João Pessoa, um convite à piscina natural do Seixas

João Pessoa, Jampa, JP, a Capital da Paraíba elevada ao título de cidade mais a Leste das Américas, ou seja, a cidade mais Oriental das Américas é onde o sol nasce primeiro. Mas não seria esse somente o epíteto que proporciona o aumento da quantidade de turistas nos últimos tempos. O mar, o centro histórico, a culinária à base de ingredientes sertanejos e ainda por cima, a hospitalidade e a qualidade de vida têm atraído cada vez mais o olhar daqueles que gostam do Nordeste brasileiro como destino.

Seu belo litoral entrecortado por falésias e desenhado por bancos de corais proporcionam às suas praias piscinas naturais, que são um convite à paisagens de rasgar elogios aos paraibanos como um litoral bonito por natureza. E lá fui eu conferir mais uma qualidade do litoral paraibano: as piscinas naturais do Seixas.

O passeio começa na denominada praia da Penha. A tripulação da Maresia Turismo embarca os turistas com bastante tranquilidade, proporcionando segurança e conforto. E assim é durante cerca de 20minutos até chegar ao banco de arrecifes no mar esverdeado da Paraíba, chamado de piscinas naturais do Seixas. A quantidade de visitantes por dia é controlada por motivo de segurança e para não proporcionar desequilíbrio ao meio ambiente.

Boias, colchões infláveis, caiaques e até uma prancha para os adeptos do stand-up são disponibilizados para trazer mais lazer. O serviço de bar começa enquanto os mais atentos descem de escorregador para as águas mornas e transparentes.

Na bagagem

Há diversas empresas que fazem os passeios para as piscinas naturais do Seixas. Em João Pessoa, são quatro grandes piscinas, três delas chegam apenas por embarcações: Seixas, Picãozinho e Coroa Vermelha. A chamada Caribessa pode ser acessada a nado ou na maré baixa com pequenas embarcações.

A empresa Maresiatour oferta o passeio ao valor de R$ 50, por pessoa.  A dica é ser for almoçar no mesmo restaurante do embarque, solicitar o pedido antes de embarcar. A empresa de receptivo também disponibiliza passeios de buggy, eventos no catamarã, pôr do sol no Jacaré, além das piscinas naturais de Picãozinho e Areia Vermelha.

O passeio dura em média 2h30 e parte do restante Muxima Cozinha Angolana.

Como chegar – Partindo da praia de Tambaú, em João Pessoa, são 11km, ou seja, 20minutinhos de carro ou transporte de aplicativos. O trajeto mais fácil é pela praia de Cabo Branco.

Caso queira, poderá unir fazer os passeios às piscinas naturais em conjunto com uma visita ao Farol de Cabo Branco.  Reserve um outro dia para conhecer as belezas do litoral do Conde, do pôr do sol da praia do Jacaré e do centro histórico de João Pessoa.

Um outro destino estrelado na vizinha Jampa, é a Costa do Conde, onde se encontram as estreladas praias de Coqueirinho, o Mirante Dedo de Deus, Mirante do Castelo da Princesa, Mirante das Tartarugas, o criativo Shopping Rural, e as falésias entre Coqueirinho e Tambaba.

Gastroterapia

É pretensão resumir a gastronomia paraibana, mas diria que muitos dos seus pratos se baseiam nos ingredientes do sertão, que vão desde os queijos, manteigas artesanais, até os cortes de carneiro e bode. O Rubacão preparado com pedações de carne de sol ou charque, embebecidos com creme de leite, queijo caolho e em alguns locais, feijão verde, é um dos carros-chefes em bares e restaurantes da Capital Paraibana.

João Pessoa e Piscinas do Seixas
Rubacão do Bessa Grill

Em outros locais do país, o Rubacão ganha nomes diferenciados e outros ingredientes, a exemplo do tradicional feijão tropeiro de Minas Gerais, do Arribacão servido em Sergipe ou do Baião de Dois, um misto de arroz com feijão verde, acompanhado de pedações de carne seca.

A carne de sol desfiada com nata também está presente nos diversos restaurantes de cafés regionais. O prato é servido com arroz branco, pedações de macaxeira frita e a tradicional manteiga de garrafa.

João Pessoa
Cuscuz com camarão e nata do Bar do Cuscuz, uma tradição
Leia Mais

Costa do Conde (PB):  desbravando o litoral Sul paraibano

Fotos: Silvio Oliveira

Insta: @silviotonomundo

Dúvidas sobre o roteiro, entre em contato clicando aqui

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais