCE.

E só para lembrar. Quando da nomeação de Clóvis Barbosa pelo governador Marcelo Déda vários setores da imprensa, inclusive este espaço, alertou para a peleja jurídica que seria por conta da argüição jurídica do processo de aposentadoria de Flávio Conceição.

Vai sobrar para um homem honesto e sério.  E retornará as manchetes negativas o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. Será uma situação vexatória e irônica, Flávio Conceição sentado ao lado daqueles que aprovaram sua aposentadoria antecipada por conta da Operação Navalha.

Ainda bem que nunca o órgão foi chamado de Tribunal de faz de Contas. Seria demais…

Venda de casas populares: caso de polícia
Correta a decisão do deputado Samuel Barreto (PSC), em denunciar ao MPE a irregularidade da vendas de casas no bairro Novo do projeto social do governo federal em parceria com a PMA. O caso é de polícia e os nomes destas pessoas devem ser divulgados para a sociedade. Cadeia é a solução para quem se aproveita da carência social.

Sintonia na TV Sergipe
E ontem, 11, a direção do Sindicato dos Radialistas esteve na TV Sergipe divulgando o jornal Sintonia, cuja matéria principal tem toda história da luta dos colaboradores da emissora que resultou na saída do superintendente Paulo Siqueira. Segundo Cabral, o clima na emissora melhorou muito, mas ainda existe uma apreensão por conta dos resquícios de autoritarismo que ficaram com o diretor de jornalismo, Roberto Gonçalves.

Acontecimento inédito na AL
Um acontecimento inédito na história do parlamento estadual sergipano deixou muita gente incrédula durante a sessão de ontem na Assembleia Legislativa. Depois de falar na tribuna por mais de 40 minutos, mostrando obras executadas pelo Governo do Estado, o deputado Francisco Gualberto (PT), de forma elegante e gentil, recebeu do opositor Venâncio Fonseca (PP), mais 10 minutos do seu tempo para concluir o pronunciamento. Ou seja, um deputado de oposição cedendo seu tempo para um deputado de situação divulgar obras do governo. É ou não é um acontecimento histórico?

Bancada se reúne com prefeitos
O senador Antonio Carlos Valadares (PSB), coordenador da bancada federal de Sergipe, presidiu uma importante e produtiva reunião da bancada de deputados e senadores com prefeitos de vários municípios do nosso Estado que estão em Brasília participando da XIV Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios. A reunião contou com a presença dos 3 senadores e de seis deputados federais.

Migração de empresas
Se a prefeitura de Aracaju não abrir o olho, empresas prestadoras de serviços, sobretudo de TI (Tecnologia da Informação), vão migrar para cidades vizinhas. Isso porque o Imposto Sobre Serviços cobrado em Aracaju tem alíquota de 5% sobre o faturamento e em São Cristóvão e Barra dos Coqueiros esta alíquota é de 2%. Embora a entidade representativa do setor, a ASSESPRO-SE, há anos venha pleiteando à administração municipal de Aracaju igual incentivo, a exemplo de muitas outras cidades do país (Salvador, Maceió, Recife, Fortaleza etc), algumas empresas tradicionais tendem a não continuar esperando.

Petrobras reduz preço de combustíveis aos postos
Em resposta a determinação do governo, a BR Distribuidora reduziu ontem em 6% o preço da gasolina e em 13% o do etanol vendidos aos postos de combustíveis.O objetivo do Planalto é que a queda nos preços da subsidiária da Petrobras, que tem 7.000 postos no país, force as demais distribuidoras a adotar o mesmo caminho, levando os postos de gasolina a repassar essa redução aos consumidor. (FSP).

Processo
Tem uma importante ex-autoridade de Sergipe que está sem dormir porque em Brasília um processo antigo foi aberto e uma testemunha contra ele vai depor nos próximos dias. Aguardem os próximos capítulos.

Santo Amaro: Câmara investiga Secretaria Municipal de Ação Social
A Comissão Especial criada pela Presidência da Câmara Municipal de Santo Amaro, composta pelos Vereadores Márcia Regina (PTB), Júnior de Belmiro (PT do B) e Prof. Gilvan (PT), objetiva apurar as irregularidades atinentes à execução do convênio nº 084/2009, o qual fora firmado entre o município e a Secretaria Estadual de Inclusão Social.

Habitação
O referido convênio destinava-se à construção de 50 empreendimentos habitacionais, os quais seriam  entregues aos moradores do bairro Nova Esperança, que tiveram suas casas comprometidas quando do deslizamento de terras em face das fortes chuvas ocorridas no ano de 2007, naquele município. Segundo um vereador, transcorreram 4 anos e o que se observa é que  devido ao imbróglio causado quando da entrega das casas por parte da Secretaria de Ação Social local. As mesmas não foram concluídas, falta instalação elétrica e hidráulica, saneamento básico, urbanização, etc.; enfim falta tudo.

Palestra sobre violência e homofobia no IFS
Para falar sobre violência e homofobia no âmbito escolar, o secretário de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania, Iran Barbosa, fará uma palestra no Instituto Federal de Sergipe (IFS). O evento acontece hojem 12, às 9h, no Auditório Pedro Braz, Campus Aracaju.O evento pretende proporcionar momentos de conhecimento e reflexão a respeito das questões que envolvem os temas violência e homofobia. A ideia é também fazer com que os estudantes aprendam a conviver melhor, respeitando as diferenças.

Luiza Erundina prestigia Conferência em SE
O presidente da comissão da Reforma Política na Câmara Federal, deputado federal Almeida Lima (PMDB/SE), confirma as presenças dos deputados federais, Luiza Erundina (PMDB/SP), Edinho Araújo (PMDB/SP), Iris Araújo (PMDB/GO) e Alceu Moreira (PMDB/RS), na Conferência Estadual da Reforma Política, a ser realizada, a partir das 9h da próxima sexta-feira (13), no plenário da Assembléia Legislativa de Sergipe. Almeida Lima comunica que, já a partir das 8h45, toda a comitiva legislativa estará à disposição da imprensa no hall da Assembléia Legislativa de Sergipe.

Sintasa quer apoio dos deputados
Os servidores da saúde do Estado de Sergipe estarão reunidos na manhã dessa quinta-feira, 12 de maio, em uma mobilização, em frente a Asembleia Legislativa. A categoria vai pedir apoio aos deputados para que interfiram junto ao governador Marcelo Déda no sentido de que seja aprovado o Plano de Carreira, Cargos e Salários dos servidores estaduais da saúde.

Rogério acompanha ministro em visita à Espanha
O deputado Federal Rogério Carvalho (PT) embarca nesta quinta-feira, 12, para a Espanha, onde acompanha o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em visita técnica ao país. Na condição de relator da subcomissão que revisa a organização e o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), e de secretário geral da Frente Parlamentar da Saúde, o deputado sergipano é o único parlamentar a integrar a delegação oficial brasileira.

Referência no sistema de saúde
"A Espanha conseguiu, nesses últimos 30 anos, se transformar num país que tem um sistema de saúde que é referência para o mundo inteiro. Como sabemos que o princípio norteador do sistema espanhol é a integralidade, que também é um dos princípios fundamentais do SUS brasileiro, vamos conhecer de perto os caminhos percorridos pelo país na organização e funcionamento do sistema de saúde", explica Rogério Carvalho.

Integralidade
A integralidade é o princípio que garante a assistência plena ao cidadão, seja qual for a sua necessidade de saúde. Concerne aos procedimentos individuais, coletivos, diagnósticos, terapêuticos, de prevenção e promoção à saúde que o Estado tem obrigação de ofertar à população, conforme prevê a Constituição Federal."O fato é que o Brasil, nesses 22 anos de SUS , mesmo tendo a integralidade como princípio essencial, esteve mais preocupado com a descentralização dos recursos federais para os estados e municípios, do que assegurar ao povo brasileiro serviços e ações que garantissem a assistência plena à saúde", contextualiza o ex-secretário de Saúde de Sergipe.

Coincidência de mandatos
O senador Valadares, líder do PSB no Senado, obteve hoje 65 assinaturas de senadores, como apoio para a apresentação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de sua autoria, estabelecendo a coincidência de mandatos eletivos a partir das eleições de 2018. Para que uma PEC possa tramitar, são necessárias 27 assinaturas de parlamentares, no mínimo.

Redução de despesas
“Nos termos da vigente legislação eleitoral, os candidatos, os partidos, o Estado e a sociedade são chamados, no curto período de dois anos, a repetir todo um procedimento de disputa que resulta em despesas exorbitantes. A realização de eleições gerais para a escolha de todos os cargos eletivos, sejam eles do Executivo ou do Legislativo, no âmbito federal, estadual ou municipal, muito contribuirá para reduzir essas despesas”, argumenta Valadares.

Unificação em 2018 e mandato de 2 anos em 2016
A proposta de Valadares acrescenta artigo às Disposições Transitórias da Constituição, de modo a tornar possível a coincidência de mandatos.  E, para que a medida já possa ser aplicada em 2018, há um parágrafo único no artigo proposto pelo senador, determinando que o mandato do prefeito, do vice-prefeito e dos vereadores eleitos em 2016 será de dois anos.

Ex-prefeito de Pacatuba é processado
O Ministério Público Federal (MPF) está processando o ex-prefeito do município sergipano de Pacatuba, Luiz Carlos dos Santos, por improbidade administrativa. O ex-administrador juntamente com ex-membros da Comissão Permanente de Licitação (CPL) são acusados de cometer irregularidades na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) na gestão de 2007.

Verbas do MEC
A partir de relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU), identificou-se que houve uma série de irregularidades na aplicação das verbas disponibilizadas ao município pelo Ministério da Educação (MEC). A prefeitura não comprovou os gastos com a alimentação escolar referentes ao Pnae, adquiriu materiais sem a indicação do programa ao qual se destinavam e fez o pagamento adiantado aos fornecedores.

Suspensão dos direitos políticos
A ação ainda abrange o presidente da Comissão de Licitação, Idelson Araújo Dias, e os membros Vilenário Rocha e Gileno dos Santos. O MPF requer à Justiça Federal que os envolvidos nas fraudes às licitações sejam condenados ao ressarcimento integral do dano causado aos cofres públicos, pagamento de multa, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o Poder Público por até oito anos. (MPF/SE)

Sergipanos em Madri I
Selecionados pela organização do Festival Tensamba – um dos maiores eventos de música brasileira no exterior – que ocorreu no último sábado, 7, na Plaza de Fuencarral, em Madri, os grupos Café Pequeno, Cobra Verde e a cantora Patrícia Polayne levaram para capital espanhola o melhor da música sergipana, com repertório regional e diversificado.

Sergipanos em Madri II
Bastante aplaudidos, o Café Pequeno encantou o público com sua música instrumental, trazendo clássicos de Hermeto Pascoal e também músicas de autoria própria. Dando destaque ao autêntico forró sergipano, a banda Cobra Verde mostrou o forró de raiz levando para o palco instrumentos como a sanfona, o triângulo e a zabumba. Sucesso de crítica no estado, a cantora Patrícia Polayne foi a última sergipana a se apresentar no festival envolvendo os madrilenos com seu estilo singular.

Sergipanos em Madri III
Radiante, a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino – que foi convidada para participar do evento – era só elogios aos músicos sergipanos durante a apresentação. Segundo ela, eventos de repercussão internacional como esse favorecem o intercâmbio cultural e enaltecem a diversidade musical brasileira. Acompanhada do coordenador de música da Secult, Eduardo Prudente, a dupla experimentou a sensação de dever cumprido e orgulho com a atual política de cultura sergipana.

Sem atritos I
O vereador Danilo Segundo (PSB), em nome da liderança, utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), ontem, 11, para comentar matéria postada no blog do jornalista Claudio Nunes em 10/5.  Segundo o vereador, a matéria intitulada 'Veneno e Vacina', revela que o radialista e deputado Gilmar Carvalho (PSC)  está tentando provocar atrito entre o PT e o PSB. De acordo com o pronunciamento de Danilo, a nota diz que Gilmar Carvalho amanheceu provocando um atrito entre o PT e o PSB.

Sem atritos II
“Quero falar para a sociedade aracajuana e sergipana que não existe nenhum atrito entre o senador Valadares e o Partido dos Trabalhadores e seus membros”, declarou o líder do prefeito na CMA.  Danilo falou do processo de mudanças e transformações que  o Brasil e Sergipe vêm passando, nos últimos anos em que está sendo administrado pelo PT e suas coligações. “É uma pena que o agrupamento político que antecedeu esse governo das mudanças, ainda não percebeu, ou não quer enxergar, o sucesso dos programas sociais, criados pelo governo de Lula e aplicado com sucesso em nosso estado pelo nosso governador Marcelo Déda”, disse o parlamentar.

Barbárie na sociedade
o vereador Dr. Emerson Ferreira (PT) falou ontem na Câmara de Aracaju sobre barbárie em que vive a sociedade brasileira. "Corrupção de políticos, tráfico de drogas, violência e impunidade fazem o nosso dia-a-dia", disse. Segundo Dr. Emerson, “os jornais refletem o cenário de impunidade em que vive a população brasileira”, afirmou.

Degradação da família
A degradação da família e da vida constituem o passo fundo deste cenário. Uma parcela enorme da nossa população desassistida de moradia, saúde, educação, emprego e renda, fica marginalizada e condenada à pobreza e à miséria. É para esta condição que precisamos ter solução, prosseguiu o vereador. O parlamentar petista ressaltou que sociedade brasileira vive atualmente uma condição de caos social, “a barbárie se instalou nos quatro cantos do nosso país e a solução para tudo isto está em cada um de nós”, finalizou.

Ações preventivas contra o tráfico de drogas
Entendendo que existem muitos problemas relacionados às drogas, foi que o vereador Bertulino Menezes (PSB) usou a tribuna da Câmara de Aracaju (CMA) e voltou a cobrar a criação de políticas efetivas e rigorosas no combate as drogas. Ele mencionou a nova droga, óxi, que possui efeito mais avassalador que o do crack e é mais barata. "O óxi já chegou a diversos estados do Nordeste e há possibilidade de que tenha chegado em Alagoas. Como é uma federação bem próxima a Sergipe, temo que logo esta droga também chegue aqui", falou.Visando contribuir no combate, Bertulino afirmou que apresentou requerimento solicitando que a CMA forme uma comissão especial e permanente para cobrar criação e resultados de ações na luta contra as drogas.

Setransp quer debater o Plano Diretor
O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), Adierson Monteiro, solicitou da Câmara Municipal de Aracaju a realização de debates sobre o Plano Diretor da capital, envolvendo a mobilidade urbana. Provocado sobre a participação do sindicato na discussão desse tema, Adierson disse que é do interesse do sindicato discutir com os parlamentares questões que resultem em um melhor trânsito dos veículos, e assim contribuam para um serviço de transporte público mais eficiente.

Mobilidade Urbana
“Vimos muitos falarem que vão fazer mudanças no transporte público. Muitos até prometem isso para se eleger, mas na prática isso não acontece. As vias hoje estão congestionadas. Porque o número de veículos cresceu, mas a cidade não foi construída para suportar esses veículos. Então, é essencial se discutir no Plano Diretor a mobilidade urbana. Fazer um Plano Diretor sem olhar para o transporte é inadmissível”, destacou Adierson Monteiro.

Alunos assistem palestra sobre energia elétrica
Na manhã  de ontem, 11, no auditório da Câmara de Vereadores, alunos do colégio Unificado estiveram visitando Estância para assistirem uma palestra proferida por Marta Regina, engenheira elétrica da Sulgipe, com o tema: 'Programa de Eficiência Energética'.A organização do evento foi realizada pela secretaria municipal de turismo e comunicação, que aproveitando a presença dos 82 alunos do 7º ano, seus professores, e o coordenador Maurício, distribuiu os panfletos de divulgação e passou o vídeo sobre Estância, onde são mostrados as potencialidades, culturais e turísticas da cidade.

Reforma Tributária
O I Ciclo de Conferências da Comissão de Finanças e Tributação para debater a Reforma Tributária teve início na terça-feira, 10, em Brasília, e contará com a palestra do secretário municipal de Finanças e presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), Jeferson Passos. Realizado pela Câmara dos Deputados, o evento volta a acontecer nos dias 12, 17 e 19, quando serão debatidos temas como ICMS e Federação; Equidade do Sistema Tributário; e Tributação e Competividade, respectivamente.

ICMS e Federação
Palestrante do segundo dia de discussões, 12, Jeferson falará sobre ICMS e Federação, destacando questões como incentivos fiscais concedidos pelo Estado, imunidade tributária recíproca e conflitos entre o ISS e ICMS. "Acredito que o ponto mais relevante da palestra será referente à repactuação da divisão de receitas tributárias da União e dos Estados para com os municípios, repassados através do FPM e ICMS. O percentual deste último é de 25%, e precisamos que haja uma reavaliação, pois os investimentos em educação e nas mais diversas áreas aumentam", diz o secretário de Finanças.

Sarau Entre Amigos
O "Sarau entre Amigos” do próximo sábado terá como convidados: Mendonça Prado (Dep. Federal DEM) e Lauro Vasconcelos (Superintendente do SEBRAE). O Sarau, tem como patrocinador a Cia Cristal que tem produtos que transforma a água da torneira em água saudável  (alcalina) para toda família.Acesse o site/blog:  www.entreamigosnatv.com.br

Capacitações podem auxiliar a gestão de negócios I
Durante todo o mês de maio, empresários, gerentes, profissionais de vendas e pessoas responsáveis pela gestão de pessoas ou estoques de micro e pequenas empresas podem participar dos cursos oferecidos pelo Sebrae. As capacitações duram entre 15 e 24h/aula e são disponibilizadas em nove áreas temáticas.

Capacitações podem auxiliar a gestão de negócios II
Entre as opções, estão os cursos de Aprender a Empreender, Técnicas de Vendas, Gestão de Estoque, Gestão de Pessoas, Controle Financeiro, Atendimento ao Cliente, Técnicas para Negociação, Como Vender Mais e Melhor e Formação de Preços. Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (79) 2106-7765/7766/7767.

Intensivão de anatomia
No último dia 07, o auditório do Hospital Primavera foi cenário de um ‘intensivão’ de Anatomia, promovido pelo curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Sob o comando da médica e professora Tânia Maria de Andrade Rodrigues, que leciona esta disciplina na instituição de ensino superior, o curso foi destinado aos alunos do primeiro período. Nele, os acadêmicos viram peças anatômicas juntamente com modelos reais onde, certamente, foram explorados os seus conhecimentos. Essas peças fazem parte do Museu de Anatomia da UFS. O Hospital Primavera sempre abre suas portas para contribuir na formação dos futuros profissionais da saúde.

Stanza marca presença no Fest Imóveis
Por mais um ano consecutivo, a Stanza (marca do segmento econômico da Construtora Celi) participa do Fest Imóveis – Feirão Caixa da Casa Própria, consagrado evento realizado pela Caixa Econômica Federal que começa hoje, 12 e vai até domingo, 15 de maio, no Centro de Convenções de Aracaju. No evento, a Stanza conta com três excelentes opções para quem deseja morar ou investir: Residencial Caminho dos Ventos, Absolutto Condominio Clube e Elevatto Condomínio Clube.

Imóvel perfeito
Muito criativo e confortável, o estande da Stanza foi criado para quem busca realizar o sonho de comprar o primeiro imóvel. "O Feirão da Caixa está na sua sétima edição e a Celi, através da marca Stanza, marca presença e está muito feliz em contribuir para que muitas famílias encontrem o imóvel perfeito para elas. Até domingo, muitos sonhos serão realizados", almeja Ana Cecília Barreto Oliveira, vice-presidente de negócios imobiliários da Celi.

Tabocas: Campeonato de Futebol de Areia 2011
Teve fim na noite da última terça-feira, 10, a primeira fase do campeonato de futebol de areia 2011, do Povoado Tabocas, em Socorro, quando na oportunidade o time do Caixa D'água empatou em 2×2 com o Comercial. Já o Oiteiros venceu o Guajará por 6×3. Dos 10 (dez) times que iniciaram a competição 02 (dois) foram eliminados, Amigos do 3 e Guajará. A partir do próximo dia 17 terá inicio a segunda fase em regime de mata-mata, a campeonato está previsto terminar dia 27 de maio.

I Cavalgada da Lua
Acontece neste sábado dia 14 em Capela a I Cavalgada da Lua.  A saída esta marcada para as 16 horas da Baixinha no Bar Poit da Gelada. O objetivo é chamar atenção da sociedade capelense para a preservação do meio ambiente, em especial  a Mata do Junco. É uma realização da Associação Ecológica do Município de Capela com a Coordenação  de Antonio Leite. Ê um evento aberto a todos independente da raça, cor, religião, sexualidade, ideologia, em fim todas as matizes. Diz Leite.

Os Homens querem casar e as mulheres querem sexo dias 14 e 15 no TTB
Dias 14 e 15 de maio a RD Produções apresenta o espetáculo Os Homens querem casar e as mulheres querem sexo no Teatro Tobias Barreto. A comédia conta a história de Jonas, um rapaz que tenta de todas as maneiras, encontrar uma mulher para casar.  Durante essa busca, muitos tipos de mulheres passaram pela sua vida deixando muitas histórias. Frequentador assíduo de casamentos, de conhecidos e desconhecidos, ele briga por todos os buquês e enfeites de bolo… E depois de mais uma tentativa frustrada em um casamento, ele resolve ir para o um lounge de casamento, beber e desabafar com seu lado feminino … E é nesse lugar que sua vida se transforma. Durante o monólogo, o ator irá interagir com o público com objetivo de unir casais de forma diferente das convencionais, o teatro se transformará em um lounge de casamento e o todo o público participará da noite do sinal, ou seja, os espectadores irão receber um adesivo na entrada do teatro nas cores verdes (solteiro), amarelo (enrolado) e vermelho (comprometido). Ingressos promocionais antecipados na Bilheteria do Teatro.

DO LEITOR

Pergunta a SMTT: – Existe “mão inglesa” nas avenidas do Augusto Franco?
Do leitor Ricardo Nascimento: “Gostaria de saber por parte da SMTT qual o correto procedimento a ser realizado pelos condutores de veículos sob as pontes das canais do conjunto augusto Franco. Quando da passagem sobre a ponte o condutor do veículo deve permanecer com o carro do lado direito da ponte ou deve fazer a passagem do lado esquerdo da ponte (como mão inglesa). Faço esse questionamento a SMTT por presenciar por diversas vezes problemas entre motoristas ao realizarem essa manobra. É constante carros se encontrarem em sentidos diferentes na ponte e posicionados do mesmo lado dela, ocasionando a paralisação do trânsito. Solicito aqui o esclarecimento por parte do órgão competente por perceber a confusão dos motoristas com relação a qual procedimento é o correto. Em conversas com moradores que se utilizam das pontes encontramos motoristas que acreditam estar certos, praticando a manobra pelo lado esquerdo, como também há aqueles que acreditam praticar a manobra da maneira correta, pelo lado direito. É nítido que o erro é ocasionado por falta de instrução e informação e não por desrespeito as normas de trânsito, sendo assim necessário providências da SMTT, no sentido de esclarecer os condutores sob o correto procedimento, através de sinalizações”.

Respeitem o DER/SE

Do leitor Messias Gonçalves: “Ontem Cláudio Nunes, postei uma nota a cerca das expectativas em que os servidores do DER/SE tem para com governador Marcelo Déda. Como disse ontem, o ex-governador João Alves Filho, cometera uma das maiores maldades com os servidores daquela autarquia. Para atender as suas promessas de campanha em 2002, retirou e congelou gratificações.

Acontece que, uma pessoa de cognome Wesley, escreve, em total desrespeito a família rodoviária, indagando qual a importância e as suas atribuições. Não sabe ele talvez que desde o ano de a 1933 quando criaram a Inspetoria Geral de Estradas e Rodagem, depois passando para Departamento de Estradas e Rodagem e por fim, na atual conjuntura, chamado de Departamento de Infraestrutura Rodoviária, tem esse órgão contribuído bastante para o desenvolvimento do estado de Sergipe.

Fora o engº José Rollemberg Leite, pela Lei nº 149 de 06 de junho de 1949, que converteu a Comissão em Departamento de Estradas de Rodagem, com fundamentos de pessoa jurídica autônoma e capacidade administrativa e financeira definida, subordinado apenas ao Governo.

Sem desmerecer aos demais órgãos, desde os primeiros anos, tinha o DER/SE a função de abrir estradas, rodovias  e pontes, para só então as demais repartições públicas pudessem alcançar locais, que hoje se tornaram as cidades e os povoados.

Não há sequer nenhum lugar deste estado que não tenha a presença maciça e operante do DER/SE, juntamente com os seus bravos funcionários. Rendo minhas homenagens aos pioneiros desbravadores das primeiras estadas deste estado, que com picaretas, enxada, e pás abriram os caminhos que hoje, asfaltados, fazem fluir as riquezas e as pessoas.

O Engº Fausto Soares de Andrade veio a ser o primeiro diretor da Autarquia. Logo após dele, vieram os também engenheiros Fernando Garcez Vieira, Josué Batista de Jesus, Carlos Carvalho, José Garcia Neto, Joel Fontes Costa, José Rollemberg Leite, Paulo Barreto de Menezes, Carlos Henrique de Carvalho, Edson Leal Menezes Filho, Hoover Passos Barreto, Flávio Conceição de Oliveira Neto, Eraldo Targino de Macedo, Luiz Durval Machado Tavares, Gentil Tavares Filho, Lindberg Gondim de Lucena, Joelson Hora Costa e Engº Ezio Prata Faro. Atualmente está como diretor-presidente, o Engº Antonio José de Vasconcelos.

A presença do órgão no estado é tão grande que conta com mais quatros distritos rodoviários, nas cidades de Estância, Lagarto, Glória e Japaratuba.

O que mais enche de orgulho os servidores do DER/SE atualmente, é fazer parte das transformações que passa o estado, dotando das mais modernas rodovias, fruto do trabalho de planejamento, projetos e fiscalização, dos operários, técnicos e engenheiros, visando atender as determinações do governador Marcelo Déda.

E saber que ainda acham pouco. Seria melhor pegar um veículo e visitar a rota do sertão, estrada São Cristóvão/Rita Cacete, Glória/Carira, Barra dos Coqueiros/Atalaia Nova, Moita Bonita/Santa Rosa, BR-101/Simão Dias, entre tantas. Cansei. São muitos quilômetros. Porém para a nossa satisfação é que ainda não acabou. O DER/SE junto com o governo de Marcelo Déda, continuará construindo dignidade e cidadania”

Preocupação no ITPS
E-mail recebido: “A preocupação no ITPS é que a diretoria técnica será substituída e será nomeada uma pessoa ligada ao grupo de João Alves, de nome Calumbi, que fez campanha cerrada contra Déda.  Ou seja, será mais uma pessoa da confiança de João em posto chave e trabalhando contra o Governo. Fala-se também de uma vereadora de Laranjeiras ligada ao grupo de João Alves. Todos aguardam com expectativa e preocupação e que tudo não passe de um boato”.

Denúncia Burger King
Do leitor José Kaique, Acadêmico de Direito: “Gostaria também de através desse e-mail, expressar minha insatisfação a um fato ocorrido ontem dia 10/05/2011 numa rede de fast food presente aqui na capital o Burger King, onde diante de um problema de fácil solução, para buscar a satisfação do cliente (creio que seja essa uma das principais metas de uma empresa) fui atendido de forma grosseira pela atendente do caixa e de forma mais educada, mas sem alternativa para solução do problema pelo gerente o qual não me recordo o nome. Ao fazer o pedido houve um pequeno equívoco por minha parte que em segundos foi corrigido (esqueci de pedir o sanduíche sem molho, mas em questão de segundos lembrei e pedi para que não fosse colocado o molho e de pronto recebi a resposta de que já tinha sido efetuado o fechamento do pedido e que até mesmo o sanduíche já estava pronto (Vale frisar que o meu pedido ainda demorou cerca de 3 minutos para chegar em minhas mãos, e como assim já estava pronto?! que velocidade extraordinária foi essa?) me informando a impossibilidade de atender ao meu pedido, ou seja eu teria que comer o sanduíche com o molho mesmo sem gostar porque o mesmo ficou pronto em torno de 10, 15 segundos e não tinha possibilidade de substituí-lo ou até mesmo uma solução para retirar o tal molho, que ironia pensei, um restaurante que tem como um dos slogans a frase: "A gente faz do seu jeito", me obrigar a comer um sanduíche de qualquer jeito com o tal molho (frise-se também que já tinha efetuado o pagamento). Bom depois de muito me humilhar para ser bem atendido e poder comer o sanduíche do jeito que eu gosto pedi para que pelo menos eles dessem um jeito de tirar o molho do sanduíche e o gerente me informou que podia cair ingredientes e coisa e tal, pedir para que fizesse isso mesmo diante dessas circunstancias e finalmente pude comer o bendito sanduíche, revirado e com resquício do tal molho. Fica aqui minha insatisfação com a falta de respeito com o consumidor onde sem buscar nenhuma solução queriam apenas me empurrar um sanduíche de um jeito que eu não gosto porque só lembrei de avisar depois de alguns segundos. TOTAL FALTA DE RESPEITO COM O CONSUMIDOR”.
OBs: Ainda sobre o Burger King, a sindicalista Flávia Brasileiro Pelo twitter ontem (@Flavibrasileiro) informou que tem uma série de fotos mostrando a nojeira nos banheiros no último sábado. Ela chegou a registrar uma reclamação por conta dos banheiros e viu que os mesmos empregados que estavam limpando os banheiros depois iam para a cozinha.

Descaso em Itaporanga D´Ajuda
E-mail recebido: “Gostaria de deixar aqui a minha solidariedade aos itaporanguenses que estão sofrendo com o descaso com a saúde em Itaporanga D´Ajuda, sou amigo de Rosineide Bezerra, a “Ninha” do coração de todos, uma paciente de câncer em tratamento há mais de cinco anos. O governo do estado doou para as prefeituras um veículo tipo kombi, com a finalidade de levar os pacientes de hemodiálise e câncer, que precisam e fazem tratamento fora do domicílio, aos locais necessários, pensando em confortar estes que sofrem tanto com os seus males. Itaporanga D´Ajuda também recebeu um veículo, porém os pacientes de câncer, como é o caso da amiga Rosineide Bezerra, estão sendo transportados de ambulância. São levados e deixados no João Alves, Clinese, etc. E são avisados que assim que forem liberados, liguem para o posto, para que em uma próxima viagem da ambulância, eles possam ser pegos e trazidos para casa. O que mais fere é pensar que após uma sessão de quimioterapia ou hemodiálise, um paciente possa esperar até 04 (quatro) horas, cansado, enjoado e com fome, pela ambulância que o levará de volta “saculejando” pela estrada, tendo um veículo específico para evitar isso, mas que está desviado na secretaria de obras, por causa de um prefeito inconsciente, inconsequente e frívolo a situação desses pacientes. Espero que as autoridades competentes tomem providências quanto a isso. Obrigado pelo espaço!”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“A justiça pode caminhar sozinha; a injustiça precisa sempre de muletas, de argumentos”. Nicolae Iorga.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais