Secretariado

Existem muitas possibilidades de atuação para o secretário, podendo exercer suas atividades em várias frentes de trabalho, assessorando pessoas e setores. Suas habilidades comportamentais devem ser baseadas na etiqueta e nas boas maneiras que proporcionarão relacionamentos de sucesso.

Não se adimite ter um secretário ou secretária deselegante e mal educado que não sabe atender bem com consideração e respeito para com os públicos, tanto interno como externo, da organização.

A Lei nº 7.377, de 30/9/1985, e a Lei nº 9.261, de 10/1/1996, regulamentada pela Presidência da República dispõe sobre o exercício da profissão de Secretário. O Código de Ética da profissão é claro quando fundamenta seus princípios nos atos praticados pelo profissional. Ele deve direcionar seu comportamento sempre para o bem da verdade, da moral e da ética.

É importante o sigilo profissional, pois devem guardar absoluto sigilo sobre assuntos e documentos que lhe são confiados. No atendimento deve estabelecer um clima cortês, evitando discórdia e desentendimentos, respeitando a capacidade e limitações individuais, sem preconceito de cor, religião, cunho político ou posição social. Ter tratamento formal sem cognomes. Evite chamar de bemzinho, querida, pretinha, fofinha entre outros. Deve ser formal chamando a pessoa de senhor ou senhora.

Agir como elemento facilitador das relações interpessoais e atuar como figura-chave no fluxo de informações, além de ter planejamento e organização e dar assistência e assessoramento direto ao executivo.
Com tamanho conhecimento e desenvoltura, o profissional do secretariado deve se basear nas práticas das boas maneiras a fim de ter participação efetiva e dígna no comportamento social e corporativo.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
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