Saúde, MPE e transparência

Na semana passada o blog destacou em nota o trabalho realizado pela nova secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos e do novo diretor-presidente da Fundação Hospitalar, Marcelo Vieira.

O blog  reforça que os dois são abnegados e querem o melhor para a saúde de Sergipe. E querem também transparência. Ontem, 28, a secretária esteve visitando a promotora Euza Missano mostrando o relatório dos valores dos passivos e propostas de pagamento para todos os municípios.  É assim que se faz.

A própria promotora Euza Missano, outra abnegada na luta por uma saúde (pública e privada) mais digna destacou a importância da transparência. ““Para mim e para a população é muito mais tranquilo trabalhar e atuar com os fatos mais claros. O que nós sentimos é que essa população terá dias melhores, diante do alinhamento técnico entre as gestões municipal e estadual”, disse Euza.

E que seja assim sempre. A saúde é a bola da vez não só em Sergipe, mas em todo o país. E não somente na área pública, na área privada também. É preciso que os gestores tenham a consciência que o primeiro passo para mudar a atual realidade é a transparência no uso dos recursos públicos.

Hospital de Urgência João Alves Filho
Em 2012 quase quatro mil pacientes da Bahia e Alagoas foram atendidos no Hospital de Urgência Gov. João Alves Filho.  E o que fazer?  Que tal o governador Marcelo Déda chama à atenção do seu colega da Bahia, Jacques Wagner (também petista) para o problema. Só da Bahia foram 3.629 pacientes atendidos no HU em 2012. Fora os outros hospitais de pequeno porte.

Usineiros de AL e SE provocam incêndios em canaviais
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, precisa urgemente tomar providências contra alguns usineiros de AL e SE que estão provocando incêndios de grandes proporções em seus canavias às margens da BR-101. Além do fumaça tóxica e pela BR-101 passam cargas de combustíveis e produtos explosivos, que não suportam uma simples fagulha. Até quando o DNIT vai ficar omisso?

Dilma em Sergipe
E a presidente Dilma não participará apenas das inaugurações da ponte Gilberto Amado e do parque eólico hoje, 29, em Sergipe. Ela anunciará uma série de investimentos no Estado que vão gerar cerca de 8 mil empregos.

Almoço
Os parlamentares das bancadas federal e estadual de Sergipe, independente de partidos políticos foram convidados para o almoço com a presidente Dilma hoje,29. O almoço será realizado no Palácio de Veraneio.

O que? Proinveste
O leitor não estranhe, mas como foi publicado ontem, 28, este espaço só voltará ao tema Proinveste depois que o governo conquistar maioria na Assembleia ou a proposta for rejeitada pela segunda vez. Segundo pesquisa do “DataBlog” ninguém, ninguém mesmo aguenta mais o blá, blá, blá….

Arrecadação das igrejas
A informação de que a igreja católica, as chamadas evangélicas e todas as demais arrecadaram, em 2012, Vinte Bilhões de reais é impressionante. Basta verificar que esse valor corresponde à metade do orçamento da cidade de São Paulo, que é o terceiro do Brasil, ficando apenas atrás do orçamento do Estado de São Paulo (segundo) e a União Federal (primeiro). Toda essa arrecadação astronômica é feita em nome de DEUS. Amém, Aleluia.

Caixa Postal residencial virou Caixa de “Faturas”
O ex-vereador de Aracaju Goisinho fez uma observação pertinente. Antigamente a caixa postal residencial (que tinha escrito Correios), recebia cartas, jornais e outros. Hoje, com a Internet e as novas tecnologias muitas estão em extinção e a caixa postal virou Caixa de “Faturas”, pois só recebe cobranças. É verdade!

Trânsito na entrada do conjunto Augusto Franco
O vereador de Aracaju, Max Prejuizo (PSB) continua com a luta para encontrar uma solução para os retornos localizados na entrada do conjunto Augusto Franco, alvo de vários acidentes inclusive fatais. Ele se reuniu com os responsáveis pelo trânsito em Aracaju, sob a coordenador da secretária Georlize Teles, em busca de alternativas para o problema.

Providências
“Sabemos que uma solução definitiva precisa ser bem estudada, mas o que buscamos hoje aqui é apresentar os problemas as autoridades competentes desta nova gestão e reivindicar providências em curto prazo para que possamos, de imediato, diminuir os riscos de acidentes e, consequentemente, as mortes", explicou Max Prejuízo.

Intervenção
A secretária Georlize Teles, juntamente com o Coronel Peres, mostraram-se solícitos às reivindicações  apresentadas. "Precisamos fazer uma intervenção imediata nos retornos que dão acesso ao conjunto. Nosso coordenador de trânsito fará uma visita in loco e a partir daí buscaremos soluções urgentes", disse Georlize Teles.

Articulação Política e de Relacionamento Institucional
O secretário Juvêncio Oliveira (DEM) empossado na Secretaria de Participação Popular, esteve reunido com o prefeito João Alves Filho (DEM) para definir o nome da Pasta que será criada essa semana com a aprovação da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). SEAPRI – Secretaria de Articulação Política e de Relacionamento Institucional – foi o nome definido em consenso.

PMA: nova marca foi unanimidade, inclusive com o aval do prefeito
O secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Aracaju, Carlos Batalha, esclareceu ontem que o processo da escolha da nova marca da Prefeitura foi feito entre nove marcas apresentadas. Todas elas foram avaliadas pelo prefeito, João Alves Filho, pelo vice, José Carlos Machado e outros oito auxiliares. A marca foi escolhida por unamidade e com o aval do prefeito João Alves que sendo engenheiro gostou das linhas progressivas e do slogan, “O futuro se constrói com amor e trabalho”.  Batalha entende que não há semelhança com a marca da TechMobile porque o conceito é totalmente diferenciado.

Ainda a nova marca da PMA
E a repercussão da nova marca da Prefeitura de Aracaju gerou uma campanha num facebook com centenas de seguidores. Querem mudar pela marca que foi publicada ontem, 28, de autoria de David Leite e Christian Miranda. O certo é que o prefeito não vai mudar a nova marca que teve sua aprovação total. A campanha no facebook:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=464554293607367&set=a.363512307044900.84078.363504760378988&type=1&theater )

MP requer vistoria rigorosa em boates, casas de show e teatros de Aracaju
Como o blog antecipou ontem, 28, o MPE, instaurou inquérito cívil para acompanhar de perto a fiscalização realizada pelo Corpo de Bombeiros militar de SE, em locais onde ocorrem eventos festivos. Os promotores responsáveis são Daniel Carneiro e Jarbas Vasconcelos, das promotorias dos Direitos do Consumidor e do Controle Externo da Atividade Policial.

Medidas
O Corpo de Bombeiros deverá, em dez dias, esclarecer que medidas estão sendo tomadas para fiscalização e adequação dos estabelecimentos acima descritos às normas de prevenção de incêndio e pânico e enviar para o MP um relatório discriminando a atual situação de cada um, a existência ou não de alvará de funcionamento, bem como que medidas necessitam ser tomadas para solucionar irregularidades eventualmente encontradas.

Governo cria comissão para fiscalizar espaços
E o governador Marcelo Déda anunciou a criação de uma comissão que fiscalizará espaços que recebem grandes aglomerações. Ele solicitou que o comandante do CB e o coordenador da Defesa Civil devem procurar as prefeituras do interior sergipano, porque é fundamental a parceria dos órgãos de segurança do Estado com os órgãos municipais. Pois são as prefeituras que detêm conhecimento detalhado da sua cidade. “A comissão terá 60 dias para apresentar o diagnóstico da real situação dos municípios”, avisou o governador.

Elias Santos no rastro do Cangaço I
A cultura e a história dos municípios sergipanos é o ponto de partida do projeto Gravura de Inverno. Idealizado pelo artista visual Elias Santos, que vislumbrou na aproximação entre a xilogravura e o cotidiano das cidades visitadas a possibilidade de resgatar a nossa memória, o projeto pegou o rastro do cangaço, aportando em Nossa Senhora das Dores, onde pretende envolver a comunidade em torno de uma parceria com o Ponto de Cultura Memória, Cultura e Cidadania.

Elias Santos no rastro do Cangaço II
O projeto Gravura em Dores na Rota do Cangaço inicia hoje, quando receberá a colaboração do professor João Paulo, que além de ser coordenador do Ponto de Cultura, é também um historiador do município. A palestra do professor contará com a participação do escritor Manoel Messias, que promete realçar os traços do Cangaço que podem ser percebidos no cotidiano de Dores.

Moção
O vereador Anderson de Tuca (PRTB) lamentou a tragédia ocorrida na madrugada do último sábado, 26/1, na cidade de Santa Maria (RS), onde mais de 230 pessoas faleceram na sua maioria asfixiadas em decorrência de um incêndio na boate Kiss, e outras 130 ficaram feridas. O vereador Anderson de Tuca protocolou nessa segunda-feira, 28, uma moção de solidariedade em nome do Parlamento Municipal e dos aracajuanos ao senhor Cézar Schirmer, prefeito da Cidade de Santa Maria, pela lamentável tragédia ocorrida naquela cidade gaúcha.

Sergipe na Feira Internacional de Tecnologia
Fazer parte da maior feira de tecnologia do mundo é algo mais do que válido para empresários deste ramo. Foi pensando nisso que os irmãos Fábio e Toninho Garcez e Gabriel Manzano, sócios da Alfama Web, empresa que desenvolve sites e sistemas para a internet, desembarcaram em Las Vegas, nos Estados Unidos. Eles acompanharam a Consumer Electronics Show (CES). "Faz parte da nossa estratégia conhecer tudo que há de melhor quando se fala em tecnologia", explica o empresário Fábio Garcez.

Sistemas
A feira ocorreu entre os dias 7 e 10 de janeiro e é conhecida em todo o mundo por trazer novidades do mundo tecnológico. "É um universo que traz o de mais moderno no que envolve tecnologia", diz Toninho Garcez. Vale lembrar que a Alfama Web é responsável por desenvolver sites de importantes empresas do mercado sergipano e é referência em desenvolvimento de sistemas.

Carnaval:  Tradicional Ze Pereira do Sol nascente, dia 02 de Fevereiro
No próximo sábado, 02, será realizado  Zé Pereira do Sol Nascente, a partir das 14h, com concentração na entrada do conjunto. Segundo o idealizador e um dos coordenadores Augusto Cezar o  evento tem como finalidade resgatar das culturas populares dos antigos carnavais, proporcionando aos seus participantes a oportunidade de reviver a alegria e a espontaneidade das manifestações carnavalescas daquela época, sem a divisão de classe (cordões de isolamento, camarotes) ou interesses políticos e financeiros.

Caracteristicas do carnaval passado
A proposta, segundo Augusto Cezar,  é incorporar todas as características do carnaval passado, ou seja, não haverá nenhum tipo de segregação de classe social (ricos e pobres), discriminação de raça, sexo ou idade. “Todos devem dividem o mesmo espaço urbano, terem toda liberdade para dançar, cantar, se expressa livremente e manifestar suas opiniões sobre qualquer assunto, desde que não haja ofensas pessoais e preservando bons costumes e padrões de comportamento social adequados da nossa comunidade”, disse.

Repertório
Augusto Cezar acrescentou que o repertório é exclusivamente músicas do passado (frevo, machas e frevo canção) “Iremos proporcionar a oportunidade de unir três gerações (jovem, adulto e jovem da terceira idade) que seguirá em cortejo pelas principais ruas do nosso conjunto, onde a alegria, a paz contaminará a todos”, disse.

Pós-Graduação – Faculdade Amadeus
Aulas à noite, uma vez por semana  (3ª FEIRA). Cursos:Planejamento e Gestão de Finanças;Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional – 3ª turma;Comunicação e Marketing Empresarial; Pedagogia da Música, Dança e Teatro.Investimento: 18 x R$ 180,00/Início – 05 de março.Mais informações: www.faculdadeamadeus.com.br ou pelos telefones: (79) 2105-2039/2105-2050
          
Convenção
A Cosil realizará no dia 31 de janeiro a convenção de pré-lançamento do seu novo projeto em Recife, o Barra View. Será no Hotel Golden Tulip Recife Palace, às 19h30, e reunirá corretores das imobiliárias DMC Imóveis e Eduardo Feitosa e parceiros da empresa. Além da apresentação do produto, a equipe de vendas conhecerá a campanha de divulgação do empreendimento. Sem dúvida mais um sucesso da incorporadora sergipana.

Futebol
Galatasaray da Turquia confirma contratação do craque DROGBA. /// CBF estuda programar jogos da série A no Distrito Federal. /// A 500 dias da Copa 2014, FIFA adia festividades por causa da tragédia de Santa Maria. /// Morre, aos 77 anos, Ary Vidal, ex-técnico da seleção brasileira de basquetebol. /// Auxiliar de Mourinho afirma que Kaká está negociando para deixar o Real Madri. /// COPA DO NORDESTE: Amanhã, quarta-feira, no Batistão, Confiança X Souza, da Paraíba e em Natal, ABC X Itabaiana.

Curtas
Ministro da Saúde informou que 75 feridos no incêndio em Santa Maria correm risco de morrer. /// Papa envia mensagem de solidariedade. /// Após tragédia, Câmara planeja elaborar lei nacional anti-incêndio. /// Receita Federal faz apreensão recorde de mercadorias em 2012. O montante total é de 2 bilhões de reais. /// BRADESCO divulga lucro de 11 bilhões e 380 milhões de reais. /// Cartório de Minas Gerais emite certidão de óbito de Eliza Samudio. /// Ricardo Flores deixa a presidência da BRASILPREV. /// Jerome Valcke dá ultimato a estádios atrasados. /// DAIMLER, FORD e NISSAN unem-se para desenvolver projeto do carro elétrico. /// Governo desiste de demolir antigo Museu do Índio.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ClovisCBMelo Jamais irei me aposentar. Aposentar-se é destruir-se, abandonar-se. E isso mata o cérebro e adoece.

www.twitter.com/Emidio_Costa Ouvindo pela Net a primeira "desentrevista" da história/SE. Antes de @ValadaresPSB terminar uma frase, @gilmarcarvalho rebate. Eis o debate!

www.twitter.com/Genildo_Farias Dando uma rapida olhada no TT a gente percebe q tem "especialista" p todo gosto; Politica, Saude, Direito, Segurança e etc.. Sabem tudo! kk

www.twitter.com/laysmillena A pessoa pode me fazer mal uma, duas, três vezes. Vou sentir raiva no início, depois vai passar. Mas esquecer? Não. É preciso se proteger…

www.twitter.com/neurochester Pós tragédias sempre trazem à tona os gênios das análises retrospectivas.

www.twitter.com/ahcor_sevla @marciorocha1 voce vai insistir na mudança do nome da Praia? acha mesmo que vai colar? o nome é Praia de Aruana. kkk o povo já decidiu.

Nota de Esclarecimento

Prefeito de Itabaiana pede esclarecimento a empresa Avianca
O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, vem a público esclarecer as razões de ter se recusado a seguir viagem rumo a Brasília/DF no voo 6223, da empresa Avianca, marcado para esta segunda-feira, 28, às 14:25h.
Mesmo tendo comparecido ao aeroporto no horário exato e, consequentemente, tendo embarcado normalmente, junto com os demais passageiros, o prefeito itabaianense, após quase uma hora de espera dentro da aeronave, não sentiu-se bem diante do fato do ar-condicionado da mesma não estar em seu funcionamento normal.
Diante dessa situação, Valmir de Francisquinho pediu para que a porta fosse aberta e procedeu seu desembarque. Dessa mesma forma, outras pessoas embarcadas, a exemplo do prefeito de Tobias Barreto, Dilson de Agripino, do conselheiro do TCE, Carlos Pina, do empresário Gilson dos Reis, além de outros passageiros, decidiram seguir a atitude de Valmir e também optaram pelo desembarque.
Como continuou sentindo um mal-estar, o prefeito de Itabaiana seguiu para o Hospital São Lucas, aonde foi atendido, medicado e recebeu alta em seguida. No momento, Valmir de Francisquinho encontra-se em sua residência, em repouso, com vistas a retomar suas atividades normais à frente da Prefeitura de Itabaiana já nesta terça-feira, 29.
Em virtude desses problemas, o prefeito Valmir de Francisquinho espera que a empresa Avianca, em respeito aos seus clientes e ao povo sergipano, esclareça as razões que levaram à demora na decolagem e ao mau funcionamento da refrigeração da sua aeronave. E tranquiliza a todos, já que, mesmo não tendo embarcado, acompanhou detalhadamente os resultados da reunião da qual participaria no Distrito Federal, em que a presidente Dilma Roussef explanou uma série de projetos e ações que o Governo Federal planeja colocar em execução em parceria com os municípios brasileiros.
Itabaiana, 28 de janeiro de 2013
Secretaria de Comunicação de Itabaiana

ARTIGO

De Buenos Aires a Santa Maria, de Cromañón a Kiss (de Callejeros a Gurizada Fandangueira)  por Henrique Alves da Rocha

Era noite de 30 de dezembro de 2004, durante um Show da Banda Callejeros, na boate República de Cromañón, na cidade de Buenos Aires, quando ao fazer uso de pirotecnia, ocorreu uma das maiores tragédias não naturais da Argentina. Foram 194 mortos e quase 1500 feridos.
Cerca de 14 pessoas foram condenadas em razão do incêndio em Cromañón. Integrantes da banda, os donos da boate, policiais, bombeiros, inclusive funcionários do governo.
Este incêndio causou mudanças políticas e culturais, as políticas com o julgamento político do Governador da Cidade de Buenos Aires (Anibal Ibarra) por ser considerado responsável político pela tragédia. Em seu julgamento foi considerado culpado, sendo destituído do cargo de Governador. As mudanças culturais se deram em razão de uma maior cobrança da sociedade em relação aos aspectos de segurança das boates e casas de espetáculos. Houve muita fiscalização do poder estatal ocasionando fechamento de muitas boates e locais de shows.
Até 2010 cerca de 30% dos sobreviventes seguiam sob tratamento médico, psiquiátrico ou psicológico.
A maioria das mortes ocorreu em razão da aspiração de gases tóxicos produzidos pela queima da espuma utilizada como proteção acústica. (asfixia mecânica)

Talvez se analisados mais detalhadamente, encontraremos mais semelhanças entre o incêndio de Buenos Aires e o de Santa Maria.

Aqui, após o incêndio já se vislumbra a possibilidade de mudanças culturais, ao menos em relação à fiscalização. É de conhecimento público a mobilização para a fiscalização em estabelecimentos similares ao sinistrado em Santa Maria.

A nossa tragédia, infelizmente, ainda não acabou, principalmente para os familiares e amigos das vítimas, além dos que ainda encontram-se hospitalizados. Mas que sirvam de aprendizado para a sociedade brasileira as mudanças ocorridas na sociedade argentina, principalmente no aspecto político.

PARA REFLEXÃO

O Samurai  (Autor desconhecido)

A quem pertence um presente?

Perto de Tóquio vivia um grande samurai, já idoso, que agora se dedicava a ensinar o zen aos jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.

Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali. Era famoso por utilizar a técnica da provocação: esperava que seu adversário fizesse o primeiro movimento e, dotado de uma inteligência privilegiada para reparar os erros cometidos, contra-atacava com velocidade fulminante. O jovem e impaciente guerreiro jamais havia perdido uma luta.  Conhecendo a reputação do samurai, estava ali para derrotá-lo, e aumentar sua fama. Todos os estudantes se manifestaram contra a idéia, mas o velho aceitou o desafio. Foram todos para a praça da cidade, e o jovem começou a insultar o velho mestre. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou todos os insultos conhecidos, ofendendo inclusive seus ancestrais.  Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível.  No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro retirou-se.

Desapontados pelo fato de que o mestre aceitar tantos insultos e provocações, os alunos perguntaram: "Como o senhor pode suportar tanta indignidade? Por que não usou sua espada, mesmo sabendo que podia perder a luta, ao invés de mostrar-se covarde diante de todos nós?"

"Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente?" – perguntou o Samurai. "A quem tentou entregá-lo" – respondeu um dos discípulos. "O mesmo vale para a inveja, a raiva, e os insultos" – disse o mestre. "Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo. A sua paz interior, depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma, só se você permitir…"

Do blog: É amigo, a inveja cega. E para ela, como diz o empresário Fabiano Oliveira, sapo seco, sapo seco, sapo seco, sapo seco…

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
   
Frases do Dia
“Negociata é todo bom negócio para o qual não fomos convidados”.

“Não é triste mudar de idéias, triste é não ter idéias para mudar”.

Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly, o  Barão de Itararé, jornalista e articulista brasileiro nasceu em 29 de Janeiro de 1895 e morreu em 1971.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais