Será Augusto, o Demóstenes de SE?

Há duas semanas a política nacional gira em torno do caso do senador Demóstenes Torres, do DEM e gravações comprometedoras dela com Carlinhos Cachoeira, envolvido em crimes de contravenção. Demóstenes cobrava os “malfeitos do governo federal”

A surpresa de todos com o envolvimento do senador Demóstenes no escândalo é que ele era, até então, o paladino da moralidade da oposição. Era o principal cobrador da decência e da moralidade no serviço público.

Ontem, 03, no programa de George Magalhães, na FM Liberdade, o empresário Carioca, da Transur, que tem contrato com o governo na área da saúde, foi responder ao deputado Augusto Bezerra que pretende abrir uma CPI da Saúde para apurar possíveis irregularidades e fez uma série de acusações ao parlamentar.

O empresário deixou no ar uma série de questionamentos contra o deputado: falou da amizade dele com empresários, que Bezerra tem cheques sem fundo em todo o Estado e que todo mundo sabe que ele não pode perder a imunidade parlamentar por conta de vários processos judiciais. Chegou a questionar Augusto sobre um passeio de lancha em Salvador (BA) e pediu para que a CPI tenha várias ações, destacando os contratos com a empresa PostData, nos governos anteriores. Será que o empresário Carioca transformará o deputado Augusto no Demóstenes de SE?

Essas denúncias contra Augusto Bezerra são contadas nos bastidores e dizem que até existe uma espécie de “dossiê”, com cópias dos cheques sem fundo e outras coisas,entre elas depósitos em envelopes (sem dinheiro dentro) no Banese as vésperas das eleições de 2006. E muita gente do próprio governo não entende porque estes fatos não são levados a público. Cheques sem fundo passados por qualquer pessoa comum é estelionato. Ou será que para deputado o Código Penal prevê outro nome?

“É preciso que mostrem aos sergipanos que também temos nosso Demóstenes, ele canta de galo porque ninguém tem coragem de enfrentá-lo”, disse um colega dele de parlamento, acrescentando que só em Sergipe um deputado com a “folha corrida” de Augusto Bezerra tem coragem de pedir uma CPI falando de moralidade pública. E o deputado confirmou que o dossiê existe.

Por pura coincidência o partido do senador Demóstenes é o DEM, o mesmo de Augusto Bezerra. O certo é que como em nível nacional a oposição tem muita gente envolvida em escândalos.

Cobra os malfeitos dos governos, mas não fazem o dever de casa. São os recalcados arautos da moralidade com telhados de vidros em todas as partes de suas vidas…

Reajuste dos servidores
Desde a semana passada que o prefeito Edvaldo Nogueira anunciou o reajuste para os servidores do município. Porém, só ontem, os projetos foram enviados ao Legislativo. Como amanhã, 05, é ponto facultativo em todas repartições públicas, os vereadores só tem hoje para aprovarem o reajuste.

Projetos tem que ser aprovados hoje
Se deixarem para a próxima semana o reajuste não poderá ser concedido antes da eleição. É porque o prazo limite, de acordo com a legislação eleitoral, é de seis meses antes da eleição. Este ano o 1º turno será em 7 de outubro. Ou seja, os vereadores tem que aprovar os projetos de reajuste de qualquer jeito. Como a eleição é apenas municipal o governo estadual não se enquadra neste prazo eleitoral.

Ciclomotores. Será que vai?
Depois que o vereador Danilo Segundo teve a coragem de apresentar um projeto para licenciar os ciclomotores, já que Emanuel ficou no “chove não molha” com o projeto apresentado por ele, que foi aprovado e depois rejeitado, a Câmara deve aprovar hoje a nova proposta. Espera-se que a Vida seja colocada em primeiro lugar e não os interesses eleitorais.

Gandula de Porto da Folha; herói? Deveria ficar sem entrar no campo
Um absurdo! O Tribunal de Justiça Desportiva não vai punir o gandula do Guarani de Porto da Folha (responsável pelos gandulas)? O time tem que perder o mando de campo, conforme o Estatuto do Campeonato.  E o Givanilson dos Santos Alves, o "Murrinha", deve ficar proibido de frequentar o estádio nos jogos oficiais do Guarani durante o resto do campeonato. Se não punir, e tratar como herói e celebridade servirá de estimulo para outros gandulas e torcedores decidirem as partidas. Fica só uma pergunta: já imaginou se o jogo estivesse empate e fosse decisivo para o Sergipe cair para a segunda divisão? Como ficaria? Uma atitude anti-desportiva que deve ser punida pela TJD.

Espaço para o futebol de SE na rede Globo
Ainda em relação à repercussão nacional do ‘gandula-zagueiro’ em Porto da Folha, no jogo entre Guarani e Sergipe, é bom dizer que foi preciso acontecer um fato bizarro, esdrúxulo, para que a rede Globo abrisse espaço para o futebol sergipano. É claro que o jogo não interessou em nada à Globo. Interessou apenas o lance em que o gandula impediu o segundo gol do Sergipe. O fato ganhou repercussão no Fantástico, Globo Esporte nacional, Bom Dia Brasil, telejornais da Globo News, só faltando o Jornal Nacional.

Repórter de SE faz matéria, mas Globo bota repórter de PE para narrar
É de se lamentar também o desprezo da emissora com os profissionais da TV Sergipe. A matéria que foi feita em Porto da Folha um dia após o jogo, entrevistando tanto o gandula ‘Rinha’ quanto seus familiares e amigos, havia sido realizada pela repórter Tâmara Oliveira, só que a Globo preferiu chamar um repórter pernambucano, André Galindo, para narrar o texto da reportagem que foi ao ar no Globo Esporte de ontem. Lamentável.

Direitos da transmissão
Lembrando que nesse ano a TV Sergipe comprou os direitos de transmissão dos jogos do campeonato sergipano, mesmo ciente de que não teria condições de transmitir um sequer. Parece que foi somente para que as concorrentes, TV Atalaia e TV Aperipê, não ficassem por aí se vangloriando pelo apoio que costumavam dar ao futebol profissional local.

Audiência em SE sobre Novo Código Penal
Sergipe receberá nos dias 12 e 13 a  Comissão de Juristas do Senado encarregada de elaborar o anteprojeto do Novo Código Penal. Será realizada uma Audiência Pública Pública e Seminário com os membros e a população sergipana no dia 13. Apenas São Paulo e Brasília tiveram esta oportunidade. De Sergipe participa ativamente da elaboração do anteprojeto o advogado criminalista Emanuel Cacho.

Participação do povo
Segundo Emanoel Cacho o evento é a oportunidade da participação do povo sergipano no mais importante projeto de código dos últimos anos (Código Penal), uma vez que pela primeira vez na história essa iniciativa partiu do senado  (legislativo. “E visa adequar nossa legislação a Constituição e atender as reivindicações e os anseios da sociedade que encontra-se ávida por novas possibilidades de respostas penais contra a criminalidade”, lembrou.

Ficha Limpa é o foco da procuradora regional Lívia Tinôco
A procuradora regional Eleitoral, Lívia Nascimento Tinôco, participou na última segunda-feira, 02, de sua primeira sessão no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE). A procuradora da República assumiu o comando do Ministério Público Eleitoral pelos próximos dois anos, com foco na aplicação da Lei da Ficha Limpa.

Cooperação técnica
“Para o próximo período eleitoral, a atuação do MPE em Sergipe estará alinhada com as metas nacionais de aplicação da Lei da Ficha Limpa, garantia dos direitos das pessoas com deficiência no período eleitoral e de implementação de cooperação técnica com outros órgãos públicos para obtenção de informações que favoreçam o trabalho do MP Eleitoral”, destacou Lívia Tinôco.

Atuação
Lívia Nascimento Tinôco passa a titular da Procuradoria Regional Eleitoral após dois anos como procuradora regional eleitoral substituta e depois de atuar como procuradora regional eleitoral auxiliar nas eleições de 2010. Naquele pleito, a procuradora processou deputados estaduais por uso de verba da Assembleia Legislativa em campanha. Também processou prefeitos por abuso de poder político ao exonerarem servidores por não apoiar os candidatos indicados por eles. Ela atua em Sergipe desde 2009 já atuou em diversas investigações de repercussão nacional.

Helicóptero e Coca-Cola
Dizem que o empresário Ruy Vieira Filho pretende ser candidato a prefeito de Riachão. No final de semana teve uma grande festa no município e ele desceu de helicóptero. Se ele será eleito ninguém sabe, mas que o povo já está esperando uma campanha regada a coca-cola, tá sim! Ele é parente do ex-prefeito Laelson, que foi cassado por compra de votos.

PSD tem parceria com a UGT em SE
O Secretário Geral do PSD – Sergipe, Jorge Araujo, recebeu ontem a visita do Presidente da União Geral dos Trabalhadores -UGT, no Estado da Bahia, entidade sindical que a nível  nacional vem atuando em parceria com o Partido Social Democrático – PSD.Durante o encontro o Secretário Geral do PSD mostrou que a exemplo da direção nacional do partido, em Sergipe o PSD também vai manter a parceria de trabalho com a UGT.

Augusto Franco: AF Notícias em circulação
Já está circulando pelo conjunto Augusto Franco a 2ª edição do AF Notícias, um boletim Informativo da Casa Cultural Careca e Camaradas.  A Casa, completará 10 anos no próximo ano e além dos projetos culturais e cursos, debate sempre os problemas da comunidade do conjunto. Na 2ª edição temas como segurança pública, a invasão do Recanto dos Manguezais e as obras da Deso são abordados.

1º Fórum de Debates “Pensar o Augusto Franco”
E o coordenador da Casa Cultural, Max Prejuízo continua firme na bandeira de debater com a comunidade temas de interesse do conjunto. Para isso será realizado o 1º Fórum de Debates no próximo dia 19 de Abril, às 19h, na sede da Casa Cultural. Na pauta a segurança e a mobilidade urbana na comunidade.

Empresas receberão auxílio para adotar práticas inovadoras
Trinta novos profissionais estarão nas ruas a partir da próxima segunda-feira, 9, buscando inserir a cultura da inovação no ambiente das micro e pequenas empresas sergipanas. São os Agentes Locais de Inovação (ALI), um grupo de bolsitas selecionados por meio de uma parceria entre o Sebrae e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e capacitados para orientar os empresários na busca de novas soluções para os seus negócios.

Setores de atuação
Os ALIs atuarão nas empresas dos setores de metal-mecânica, têxtil e confecção, alimentos e bebidas, tecnologia da informação e educação localizadas nos municípios da Grande Aracaju, Lagarto, Itabaiana, Carmópolis, Neópolis e Propriá. A meta é atender 1.550 empreendimentos até abril de 2014, número superior ao registrado durante o primeiro ciclo, quando os agentes visitaram e acompanharam 1260 companhias.

Sarau Musical no Solar Entre Amigos – O Talk Show Sergipano  – III Edição
Se você não viajar nesta semana santa uma boa opção: o SARAU MUSICAL para o dia 07, sábado de aleluia a partir do meio-dia com as presenças de: AUVANILDO, ROBERTO ALVES, MEDEIROS, DJALMA e DIO CAMPOS. Se você canta ou toca, terá também sua oportunidade. Confirme sua presença e com quantas pessoas até a quinta-feira através dos celulares (79) 9977-3304 e 9151-8586. P.S. A previsão daqui prá frente é de pancadas de chuva a qualquer momento, mas não haverá problema, o salão é grande e coberto.

Jozailto Lima no Sarau Entre Amigos
O Jornalista/poeta Jozailto Lima esteve no Programa Sarau Entre Amigos e falou mais uma vez da satisfação que foi o lançamento de seu 4º livro "Viagem na Argila", a interação com o condutor do programa Ludwig Oliveira foi muito dinâmica onde temas como jornalismo, cultura e política de Sergipe foram abordados, além da participação de convidados presentes que interagiram com o entrevistado. Clique no link para assistir a entrevista: http://youtu.be/PNZ3RPgwu8Y

CRA-SE – Campanha de Doação de Sangue
O Conselho Regional de Administração de Sergipe está com uma campanha com os associados para doação de sangue. O presidente do CRA-SE, Carlos Menezes Calasans Eloy dos Santos já fez a sua doação. O Hemose espera o apoio de todos: Para doar sangue, basta pesar acima de 50 Kg, estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 67 anos. Você administrador, entre em contato com o  CRA-SE colocando-se à disposição para esta parceria. O CRA-SE coloca à sua disposição no período de 02 a 10 de abril de 2012, transporte para este evento. Doe sangue, doe vida!

Hemose – Agendamento
Na Semana Santa o Hemose funcionará na quinta-feira das 8hs as 12hs. Fecha na sexta-feira e reabre no sábado das 8hs até às 12hs. Quem desejar doar sangue e só agenda pelo telefone: 3225 – 8000.

PELO TWITTER

www.twitter.com/WiltonAraujoo  As dificuldades ensinam e fortalecem; as facilidades iludem e enfraquecem. Bom dia…

www.twitter.com/esmeraldoleal  Para que acho que está tudo azul, vem ai o ABRIL VERMELHO!

www.twitter.com/Gilbertotv  Não me arrependo das coisas que disse na vida. Me arrependo das coisas que não disse, e hoje, infelizmente, é muito tarde pra dizer.

www.twitter.com/alberto_pp  Fiel mesmo é meu CELULAR que sempre escutou minhas conversa e nunca falou nada pra ngm. Dorme cmg todas as noites e ainda me acorda cantando

www.twitter.com/sergioalves1  Você resolve não agir por impulso, pensa, reflete e quando vai executar, faz o que faria inicialmente! #IroniasDaVida

www.twitter.com/betocego  Minha maior alegria e vê um malandro pensando que ta me dando um a zero e eu ganhando de WO.

www.twitter.com/Edson_Bomfim  Meu relógio, só eu me permito corrigir. Não acerto pelo de quem acha que meu horário está atrasado. Digo, solenemente: acerta o seu.

www.twitter.com/Genildo_Farias  Querido professor @deputadoaugusto como se chama a pessoa que passa cheque sem fundo perante a lei????

DO LEITOR

Quem entende de “rifar” é o DEM! O Dataform também rifou Adelson?
Do leitor Joseilton Nery Rocha: “Muito estranha a ausência do nome do deputado Adelson Barreto na pesquisa de opinião, em relação à disputa sucessória ao cargo de prefeito de Aracaju. Não possuo nenhum vínculo com o referido deputado, inclusive não coaduno com o seu modus operandi de atuação parlamentar, nem com o seus viés ideológico. Entretanto não entendo como o nome dele não conste entre as opções do eleitorado aracajuano, no questionário da pesquisa do Dataform. Primeiro, o seu partido (o PSB) o oficializou como pré-candidato à prefeito de Aracaju. Segundo, Adelson Barreto reiteradamente foi mencionado nas anteriores pesquisas do próprio Dataform, com significativa lembrança dos eleitores. Que o Dataform explique cientificamente a ausência, pois é o responsável pela pesquisa.  Que o PSB e o próprio deputado Adelson Barreto façam o questionamento ao referido instituto de pesquisas, quanto à omissão do seu nome, entre as opções ofertadas ao eleitorado, no questionário da pesquisa. Ou a decisão foi política?”

Demorou mas está chegando! Revalidação de diplomas de médicos
Do leitor Messias Gonçalves: “Ontem pela tarde, após uma manhã meio doente, me recolhi depois do almoço. Lá pelas dezessete horas, quando me acordei, li na internet uma notícia que desde o ano de 2004, eu escrevo.  É sobre a revalidação dos diplomas de médicos formados nas universidades latinas. Brasileiros e também os que nasceram nos países vizinhos.É que a presidenta Dilma Rousseff já autorizou aos ministérios da educação e a saúde, estudos para que definitivamente seja solucionado esse impasse, que é a falta de médicos no país e ao mesmo tempo, milhares de médicos formados nas universidades do Chile, Cuba e outros vizinhos.
Existem duas sugestões. A primeira seria criar uma espécie de estágio nas universidades públicas, pelo período de dois anos, pago pelo governo federal. Já a segunda é incentivar as já existentes faculdades de medicina. Só que essa segunda alternativa ainda demorará.
No Brasil existem cerca de 291,3 mil médicos. 1,6 médicos para cada mil habitantes. Nos Estados Unidos, são 2,5 e no Uruguai, 3,3 por mil. Dos médicos brasileiros, 74% se concentram nas regiões Sul e Sudeste.
Os profissionais com diplomas no exterior passariam a trabalhar durante os dois anos na saúde pública. Principalmente no conhecido Programa de Saúda da Família (PSF).O governo trabalha em sigilo e trabalham a toque de caixa, como dizemos. Mas, a ordem partiu diretamente da presidente Dilma.
Mas como já era de se esperar, a Conselho Federal de medicina já vem demonstrando alguma resistência. Quem conhece a presidente Dilma, está confiante, justamente pelas posições que ela defende em determinados assuntos problemáticos.
Os representantes dos médicos, só estão preocupados por que acreditam perda de  brasileiros e mesmo assim, relutam contrários. Somente nas residências médicas, 24% das vagas não são preenchidas. Na medicina intensiva e família, a ociosidade chega a 70%.
Esses dados são contestados pelo presidente do Conselho Federal. Para ele, não faltam profissionais. O que falta é uma má distribuição. Então de quem é a culpa por essa má distribuição, se não deles mesmos? Estamos cansados de ver praticamente todos os dias, as prefeituras e os governos estaduais lançando concursos públicos, e as vagas continuam abertas.
Todas as alegações contrárias a revalidação desses diplomas, só representam o corporativismo. Em momento algum, estão pensando na população.
Para lembrar, algumas dessas universidades latinas, como a de Havana em Cuba, é por muito tempo considerada a que se pratica “a melhor medicina básica (familiar) do mundo”. Então porque essas rejeições?
Como já me manifestei por várias vezes, é preciso realmente de um período de transposição, poderíamos assim dizer, como esse estágio que está sendo estudado pelos dois ministérios. Pela complexidade de um país intercontinental, esses profissionais poderiam trabalhar nos seus primeiros anos, exclusivamente nos municípios mais afastados.
Na lei, já estaria determinado um período para que eles pudessem desloca-se para outros centros maiores, para novas especializações. OBS: “espero que agora, depois da presidenta Dilma abraçar a ideia, não apareça os milagreiros de plantões”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
“Se Deus não lhe deu a graça da humildade, peça a Ele a da dissimulação e finja que é modesto”. Tancredo Neves, nasceu em 04 de Abril de 1910 e morreu em 1985.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais