SEGUNDA GUERRA. COM

Katty Cristina Lima Sá
Graduanda em História na Universidade Federal de Sergipe
Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS)
Bolsista PIBITI do projeto “Memórias da Segunda Guerra em Sergipe” (Pronem, FAPITEC/CNPq) 
Apoio do projeto “Quando a Guerra chegou ao Brasil: a submarinos e memórias mares de Sergipe e Bahia (1942-1945)”, (Edital Universal 2014/CNPq).
katty@getempo.org
Orientador: Prof. Dr. Dilton Cândido Santos Maynard

Trabalho apoiado pelo projeto "Quando a Guerra chegou ao Brasil: Ataques submarinos e memórias nos mares de Sergipe e Bahia (1942-1945)", Edital Universal CNPq 2014.

No ano de 2015 celebra-se os 70 anos do final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), que após seus 2.194 dias de conflito mudaria para sempre a história do mundo: nenhum outro confronto foi capaz de mobilizar tantos homens, mulheres e matérias-primas,  já não havia mais distinção entre combatentes e população civil, qualquer cidadão da pátria inimiga era automaticamente considerado oponente, além disso tivemos ampliação dos palcos para o derramamento de sangue, já que os campos de batalha estavam espalharam por todos os continentes e também pelos mares serviram, o que inclui as águas brasileiras.

A guerra chegou oficialmente ao Brasil entre os 15 e 17 de agosto de 1942 quando cinco navios brasileiros – Baependi, Araraquara, Aníbal Benévolo, Itagiba e Araraquara – foram torpedeados na costa entre Bahia e Sergipe, sendo que nas praias deste estado os 690 cadáveres acharam um local para repousar.  Esse evento tanto levou o Brasil de Vargas no dia 31 de agosto de 1942 declarar guerra contra o Eixo, enviando cerca de 25 mil homens para Itália, como mudou o cotidiano dos moradores da até então pacata cidade de Aracaju que agora sentia-se ameaçada pelos inimigos nazistas.

A Segunda Guerra marcou o século XX e tornou-se o tema mais estudado pela historiografia com inúmeros trabalhos acadêmicos, além de outras produções que revelam novos olhares sobre o período como, depoimentos, histórias em quadrinhos, filmes de ficção ou documentários, jogos eletrônicos. Mas como o público geral pode ter acesso a parte de tantas produções? A Internet e seus ambientes eletrônicos são uma saída barata e acessível para responder o questionamento feito acima.

Sites especializados em temas da Segunda Guerra são abundantes no ciberespaço. Podemos citar por exemplo os sites United States Holocaust Memorial Museum, Auschiwitz 70 e o site da BBC – História: Segunda Guerra Mundial. Os dois primeiros são referentes ao Holocausto com ênfase nos ocorridos no campo de concentração de Auschwitz; a partir desses sites realizamos uma viagem ao campo e também no tempo sem precisar sair de casa, onde podemos entrar em contato com fotografias, filmes, testemunhos e mapas. Já o site da BBC apresenta vários tópicos do confronto, como: campanhas e batalhas, política e frente de batalhas, Holocausto, biografia de Adolf Hitler etc. disponibilizados em diversos tipos de mídias a exemplo de textos, mapas interativos, fotografias e clipes de áudio e vídeo.

Documentos produzidos na época tanto da Primeira e da Segunda Guerra em versão digital também podem ser facilmente encontrados em sites como o da Universidade de Minnesota e da Biblioteca Pública Minneapolis onde estão disponíveis cerca de 5 mil pôsteres da Primeira e da Segunda Guerra Mundial.

O Brasil como já citamos, também sentiu de perto os efeitos da Segunda Guerra, e possui seus próprios sites para lembrar e ensinar alguns fatos do confronto, com uma boa vantagem em relação aos outros já citados: estão em português, como o Clube dos Generais – Segunda Guerra Mundial e os Conflitos do Século XX, onde os estudos e pesquisas sobre os conflitos e guerras mundiais são feitos pelos integrantes do próprio site, em geral professores e estudantes universitários, advogados, jornalistas etc., assumem nomes de generais da Primeira ou as Segunda Guerra Mundial, numa espécie de “jogo de ideias”.

Outro exemplo é o Portal Segunda Guerra Mundial, idealizado e desenvolvido pelo Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS), nesse momento em processo de reformulação, que tem por objetivo relembrar a Segunda Guerra e seus desdobramentos Sergipe a partir dos torpedeamentos de 1942, no entanto sem se restringir a uma visão regionalista, abrangendo tanto o tema em escala local como mundial, para tal será disponibilizado um acervo amplo, interativo e  diversificado que irá atender tanto o aluno do ensino básico, quanto o público acadêmico.

Os Sites citados acima são apenas alguns exemplos dos inúmeros que podemos encontrar disponíveis na rede. A importância destes está além da confiabilidade como fontes de pesquisa, mas também e na atuação como espaços de memória, onde a história é contada e recontada várias vezes por segundo para um público cada vez maior, diversificado e espalhado por várias localidades, que entram em contato com o passado, contado de diferentes maneiras e através de inúmeros olhares, a partir de um computador ou um smartphone. Algumas dessas pessoas provavelmente que não terão a oportunidade de ver o mesmo a partir de um museu físico sobre o tema.

Um conflito de tamanha magnitude e que acarretou tantas mudanças para o mundo como a foi a Segunda Guerra Mundial não pode ser esquecido, ou lembrado simplesmente nas aulas da escola, por vezes tidas como entediantes; mas deve ser visto e entendido em todas as suas proporções e consequências, tanto no cenário político como na vida daqueles que vivenciaram o confronto e suas consequências.

Links dos sites citados:

Auschwitz 70: http://70.auschwitz.org/index.php?lang=en
BBC – História: Segunda Guerra Mundial: http://www.bbc.co.uk/history/worldwars/wwtwo/
Clube dos Generais – Segunda Guerra Mundial e os Conflitos do Séc. XX: http://www.clubedosgenerais.org/site/
Portal II Guerra Mundial (em manutenção): http://www.memoriasegundaguerra.org/
Universidade de Minnesota e Biblioteca de Minneapolis -Digital Library World War I and II Posters and Postcards: https://www.lib.umn.edu/digital/war-posters
United States Holocaust Memorial Museum: http://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10005189

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais