Saúde, promessas e planos

Quem conversa com alguns profissionais de saúde, principalmente os que trabalham no Hospital de Urgência Governador João Alves Filho – HUGJAF, sente que o clima não é bom. Até mesmo os mais abnegados, que suam a camisa no dia-a-dia, independente das questões salariais, estão com uma carga grande e num estresse constante. A verdade é que a rede de saúde de Sergipe, tanto a pública como a privada, carece de profissionais e até quem paga plano de saúde muitas vezes não tem um atendimento correto.


A verdade é que até quem tem plano de saúde está parando nos hospitais públicos e se for trauma só tem um destino: o Hospital de Urgência governador João Alves Filho. E mais ainda:  Se precisar de neurocirurgião também. o Cirurgia não recebe paciente direto. A urgência do IPES, nem o Hospital da Polícia Militar  tem tomógrafo. Já  o hospital São José não recebe paciente do IPES direto, só depois de passar pelo HPM.


Até o Hospital São Lucas, aprendeu  agora a “fechar plantão” por estar lotado ou estar sem cirurgião. A clinica Renascença idem e sem pediatria. O hospital da HAP Vida parece SUS tamanha é a fila pra atendimento, o Primavera não atende a todos os planos, a unidade móvel da Unimed nunca chega e, por incrível que pareça na maioria das vezes, quem tem plano privado é atendido pelo SAMU. Enfim… o que fazer?

 

A solução seria deixar de pagar os planos de saúde? Já que a maioria esmagadora está sendo atendida pelo SUS em Aracaju? Mas os valores os valores dos planos não baixam com isso, o SUS não é ressarcido, os pacientes são lesados e os pobres perdem ainda mais. É um modelo de sistema de saúde caótico no país, que prejudica a todos, ou seja, quem pode pagar e quem não pode.

 

Ainda sobre o HUGJAF. Tem muito profissional da saúde estressado por conta do desdobramento das atividades. Tem fila interna em algumas áreas. Por outro lado até agora nenhum enfermeiro recebeu os 20% de reajuste prometido pelo secretário Rogério Carvalho quando o nível médio iniciou a greve e os enfermeiros tinham anunciado a greve deles. Teve um acordo com o secretário, que entre outras coisas, ficou definido os 20% de reajuste.

 

O certo é que existe boa vontade de várias partes, mas o sistema não ajuda. É preciso uma somação maior. O Ministério Público faz a sua parte, mas é preciso algo mais. O sistema está falido, tanto para quem pode pagar, como para quem não pode. Algo precisa ser feito… e a luz no final do túnel não aparece.

 

Exemplo de profissionais sérios

Três profissionais da área da saúde do Estado, receberam ligações da produção de campanha do candidato Almeida Lima para que falassem sobre a atual situação no programa eleitoral dele. Os profissionais que estão na luta por uma causa maior, social e trabalhista, não aceitaram.

 

Tudo pode: qual a condição para você falar?

E, parece que Almeida está desesperado. A produção não se contentou com o não dos profissionais e perguntou qual a “condição para você falar?”. Mas claro impossível. O candidato do tudo pode acha que todos são iguais. Que as pessoas não têm ética, índole… enfim… moral. Uma falta de respeito com os profissionais querendo fazer politicagem barata com um assunto sério.

 

Prioridades de Gilmar para eleições de 2010

Sobre as notas publicadas ontem, 03, neste espaço sobre a atuação política dele em alguns municípios, o deputado estadual Gilmar Carvalho (PSB), anunciou suas prioridades para 2010: a reeleição do governador Déda, a eleição de Eduardo Amorim para o Senado e a reeleição do senador Valadares, além da reeleição dele para a Assembléia Legislativa. Ele explica que estará com Eduardo Amorim porque o mesmo apóia a candidatura da esposa dele, Maria Anete (PSB), como candidata a vice-prefeita de Aparecida e Valadares por fazer parte do PSB.

 

Sobre o apoio em alguns municípios

Sobre Umbaúba, Gilmar disse que não fez acordo com o ex-prefeito Benedito Barreto. “Diferente do professor Anderson que ajuizou ação contra Zé de Francisquinho e hoje tem o seu apoio”, disse, afirmando que Anderson fez acordo para apoiar Zé de Francisquinho para deputado estadual, mas já firmou o mesmo acordo com Márcio Macedo. “Já Jorge Rico firmou compromisso de parte do seu grupo apoiar minha candidatura em 2010”. Sobre Areia Branca, Gilmar disse que ainda não definiu quem apoiará para prefeito. Lá disputam os candidatos Souza (PSB) e Agripino (PSC).

 

Gilmar diz que apoiará reeleição de Ulices para presidente

Gilmar Carvalho deixou claro também que na eleição que acontecerá no início de 2009 para presidente da Assembléia, já informou ao presidente Ulices Andrade que apoiará à reeleição dele. “Tenho compromisso com o governador Marcelo Deda, mas tenho o mesmo direito de alguns aliados de estarem em palanques diferentes em vários municípios”, concluiu.

 

MP não toma posição sobre concurso de Estância

O que falta para a prefeitura de Estância chamar os concursados? Eles já apresentaram os exames médicos e toda documentação exigida. Estão todos aptos e na expectativa de trabalharem. O concurso foi homologado dentro do período exigido pela lei, ou seja, não fere a legislação eleitoral. Os concursados ligam para a Prefeitura e não têm nenhuma resposta. Até quando? E o MP não fará sua parte?

 

Ajudem o camarada Anderson Góis

Este jornalista não conhece, mas faz o apelo: ajudem o camarada e candidato Anderson Góis. Ele anunciou, pela imprensa, que ficará sem programa eleitoral por conta da falta de recursos. É lamentável e é mais uma distorção do atual sistema eleitoral. Quem tem dinheiro ou sabe captar recursos pode tudo. Quem não tem pode nada. Anderson é candidato pelo Partido Comunista Brasileiro, o Partidão, uma referência histórica na vida política brasileira. Só para lembrar: o hoje PPS era PCB quando na década de 90, por opção resolveu mudar o nome. Alguns históricos foram para a Justiça Eleitoral e conseguiram resgatar a sigla.

 

Sugestão de um programa master
O ator e publicitário  Antonio Leite acredita ser possível gravar um programa máster para  Anderson Góis, candidato a prefeito de Aracaju pelo Partido Comunista Brasileiro, sem custo. “A partir da colaboração de amigos pode ser produzido um programa tampão para ficar no horário eleitoral até a normalidade do quadro financeiro do seu partido.” Propõe Leite e completa: “é triste o espaço vazio que a agremiação deixa no programa de televisão e do radio.” 

 

Panfleto: acórdão da vergonha

Depois que não conseguiu subir mais em várias pesquisas, Almeida Lima muda a estratégia de campanha. Ontem, 03, distribuiu pelas ruas de Aracaju um panfleto com o título “Acórdão da Vergonha”, mostrando quem está na campanha de Edvaldo. Até aí tudo bem, mas ao final do panfleto tem uma perola que o leitor merece ler: “… Vejam com quem eu ando: ando com a minha família, com o meu vice José Alves da Jaluzi e com o povo de Aracaju”. Salve os neurônios dos outros. Ele esqueceu justamente do principal articulador da campanha dele: Renan Calheiros. Quando ele aparecerá no horário eleitoral.

 

Força sindical e politicagem eleitoral

A Força Sindical em Sergipe está sendo usada para politicagem barata. Na sede, na Avenida Barão de Maruim, colocou bandeiras de Almeida Lima, durante a passeata de Edvaldo Nogueira. No interior sobe no palanque de quem conseguir alguma “estrutura”. Um tal de Roberto anda com uma pastinha para lá e para cá. É por essas e por outras que as centrais sindicais estão tão desacreditadas em todo país.

 

Paralisada travessia hidroviária entre Porto do Mato e Terra Caída 

Visando a segurança dos usuários que se utilizam da travessia hidroviária pela balsa Atlântida, que liga os municípios de Estância e Indiaroba, entre Porto do Mato a Terra Caída, a Secretaria de Estado dos Transportes e da Integração Metropolitana – Setram – paralisou os serviços objetivando a realização de testes, a fim de aferir as condições de navegabilidade e segurança da embarcação.  “Com a conclusão dos testes técnicos de segurança e navegabilidade, os laudos serão submetidos à Marinha, que determinará o tipo de manutenção corretiva que deve ser aplicada, se necessária, através do processo de docagem a seco”, adianta o secretário Bosco Mendonça. Bosco ressalta que logo após testes a embarcação passará por uma fiscalização da Capitania dos Portos, atendendo ao procedimento de rotina. “Precisávamos fazer essa avaliação e para não comprometer a travessia no período de alta estação, que começa com a chegada do verão, antecipamos o serviço, que deve durar em torno de dois meses”, explica. (ASN).

 

Estágio de direito na PGE

Prosseguem até a próxima sexta-feira, 5, das 08 às 12 horas, no Centro de Estudos da Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe, Praça Olímpio Campos, n° 14, térreo, Centro, Aracaju-SE, as inscrições para o processo seletivo público para formação do quadro de reserva de estagiários de nível superior, na área de Direito, da Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe.O processo seletivo para estágio remunerado na PGE é destinado aos estudantes que estão cursando um dos quatro últimos períodos de Curso de Direito reconhecido pelo MEC, oferecido por instituição de ensino superior. Maiores informações no site www.pge.se.gov.br

 

Mídia Jovem em Brejo Grande I

Conscientizar as pessoas de que os espaços públicos são extensões de suas próprias casas. Este será o objetivo de mais uma ação do Mídia Jovem, iniciativa da Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) que visa promover a inclusão social através do ensino de técnicas de comunicação e de mídia. Nesta quinta-feira, 4, os adolescentes do município de Brejo Grande que estão participando da primeira turma do projeto, acompanhados dos coordenadores, visitarão o povoado Saramém para fazer as atividades práticas da oficina de fotografia e ajudar os moradores a limpar algumas ruas da localidade. O dia de atividades também contará com distribuição de presentes e realização de oficinas de papel reciclado.

 

Mídia Jovem em Brejo Grande II

“Na última quinta-feira, 28, os alunos escolheram o povoado Saramém para praticar os ensinamentos da oficina de fotografia. Quando chegamos ao local, encontramos crianças em um campo com muito lixo espalhado, composto, principalmente, por garrafas plásticas e papel. Dentro da proposta do projeto, conversamos com a criançada e compactuamos que, se na semana seguinte, o espaço estivesse limpo, elas ganhariam presentes. Distribuímos sacolas e luvas e esperamos que elas tenham feito a parte delas”, explica Nanah Alves, coordenadora geral do Mídia Jovem. (ASN).

 

MPF/SE conclui apuração sobre defensores públicos I

O procurador da República Bruno Calabrich concluiu hoje, 03 de setembro, o procedimento administrativo que apura a situação de defensores públicos do Estado de Sergipe. Após esclarecimentos da Defensoria Pública do Estado, ficou constatado que 24 defensores foram admitidos, após 1º de fevereiro de 1987, sem prestar concurso público para a carreira. Nos termos da Constituição Federal, apenas os defensores que tivessem ingressado até aquela data poderiam permanecer no cargo, ainda que sem concurso.No despacho de conclusão do procedimento administrativo, o procurador Bruno Calabrich registrou: “Tendo em vista que a ocorrência de situação muitíssimo semelhante em outros Estados brasileiros deu ensejo ao ajuizamento de diversas ações diretas de inconstitucionalidade – que inclusive já foram julgadas procedentes pelo Egrégio Supremo Tribunal Federal (…) -, nada mais resta a este órgão agente do Parquet a não ser encaminhar os presentes autos ao Excelentíssimo Procurador-Geral da República, a quem compete, ao cabo, decidir quanto à medida a ser tomada.”

 

MPF/SE conclui apuração sobre defensores públicos II

O procurador também destacou que, “na eventualidade de ser declarada a inconstitucionalidade do art. 15 do ADCT da Constituição Sergipana, com o conseqüente afastamento dos Defensores em situação irregular, tais cargos não ficariam vagos, nem o serviço necessariamente sofreria solução de continuidade: há diversos candidatos já aprovados no último concurso para provimento de cargos de Defensor Público mas ainda não convocados.” As informações obtidas estão sendo remetidas ao Procurador-Geral da República, a quem compete promover uma ação direta de inconstitucionalidade contra o artigo 15 do ADCT da Constituição do Estado de Sergipe, que teria permitido a admissão de diversos defensores sem concurso após fevereiro de 1987, em afronta ao artigo 22 da ADCT da Constituição Federal de 1988. “Apesar de se tratar de uma questão jurídica relativamente clara, a situação de fato é particularmente delicada. Os defensores em situação irregular estão na carreira há, aproximadamente, vinte anos. Foram eles que, praticamente do zero, começaram a construção da instituição, elevando a Defensoria Pública de Sergipe ao que ela é hoje: um serviço essencial aos cidadãos que não têm recursos para contratar um advogado particular” – disse o procurador Bruno Calabrich. (Ascom/ PGE).

 

DO LEITOR

 

Ainda Graccho Cardoso I

Foi importante o juiz eleitoral de Graccho Cardoso pedir segurança para a eleição naquele município. O clima lá é péssimo e no último final de semana teve mais problemas. Leia o relato de um leitor: “Como acontece toda as noites temos as reuniões nos comitês das coligações, mais sexta feira um eleitor da candidata a prefeitura e atual prefeita Criza, a mandado do filho da mesma, parou várias vezes em frente ao comitê da coligação Graccho no coração do povo, tocando a musica da prefeita Criza, que por sinal é proibido tocar musica de candidato próxima de órgãos públicos e estava apenas 20 metros da Igreja, isso acontecido várias e várias vezes até que gerou uma confusão, chamamos a policia militar mais não atenderam ao chamado,  fazendo assim aumentar a agitação. O filho de Criza (Anderson) pegou seu carro e foi chamar a policia que dessa vez veio e ainda chamar atenção do comitê da Coligação Graccho no coração povo.

 

Ainda Graccho Cardoso II

Continua o leitor: “Ora! O cidadão veio literalmente mangar com seu carro, chamamos a policia ela não veio, nisso vem o filho da prefeita e traz a mesma para repreender quem foi ofendido. Acredito que isso é um abuso de poder! Porque não mandou repreender o cidadão que veio gerar confusão? A policia militar é para garantir a segurança de todos e não dos aliados da prefeita. Já não bastasse isso, tivemos um evento cultural no domingo com uma apresentação de Reisado e bacamarteiros, como o numero de pessoa que acompanhava era eleitores de Liro, a candidata à vice-prefeita Vera de Totonho e Anderson novamente chamaram a policia, e quiseram acabar com o evento alegando que as armas eram ilegais, e o manuseio de pólvora era perigoso para cidade, etc. Perseguir ainda vai, agora ser abaixo a cultura também é demais. No inicio de mandado de Criza foi abaixo a Educação, por que queria tirar o ônibus dos estudantes a noite, depois ser abaixo a religião, fizeram um comício no meio da missa, agora contra cultura. Acho que está virando desespero”.

 

Artigo de Antônio Leite

Do leitor Edilson: “As críticas feitas pelo ambientalista  Antonio Leite no seu Blog e que foram dirigidas às autoridades que deveriam, por dever de ofício, zelar pelo meio-ambiente, e não o fizeram (nem fazem), a exemplo do bairro Jardins, são absolutamente procedentes.  Ministério Público (Federal e Estadual) IBAMA, ADEMA, prefeitura de Aracaju e Governo do Estado se omitiram no passado e continuam a fazê-lo, no presente. Seria interessante ver algum representante desses órgãos dar explicações sobre como é possível para uma construtora aterrar manguezais, destruir fauna e flora, determinar traçado e largura de ruas e etc, e não ser incomodada por absolutamente ninguém. O silêncio, em especial, dos procuradores e promotores do MP chega a ser perturbador. Com a palavra, os mesmos!”

 

Prefeito diz que Déda enganou população

De um leitor: “O prefeito de Maruim Jeferson(EX-PFL e Atual PSB) visitou na última semana os bairros Lachês e Coelho. Esses bairros foram afetados pelas chuvas no início do ano, e na palavra com moradores o prefeito foi bem claro ao enfatizar que o governo de Marcelo Deda enganou a população maruinense que as ações  prometidas do governo seria ágil e findou até hoje não chegando nada pra  população que a partir daquele momento ele se comprometeria com a população a fazer o que o governo do estado não fez”.

 

Acasos de Aracaju I

Do leitor Luizinho: “Há mais ou menos 35 anos, com o advento da televisão notava-se o declínio gritante dos freqüentadores das salas de cinema de nossa Capital, mas, nos dias atuais nota-se que não foi só a televisão que afastou os freqüentadores desses espaços de lazer e talvez um conjunto de fatores, como boas películas, segurança, comodidade, higiene e localização, mas, o principal sem sombra de dúvida é o item da falta de segurança que mais o afastou o grande público das salas, mas relembrando aquele tempo, ouvi uma vizinha minha falando ao telefone para outra amiga sua, que tinha assistido um filme com uma boa fotografia, folhas ao chão sendo varridas pelo vento, aquela conversa de Ana, filha do saudoso Alcides Fontes e dona Pureza, irmã do meu amigo Rui Fontes, ficou latente em mim, aflorando agora, me causando tanta indignação ao presenciar como são tratadas as árvores e praças da nossa querida Aracaju”.

 

Acasos de Aracaju II

Continua Luizinho: “Falei das salas de cinemas do passado, porque hoje a nossa cidade é dotada de boas e modernas salas, só que as mesmas funcionam em espaço que nos dão segurança, conforto e comodidade, além é claro de boas películas, que nas muitas das vezes nos deleitam com boas fotografias, mas o que me parece é que uma grande maioria só aprecia a natureza, se for em filmes ou em outros países, muitos alegam que essas árvores causam transtornos, com suas folhas caindo todo dia, como se uma casa não se varresse todo dia e outra, eles precisam se conscientizarem que as calçadas não pertencem aos proprietários dos imóveis, mas sim à municipalidade ou melhor explicitando, a todos nós, bem diferente de um bem privado, não estou querendo afirmar que foram os proprietários desses imóveis que cometeram tais delitos, mas quem os fez? Com a palavra, autoridades competentes”.

 

Obras no período eleitoral

De um leitor estanciano: “Não sei muito sobre os prazos para obras antes de período eleitoral, mas muito me intriga a quantidade de obras no município de Estância, reforma de escola, asfaltamento de ruas, construção de novas escolas. O pior é que não existe uma placa com o slogan da prefeitura com indicação sobre as obras. Estranho, cadê a justiça eleitoral? Cabe uma investigação”.

 

Polêmica sobre seguro de vida

De um corretor de seguros: “Venho acompanhando a repercussão ocorrida após a decisão do STJ de negar o pagamento da indenização do seguro de vida quando o condutor estiver sobre o efeito do álcool e outras  substâncias entorpecentes. Os magistrados levaram em consideração que o segurado, propositalmente, agravou o risco, o que em seguro pode gerar nulidade de cobertura já que a seguradora tem que ser avisada de qualquer fato que gere agravação de risco e, diante disso, possa decidir se quer o indivíduo como segurado ou não. No meu modesto ponto de vista, há outro fato que também deve ser levado em consideração que é o tempo em que o indivíduo tenha o seguro, pois a legislação prevê que após 2 anos da aceitação do seguro pela seguradora até mesmo o suicídio passa a ser evento coberto. Diante do exposto, levando-se em consideração que tanto o condutor alcoolizado como o suicida tenham propositalmente agravado o risco e, se o segurado, tiver mais de 2 anos de seguro ele, em tese, faz jus ao recebimento da indenização. Já no seguro do automóvel, com o advento da chamada “lei seca”, não haverá cobertura se houverem provas técnicas, como etilômetro, exame de sangue ou exame clínico que comprovem o estado de embriaguez do condutor, não havendo provas cabais da embriaguez do condutor, o segurado pode exigir da seguradora o pagamento da devida indenização”.

 

Frase do Dia

“O segredo da saúde da mente e do corpo está em não lamentar o passado, em não se afligir com o futuro e em não antecipar preocupações; mas está no viver sabiamente e seriamente o presente momento.” Buda.

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais