Passeio fluvial pelas belezas do rio Vaza-Barris, em Sergipe

Ao visitar Aracaju, capital do Sergipe, o turista vai perceber que o destino transita entre o binômio sol e praia, mas não se resume a isso. Há centros culturais e museus, bons cafés, um complexo de mercados no centro da cidade bem conservado e a orla da praia de Atalaia, cartão-postal da capital e onde se concentram os principais hotéis e restaurantes. Aracaju é entrecortada por rios – Sal, Sergipe, Poxim e Vaza-Barris -, este último, já na região da Zona de Expansão da Capital, no povoado Mosqueiro. Por conta dessa geografia, passeios fluviais são o que não faltam. Está pronto e pronta para um passeio fluvial pelas belezas do rio Vaza-Barris?

Ilha Grande, em São Cristóvão, um grande potencial turístico ainda a desbravar
Ilha Grande, em São Cristóvão, uma das mais belas

Por conta dessa geografia, há uma infinidade de ilhas, algumas já consolidada nas prateleiras das agências de viagem, como o passeio à Crôa do Goré, Ilha dos Namorados e Viral, como também a recente Ilha Men de Sá, e as belas Ilha Grande, Ilha do Diabeto, Vidam e povoados como Pedreiras e Costa, já entre os municípios de Itaporanga d’Ajuda e São Cristóvão. O Tô no Mundo foi conhecer algumas delas e traz aqui a que tem um forte apelo turístico a ser desbravado: a Ilha Grande e região.

O passeio fluvial pelas belezas do rio Vaza-Barris parte do atracadouro de Prego, nas proximidades da orla do Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi, em embarcações tipo canoas motorizadas. A depender do dia e da maré, a canoa desliza suavemente e tranquila sob as águas do rio Vaza-Barris até as proximidades da ponte Joel Silveira. A partir daí são cerca de 40 minutos entre braços de mangues, onde se pode perceber que a natureza ainda preservada foi generosa com a região.

Bioma de mangue está presente em todo o passeio
Manguezais estão presentes durante todo o percurso, por vezes, preservado

O bioma de mangue é um dos mais importantes do país, e nele concentram-se especiais da fauna e da flora que filtram parte do ar. Também é ele um dos principais biomas na conservação da vida marinha, promovendo o equilíbrio ambiental.

A primeira parada pode ser feita no povoado Pedreiras, em São Cristóvão, onde se pode desfrutar de pratos locais à base dos crustáceos e bons peixes de água salgada. O paladar e o olfato serão aguçados com um saboroso caldinho de aratu pescado na região.

Povoado Pedreiras, em São Cristóvão
Povoado Pedreiras, em São Cristóvão, faz parte do passeio fluvial pelas ilhas do rio Vaza-Barris

O passeio continua por mais 15 minutinhos até passar pela Ilha Pequena e chegar à Ilha Grande. Ainda de longe tem-se uma bela vista da igreja datada de 1933 e poucas construções de casas e atracadouros. O turista poderá assistir a uma apresentação de samba de coco da comunidade e fazer turismo de experiência colhendo manga, com muita diversão. Sim, a ilha possui diversos pés de manga ou até mesmo pescar aratu nos braços de mangue.

Há também uma segunda opção para se chegar até lá partindo de Aracaju até a cidade de São Cristóvão, e no povoado Pedreiras embarcar em canoas e seguir até ela, por quinze minutos. Há também a opção de pernoitar em casas de moradores.

Igrejinha na Ilha Grande
Igrejinha, às margens do Vaza-Barris, na Ilha Grande

Da Ilha Grande, o passeio fluvial pelas belezas do rio Vaza-Barris em Sergipe segue com a embarcação  lentamente por mais 20 minutos até uma parada obrigatória na ilhota Diabeto para banho. Refrescar é a palavra-chave já que na região os termômetros batem 30° rapidinho. De longe, avista-se barracos de pescadores, e para manter um clima meio de turismo de experiência a dica é assumir um posto por alguns minutos de um deles e catar massunim, um primo da ostra e do sururu, bastante encontrado na areia da ilhota. No Sul, essa conchinha de cor acinzentada é conhecida por vôngole e também bastante apreciada na culinária alagoana.

Na ilha do Diabeto, parada para banho e pesca do massonim
Massunim é fartura na Ilha Diabeto

A próxima parada será a 20 minutos da Ilha, no restaurante Sobrado do Conde, no povoado Costa do Pau d’Arco, em Itaporanga d’Ajuda. O desembarque no local é “com emoção” já que durante a maré baixa as canoas chegam perto da terra, porém a faixa de areia é uma extensão de bioma de manguezal com um tipo de barro bem alagado, fazendo com que literalmente o turista “enfie o pé na lama”. Há também uma opção para se chegar ao restaurante por terra, partindo pela BR 101 no sentido Norte e acessando a SE 170 no sentido povoado Nova Descoberta/ praia da Caueira.

Restaurante do Sobrado, no povoado Costa, em Itaporanga d"Ajuda
Restaurante Sobrado do Conde atrai pela boa gastronomia, tranquilidade e história

O Sobrado tem muita história a disponibilizar a quem o visita, além de uma boa gastronomia baseada nas regionalidades e feitas com produtos colhidos na região, a exemplo da moqueca de peixe com molho de camarão, com o leite de coco raladinho na hora do preparo. A família Sobral de Itaporanga d’Ajuda, proprietária do empreendimento, faz questão de visitar mesa por mesa e tirar uma prosa com histórias dos primeiros proprietários do casarão e as lendas que já tomam conta do local. Aos finais de semana, há passeios de charretes, alimentação de animais e passeios à cavalo. Também há uma charmosa igrejinha na localidade.

Belas paisagens
Um passeio pelas belezas do rio Vaza Barris, em Sergipe

Depois de relaxar no passeio fluvial pelas belezas do rio Vaza-Barris em Sergipe e aguçar o paladar com a cozinha regional, a dica é relaxar mais um pouco e retornar para conhecer o porquê que a orla Cleomar Brandi também é conhecida por orla pôr do sol. Desembarque é veja só quem se despede todos os dias puxando palmas para a natureza. O Astro Rei se despede do dia criando memórias. A missão de encantar foi cumprida.

*Para consultar disponibilidade do passeio, ligar através do telefone 79 99131-8105, Jane Tour Turismo

Saiba mais: Instagram @silviotonomundo

Leia Também:

Turismo: Ilhas fluviais são atrações em Sergipe

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais