SARAU JURÍDICO. Agora todas as semanas, DATA VENIA comentará temas dos…

SARAU JURÍDICO. Agora todas as semanas, DATA VENIA comentará temas dos mais comuns discutidos pelos juristas em notas que recebe o nome de SARAU JURÍDICO. Este espaço pode ser usado pelos leitores com a finalidade de exporem suas idéias e comentários sobre todas as instituições que trabalham com o direito. A idéia do JORNAL DA CIDADE é prestar um serviço de utilidade pública para a população como também facilitar seu acesso ao judiciário de forma simples e popular.

 

SARAU JURÍDICO II. O debate desta semana é sobre a Casa do Advogado, localizada na Av. Barão de Maruim, onde funciona a Escola Superior de Advocacia, escritórios para serem alugados por hora marcada e outros. O gancho dado ao tema é que o espaço está muito mal aproveitado e que não havia a necessidade de desprender tanto dinheiro para esta alocação, visto que, a ESA, quando Edson Ulisses era presidente de OAB/SE, e o advogado Luís Eduardo Oliva diretor da Escola, esta foi reformada e atenderia a contendo as necessidades da Ordem de hoje, entretanto as placas de inauguração encontram-se nos porões. Indaga-se: Houve ou não incoerência?

 

VALORES REAJUSTÁVEIS. Presidente do TJ/SE, desembargador Roberto Porto, assinou nesta semana o Ato nº 558, reajustando o valor financeiro do Auxílio-Saúde dos servidores ativos e inativos do Poder Judiciário. A atualização é de 6,0664%, índice fechado de inflação acumulada do IPC no período de janeiro a dezembro de 2008. Os efeitos são retroativos a janeiro deste ano e o presidente do TJ marca mais uma ponto com os servidores da justiça.

 

MP: DIREITOS GARANTIDOS. A Promotora de Justiça Especializada nos Direitos de Idosos e Portadores de Necessidades Especiais, Berenice Andrade de Melo, realizou Audiência Pública no MPE, na última quarta-feira, dia 25. Estiveram presentes a representantes da Interredes da Rede de Atenção Psicossocial (REAPS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Urgência Clínico Mental do Hospital São José e da Psiquiatria da Rede de Urgência e Emergência. Ficou acordado que dentro de 30 dias, o Gerente da Psiquiatria e a Coordenadora do Serviço de Emergência Psiquiátrico deverão encaminhar à Promotoria, a demanda reprimida de internação detectada pelo Serviço, bem como informações sobre a implantação do projeto de retaguarda aos pacientes dependentes químicos na Urgência do São José. Da mesma forma, até o dia 1º de cada mês, deverão enviar ao MPE, a escala de plantonistas.

 

ESTÁGIO DE INFORMÁTICA NO MPF/SE. Está aberta a seleção para estágio em Informática do MPF/SE. Podem se inscrever estudantes matriculados em cursos universitários da área de Computação e Informática de instituições conveniadas com o MPF/SE e que tenham concluído, pelo menos, metade do curso. Mais informações pelos telefones (79) 3234-3720, 3234-3723 ou 3234-3766. Ou ainda pelo e-mail estagioinfo@prse.mpf.gov.br.

 

TRE LANÇA INFORMATIVO. A Secretaria Judiciária lançou no início deste mês o Informativo do TRE-SE para divulgar os principais julgamentos realizados pelo Tribunal, onde são divulgadas as notas colhidas da Sessão do Pleno do Tribunal, resumos de decisões publicadas no Diário de Justiça, bem como o inteiro teor de decisões que tenham despertado ou possam despertar de modo especial o interesse dos operadores do direito. O presidente do TRE/SE, desembargador Cláudio Dinart Déda, pretende dar mais visibilidade às questões eleitorais de Sergipe.

           

FORMANDOS 2008/02 UFS. O momento mais emocionante da formatura dos neófitos bacharéis de direito da UFS foi quando o orador da turma, formando Breno Messias, indagou a seguinte passagem aos pais e mestres: “ … Estávamos sendo submetidos a uma prova da matéria TEORIA GERAL DO PROCESSO, onde nos deparamos com um brocardo em latim, qual seja, perpetuactio jurisdiciones. Toda a turma estava tendo dúvidas para resolver a questão, simplesmente pelo fato de não conhecermos, naquele momento de aprendizado, a tradução de tais palavras escritas no antigo idioma alienígena. De forma insistente, solicitamos ao professor que ministrava a prova que nos esclarecesse a tradução, pois assim teríamos condição de responder à pergunta. Reiteradamente, o professor respondeu que não traduziria as palavras, alegando que era a nossa obrigação conhecê-las. Espirituoso, um dos nossos colegas pediu licença para falar e procedeu: “Professor preciso lhe explicar que existe um paralelo entre o PODER e o manusear da ÁGUA. O Sr. não pode tentar segurar a água com o punho fechado (gesto), pois assim não conseguirá reter quantidade considerável do líquido; nem mesmo tentar segurá-la com a mão aberta (gesto), pois devido ao espaço entre os dedos, cairá na mesma desgraça. Deve segurá-la assim (gesto), como quem pede humildemente, e eu, em nome da turma, lhe suplico assim (gesto), com as duas mãos juntas, pois somente o Sr. tem o PODER de permitir respondermos à questão, demonstrando o nosso conhecimento acerca do assunto. (…) Finalmente, Diante da situação, o docente sucumbiu ao apelo do seu pupilo…”. Palmas estonteantes e a alegria pela busca do direito justo.

  

 

Dicas de Livros

 

Editora Saraiva: CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E LEGISLAÇÃO PROCESSUAL EM VIGOR de Theotonio Negrão e José Roberto Ferreira Gouvêa com a colaboração de Luis Guilherme Aidar Bondioli – Esta 41ª edição é resultado da indiscutível preferência e receptividade de seus leitores. Atualizada até 13 de janeiro de 2009, e de acordo com inúmeros diplomas, como a Lei n. 11.902/2009 (prestação de contas do advogado para o cliente), cumpre reiterar a cada reedição que esta obra se destina a todos aqueles que buscam uma segura fonte de conhecimento, razão porque suas notas têm minuciosas explicações, destinadas a facilitar a compreensão dos textos até mesmo pelo público em geral. Contém o Código de Processo Civil e praticamente toda a legislação processual civil em vigor, além de inúmeros outros regramentos. Apresenta primoroso índice legislativo e de súmulas e também um didático índice alfabético-remissivo que menciona as subdivisões de cada instituto do direito processual civil. Traz um calendário permanente e os principais prazos para o advogado, facilitando o dia a dia do profissional. É uma obra completa, acrescida de precisas notas doutrinárias e de amplas indicações bibliográficas e jurisprudenciais atualizadas, com 2344 páginas, custa R$ 219,00   ///  CÓDIGO CIVIL E LEGISLAÇÃO CIVIL EM VIGOR de Theotonio Negrão e José Roberto Ferreira Gouvêa com a colaboração de Luis Guilherme Aidar Bondioli- Esta consagrada obra se destina a todos aqueles que buscam uma segura fonte de conhecimento, razão porque suas notas têm minuciosas explicações, destinadas a facilitar a compreensão dos textos até mesmo pelo público em geral. Contém o Código Civil e praticamente toda a legislação civil em vigor, além de inúmeros dispositivos, como o Código Civil Revogado de 1916. apresenta índice legislativo e de súmulas, além de um didático índice alfabético-remissivo que menciona as subdivisões de cada instituto do direito civil.  Atualizada até 13 de janeiro de 2009, e de acordo com as Leis n. 11.800/2008 (publicidade em ligação telefônica), 11.802/2008 (custas e emolumentos nos cartórios de registros públicos), 11.804/2008 (alimentos gravídicos) 11.829/2008 (Combate À pornografia infantil), entre outras, esta 28ª edição dá continuidade ao aumento do número de remissões entre os artigos do Código Civil, incorpora mais acórdãos e ainda traz comentários elucidativos quanto ao sentido e alcance dos dispositivos legais, com 2144 páginas, custa R$ 198,00. Pode (m) ser adquirido site: http: // www.saraiva.com.br, ou pelos telefones: (11) 3335-2957.

 

 

(*) é advogado, jornalista, radialista, coordenador do curso de Direito da FASER – Faculdade Sergipana, mestrando em ciências políticas e Diretor Chefe da Procuradoria do DETRAN/SE. Cartas e sugestões deverão ser enviadas para a Av. Pedro Paes de Azevedo, 618, Bairro Salgado Filho, Aracaju/SE. Contato pelos telefones: 8816 6163 // Fax: (79) 3246 0444. E-mail: faustoleite@infonet.com.br

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais