Senado: pré-candidatura de Adir e o muro erguido por Danielle Garcia

                                   Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
     “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


Há um mês este espaço fez um artigo elogiando a possível candidatura do advogado Adir Machado ao Senado Federal. Um nome novo, com serviços prestados e que pode contribuir muito para melhorar a política em Sergipe. 

De lá para cá, Adir iniciou a jornada de entrevistas na imprensa onde a receptividade foi enorme, abrindo fronteiras em vários segmentos, já que, além de advogado, tem uma convivência enorme em diversos outros segmentos. Inclusive, o jornalista Brayner lembrou bem que o Cidadania foi inteligente escolhendo uma pessoa que pode ser o primeiro senador negro por Sergipe. A vaga em disputa este ano é da senadora Maria do Carmo que ficou três mandatos. Antes dela, Valdiolanda Teófilo, suplente de Zé Eduardo, assumiu por um mês (03/01 a 31/01 de 2003) como efetiva quando ele renunciou para assumir a presidência da Petrobras quando Lula foi eleito pela primeira vez tomando posse em 2003. 

O titular deste espaço conhece muita gente de vários partidos e recebe informações de todos os tipos. Checando algumas delas chegou a conclusão que a indecisão de Danielle Garcia – se será candidata a deputada federal ou ao Senado – abriu um vácuo enorme e, muita gente de bem, vê a candidatura de Adir não como um “tapa buraco”, mas uma possibilidade de apresentar à sociedade sergipana um nome com chances reais de disputar e vencer. 

Pelo que se comenta nos bastidores, Danielle escuta muita gente e acaba protelando decisões. Ao invés de minimizar a arrogância, que parece ser algo encastelado nela, Danielle não absorveu com maturidade a derrota em Aracaju. Será que ela não viu que a arrogância e a indecisão dela afastaram muita gente em 2020? 

A representatividade de Adir Machado encaixou como uma luva no projeto do Cidadania. Como ficar esperando uma pessoa que mesmo derrotada em 2020 já se acha eleita em 2022 só faltando escolher o cargo: o senado ou a Câmara Federal. 

Quem quer esconder Alessandro da campanha? Queixas, raiva e desespero…

Filiados do Cidadania, amigos deste espaço muito antes de Daniella existir para a política partidária revelaram ligações, queixas, raiva, menosprezo, deselegância e a tradicional arrogância. O desespero foi tão grande que mesmo como presidente estadual do Podemos, Danielle resolveu lançar como candidato ao governo o vereador Ricardo Marques, do Cidadania. Pode? Ou melhor “Podemos”? Pelo desempenho no mandato de vereador o jornalista Ricardo Marques tem tudo para surpreender como candidato a deputado estadual ou federal. É para descartar um potencial adversário? 

E o mais importante: pela postura ética Adir não quer “esconder” Alessandro Vieira da campanha e não torce para que ele não seja candidato ao governo. Veja como este espaço tem amigos no Podemos e sabe de tudo que acontece nos bastidores. 

Uma candidatura de Danielle à Câmara dos Deputados ou ao Senado já nasce com feridas de 2020 que não cicatrizaram e, pelo contrário, ficaram mais expostas em 2022 por conta da arrogância e do já ganhou. 

Ao invés de construir uma ponte, a pretensa candidata Danielle ergueu um muro no caminho. Com pedras pesadas e difíceis de serem movidas num ano eleitoral.


Ostensividade de PC com arma de guerra em evento cheio de gente. MPE vai apurar? João Eloy vai punir? A SSP não vai abri inquérito? Foi uma repercussão negativa em todo o Estado, principalmente nas redes sociais, as fotos mostrando um policial civil no meio do povo na Sealba AgroShow realizada em Itabaiana no último sábado. O policial civil ao lado de outros passeou pela feira com uma arma de guerra – um fuzil taurus T4 5.56 Nato – como se estivesse em combate. Uma feira pacata realizada em 3 dias que não correu nenhum incidente. 

Segurança de quem? Inicialmente, os empresários e populares – o blog recebeu dezenas de mensagens – pensavam que era segurança do governador Belivaldo. De imediato, a informação foi negada pela assessoria de Belivaldo que, inclusive deixou claro que o governador detesta exibição de armas. Disseram que era do secretário da SSP, João Eloy, mas no fim a informação é que o policial era da delegacia de Itabaiana. O mais importante é que o secretário João Eloy abra um inquérito disciplinar. Arma de guerra no meio do povo é uma afronta a sociedade. Uma punição exemplar evitará outras ações semelhantes. 

 

 

Hospital Regional de Itabaiana sem médico para atender jogador machucado gravemente Deu no 93 Noticias: Em um lance do zagueiro do Confiança, Nirley se choca com o goleiro do próprio time, se machucando gravemente em campo devido o impacto. No estádio, ontem, tinham 2 ambulâncias onde foi feito o atendimento no próprio gramado e o jogador foi encaminhado para o Hospital Regional de Itabaiana, que não tinha médico para atendimento. O jogador foi trocado de ambulâncias e levado para o hospital na capital sergipana.

 

 

 

 Silêncio sepulcral E hoje, 14, completa 7 dias que o blog espera as respostas do questionário dirigido ao arcebispo de Aracaju, d. João José Costa. As perguntas foram enviadas por inúmeros leitores ao titular deste espaço. Como católico e porta-voz de inúmeros católicos, o blog continuará aguardando a manifestação daquele que deve ser o mais transparente entre os membros da igreja católica em Sergipe. Relembre aqui as perguntas feitas ao arcebispo. Só para lembrar das perguntas dos leitores: https://infonet.com.br/blogs/os-catolicos-de-se-querem-saber-perguntas-para-o-arcebispo-de-aracaju/

E a publicidade dos atos? O titular deste espaço fez questão de ouvir, no último sábado, 12, o programa radiofônico apresentado pelo arcebispo de Aracaju. Além de ser apático e sem expressão no comando daquele programa, o arcebispo, com medo de mais uma repercussão negativa dos seus atos, não teve a coragem de anunciar diretamente a nomeação do novo ecônomo da arquidiocese de Aracaju. O novo ecônomo deve tomar bastante cuidado, pois como diz uma leiga da terra das Dores e profunda conhecedora do 1º ministro, “dizem que o arcebispo não tem apreço pelos padres e é adepto da cultura do descartável.” Crendeuspai.

Guerra fria Nos bastidores do poder da arquidiocese de Aracaju está sendo travada uma luta na já dividida cúpula do arcebispo. De um lado o vigário-geral, mais conhecido como chefinho, e do outro o 1º ministro, com o seu extenso curriculum vitae, duelam para ver quem é o mais poderoso. Diante dessa guerra, fica aqui uma advertência que são Paulo, na sua carta aos Gálatas, escreveu: “se vos mordeis e vos devorais uns aos outros, cuidado para não serdes consumidos uns pelos outros.” Misericórdia. 

Novo ecônomo E foi nomeado o novo ecônomo da arquidiocese de Aracaju. Na guerra de braços travada nos bastidores para ver quem manda mais, o vigário geral, pe. Genário, venceu a luta contra o 1º ministro e conseguiu emplacar o seu amigo e candidato preferido, o pe. Everson, que na semana passada tomou posse como pároco paróquia do Grageru. Para refrescar a memória dos leitores deste blog, o pe. Everson foi a testemunha que presenciou os gritos do arcebispo de Aracaju, d. João José Costa, contra o ex-ecônomo no dia da sua demissão. É bom que o novo ecônomo se previna de possíveis gritos e de determinados pedidos estranhos. E tenha muito cuidado com o carreirismo, pois o papa Francisco não está para brincadeira. 

Novo ecônomo II Embora o arcebispo não tenha dado publicidade no site e nas redes sociais da arquidiocese, a nomeação do novo ecônomo foi confirmada timidamente pelo próprio arcebispo no programa de rádio do último sábado, 12, pois o pe. Everson foi o convidado para falar sobre um determinado tema e apresentado como o responsável da economia da arquidiocese.

*Novo ecônomo III O mais estranho é que a nomeação do novo ecônomo feriu um cânone do Código de Direito Canônico da própria igreja católica, pois assim diz o cânone 494, em seu parágrafo 1º: “Em cada diocese, seja nomeado pelo Bispo, ouvidos o colégio dos consultores e o conselho econômico, um ecônomo (que seja realmente perito em economia) e insigne por sua probidade.” O blog não entrará no mérito da probidade, porém faz a seguinte pergunta: o novo ecônomo é realmente perito em economia? E os membros do colégio de consultores e do conselho econômico concordaram em nomear alguém que não é realmente perito em economia? O jeito é apelar ao papa. 

Novo ecônomo IV O pe. Jadilson e pe. Leandro Flores, que estavam sendo os mais cotados para a função de ecônomo, perderam força e apoio durante os últimos dias e não conseguiram emplacar os seus nomes, pois o prestígio e o poder de convencimento do vigário-geral foram mais fortes. O blog divulgará, em breve, os principais motivos que complicaram a nomeação dos padres que estavam sendo cotados. Arrepare, Osmário, o arcebispo e o vigário-geral esqueceram apenas de consultar o Direito Canônico sobre escolher um ecônomo realmente perito em economia. 

Abandonando o barco E nesta semana, o blog publicará mais algumas notícias que foram antecipadas e anunciadas na semana passada. Por causa da enorme enxurrada de notícias recebidas diariamente pelo titular deste espaço, falta espaço para publicar tanta polêmica envolvendo o arcebispo de Aracaju.

Esqueceram de mim! O último final de semana foi de grande importância para o estado, sobretudo para Itabaiana. O Sealba AgroShow, maior evento do agronegócio da região, reuniu representantes não somente de Sergipe, Bahia e Alagoas, mas de todo Brasil. Um evento que teve por objetivo fomentar o que há de melhor no agronegócio e integra o pequeno e grande agricultor nas novas tecnologias para um melhor desempenho. O evento contou com a presença de várias autoridades, parlamentares federais e estaduais e federais, e, como não, do governador do governador Belivaldo Chagas. 

Esqueceram de mim! II E por falar em Belivaldo, lembram daquele filme “Esqueceram de Mim”? Bem assim com Itabaiana, caro leitor. Após um discurso empolgante, imperativo, o galeguinho visitou os mais de 100 stands que fizeram parte deste mega evento. Adivinhe qual o único que não visitou? Pois é… o do anfitrião! Uma abelhinha disse que após algumas léguas de distância um assessor de sua comitiva alertou o governador que o stand serrano não tinha sido visitado. O prefeito, como bom anfitrião, presenteou o galeguinho com a camisa do tricolor da serra. 

Esqueceram de mim! III Detalhe: o stand da prefeitura estava em frente ao do governo, meus amigos! Para comentar esse fato, me veio aquela velha frase do “diabinho”, Wellington Elias: “É de…” Como se não bastasse, órgãos como o Senar, Banco do Nordeste e setores da agricultura que ajudaram na realização do evento a também foram esquecidos. Assim como o filme, Itabaiana foi esquecida. Mas, como dizem por aí, os últimos serão os primeiros. E Itabaiana é o primeiro município em muita coisa, independentemente de reconhecido ou não. O município que mais evolui em infraestrutura, urbanização, obras e gestão de qualidade. 

Por falar em Itabaiana E por falar em Itabaiana foram aprovadas as contas anuais da Prefeitura de Itabaiana dos anos 2017 e 2018, últimos anos da gestão do então prefeito Valmir de Francisquinho. 

Laércio é homenageado com o ‘Mérito Agro’ por sua atuação a favor do agronegócio sergipano O deputado federal Laércio Oliveira (PP) foi homenageado com o ‘Mérito Agro’, concedido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (Faese), durante a solenidade de abertura do 1º Sealba Agroshow, realizado nesta sexta-feira, 10, no Parque Menezes Cunha, em Itabaiana. O evento acontece até este sábado e tem como objetivo canalizar de novos negócios, políticas públicas e troca de experiências entre agentes privados, empresas do setor e produtores rurais da região composta por municípios de Sergipe, Bahia e Alagoas. 

Trabalho O presidente da Faese, Ivan Sobral, destacou o trabalho de Laércio Oliveira como deputado federal e elencou algumas ações do parlamentar a favor do agronegócio. “Recentemente nós estivemos em Brasília e pleiteamos junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) a inclusão do consórcio milho/braquiária no zoneamento agrícola, e graças à ação de Laércio nós conseguimos. Foi uma grande conquista para o Estado. Ele destinou recursos para a construção do Centro de Biotecnologia da Reprodução Animal de Sergipe e atuou em Brasília pela conclusão do Terminal Pesqueiro de Aracaju. Ele é um agente importante para o agronegócio”, disse. 

Setor importante Para Laércio, receber a homenagem de um setor tão importante para a economia e o desenvolvimento do país, significa o reconhecimento do seu trabalho a favor do agronegócio sergipano. Ele lembrou o papel do Governo do Estado na valorização e incentivo aos produtores rurais. “Todas as ações empreendidas no agronegócio, e muitas delas visíveis, são consequência da ação do governador Belivaldo Chagas. O Banese Agro é um exemplo disso. É a diretriz do governador fazendo com que o banco oficial do Estado se aproxime do homem do campo. Existem eixos extremamente importantes que fortalecem a economia e o desenvolvimento do Estado aliado ao agronegócio”, destacou. 

Zoneamento Costeiro do Litoral Sul de Sergipe: deputada Gracinha comemora sanção da lei Foi sancionada na sexta-feira, 11, pelo governador do Estado, Belivaldo Chagas, a lei Nº 8.980, que trata sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro do Litoral Sul Sergipano. O dispositivo foi iniciativa de 6 deputados estaduais. Entre eles, Gracinha Garcez, que participou da Emenda Substitutiva que resultou no atual texto da lei. “Essa lei foi muito discutida e analisada em nossa Casa Legislativa. Os parlamentares possuem a missão de encampar lutas travadas pela sociedade e esse é o caso. Foram inúmeras avaliações e debates sobre o tema, ouvindo moradores e comerciantes da Região. Essa lei é a voz da população através do Legislativo”, diz Gracinha. 

Realidade e demandas A lei estuda a realidade do litoral do Estado, considerando as vivências e demandas das comunidades tradicionais e estabelecendo regras de licenciamento ambiental. O intuito é fortalecer a economia local, preservando o meio ambiente e garantindo que a população sergipana tenha os mesmos direitos que outros estados do Nordeste. O Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro (ZEEC) é uma das ferramentas de gestão que estabelecem zonas georreferenciadas, além das normas de uso, de ocupação do solo e de manejo dos recursos naturais em zonas específicas, definidas a partir das análises de suas características ecológicas e socioeconômicas. 

Trecho Além disso, o ZEEC disciplina os ordenamentos territoriais necessários para obtenção das condições de sustentabilidade do desenvolvimento ambiental, turístico, social e econômico da zona costeira. De acordo com a lei, considera-se Litoral Sul da Zona Costeira de Sergipe, a faixa terrestre que compreende o trecho que vai do rio Vaza-Barris até o Rio Real, incorporando os municípios de Itaporanga D’Ajuda, Estância, Santa Luzia do Itanhy e Indiaroba, além da faixa marinha que se estende por 12 milhas náuticas

 

Restaurante Nacib, no Shopping RioMar desde 1989 fechará às portas E o blog recebeu a informação que o restaurante Nacib, localizado no Shopping RioMar desde a fundação, ou seja desde 1989, com 33 anos de funcionamento fechará as suas portas. Lamentável! O melhor restaurante de comida árabe de Sergipe, feito tudo com carinho e amor sob o comando de João e Dora. Além da crise e da Covid-19 que fechou diversos estabelecimentos ultimamente os clientes habituais – principalmente os mais idosos – reduziram suas idas as praças de alimentações dos shoppings devido ao grande número de crianças pedindo e, em alguns casos, chegando a intimidar os clientes mais velhos. É difícil querer ser empresário neste País! Os incentivos só aparecem para quem já tem e querem mais!

 




Webinário hoje, 14: “Improbidade Administrativa – Novo Tratamento Jurídico” O Ministério Público de Sergipe, por meio da Escola Superior (ESMP), promoverá hoje, 14, a partir das 15h, Webinário com o tema “Improbidade Administrativa – Novo Tratamento Jurídico”. O objetivo é discutir os principais pontos do novo tratamento da improbidade diante da recente alteração promovida pela Lei nº 14.230/2021. O Webinário contará com a participação dos Promotores de Justiça Landolfo Andrade de Souza (MPSP) e Maria Clara Mendonça Perim (MPES). Público-alvo: membros e servidores do MPSE / demais interessados. Modalidade Telepresencial: será realizado na sala 01 da ESMP, com transmissão pelo canal do MPSE no YouTube. Mais informações sobre inscrições, certificação e vagas para participação presencial aqui.




Utilidade pública para SMTT e Emsurb: pintura de lombada e podagem de árvores em frente ao Guaiamuns bar, próximo ao aeroporto, Iminente risco de acidente Um dos bares frequentados não só pelos sergipanos, mas por turistas, é o Bar do Guaiamuns do Zé Carlos, localizado na avenida do aeroporto no início do conjunto Santa Teresa. Pois bem, em frente ao bar tem uma lombada e no canteiro central árvores. O problema é que a noite as árvores estão empatando a iluminação e os carros passam em alta velocidade – sentido Zona de Expansão/aeroporto – muitas vezes não freando na lombada porque a iluminação está prejudicada pelas árvores que estão frondosas necessitando de podagem conforme a foto ao lado. O perigo maior é que na calçada ficam as mesas do bar e falta pouco par um acidente maior. Muitas vezes os clientes se levantam das mesas com o susto das freadas no local. Melhor evitar uma tragédia! Os frequentadores agradecem!

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

DC em Sergipe prepara-se para eleger deputadas E o presidente do Democracia Cristã em Sergipe (DCSE) Airton Rocha vem percorrendo o Estado para preparar uma chapa competitiva para a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa para as eleições deste ano. Na foto ao lado Airton Rocha ao lado da  Dra. Teresa Neuma, pré-candidata a deputada federal e Kelly, presidente da Associação dos Quilombolas de Siriri, pré-candidata a deputada estadual. “Quero também parabenizar a Giovanna Rocha, nossa presidente do DC mulher de Sergipe, pelo belíssimo trabalho de organizar as mulheres do partido”, destacou Airton.

 

Banese em Itaporanga: reclamações diárias de sistema fora do ar O blog vem recebendo reclamações diárias de clientes, principalmente comerciantes, do município de Itaporanga D`Ajuda por conta do péssimo funcionamento da agência do Banese no local. O sistema está sempre fora de área e, pasmem, quem passa as informações é uma funcionária terceirizada da empresa de limpeza. Quando o cliente pede para falar com o gerente ele sempre está em reunião virtual. E a funcionária terceirizada pede que o cliente vá para o ponto Banese quase em frente da agência. Ou seja, o sistema cai no banco, mas no ponto Banese que é terceirizado funciona. Pode Arnaldo? 

 

 

Rede Primavera participa de ação ligada à promoção da saúde Que tal curtir o verão com ações voltadas à saúde? Então, nos dias 17/02 e 24/02, a partir das 6h30, não fique de fora das atividades realizadas no estacionamento do Supermercado Massimo, localizado na Farolândia. Já nos dias 18/02 e 25/02, também às 6h30, as ações serão na unidade da Alameda das árvores. Aulas de ginástica, entrega de brindes, degustação, serão oferecidas aos participantes, que também vão contar com um box da Rede Primavera para aferição da pressão arterial e teste de glicemia. Participe!!

 



Os Rios – Olavo Bilac – in tarde, 1919 (enviado pelo leitor, Ailton Rocha, engenheiro agrônomo e advogado).

Magoados, ao crepúsculo dormente,
Ora em rebojos galopantes, ora
Em desmaios de pena e de demora,     
Rios, chorais amarguradamente,

Desejais regressar… Mas, leito em fora,
Correis… E misturais pela corrente
Um desejo e uma angústia, entre a nascente
De onde vindes, e a foz que vos devora.

Sofreis da pressa, e, a um tempo, da lembrança.
Pois no vosso clamor, que a sombra invade,
No vosso pranto, que no mar se lança,

Rios tristes! agita-se a ansiedade
De todos os que vivem de esperança,
De todos os que morrem de saudade…

 

 

 

Parabéns Dida Araújo! Falar em Dida Araújo é falar sobre um dos maiores editores de vídeo da história de Sergipe. Agora ele está prestando seus serviços, ou melhor, sua arte a TV Alese. Por isso, o blog divulga hoje um vídeo da Alese sobre a história do biscoito Bricelets Patrimônio Imaterial de Sergipe feito pelas freiras beneditinas em São Cristóvão produzido por Dida Araújo.


 

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

Gente Sergipana – Elton Coelho Por Antônio Samarone, médico sanitarista Jornalista, intelectual e amante da cultura, Elton Coelho é um nome de destaque na administração de Aracaju. Na foto, ele está conhecendo o conservado (por enquanto) manguezal do Rio Santa Maria. A sorte é que ainda é pouco conhecido. Elton tem casa de campo em São José dos Náufragos, há muito tempo. Tem status de nativo. Um sujeito agradável e educado.



PELO TWITTER

www.twitter.com/AntonioSamarone

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/profanselmo  Caso a Rússia invada a Ucrânia, o Brasil vai pagar um preço altíssimo, com o aumento dos combustíveis e do gás de cozinha. Sem contar a incompetência da nossa diplomacia que nós coloca em confronto direto com os Estados Unidos e a Europa. E de quebra ataca a China. Só Deus salva! 

www.twitter.com/_mannogoes  Alguns imigrantes brasileiros em Portugal se filiaram ao partido CHEGA;  de extrema direita de lá. Sabe o  que aconteceu? Esses mesmos brasileiros que se filiaram ao partido foram ridicularizados, humilhados e repelidos pelos membros do próprio partido por serem latinos. 

www.twitter.com/BlogClaudioNun  Piada do fim de semana. O senador petista por Sergipe é aquele que deu o voto decisivo prol o orçamento secreto e ajudando Bolsonaro. Inclusive o PT nacional saiu com nota contra o voto dele. Quer enganar a quem?


 

 

 

 

 

 

 

 

 




Frase do Dia
“É passageira a felicidade de todos esses que vês caminhar com arrogância.” Sêneca.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouça e compartilhe:
https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-02/papa-anuncia-jubileu-2025-dom-especial-graca-misericordia-deus.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais