Imagine percorrer o caminho de Juscelino Kubitschek em Brasília de Landau, ano 74? É possível e está a seu alcance. Eu conferi o roteiro e digo: basta destravar a maçaneta da porta do carro para sentir-se o próprio presidente JK em visita a um dos prédios da década de 60, quando o sonho da construção de Brasília passava a ser realidade.
A atmosfera Jucelinista inicia quando Seu Dilson Barbosa, condutor do veículo em seus 83 anos e um documento vivo da história da Nova Capital, abre a porta do “potente” e dá as boas-vindas. Ele transporta o passageiro a uma experiência sem igual na história de Brasília que espelha a própria história do Brasil.
O guia de turismo Juan Hermida completa essa experiência e inicia o passeio por Brasília de Landau explicando que o Galaxie era o carro utilizado para o transporte do próprio JK. Apaixonado pela vida e obra do presidente visionário, Juan Hermida só é interrompido por buzinaços e acenos feitos por curiosos ao longo do passeio.
A primeira parada é na Quadra Modelo, em frente à igreja Nossa Senhora de Fátima. Inaugurada em 1958 antes mesmo de Brasília a pedido de Sarah Kubitschek em alusão a uma graça alcançada, a denominada Igrejinha da 307/308 Sul foi o primeiro templo católico a ser erguido em Brasília, e um dos símbolos da Capital com projeto de Oscar Niemayer e painéis de Athos Bulcão.
O passeio de Landau pela Quadra Modelo mostra como é grandioso, ambicioso e visionário o projeto inicial do arquiteto Niemayer e do urbanista Lúcio Costa, com divisões de habitações por quadras, com comércio e serviços próprios para cada uma delas.
“Não existia ainda Dubai, nem a tecnologia de hoje e mentes brilhantes realizaram o projeto cuja proposta era ter tudo perto de onde mora. Onde a mãe pudesse ver os filhos brincando nos jardins de Burle Max, onde se tinha um posto de saúde, biblioteca, clube e serviços próprios”, explica Juan Hermida, mostrando desde o significado dos cobrobos dos edifícios ao cheiro do Manacá no jardim.
O passeio por Brasília de Landau dura cerca de 4h e só está começando. Outros oito pontos turísticos compõem o roteiro Caminhos de JK, a exemplo da Catedral de Brasília, da Explanada dos Ministérios, da Praça dos Três Poderes, da Ponte JK, da Torre de TV e do Memorial Juscelino Kubistchek, construído a pedido de Sarah Kubistchek para resguardar a história do presidente que fez Brasília realidade. No Memorial consta documentos, mobília, roupas, condecorações e objetos da família, inclusive o mausoléu com os restos mortais do presidente.
Perguntado ao Senhor Dilson se ele venderia o Landau ele nem titubeia em dizer um sonoro “De jeito nenhum”. Ele ressalta que não faltam propostas, mas volta a soltar um “Não”.O sorrisão no rosto do Seu Dilson confirma que o passeio, além de ser uma experiência única para quem o faz, também é um gratificante para ele, em conduzir e manter viva parte da história.
Dicas de Viagem
Turistas brasileiros e estrangeiros têm descoberto cada vez Brasília nos últimos anos por conta da grandiosidade arquitetônica da cidade planejada , cujo traçado a tornou uma obra de arte à céu aberto e um parque de diversões para quem gosta de arquitetura.
Há diversos tipos de hospedagem com preços que cabem no bolso. Nos finais de semana os principais hotéis de Brasília podem estar com preços especiais, já que o movimento no Plano Piloto decresce muito. Os hotéis ficam no Setor Hoteleiro Sul e Setor Hoteleiro Norte, do lado da Torre de TV. Há também bons hotéis nas cidades satélites por preços bem mais em conta.
Brasília é uma cidade que não deve ser conhecida a pé. Os pontos turísticos parecem perto, mas é só impressão.
O passeio Brasília de Landau “Pelos caminhos de Brasília, ao estilo JK” pode ser adquirido através do contato 61 99216-5737 ou no site Visite Brasília (visitebrasilia.com.br). Há uma parada gastronômica na Gamela Biscoitos Caseiros
O Galaxie Landau transporta até três passageiros, mais o condutor e o guia de turismo Juan Luiz Hermida, cujo registro profissional está disponível no Cadastur. O investimento para três passageiros custa R$750, a combinar.
O ponto de partida pode ser no próprio na hospedagem ou negociado na hora de contratar o passeio.
Gastroterapia
O Pontão do Lago Sul é uma boa pedida para ser conhecer a Brasília de Landau gastronômica em agradável ambiente à beira do Lago Paranoá. Não deixe de saborear um dos itens do cardápio diversificado da rede Fausto & Manoel. A dica é pedir como entradinha o premiado “Carta de Formiga”, um tipo de pastel recheado com couve mineira, queijo muçarela e linguiça de porco adquirida na cidade de Formiga (MG). A massa fininha foi vencedora do Festival de Boteco Bohemia 2008 e vem acompanhada de geleia de pimenta.
No prato principal uma das pedidas é o Baião de Dois também premiado da casa. Com pegada nordestina, a carne seca refogada ganha um toque de catupiry e purê de mandioca gratinada com queijo. “Temos aperfeiçoado o cardápio e incrementado bastante. Trazemos um pouco de cada região: de Minas, de Goiás, do Nordeste. O Porcão foi nossa faculdade e temos aperfeiçoado o cardápio das nossas quatro lojas ao longo do tempo”, explica o proprietário do Fausto & Manoel, Leonardo Dal Pissol.
Leia também
*Silvio Oliveira fez o passeio a convite do Visite Brasília
Quer saber mais sobre o Athos Bulcão, leia a matéria do Lugares de Memória.