Segurança, Itabaiana e força tarefa

O município de Itabaiana, que é conhecido pelo seu povo trabalhador, vive dias de medo com o crescimento da violência e o assassinato a cada semana de alguma pessoa. A maioria esmagadora da população de Itabaiana é pacata e não aceita essa violência que é praticada por alguns poucos. Em apenas cinco dias foram praticados quatro assassinatos.

 

No atual governo foram colocados no município cerca de quatro delegados, mas a redução do número de assassinatos não ocorreu. O constante número de assassinatos, na sua maioria, é pelo tráfico de drogas e outros, por motivos fúteis, como por exemplo, a agiotagem, que é explicita no município e quando alguém deve, não paga e “esquece”, a cobrança é fatal.

 

Está claro que o aparelho de segurança do Governo do Estado não tem capacidade para resolver o problema sozinho. Só para lembrar: desde o ano passado a delegacia está funcionando em um prédio alugado por conta de uma reforma. E como anda esta reforma?

 

O nível de violência em Itabaiana está insustentável e a criação de uma força tarefa com o apoio da Polícia Federal, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Exército e a Força Nacional de Segurança, poderia levar um pouco de tranqüilidade para os itabaianenses. Essa força tarefa teria uma missão ampla, principalmente de realizar reuniões com segmentos organizados da sociedade, como a OAB, CDL e associações, em busca de meios e ações para melhorar a segurança no município.

 

Não dá mais! Os itabaianenses não são violentos e não querem continuar com as manchetes na imprensa envolvendo o município apenas com violência. Eles querem uma solução por parte do Poder Público. E neste caso, cada um tem sua responsabilidade. Somente a somação de todos poderá levar tranqüilidade e paz para Itabaiana.

 

João das Graças governista

Informações de bastidores ontem, 09, na Assembléia Legislativa era que o deputado estadual João das Graças, do PTdoB, teria batido o martelo no apoio ao governo do Estado. O acordo foi costurado com o apoio do empresário Edvan Amorim.

 

Carro da PM de Tobias Barreto

Uma pergunta:  o que o carro da PM com número 255 de Tobias Barreto estava fazendo na casa de um policial no sábado o dia todo, inclusive dormiu o carro na casa dele, no conjunto Sol Nascente, na Rua 5. Será que em Tobias Barreto os veículos da SSP estão sobrando?

 

Ainda as placas frias da AL

O líder da oposição, deputado Venâncio Fonseca, através de sua assessoria parlamentar, informou que não tem nenhum veículo com chapa fria.  E agora? Toda semana um deputado diz que não tem chapa fria, mas a assessoria de Augusto diz que todos usam. Será que a SSP cedeu estas placas, como se fosse de “segurança”. Segurança para quem? Só se for para fugir dos eleitores. Bem que o MP poderia questionar a AL e a própria SSP…

 

Bares da Aruana

O Poder Público quando quer, se faz de cego. Veja bem. Na praia de Aruana, exatamente no local onde vários bares foram demolidos, está nascendo outro problema, um bar chamado Nova Opção invadiu uma área pública e alojou-se. E depois? O proprietário desse bar não vai se achar dono desse espaço num futuro próximo? E mais: já existe até ligações de energia e água, que os olhos de qualquer mortal que passar pelo local pode perceber, mas o Poder Público (por exemplo, o MPF), fecha os olhos para atuar somente depois.

 

Contratos temporários na SEED

O blog vem recebendo diversas reclamações de que Secretaria de Estado da Educação retornou, a todo vapor, com os contratos temporários para funções de assistente administrativo e merendeira nas escolas. E o governo não fez um concurso público? Esse espaço alertou que concurso para merendeira, vigilante e serviços gerais no serviço público não adianta. Muita gente com nível superior faz, passa e depois “dá um jeitinho com um padrinho”. Mas se o governo não teve coragem de peitar o MP (que não faz concurso nesta área, são todos terceirizados no órgão), e não realizar o concurso, agora tem que chamar os concursados, não pode ficar burlando, chamando os temporários. Basta olhar nas escolas do município de Socorro…

 

Posse no TC

O conselheiro Reinaldo Moura, 65 anos, assumirá a presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em solenidade que promete ser bastante concorrida, às 17 horas desta terça-feira, 10/03, no Auditório da Corte de Contas para o biênio 2009/2011. Ele terá como vice-presidente, o conselheiro Heráclito Rollemberg e como corregedor Geral, o conselheiro Carlos Pinna de Assis. Já confirmaram presenças no ato de posse o governador Marcelo Déda (PT), o prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) e o líder do PFL na Câmara Federal, deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ).

 

Barragem em Poço Verde

O senador Valadares, o deputado federal Valadares Filho e o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Viana, visitaram no domingo, 8, as obras da barragem localizada no povoado São José, em Poço Verde. Se não tiver problema algum em maio a obra estará pronta e terá a capacidade de armazenar 3,4 milhões de metros cúbicos de água, que será utilizada para abastecimento humano, animal e para a agricultura irrigada. A construção da barragem está entre os negócios investigados pelo Ministério Público Federal (MPF) em Sergipe envolvendo a construtora Gautama da Operação Navalha, desencadeada pela Polícia Federal em maio de 2007. A obra havia sido suspensa há sete anos por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). Mesmo assim, uma parte dos recursos federais, somando R$ 2,5 milhões, foi liberada, e outra parte dele, cerca de R$ 700 mil, teria sido utilizada para a construção de um simples prédio.

 

Matos e a sensatez

Como este espaço antecipou ontem, 09, o vereador Matos participou da sessão da Câmara, retirando a famosa bandana. Este espaço torce para que o vereador desenvolva seus trabalhos e possa ajudar a levar ações para todos os aracajuanos.

 

Esclarecimentos do Starfish

Da diretoria geral:Agradecemos a reprodução na sua coluna dos comentários de clientes do Starfish. Isto contribui a estabelecer um dialogo democrático a traves dos meios de comunicação que amadurece e melhora a qualidade das empresas. A SuperClubs, administradora do Starfish Ilha Santa Luzia, é uma empresa que tem a mais alta preocupação com a satisfação dos nossos clientes. Para poder pedir as devidas desculpas e ressarcir aos clientes descontentes, gostaríamos que informasse aos que lhe transmitiram estes comentários de descontente, de nos enviar o mais rapidamente possível uma carta ou e-mail diretamente ao nosso Gerente do Resort, Julio Jost, jjost@superclubs.com.br , para que possamos entrar rapidamente em contato com eles, pois nosso objetivo e sempre fazer clientes satisfeitos e melhorar nossos serviços graças as opiniões dos nossos clientes. Contando com o seu apoio nesta nobre missão de conseguir um turismo cada dia de melhor qualidade em Sergipe”.

 

Esclarecimentos do deputado Eduardo Amorim I

Do deputado federal Eduardo Amorim: “Respeitosamente acompanho seu trabalho no portal Infonet, como já lhe externei. Tenho consciência que a imprensa e o Ministério Público (MP) devem mesmo acompanhar de forma mais estreita as decisões do campo político. A imprensa como porta voz da sociedade e o MP exercendo seu papel fiscalizador, averiguando a regularidade dos acontecimentos. Todos estão sendo fiscalizados e monitorados, e é o que os cidadãos esperam deles, pois os mesmos estão ligados diretamente a vida em sociedade de cada um de nós.  Em relação ao que foi publicado no portal Infonet, coluna Cláudio Nunes, no dia 6 de março deste ano, cujos títulos das notas “Ministério Público Eleitoral de “Olho” em rede e ´Desespero por conta da candidatura de João Alves”, destaco, democraticamente, que existe um delicado desconhecimento do senhor em relação às informações passadas a opinião pública. Saliento que não é meu propósito, nem da minha equipe, usar as emissoras de rádio para fazer campanha. Tenho o reconhecimento do meu trabalho comprovado pelos sergipanos. Volto a lhe informar: Não estou na política pelo poder, estou como um representante do cidadão que pensa em buscar o novo; foram essas pessoas que me colocaram na Câmara Federal. Saliento que nunca fui vaidoso, minha colaboração na política é e será extremamente pautada com compromisso e responsabilidade”.

 

Esclarecimentos do deputado Eduardo Amorim II

Quero aqui informar que a Rede Ilha não foi pioneira nesse campo da radiodifusão, em Sergipe, já temos esse procedimento há muito tempo.  Falando nisso, se o senhor for analisar bem, eu sou um dos que menos concedo entrevistas na Rede Ilha; já em outras emissoras estou muito mais presente. Não vou deixar de falar, esse é meu dever enquanto parlamentar, temos que ter juízo de valor, opinar, assim como a própria imprensa o faz. Antes de qualquer coisa sou um médico, existe um equivoco no texto, quando afirma que sou um desconhecido, tenho quase 20 anos de medicina e já realizei aproximadamente 15 mil procedimentos anestésicos e milhares de tantos outros como Clinico da Dor. Na minha primeira campanha obtive 115.466 votos com sufrágios em todos os 75 municípios, o 3º mais votado proporcionalmente no Brasil. Todo esse reconhecimento porque fiz e faço um trabalho humanitário, pois estava na política antes mesmo de ser deputado. É direito é legitimo de o cidadão ser pré-candidato a qualquer cargo político no Brasil, é um direito de todos. Quando você fala em “desespero por conta da candidatura de João Alves Filho” observo que a política deve ser dinâmica e exige a renovação, é um princípio da própria vida, da existência. É salutar a renovação, bem como, termos um número maior de opções. A palavra “adversário” costumo utilizar com pouca freqüência, quando olho para os lados, vejo aquelas que somam, que têm os mesmos sonhos e objetivos. Minhas conquistas nunca foram apenas minhas, elas são, também, daquelas pessoas que acreditam na transformação e na esperança.  “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu (…) tempo de estar calado e tempo de falar” (Eclesiastes, 3:1-7).

 

Professores realizam marcha pelo piso

Os professores da rede estadual e das 73 redes municipais filiadas ao SINTESE realizam nesta terça, Marcha em Defesa do Piso Salarial. A concentração será às 14h, na Praça da Bandeira. “Os educadores vão às ruas para dialogar com a população sobre o não cumprimento da lei do piso, por parte dos gestores públicos”, disse o presidente do SINTESE, Joel Almeida. O magistério da rede estadual está em greve desde o dia 09, a deliberação da greve foi reafirmada na assembléia do dia 06 de março depois que o governo do Estado não apresentou proposta.

 

Campeonato das Escolinhas de Futebol

Contando com a participação de 14 equipes, foi aberto na manhã do último sábado 7, no estádio Adolfo Rollemberg o Campeonato das Escolinhas de Futebol, com atletas de idade variando entre 13 e 15 anos , é o campeonato da categoria sub – 15.Promovido e Organizado pela Federação das Escolinhas de Futebol do Estado de Sergipe, (FEFESE), a competição conta com total apoio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL). Os jogos serão realizados nos finais de semana e feriados, em estádios da capital e do interior.A Competição que conta com a participação de 14 equipes, teve inicio sábado e se prolonga até a primeira semana do mês de junho, quando será conhecido o campeão de 2009.

 

Sábado Cultural em Carmópolis

Foi realizada no último sábado, 07, na praça de eventos do município a segunda edição do sábado cultural. As apresentações ficaram por conta das atrações locais e o cantor Reginaldo Rossi.  Esses shows concretizaram a meta do evento que foi promover a cultura local. “Nosso município tem mais de 10 grupos culturais, e esse evento nos ajuda a divulgar nossa cultura”, informou Alexandre Magalhães, secretário. Nesse mês o evento contou com a mistura de público. A cantora Gospel Dione Chagas levou o povo adorar ao senhor. A prefeita afirmar ser católica, mas para ela não há divisão.” Bom é estarmos aqui para abrilhantar”, comentou. Reginaldo Rossi irreverente e apaixonado pelo mulheril levou o público a cantar as melhores músicas. “As mulheres carmopolitanas são lindas” dizia. Aguarde! Próximo mês tem mais um sábado cultural.

 

Déda abre Seminário de Qualificação I

Discutir experiências e oferecer aos prefeitos sergipanos informações sobre processos produtivos de interação que podem ser desenvolvidos nas esferas estadual, federal e municipal, através de novas práticas administrativas. Este são os principais objetivos do Seminário para Qualificação de Gestores Públicos Municipais promovido pela Universidade Tiradentes (Unit) de 9 a 11 de março. A solenidade de abertura ocorreu na tarde desta segunda-feira, 9, e contou com a participação do governador Marcelo Déda.

 

Déda abre Seminário de Qualificação II

Para o governador, a iniciativa da Unit é extremamente importante na medida em que busca integrar os prefeitos prestando informações e aproximando a vida pública da comunidade universitária. “A universidade é uma instituição indispensável na sociedade moderna. É fundamental que as universidades compreendam seu papel social, buscando se colocar à disposição da sociedade sergipana no enfrentamento dos problemas vividos por nossa sociedade”, avaliou o governador. (ASN).

 

Sentença manda OAB inscrever bacharéis sem aprovação em exame I

Sentença da  Justiça Federal do Rio de Janeiro concedeu a segurança a seis bacharéis em Direito para que atuem como advogados, mesmo sem aprovação no Exame de Ordem. A decisão é novo lance numa sequência que começou em janeiro de 2008, quando a juíza federal Maria Amélia Almeida Senos de Carvalho, da 23ª Vara Federal, concedeu liminar para permitir a inscrição na OAB. O TRF da 2ª Região deu, sete dias depois,  provimento a um recurso da OAB carioca e cassou a liminar dada pela juíza de primeiro grau. Na última semana, ao analisar o mérito da questão, a magistrada concluiu que “exigir que o bacharel seja submetido ao exame para poder trabalhar é inconstitucional”.O presidente da OAB carioca, Wadih Damous, considera lamentável a decisão. “É uma decisão isolada, que não reflete o pensamento amplamente majoritário da magistratura brasileira, que entende o exame não só como constitucional, mas como um instrumento importante de controle”, reclamou. A Ordem vai entrar com apelação no TRF-2.

 

Arquivada ADI que questionava lavratura de TC pela PM I

O ministro Eros Grau determinou o arquivamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3954, ajuizada no Supremo Tribunal Federal (STF) pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol) contra o parágrafo único do artigo 68 da Lei Complementar (LC) 339/2006, do estado de Santa Catarina. O dispositivo refere-se à divisão e organização judiciárias daquele estado, permitindo a policiais militares lavrarem Termos Circunstanciados. A entidade alegava que esse dispositivo, em conjunto com o Provimento 04/99, da Corregedoria Geral da Justiça de Santa Catarina (CGJ/SC), repercutiria direta e negativamente nas atividades pertinentes a cargo da Polícia Civil naquele estado.

A Adepol sustentava que, ao autorizar os policiais militares a lavrarem termos circunstanciados, os dispositivos questionados violariam os parágrafos 4º e 5º do artigo 144 da Constituição Federal. Segundo a entidade, o procedimento processual sumaríssimo, denominado termo circunstanciado, seria incompatível com as atribuições a serem desempenhadas pelos integrantes da Polícia Militar. Além disso, tal fato prejudicaria a eficiência das atividades exclusivas da Polícia Judiciária e a apuração de infrações penais.

 

Arquivada ADI que questionava lavratura de TC pela PM II

Por fim, a associação alegava a existência de vício formal, observando que o artigo 24, XI, da Constituição Federal estabelece competência concorrente entre a União, estados e do Distrito Federal para legislar sobre procedimentos em matéria processual. Nesse caso, em seu entender, os preceitos de caráter geral estariam fixados pela União, competindo aos estados adequarem estas leis às suas peculiaridades.Diante desses argumentos, a Adepol pedia a declaração de inconstitucionalidade do parágrafo único do artigo 68 da LC 339/2006, de Santa Catarina, e do provimento 04/99 da CGJ/SC.Ao decidir pelo arquivamento da ADI, o ministro Eros Grau argumentou que o Provimento nº 04/99, da CGJ/SC, “tem nítido caráter regulamentar”. Segundo o ministro, há nele expressa referência ao artigo 69 da Lei nº 9.099/95 e ao parágrafo único do artigo 4º do Código de Processo Penal. Assim, eventuais excessos nele contidos configurariam ilegalidade, situando-se no plano infraconstitucional. (Ascom/STF).

 

 

DO LEITOR

 

Máquina de radioterapia só vive quebrada I

E-mail de uma leitora que tem um parente fazendo este tratamento no hospital Cirurgia: “Vinte e oito sessões de radioterapia. O que deveria durar, no máximo, 1 mês está se prolongando por cerca de 4 meses. Motivo? O estado da máquina de radioterapia do Hospital Cirurgia. Além de, ser somente  uma, passa maior parte do tempo quebrado, sem contar, o tratamento que é dado por alguns funcionários e a condição física do prédio, ambos, lamentavelmente, desumano. Caso, o câncer venha atingir algum de nós, que fazemos parte de uma classe um tanto desprivilegiada, devo dizer que um dos exercícios que mais teremos que praticar é o da paciência. Paciência para esperar o início do tratamento da radioterapia; quando iniciado, paciência para aguardar nossa vez de sermos atendidos, sabendo que, inutilmente, iremos reivindicar respeito por parte de pessoas que, sem motivos de força maior, passam na nossa frente, simplesmente, por ser amigo de A ou de B ou por ser  fulaninha de tal que faz parte ou já fez da nata da sociedade sergipana”.

 

Máquina de radioterapia só vive quebrada II

Continua o e-mail:Dentro de um centro de radioterapia, todos são iguais, todos foram acometidos pelo mesmo mal, independente de classe, cor ou credo. Por que, então, eles não podem esperar do mesmo jeito que os outros? Por que não serem compadecentes da mesma dor causadora de estarem ali?  Por que não compreender que ali existem pessoas em situações piores e que, realmente, precisam ser atendidas com certa urgência?Quando as autoridades ouvirão as necessidades gritantes dos pacientes oncológicos? Como podemos atender ao nosso estado e alguns municípios da Bahia com, salvo engano, 3 máquinas de radioterapia em todo estado, máquinas essas, que não suportam a demanda existente? Como um paciente terá forças para vencer a luta se passa horas num ambiente degradante, entregue ao acaso, como o Hospital Cirurgia se encontra? As cadeiras são poucas e não são confortáveis, algumas pessoas que trabalham lá e, que recuso a chamar de profissionais, tratam os pacientes com indelicadeza, com hostilidade; até pouco tempo atrás não tinha bebedouro.Um ambiente como esse traz ânimo para superar as dificuldades?  Quantos desistem? Quantos morrem antes de serem atendidos? Quantos são esquecidos? Uma instituição capenga não consegue carregar a dor alheia, não tem forças para doar bálsamos. É preciso ajuda, é preciso reverter a situação, é preciso que as autoridades enxerguem que o câncer cresce em medidas cavalais. É preciso que se faça jus aos votos recebidos. Não é possível que nosso governo não seja solidário nem no câncer!”.

 

Sobre o turismo em Sergipe I

Da presidente do SINGTUR – Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Sergipe – Irma Karla F. Barbosa: “A EMSETUR e SETUR tem realizado uma divulgação intensa do destino Sergipe por todo o Brasil e em especialmente em feiras e eventos pelo país, o que tem gerado um resultado fabuloso nos últimos meses. Desde Novembro do ano passado que a cidade está repleta de turistas e como de praxe, é realizado o City tour com estes turistas na nossa capital. No decorrer do City tour, após a parada dos Mercados Centrais, e falamos da Ponte Construtor João Alves ou popularmente conhecida como Aracaju/Barra, os turistas se interessam em conhecer de perto a referida ponte. Ponte esta, que não meramente um elo de ligação entre dois municípios. A sua construção favoreceu os municípios de Barra dos Coqueiros (diante da impulsão imobiliária local) e Pirambu (sucesso neste último Projeto Verão devido a sua proximidade com Aracaju, sem a necessidade de balsas) que espero que melhore um pouco mais a infra estrutura turística local. Outro fato interessante da Ponte é que Sergipe exportou tecnologia para o estado do Rio Grande do Norte. Naquele estado, existia uma Ponte que ligava Natal a Praia de Redinha que havia anos que estava com suas obras paralisadas, e quando os governantes de lá souberam da construção da nossa Ponte, resolveram vir conhecer “in loco” para saber qual foi o diferencial. Descobriram que foi utilizada uma técnica onde cubos e mais cubos de gelo eram utilizados na secagem do concreto, por isso a nossa ponte foi construída em tão pouco tempo. Após a inauguração os técnicos daqui foram contratados pelo Governo do Rio Grande do Norte para finalizarem a obra de lá. Eles copiaram tudo da nossa Ponte, até mesmo a arquitetura. A diferença é que a nossa é maior em  extensão do que a deles. Relatei tudo isto para que compreenda melhor a importância do Guia de Turismo em levar informações aos nossos turistas”.

 

Sobre o turismo em Sergipe II

Continua Irma Karla: “Diante do exposto, quando transpusemos a Ponte, nos deparamos com uma barreira policial que constantemente pára os Transportes de Turismo de outros Estados para solicitarem uma autorização do DER, por estarmos passando para outro município. Acontece que o município de Barra dos Coqueiros faz parte da grande Aracaju, assim como São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro. E muitas vezes quando os grupos de turismo visitam nossa cidade não tem conhecimento da oportunidade em conhecer um município vizinho ou mesmo frequentar as praias do litoral norte a exemplo da Praia da Costa ou Atalaia Nova. E ainda, muitas vezes não sabem que após transpor a Ponte estão em outro município, só ficam sabendo na hora do tour pela cidade. Nós levamos os turistas a São Cristóvão para conhecerem os Museus e a Cidade Histórica que fica até mais longe do que a Barra dos Coqueiros, no entanto não existe este problema por lá. Mas toda vez que temos que passar pela Ponte da Barra dos Coqueiros, eles param o veículo e ficam a exigir a guia de liberação por estar em outro município. Muitas vezes queremos levar os grupos para as Praias da Costa e Atalaia Nova bem como até o Resort Star Fish e encontramos este empecilho. A própria Agência de Viagens que tem sede no Resort, sempre passa por este problema também. Acho importante que tenha fiscalização, mas seria melhor que esta equipe do DER ficasse nas imediações da Rodovia que liga os municípios de Barra dos Coqueiros à Pirambu, pois daí teria realmente certeza se estavam querendo driblar a fiscalização. Desta forma que está acontecendo, está queimando o destino ou mesmo as ações que o Estado tem realizado na captação de turistas. Ou então que na parada que fosse exigido a presença do Guia de Turismo com crachá do Ministério do Turismo (afinal é a única profissional na área do Turismo, que é regulamentada por lei federal). Acredito que não seria necessário esta exigência do DER para cidades da grande Aracaju. Afinal o Turismo de Sergipe agradece”.

 

Situação dos vigilantes da SEED I

E-mail de um vigilante devidamente identificado: “Sou Vigilante admitido no último concurso da Secretaria de Educação. Trabalho em uma escola pública estadual, no período da madrugada. Com as recentes notícias de insegurança e crimes nas escolas, venho através desta nota, expor um pouco da política de gestão de pessoas do Setor de Segurança Escolar da SEED, na pessoa do sr. Roberto, responsável por tal setor.O que segue é um resumo da situação dos vigilantes das escolas públicas estaduais. Para algum desavisado pode parecer o relato das condições de trabalho em alguma fazenda de algum coronel em qualquer grotão de miséria. Não é. Esta é a política de trabalho da Secretaria do Estado da Educação para com os vigilantes das escolas públicas admitidos no último concurso. Servidores públicos estaduais admitidos via concurso, é bom que se repita.  O responsável por tal situação é o Setor de Segurança Escolar, cujo gestor é certo Sr. Roberto, a quem a função de capataz dos vigilantes do Estado foi recentemente atribuída. Começou mal. A ironia não dá folga e mais uma vez coloca o auto-intitulado governo dos trabalhadores na casa grande enquanto joga os que realmente trabalham na senzala. Aqui vai o resumo da ópera”.

 

Situação dos vigilantes da SEED II

Continua o vigilante: “Trabalhar doze horas por turno. Em escala de 1×1 (dia sim, dia não), também durante a madrugada, em escolas com muros baixos, telhados e paredes frágeis ao ponto de caírem. Sem direito a auxílio-alimentação, intervalo para refeição e, em algumas escolas, sequer água limpa para beber (passando doze horas sem se alimentar). Sem ter uma final de semana totalmente livre (ou trabalha no sábado ou no domingo). Sem direito a feriado (seja qual for, se estiver escalado, trabalha). Preso a Aracaju. Não podendo se ausentar da cidade por um dia inteiro. Escolher o turno em que vai trabalhar para poder conciliar com estudos ou outros empregos para complementar a renda? É luxo. A SEED não acha necessário. O negócio é imposto. A gestão da carreira é totalmente anti-democrática. Nenhum suporte dos diretores das escolas, que não entendem da função e deixam os funcionários a ermo.Uma das maiores cargas horários do funcionalismo (180 horas por mês). Maior inclusive do que a de cargos do mesmo nível e mesmo salário. Direitos estabelecidos em estatuto ignorados (como o que limita a carga horária, por exemplo). Pouca ou nenhuma estrutura para realizar sua função (o estado não disponibiliza uma lanterna ou sequer um cartão telefônico, para ligar para a polícia em caso de alguma ocorrência). Menos facilidades e mordomias do que seus colegas contratados sem concurso público para a mesma função.A cereja do bolo? Remuneração líquida de cerca de R$350,00”.

 

Onipotente I

Do leitor Dinho Santana: “Acho louvável o posicionamento da OAB, que na data de ontem ( 9 ), divulgou nota defendendo a criação do controle externo da Polícia Federal para a monitoração dos policias. O objetivo será evitar abusos durante as investigações. O que não se pode esquecer é como bem definiu o senhor Júlio Ferreira de Recife/PE: “Se alguém ainda duvidava que os traficantes cariocas formavam um Estado Paralelo, atuando ostensiva e livremente nas favelas da cidade do Rio de Janeiro, o recente episódio em que traficantes do morro da Rocinha prenderam e entregaram à polícia os assaltantes que na noite anterior, após o seqüestro relâmpago praticado contra um casal que saía de um restaurante de luxo, jogaram suas vítimas de um despenhadeiro da avenida Niemeyer, serve para dirimir todas as dúvidas. O fato é que ao prenderam, “justiçarem” e entregaram os quatro assaltantes em tempo recorde, os traficantes da favela da Rocinha deixaram claro que não só concorrem com o Estado Legal, como também, em alguns aspectos, estão mais “organizados” que ele”.

 

Onipotente II

Continua Dinho: Vivemos um Estado onde o que mais se desrespeita são as Leis, todos mandam de acordo com suas conveniências adequando a interpetração… Já que segundo a entidade: “o Estado de Bisbilhotice no país é incompatível com os princípios da Constituição Federal”.Uma constituição que permite; O senador Fernando Collor (PTB-AL), que integra a base de apoio ao governo Lula,  eleito  para presidir a Comissão de Serviços de Infra-Estrutura, após disputa com a senadora Ideli Salvatti (PT-SC). Collor recebeu 13 votos e Ideli – que teve apoio do PSDB ? dez, e Lula disse que sabia! Tentativa do senador tucano Tasso Jereissati (CE). Rico empresário, ele teria solicitado a conversão de suas cotas de combustível e passagens aéreas em uma autorização especial para abastecer seu jatinho.O demitido do cargo de diretor-geral do Senado, Agaciel Maia dono de uma mansão de 5 milhões, vetou. Procurador – geral de Justiça de Alagoas, Eduardo Tavares, encaminhou um requerimento a presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), desembargadora Elizabeth Carvalho, pedindo a prisão em flagrante dos integrantes da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa de Alagoas. O requerimento do MPE lembra a decisão do juiz Gustavo de Souza Lima, que concedeu liminar afastando os deputados em uma segunda ação de improbidade administrativa. Tavares alerta o Judiciário para o perigo que representa a volta dos deputados afastados, acusados de envolvimento no desvio de R$ 300 milhões dos cofres do Legislativo. Dos 27 deputados estaduais desta legislatura, pelo menos 15 foram indiciados no golpe e 12 afastados do cargo. Segundo a assessoria do Ministério Público Estadual (MPE), além da prisão, o requerimento pede a aplicação de uma multa no valor de R$ 100 mil para cada integrante da Mesa”.

 

Onipotente III

Conclui Dinho: “Será interessante que paralelo ao controle externo pretendido, a monitoração dos seus; para que fatos assim não ocorram: “Hábeas-bebum – Advogado foi ao STF para livrar a categoria do bafômetro. O relator Eros Grau matou a pau: “ele queria salvo-conduto para dirigir embriagado”. Colhida da coluna de Cláudio Humberto de 05/03”.

 

Sergipe refém do casal “20”

E-mail de um leitor devidamente identificado: “Enganam-se as pessoas que mesmo no século XXI acham que a instituição do casamento está enfraquecida. Pode acreditar, ela continua forte, pelo menos para um aqui em Sergipe. Na história da humanidade, assim como na ficção encontramos Romeu e Julieta, Tristão e Isolda, Napoleão e Josefina, Eva e Adão, Lampião e Maria Bonita, enfim, vários. Cada um com as suas histórias. Mas quando um casal resolve tomar posições, que parecem mais orquestrações e que, vão de encontro as pessoas em volta, e quando essas pessoas representam a maioria de uma população, prejudicadas pelas ações desses e de outros casais, carece um aprofundamento dessas atitudes. Não é admissível que um povo fique a mercê de ações fundamentais em que o estado como órgão gestor, tem obrigação de oferecer aos seus “súditos”, por obra simples de um ou de outro. Essa desarmonia que passam para a população, não será o real estado de convivência de ambos, que necessitam se autos – reafirmarem, dos seus propósitos, alheios às necessidades da coletividade. As aspirações e conquistas devem ser alcançadas, no mesmo galope em que se conquistam as próprias harmonias conjugais, ao longo dos tempos. Não se podem conquistar as coisas num piscar de olhos e, menos ainda quando estão em jogo os direitos e as carências alheias”.

 

Frase do Dia

“A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano”. João Paulo II.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais